8.3.13

aquilo que importa numa mulher


Este é o último texto de um dia (quase) totalmente dedicado às mulheres. Porém, nenhum dos textos ou imagens que aqui deixei mudaram a ideia que tenho sobre o sexo feminino. Este dia também não alterou a importância que têm na minha vida. Nem sequer senti que as mulheres fossem mais especiais ao longo das últimas horas. Aliás, mal de mim – ou das mulheres – no dia em que deixarem de ter o charme e encanto que as caracterizam e que as distinguem dos homens. No dia que passarem a ser banais, ou no momento em que deixem de se destacar da multidão, o mundo perderá boa parte da piada que tem. Tal como se acharem que só hoje é que devem revelar que são mulheres.

É certo que há mulheres que vivem das intrigas. É certo que há mulheres que são uma chatas de primeira. É certo que algumas só vivem para a imagem que ostentam. É um facto que algumas mulheres usam o corpo e favores sexuais para alcançarem os objectivos que estipularam para a vida. Mas, a verdade é que existem homens que também fazem tudo isto. E muito pior.

Para mim – e deixo o desafio de me apresentarem outras propostas – não existe nada mais belo do que o “espectáculo” protagonizado por uma mulher no expoente máximo da sua sensualidade aliada à confiança. Neste estado e com vontade de seduzir um homem, nada nem ninguém consegue bater uma mulher. Nada nem ninguém consegue roubar-lhe protagonismo. Nade nem ninguém consegue fazer com que um homem tire os olhos de uma mulher que esteja nesse estado.

Por norma, aquilo que acabo de referir está associado à beleza. Até aqui, concordo. Porém, discordo de quem defende que a beleza significa um corpo escultural de preferência na casa dos vinte anos. A beleza depende apenas e só da mulher. Da relação que mantém com o seu corpo. Da confiança que tem em cada gesto e movimento que efectua. E para que isto seja perfeito não é necessário um corpo escultural. Não são precisos requisitos ao estilo de uma top model ou dançarina do Crazy Horse. Basta confiança. E essa pode surgir ao vinte, aos trinta, aos quarente ou noutra idade qualquer.

Para mim, enquanto homem, é tudo o que vem com essa confiança que destaca uma mulher das outras. Não é o rabo mais firme. O peito mais avantajado. Os lábios mais carnudos. Ou as pernas mais esguias. Aceito que me digam que muitos homens podem ter isto como factor de decisão. Mas eu não. Porque tudo isso é importante apenas nos primeiros minutos. Com o tempo, se não existir confiança (e tudo o que advém dela) será apenas um corpo vazio de tudo o resto. Acredito que isso possa ser suficiente para quem tem como único objectivo o prazer carnal de uma relação.

Por isso, aquilo que realmente importa numa mulher é a confiança que tem em si mesma. E isso é tão importante no Dia Internacional da Mulher como em todos os outros do ano. Da minha parte, espero que pelo menos este dia sirva para que as mulheres não se esqueçam de serem mulheres. Sempre! Que sejam confiantes. E que não admitam serem rebaixadas por que defende que são seres inferiores.  

47 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    A confiança em nós próprios é a base de tudo.
    Seja Mulher ou Homem. Porque também se aplica o mesmo aos homens.
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Nem mais.

    Adorei este texto e a forma elogiosa como tratas as mulheres. Todas (e quando digo todas, somos mesmo todas) gostamos de ouvir um elogio de um homem. Não me refiro ao elogio à nossa forma física e sim, ao elogio às nossas qualidades, virtudes…, tudo aquilo que nos faz sentir diferentes e (sim) faz-nos sentir especiais.


    Mais do que apreciarem a nossa aparência, significa que nos respeitam por aquilo que somos.

    ResponderEliminar
  3. Não poderia, enquanto Mulher, concordar mais!

    ResponderEliminar
  4. O texto que acabaste de apresentar representa o que tanto defendo. Não interessa se uma mulher é bonita, se tem lábios carnudos, olhos exóticos, um bom peito ou rabo, mas sim a sua atitude. A atitude perante a vida, perante o seu corpo, perante o homem. Um mulher é tão mais apetecível, quanto mais confiante for em si, sem nunca deixar que a arrogância a tome. Os homens também têm o seu encanto, mas não há ser como a mulher.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Bruno, a cada palavra tua a nossa confiança sedimenta-se.
    Parabéns à tua Mulher, ao lado de uma Mulher especial só poderia estar um Homem especial...como tu.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  6. Belo texto Bruno, sabe bem ler estas palavras ! Posso dizer-te que depois dos 40 até ganhamos outra confiança e outra serenidade que também ajuda ao equilíbrio que é preciso para ser feliz ! Vamos ver como é a partir do 45....depois conto !! beijos e obrigado por tudo

    ResponderEliminar
  7. Apesar de respeitar a data, se pensarmos na efeméride que lhe deu início, penso que o simples facto de continuar a haver um Dia da Mulher é significado de que ainda há um longo caminho a percorrer para que haja a tão famigerada igualdade, da qual nos querem fazer crer neste dia. (Espero ter-me feito entender.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a data é sempre bonita e não significa que as mulheres sejam inferiores. Se existem muitas diferenças? Infelizmente, sim.

      Eliminar
  8. Bonito texto!Mulher é força e confiança e deve ser assim sempre!

    ResponderEliminar
  9. Ser dia da mulher é só importante porque continua a haver muitas desigualdades. por muito que se escreva, enquanto não mudarmos de mentalidade e, com ela, de legislação e política laboral, estamos tramados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo Mariposa. A sério que concordo.Continua a haver muitas desigualdades e eu estou revoltadíssimo.

      Por ex: o salário mínimo nacional das mulheres é escandalosamente inferior ao dos homens.Subsídio desemprego idem.

      As indemenizações por despedimento das mulheres escandalosamente inferiores aos dos homens.

      Os salário, subsídios de férias, direitos laborais muito diferentes e escandalosamente inferiores para as mulheres.

      Também não compreendo porque não há mulheres juizes nos Tribunais. e no Ministério Público, só homens. É verdade, digo-lho eu que ando nos Tribunais há 30 anos.

      E raras são as mulheres que têm acesso às Universidades.

      Também nunca percebi porque é que só homens trabalham em bancos e financeiras.

      Não conheço investigadoras nem cientistas mulheres, só investigadores e cientistas homens.

      Nem jornalistas mulheres, nem escritoras, nem advogadas, só advogados, nem médicas, nem empresárias, nem administradoras, nem deputadas, nem mulheres polícias ou militares, nem mt menos funcionárias de finanças, escriturárias, cantoneiras de limpeza, presidentes de câmara,só homens.

      Mas a mim, como a si, Mariposa, escandaliza-me sobremaneira a diferença escandalosa que a nossa. lei, a começar pela Constituição, faz entre homens e mulhere, entre os direitos dos homens e os das mulheres.

      Por isso é que concordo consigo: temos de mudar de mentalidades

      Não concorda comigo?

      OK.

      Diga-me então uma lei, uma só lei deste país que diferencie o homem da mulher, uma só lei. Um só decreto que inferiorize a mulher ao homem, Uma só tabela salarial que penalize a mulher, uma só lei, uma só, que de qualquer forma menorize, inferiorize, discrimine, a mulher em relação ao homem. Uma sô.

      É claro que as feministas hão-de ter sempre bandeiras para desflaldrar, desigualdades para arremessar.Fantasmas para investir.

      Por isso é que se continua a celebrar este dia estúpido e imbecil de internacional da mulher, como se os outros dias do ano não sejam dias da mulher, e do homem.

      Daí que não perceba também esta espécie de endeusamento e de bajulação à mulher, este favorzinho, este tratar a mulher como uma florzinha de estufa, um vidrinho de
      cristal, uma coisinha, uma coitadinha...que é o que faz o autor deste blogue neste post, e que, pelos vistos tem a unanimidade dos comentáeios.

      Pois eu , ovelha negra do rebanho, não concordo nem aceito.

      Então somos ou não somos iguais PORRA!




      Eliminar
    2. Desculpai-me vós, HSB e D.Fernando, pela intromisão mas apesar de concordar que a nivel profissional e salarial as coisas até nem correm mal em Portugal, persistem algumas dúvidas:
      -Porque é que na violência doméstica são elas (e os filhos, infelizmente) que estão em maior número (bem maior) no que às vitimas se refere?
      - Porque é que elas (e os filhos) estão em maior numero de vitimas relativamente a homicidios praticados por parceiros ciumentos, ex parceiros,...?
      Vós não considereis que ainda há muito a fazer relativamente à igualdade de direitos, se não se centrar na parte profissional e salarial?

      Eliminar
    3. @Mariposa
      Compreendo o que dizes. Infelizmente, existem diferenças.

      @D.Fernando
      Acho que não percebeste o meu texto. Percebo o que dizes mas em parte nenhuma digo que as mulheres são umas coitadinhas, uns seres frágeis ou umas florzinhas. Acho que as mulheres devem ser mulheres em todos os dias e não no 8 de Março. Aliás, o que destaco no texto é que as mulheres devem ser confiantes. Agora, se existem diferenças em muitas áreas entre homens e mulheres? Infelizmente, sim. E só não as vê quem não quer. Se isso faz delas seres inferiores. Não!

      @Maria Misteriosa
      Ainda há muito a fazer.

      Eliminar
    4. há uma lei sim...o prazo nupcial em caso de divorcio é diferente para homens e para mulheres...:S..elas podem estar grávidas do marido e por isso é-lhes dado um prazo maior para poderem casar outra vez!!!!...eles podem fazer os filhos que quiserem por fora, dentro e fora do prazo...:S.

      Eliminar
    5. Infelizmente há muitas diferenças.

      Eliminar
  10. Muito obrigada por este texto fantástico. É muito bom ver que ainda existem Homens com uma boa dose de bom senso e que sabem valorizar a Mulher como alguém que merece respeito e admiração. Concordo que a confiança é tudo para que uma Mulher seja bem sucedida em todos os campos da vida, mas é preciso não esquecer que a confiança é importante tanto no homem como na Mulher.

    Jovita Capitão.

    http://rainhadasinsonias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por este texto, assim até acordei mais bem disposta :). Belo texto.

    ResponderEliminar
  12. Se uma mulher valesse apenas pelo aspecto de capa de revista, estavamos (eu estaria!) em maus lençóis!
    Felizmente há homens, como tu, que vêm para além disso... e ainda bem!
    O que não significa que as mulheres não se cuidem... é que isso ajuda à confiança de que falaste no texto!

    ResponderEliminar
  13. Todas as mulheres são belas, concordo contigo.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Bruno, pelas tuas palavras e pelo teu gesto que so demonstra mais uma vez que te deram uma boa educacao. !jinhos . Maria

    ResponderEliminar
  15. A maior parte dos homens que conheci nunca viram mais que o aspecto físico...isso sempre me fez sentir um lixo...

    Foi muito agradável ler os teus enaltecimentos sobre as qualidades das mulheres,é exactamente um homem assim que me faz motivar e que potencializa a confiança,fazia-me mesmo falta ler! :D
    Na parte em que tu dizes que todas as mulheres são belas,lembrei da música da Gaga,born this way.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só te digo que nenhum homem (ou mulher) deve ter força suficiente para te fazer sentir um lixo. Nunca deixes que isso aconteça.

      Eliminar
  16. Obrigada pelas tuas palavras :)
    Estava a precisar de ouvir algo do género e foi o momento certo para as ler :)

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito do texto!

    E é aplicável também aos homens!

    Beijinho

    ResponderEliminar