13.3.13

papa francisco, gosto de ti!


Tendo 31 anos estou eternamente ligado ao Papa João Paulo II. É uma figura que praticamente não causou polémica a ninguém, apesar de algumas histórias sombrias do seu passado que foram tornadas públicas. Sou sincero, não me interessa minimamente se aquilo que foi escrito é ou não verdade. Para mim, João Paulo II será sempre sinónimo de uma pessoa que deu tudo em prol da Igreja Católica, não tendo o receio de tocar em alguns temas delicados para os católicos. É uma pessoa que terá sempre a minha eterna admiração.

Após a sua morte, seguiu-se Bento XVI. Confesso que nada tenho contra o alemão mas nunca senti o mesmo encanto que nutria por João Paulo II. Assumo que os seus discursos não me motivavam nem tinham o dom de me prender a uma televisão para os ouvir. Nem tão pouco me levavam a ler uma notícia sua até ao fim. Não sei explicar os motivos mas creio que tudo passa por uma empatia que não senti no primeiro momento em que os meus olhos o observaram. Nem no segundo. Nem nos que se seguiram.

A partir de hoje, temos o Papa Francisco, de seu nome Jorge Bergoglio, um argentino de 76 anos. Em primeiro lugar, destaco a rapidez com que os 115 cardeais elegeram o novo chefe da Igreja Católica. Aos meus olhos, mostra que Jorge Bergoglio é uma figura amada pelos seus pares que, melhor do que eu, sabem o seu real valor. Por outro lado, aprecio bastante que o novo Papa não seja europeu. Acho que estava na altura de fazer uma pausa nas escolhas europeias que aconteciam há séculos. E, pessoalmente, agrada-me que a escolha seja sul-americana. É uma zona do globo em franca evolução que se tem debatido com diversos problemas. E acho que esta escolha dá ainda mais esperança aos fiéis e ao mundo.

Quanto ao Papa Francisco. Gosto do nome escolhido. Sempre que as palavras "Papa"  "Francisco" saem da minha boca imagino que estou a referir-me a um senhor simpático que vejo todos os dias no café e com quem troco dois dedos de conversa antes de mais um dia de trabalho. Além disso, e como aprecio pessoas com sentido de humor, gostei de o ouvir brincar nas primeiras declarações ao afirmar que os cardeais tinham ido buscar um Papa ao fim do mundo.

Acima de tudo isto, gosto da paz e tranquilidade que me transmitiu assim que apareceu na Basílica de São Pedro, em Itália. A isto acrescento o seu sorriso fácil, que me conquistou de imediato. E ainda o seu bom ar, para um senhor que já tem 76 anos. Tenho ouvido dizer que é velho. Porém, vi nele um homem jovem com vontade de muita coisa. Tudo aquilo que não senti com Bento XVI, senti com Francisco.

Por momentos, imaginei até que estava perante João Paulo II. Contudo, não espero que Francisco me faça esquecer o homem que mais admiro no mundo da religião. Nem quero. Mas espero que Jorge Bergoglio seja o homem certo para liderar a Igreja Católica e para encher o mundo de esperança numa altura em que isso é o que as pessoas mais procuram. A tarefa não será fácil mas acredito que será bem sucedida. Espero não me enganar. E tenho orgulho em dizer após breves instantes de relação entre nós dois: Francisco, gosto de ti!   

62 comentários:

  1. Também senti uma empatia quase instantânea com o Papa Francisco, gostei dessa paz que falas que me transmitiu e o sorriso dele pareceu-me tão sincero e caloroso para com as pessoas, tenho em mim que será um papa para recordarmos tal como os da nossa geração recordarão sempre com carinho o Papa João Paulo II.

    Bjs***

    ResponderEliminar
  2. Desta vez quis ver em directo o novo Papa, e estava com um pouco de receio do que iria ver. Tal como aconteceu contigo, não senti uma empatia imediata com Bento XVI, mas a verdade é que me fui habituando à sua serenidade, à sua cultura e ensinamentos. No entanto, fiquei agradavelmente surpreendida quando vi o novo Papa. Transmite uma certa leveza e, realmente, aquela brincadeira inicial "quebrou o gelo" :) Espero que seja um sinal de mudança na Igreja Católica, e estou ansiosa pelo que há-de vir!

    ResponderEliminar
  3. Também simpatizei com o Papa. :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo. Este novo Papa ao que parece, tem mais qualquer coisa. Pareceu-me sereno, bem-disposto e criou grande empatia com as pessoas!

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquela entrada com humor foi muito boa. Ajuda imenso no impacto.

      Abraço

      Eliminar
  5. Concordo...também gostei do seu sorriso fácil. :)

    ResponderEliminar
  6. João Paulo II era carismático e enternecedor, o alemão não conseguiu seguir devidamente os seus passos. :) Tenho fé neste Francisco I.

    ResponderEliminar
  7. Gostei da boa disposição do senhor.
    Custa-me a perceber que eles não cheguem à janela aos pulos como se tivessem ganho as eleições. Seria perfeitamente lógico chegar lá e dar o saltinho do Fred Flinstone :P

    Agora temos um Papa Chico. Não é bonito, mas é fofinho :)


    http://avidadew.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que algum dia um chegará à janela aos pulos de contentamento. Já li que chorou quando Bento XVI foi eleito.

      Eliminar
    2. Quando Bento XVI foi eleito acredito que tenha havido mais gente a chorar... mas não de contentamento.

      Eliminar
  8. Apesar de concordar que tem um ar mais jovem do que a sua idade e transmitir alguma simpatia, não creio que é o Papa que irá trazer alguma mudança à igreja católica. Moderado a puxar ao conservador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que será o homem da mudança e espero não me enganar.

      Eliminar
  9. Pensava que fosse eleito alguém mais novo, mas acho que vamos ver um pontificado bastante marcante. Conservador q.b., Jesuíta, "criado" fora da esfera romana.
    Para mim, Bento XVI renunciou por saber que não tinha arcaboiço para todos os escândalos. Agora foi escolhido alguém com um sentido prático da coisa e que muito provavelmente vai abrir umas quantas portas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A renúncia de Bento XVI é muito esquisita. Acredito que um dia irá saber-se o verdadeiro motivo.

      Eliminar
    2. Digamos que ele foi "obrigado" a afastar-se...não teve alternativa! Os escãndalos "rebentaram" com ele no poder porque ele não os "escondeu" e permitiu serem puniveis pela lei de cada país! Foi só isto! Enquanto que João Paulo II "mudava" os pecadores de paróquia porque acreditava na redenção dos pecados, o alemão considerou crime punivel por lei. A "máquina" caiu-lhe em cima e ele não teve alternativa.

      Eliminar
  10. Os dois primeiros comentários que também teci: Tem sentido de humor; tem um ar sereno. Não necessariamente por esta ordem. Isto, não havendo segundas oportunidades para causar uma primeira boa impressão, a minha primeira impressão também
    foi bastante positiva. :)

    ResponderEliminar
  11. hsb,

    Obrigado por este post. Como acabei de escrever no meu blog, estou num turbilhão de emoções. Bastantes, mesmo. Nem estou em condições de comentar... Olha, copio directamente o que comentei no facebook:

    Queridas amigas e queridos amigos, não vou personalizar as respostas. Estou muito emocionado... e cansado de tanta emoção. As lágrimas caem-me com facilidade. Escrevi este post, assim, como forma de testemunhar o que sinto: mas nem sei se testemunha bem. Estou muito emocionado com tudo o que se está a passar. Não me canso de dizer: Deus tem uma grande pedagogia e um sentido de humor impressionantes, melhor, divinos... eheheh!!

    P.S. - Para se perceber (e que possa não querer ir ao blog): sou jesuíta, estava a ter a entrevista com o Bispo que me vai ordenar diácono no próximo sábado, quando os sinos da Catedral da Almudena tocava a repique, anunciando que já havia Papa.

    Um ABRAÇO grande! :)

    P.S. 2 - Estou mesmo muito emocionado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que tente não consigo imaginar aquilo que estarás a sentir. Acredito que seja um misto de emoções fortes.

      Grande abraço! :)

      Eliminar
  12. Também eu a poucos meses de fazer 31 anos, sinto que o Papa João Paulo II foi aquele mais acompanhou a nossa geração e a marcou. Do Bento não gostei particularmente e tenho grandes expectativas quanto a este Francisco... vamos ver o que sai daqui :).

    ResponderEliminar
  13. Sou católica e fiquei muito feliz com a eleição de um franciscano, jesuíta e por ser de outro país. A quebra da tradição é bem vinda!

    Ouvi e vi no olhar do Papa Francisco I, nas poucas palavras que deu, uma humildade, uma simplicidade, um carinho enorme pelo povo. O sorriso e dizer que foram "buscar" o papa ao outro lado do mundo fez-me sorrir. Penso que não fui eu apenas que sorri, mas milhões de pessoas pelo mundo. Penso que ninguém deve ter ficado indiferente a estas pequenas palavras. Eu que adoro ouvir "Habemus Papam" desta vez nem liguei. Gostei de viver o momento em que ele falou.
    Vejo esta eleição do Papa Francisco como um novo caminho para a Igreja Católica, Apostólica e Romana.

    O "meu papa" será eternamente João Paulo II. Marcou-me na minha vida e nas minhas orações. Para mim um grande Santo que olha por mim, nós todos os dias.

    Penso que voltamos a ter um Papa que vai ajudar muitas pessoas em todo o mundo. Eu acredito no novo Papa Francisco!!

    Estou feliz neste dia! A Igreja vai ter ainda mais união com o Papa Francisco, tenho a certeza!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente ao nome, apesar de estar ligado aos padres franciscanos, fiz ligação a um dos três Pastorinhos de Fátima: o Francisco. :)

      Eliminar
    2. Muito sinceramente, acredito ser o papa que as pessoas precisam.

      Eliminar
  14. que se abram horizontes na Igreja Católica.

    ResponderEliminar
  15. Gostei, faço minhas as tuas palavras, senti uma empatia imediatamente por o Papa Francisco!

    ResponderEliminar
  16. Estas palavras não foram escritas por mim (nem poderia, pois não escrevo assim tão bem), mas descrevem totalmente aquilo que senti ao ver o Papa Francisco, ao que senti em relação ao Papa Bento XVI e à minha profunda admiração pelo eterno Papa João Paulo II.

    Tenho o coração cheio de felicidade!

    Bjs

    Sandra / Funchal

    ResponderEliminar
  17. homem sem blogue, assino por baixo. Inteiramente de acordo com tudo o que foi escrito

    ResponderEliminar
  18. Também fiquei feliz pela escolha, nãó só porque me parece uma pessoa simpática e carismática mas principalmente porque é jesuita...eu amo os jesuitas, são de uma pureza de coração e alma que mais se aproxima de Jesus!
    Estou convicta que D. Francisco I vai surpreender o mundo e mostrar a verdadeira fé.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. ...olha que já somos dois a gostar deste senhor...gosto da sua simplicidade, simpatia e da forma simples como se dirigiu aos católicos que se encontravam na praça :)

    ResponderEliminar
  20. Tal como tu e muitos dos que comentaram tb sempre senti uma grande empatia com o Joao Paulo II, e nunca gostei do Ratzinger. Ja este novo Papa tb me conquistou na 1ª interacçao, com o seu sorriso e o seu sentido de humor...espero um futuro aupicioso para a igreja catolica!

    Ps: El dio era argentino, logo faz todo sentido que o Papa tambem o seja xD

    ResponderEliminar
  21. E com este post, subiste consideravelmente na minha consideração, se eu tivesse o dom da escrita, escreveria exactamente o mesmo, com vírgulas e pontos finais. Como não tenho....

    Gosto disto, pá!
    ;)

    ResponderEliminar
  22. Também senti empatia com este novo Papa, o que não aconteceu com o anterior...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

  23. Não tenho qualquer intenção de desestabilizar o momento de harmonia que este post trouxe (gosto muito da forma como te conectas com o mundo religioso ainda que eu não seja religiosa), mas há duas perguntas que eu gostava de fazer para compreender melhor um mundo (o religioso, precisamente) que eu não conheço. Faço-tas por reconhecer em ti uma energia que não interpretará as minhas questões como uma ofensa e um ataque a convicções pessoais. Cá vão:

    1) Relembro que o Papa João Paulo II causou polémica acentuada com a reprovação do uso do preservativo, chegando mesmo a afirmar que o seu uso não ajudava a travar a SIDA. Então isto não é gravíssimo tendo em conta o número de pessoas que seguem os conselhos papais?

    2) Porque é que é necessária a figura do Papa? O que é que ele traz, que se perde sem alguém para ocupar esse lugar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as pessoas verdadeiramente seguissem os conselhos papais tinham um único parceiro sexual, sendo este marido ou mulher....

      Eu não sou contra o preservativo, muito pelo contrário, uso sempre nas minhas relações. Sou catolica, adorava João Paulo II, mas não concordava com tudo o que ele defendia. Mas não deixou de ser um grande lider e eu sempre senti uma paz ao vê-lo falar.

      Eliminar
    2. O primeiro ponto que tocas é a posição oficial da Igreja. E o uso do preservativo por si só não resolve tudo. Ajuda mas é preciso existir uma educação sexual que não existe na maior parte das pessoas.

      É o rosto mais visível de uma religião. Acaba por ser o topo do topo. É uma pessoa que tem a força de mover um mundo.

      Isto são apenas opiniões pessoais.

      Obrigado ABT

      Eliminar
  24. Concordo contigo... Para mim o Papa João Paulo II foi um "super" papa... O anterior não me suscitou grande "confiança".
    E este (Franisco) tb me cativou... Não sei explicar porquê! Parece simpático e humilde o Sr. :)
    São daquelas coisas de primeira vista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o primeiro impacto dele foi bastante positivo. E isso é muito bom para ele.

      Eliminar
  25. Caro Bruno bom dia. Fiquei arrepiada com o teu texto sobre o Papa Francisco. Por momentos achei que leste os meus pensamentos ! Senti uma grande empatia tambem com um homem que fala com o coracao ,para os coracoes ! E nada acontece por acaso ....Deus quis que tudo acontecesse dia 13 de 2013 !um Papa Mariano, espero ve-lo ca em Portugal. E o nome Francisco quer dizer renovacao, pois na Biblia esta cristo que Francisco Assis seria o renovador da Igreja. Deus o abencoe. Bjinho . Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho da tua opiniao Maria. Viva o Papa Francisco!

      Eliminar