17.4.13

aquilo que muitos deixam morrer


Vivemos numa época marcada pela velocidade. No trabalho há cada vez mais despedimentos. Cinco passam a fazer o trabalho que era feito por dez. O prazo de entrega dos trabalhos de cada um, que passaram a ser o dobro, mantém-se igual. E é tudo para ontem. O almoço dura pouco mais de uma hora e é a correr. Muitas vezes o tempo dá apenas para uma sandes e uma garrafa de água.

De manhã, passam-se horas no trânsito ou em corridas e filas para os transportes. No final do dia, a mesma coisa. Chega-se a casa e há mil coisas para fazer e para arrumar. O jantar para confeccionar. E aqueles que são pais têm ainda de dedicar tempo aos filhos. A verdade é que parece que acabámos de acordar e o relógio já nos mostra a hora de ir dormir.

Equilibrar tudo isto sem perder a noção daquilo que somos exige uma ginástica complicada e que muitos não conseguem praticar. Como tal, alguns acabam por deixar para trás aquilo que mais importa. A essência de cada um. Muitas pessoas vivem numa corda bamba onde equilibram as diferentes vertentes da sua vida. Mas esquecem-se de que, para além de tudo aquilo, são homens e mulheres.

E isto faz com que se anulem enquanto pessoas. Não digo que o resto deva ser menosprezado. Óbvio que não. Mas uma mulher nunca deve anular-se enquanto mulher. Tem que arranjar uns minutos para os seus saltos altos. Para os seus decotes. Para as suas saias. Para os seus vernizes e para a maquilhagem e escova de cabelos.

E os homens não devem desligar-se do mundo. Não devem aproveitar o pouco tempo livre que têm para ficarem sentados no sofá enquanto observam a barriga crescer. Não devem esquecer a roupa mais ousada que guardam escondida no roupeiro e que serve apenas para recordar os “belos” tempos.

Por mais voltas que a vida dê. Por mais apertada que a agenda seja. Um homem será sempre um homem. E uma mulher será sempre uma mulher. E tanto eles como elas devem esforçar-se para manter esse aspecto bem vivo nas suas vidas. Devem esforçar-se para que o mundo não se esqueça de que são partes activas do maior tabuleiro de xadrez do planeta.

Volto a dizer, o resto não deve ser esquecido nem ignorado. Mas o tempo de qualidade dedicado a si mesmo também não deve ser. Sou dos que acredita que isto que refiro é extremamente importante para equilibrar tudo o resto. E sou dos que lutam todos os dias para que nunca me deixe anular enquanto homem. E enquanto me sentir bem. Enquanto não estiver anulado poderei dar o meu melhor a quem me rodeia.

29 comentários:

  1. As tecnologias vieram facilitar por um lado mas tem acabado com muitos postos de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há-de acabar com cada vez mais. Os supermercados e as portagens são exemplo disso mesmo.

      Eliminar
  2. Claro que concordo porque quando não nos sentimos bem connosco próprios não podemos estar bem para os outros. Se um homem / mulher se anular como pessoa, isso ou leva à dependência do outro ou então a uma tremenda frustração pessoal e a breve prazo não estará disponivel nem para si próprio, quanto mais para os outros ao redor.
    O pior é na sociedade actual conciliar tudo. Emprego, filhos, vida a dois e tempo pessoal. É difícil, não impossivel. Cada um terá de interiorizar isso e tentar fazer o melhor possível em cada fase da vida.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, tens toda a razão. Também para mim é uma luta, todos os dias fazer com que as coisas se equilibrem e com que consiga arranjar tempo para mim mesma, enquanto mulher. Mas não desisto. Acredito que as pessoas são muito mais do que resultados no trabalho e merecem muito mais do que isso também. Não podem haver "desculpas" para deixar de fazer coisas por nós mesmos. Há uns dias, enquanto trabalhava e na brincadeira com um colega, saiu-me uma frase que apesar de não ter mal nenhum, me fez ir para casa a pensar nisso. "Ando solteira e a passar mais tempo com este microscópio do que a ver se mudo o meu estado civil". Pois.

    ResponderEliminar
  4. Texto brilhante, subscrevo na totalidade! Só tendo os nossos momentos, cuidando de nós poderemos ser valor acrescentado para quem está à nossa volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente posso dizer-te que foi dos mais emotivos que escrevi. Aquele que mais me fez pensar. Mas tem mesmo de ser assim.

      Eliminar
  5. A questão é exactamente essa: sentirmos-nos bem para estarmos melhor com os outros. Defendo isso há muito mas já ouvi uma ou outra vez que é puro egoísmo...claro que não concordo nada. O trabalho precisa de nós, os filhos precisam de nós, a "casa" precisa de nós mas nós precisamos de um namoro sério, divertido e continuado com nós próprios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seja egoísmo. Se assim for, tenho as minhas doses de egoísmo e não abro mão delas.

      Eliminar
  6. Concordo, mas é tão difícil quando se tem 2 piolhitos sedentos de miminhos, e tpc's de um para corrigir, e jantar para fazer... E sair de casa ás 8.30 e entrar ás 19, queria o meu dia com 40 horas no mínimo!!
    E os treinos de futebol 2 vezes por semana, e chegar a casa depois das 20, bom.. tempo para mim agora não há. Tenho saudades de quando chegava a casa calçava as sapatilhas, e me desligava deste mundo! Não me considero sedentária, pois não paro enquanto estou acordada, mas preciso de suar, preciso de sentir a respiração ofegante, sentir as pernas bambas no final de uma corridinha, sentir os meus músculos (se é que ainda os tenho) a esticar como se tivessem no limite... ai que saudades da minha antiga vida!
    Tenho esperança que esta fase passe depressa :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E dê por onde der tens de ter isso que te faz sentir viva. Matar isso é deixar morrer parte de ti.

      Eliminar
  7. Fui surpreendida na parte em que falas em roupa ousada no parágrafo masculino! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para um homem, a peça ousada pode ser aquela tshirt velha de que as miúdas gostavam tanto ;p

      Eliminar
  8. Não nos podemos esquecer nunca de nos cuidar. O mimo que nos damos é fundamental para a nossa auto-confiança :) E isso reflecte-se no dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  9. Andas a entrar nos meus pensamentos! ;)

    Há uns tempos parei um pouco para pensar e cheguei à bela conclusão que andava sempre a correr... De manhã para sair de casa e chegar ao trabalho a horas, à tarde para ir buscar a pequena à creche, fazer o jantar, banhos, comidas arrumações, e já era hora de deitar, e no dia seguinte voltava tudo ao mesmo...
    Em algumas coisas disse "basta" e comecei a parar um pouco e aproveitar momentos, não me quero lembrar que a minha vida foi uma corrida e eu só passei por ela, quero vive-la também...

    Há muitos culpados para as coisas estarem assim nas nossas vidas, mas nós somos os principais culpados (cada um pela sua)...

    Temos que nos assumir como pessoas, como humanos... admitir que não chegamos para tudo, definir prioridades e mostrar que não somos um mero número numa estatistica qualquer... numa empresa não somos (ou não deveriamos ser) o recurso nº X, mas a pessoa que dá a cara e faz tarefa X...

    Já temos a tecnologia, temos conhecimento, pessoas formadas, falta-nos saber lidar com tudo e melhorar as nossas vidas...

    Desculpa o testamento e do desabafo...

    Beijinho e Bom Dia!

    ResponderEliminar
  10. concordo contigo..nem que seja para simplesmente nos sentirmos bem connosco mesmos, valorizarmos-nos mais e fazer um "bem danado" à nossa auto estima ;) ... só assim podemos estar bem para os outros e para o mundo :)

    ResponderEliminar
  11. Mas, mas... é tão bom ficar a comer batatas fritas no sofá ou sair para correr com a cadela e voltar meia-morta e desgrenhada, com ar de sem-abrigo. :P
    Brincadeiras à parte, até concordo bastante com o texto, mas há alturas na vida em que uma pessoa só quer é paz e sossego e ser feminina é a última tarefa na lista de prioridades. Não quer dizer que não haja outras formas de 'cuidar de si'. Às vezes de saltos é que não..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não achas que nessa paz e sossego, muitas pessoas esquecem-se daquilo que são?

      Eliminar
  12. É preciso honrar a nossa essência pensando que "eu sou o ser mais importante do universo". isto é um egoismo, uma vaidade saudável. Só amando-nos podemos amar o outro.´´E o principio de tudo.
    Adorei :)
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Ontem senti isso é curioso! Tem que haver tempo para tudo seja de uma ou de outra forma.

    ResponderEliminar
  14. É um texto que me diz imenso. Parabens pelas tuas palavras e por me relembrares que nao devo abdicar de certas coisas para nao perder parte da minha essencia!!

    Abraço

    ResponderEliminar