27.3.13

ser vaidosa. qualidade, defeito ou obrigação?


Valorizo muito mais o conteúdo do que o embrulho de uma pessoa. Mas isto não significa que uma pessoa deva desleixar-se em relação à sua aparência apenas porque considera ter um conteúdo brilhante. Tal como isto não significa que deva existir uma escravidão em relação à imagem que passamos de nós mesmos. Posto isto, para mim, uma pessoa ser vaidosa não é uma qualidade. Nem um defeito. É somente uma obrigação que deve fazer parte das nossas vidas sem que a sua presença seja notada.

Existe uma linha muito ténue que separa aqueles que são vaidosos daqueles que são presunçosos. E muitas pessoas associam o ser vaidoso aquelas pessoas que se pavoneiam por onde andam como se fossem quem melhor se veste ou a pessoa mais desejada do mundo. Sou contra quem faz isso. Mas sou a favor de quem se cuida. E isto aplica-se também aos homens. Não é exclusivo do sexo feminino.

Acho que todos nos devemos preocupar com o penteado. Com a roupa que escolhemos. Com aquilo que calçamos. Com os cremes para o rosto e corpo. Com o nosso corpo. E também com os gestos que nos caracterizam. E, para fazer isto não é preciso seguir tendências. Não é necessário usar aquilo que nos tentam impingir. É possível fazer tudo isto mantendo um estilo próprio. Tal como não é preciso ser obcecado com a imagem ou gastar milhares de euros para estar bem.

Ter a preocupação de ir a uma entrevista de emprego com uma camisola que não cheire a Feira Popular (que cheire a fritos ou comida) ou ter o cuidado de ir com a barba arranjada (dentro do estilo que se usa) será ser presunçoso? Uma mulher que passe horas no cabeleireiro, esteticista e manicure antes de uma entrevista de emprego será presunçosa? Acho que não.

E estes exemplos que referi será que podem ser vistos como pessoas obcecadas com a imagem? Também acho que não. Será então que são indivíduos que valorizam mais o embrulho do que o conteúdo? Defendo que não. Para mim, são vaidosos conscientes da realidade e da importância de não ser desleixado com aquilo que é o nosso cartão de visita perante a sociedade onde estamos inseridos.

31 comentários:

  1. Costumo valorizar mais o conteúdo do que o embrulho. É importante cuidar do conteúdo, assim como é importante cuidar do embrulho :)
    É no equilíbrio que está a virtude.
    Podemos sempre passar horas no cabeleireiro a ler um livrito, why not? ;)

    ResponderEliminar
  2. Gosto de.me cuidar e de ver uma pessoa.bem.cuidada.mas nao suporto os adoradores do ego! Uma barba aparada e "cheiro a lavadinho" é o que me encanta :)

    ResponderEliminar
  3. Olha no outro dia um contava no Shiuuu que passava uma semana sem tomar banho. Que tal???
    Depois disso até fiquei baralhada...

    ResponderEliminar
  4. Penso exactamente o mesmo, o meu filho tem 19 anos e é o que lhe tenho ensinado, nada como cheirar sempre a lavado, sem nódoas, dentes bem lavados e cabelo penteado.
    O aspecto limpo conta muito, e para mim isso é o essencial!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conteúdo é mais importante mas é necessário não ser desleixado com a aparência. É a minha opinião. Acho que fazes bem em dizer isso ao teu filho.

      Eliminar
  5. Tem de haver um meio termo, como tudo na vida.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. A tua mulher é a pippa coco, certo?!

    ResponderEliminar
  7. Lá está: há um mínimo. Ser vaidoso é diferente de ser presunçoso e de se achar a última bolacha do pacote. Estar apresentável é diferente de vestir grandes marcas e de dar ares de ter grande status. Deve existir um mínimo de cuidado, não só pela aparência como também pela higiene.

    Não devemos ser escravos da cultura da beleza e da imagem perfeita e imaculada. Mas devemos ter brio em sair à rua de forma decente: lavados, limpos, cheirosos e com uma aparência minimamente cuidada.

    ResponderEliminar
  8. de facto, é inegável que nos dias que correm a imagem é super importante na avaliação que os outros fazem de nós. para além disso, estarmos bem e sentirmo-nos bem com a nossa figura também ajuda a que a auto-estima seja mais elevada e as nossas acções sejam realizadas com mais confiança e á vontade.

    passando a linha ténue de que falas e a vaidade passando a exibicionismo é que está o caldo entornado... ; )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O exibicionismo acaba sempre por ser motivo de gozo. Devemos ter preocupações mas sem passar essa linha :)

      Eliminar
  9. Estou do seu lado, homem!

    Eu valorizo-me diariamente (exterior e interior).

    Sou deslumbrante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa confiança que revelas vai ser visível a quem lida contigo.

      Eliminar
  10. Tal como tu, eu também valorizo muito mais o conteúdo do que o embrulho de uma pessoa.

    Claro que gosto de pessoas lavadinhas e arranjadinhas, mas nada de exageros, sobretudo nas mulheres, algumas parecem catálogos de marcas ambulantes!

    O importante é o SABER ESTAR!

    ResponderEliminar
  11. Como em tudo é necessário o equilibrio...
    Uma pessoa pode ter muito boa imagem, se o conteudo for mau, ou não tiver conteudo, está o caldo entornado, e o contrario também é verdade...

    Acho que todos temos dias mais vaidosos e dias mais desleixados... O importante é ter conteudo e uma aparencia asseada...

    Bom Dia!

    ResponderEliminar
  12. Tudo faz falta, e a vaidade também... Mas concordo com a Nat, também temos os nossos dias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que todos temos aqueles dias em que nos sentimos no topo tal como temos outros em que achamos estar sempre mal ;)

      Eliminar
  13. Prezo a vaidade interior e uma cuidada discrição exterior!

    ResponderEliminar
  14. Ser vaidoso, neste caso vaidosa, faz parte.

    ResponderEliminar