14.3.13

altura certa para arriscar e apostar em nós


É verdade que os políticos estão constantemente a pintar um cenário cada vez mais negro para o país. É um facto à vista de todos. É verdade que muitas pessoas são pagas com um ordenado muito abaixo do real valor de mercado. Infelizmente, muitas pessoas têm ordenados em atraso. Existem ainda aquelas que já abandonaram os locais de trabalhos e que continuam à espera da devida indemnização. A estas juntam-se aquelas que não conseguem encontrar emprego. Tanto na área em que são formados como noutras em que gostavam de trabalhar. Ou mesmo naquelas que não sendo do agrado servem para pagar as contas e viver. Ou sobreviver...

Aquilo que acabei de referir é uma triste realidade com a qual todos lidamos. Na primeira pessoa ou através de familiares e amigos que estão a atravessar momentos complicados. Porém, acho que é a altura certa para que as pessoas percam o medo. Que arrisquem. E que apostem em si. No seu real valor e num negócio próprio. Podem chamar-me louco ou quiçá estúpido e desfasado da realidade. Porém, acredito nisto. Acredito que é uma altura em que o valor de cada um poderá destacar-se no meio de uma multidão de problemas.

Contudo, acreditar nisto não é sinónimo de gastar as economias de uma vida num negócio que poderá correr mal. Acho que é a altura certa para apostar em algo mas tendo sempre como base que terá de ser uma aposta com um reduzido (idealmente nulo) risco financeiro. Isto é vital para a vida de quem tem a coragem de apostar em algo. E existem boas oportunidades de negócios que podem ser feitos através da criação de um site grátis, algo que se faz facilmente nos dias que correm.

Aconselho todos aqueles que possam ponderar mudar de vida (estou incluído neste grupo) a assistir ao programa Lago dos Tubarões (Shark Tank na versão original) que é transmitido na SIC Radical nas noites de Sexta-Feira (e aos Sábados se não me engano). Neste reality show – nomeado para o Emmy de Melhor Reality Show do ano passado – cinco empresários competem entre si para comprar empresas/ideias dos concorrentes, que tentam convencer os “tubarões” a investir nos seus projectos. O grupo investe por sua conta e risco e verifica-se uma negociação entre quem apresenta a empresa que tem e quem a tenta adquirir. Por exemplo, "sou o Bruno, fundador da empresa X e procuro 250 mil dólares por uma percentagem de 40% da minha empresa."

Acho que este programa é extremamente útil para quem quer começar um negócio em nome individual. Ao longo do programa é possível aprender bastante com os empresários, que fizeram fortuna através de pequenos negócios que criaram e que venderam, em alguns casos por milhares de milhões de dólares. Aprende-se também com os concorrentes. Com estes, é possível perceber o que deve e o que não deve ser feito quando se arrisca. Aprende-se ainda a saber vender uma ideia e a melhor forma de angariar clientes. É importante também referir algo como a ganância. Isto é algo que tem impedido muitas pessoas de ganharem fortunas com negócios que acabam por não concretizar.

Confesso que estou preso ao programa. Já vi pessoas que apostaram tudo num negócio e tiveram sucesso. Já vi casos de milionários que estão falidos. De pessoas que além de lutarem contra um cancro conseguem estruturar um negócio de sucesso. Já vi gananciosos desperdiçarem a oportunidade de uma vida. Já observei pessoas que não têm noção de que o seu negócio nunca terá sucesso. E já tive algumas ideias enquanto observo o programa que aconselho a todos.

Parece um cliché mas é verdade. Se aquelas pessoas em momentos complicados das suas vidas souberam criar um negócio de sucesso, porque não conseguiremos nós? Gostava imenso de ver um programa do género em Portugal mas não acredito nessa possibilidade. Como tal, vou aprendendo enquanto nado uma ou duas vezes por semana no lago dos tubarões.

18 comentários:

  1. Tenho de ver! Parece-me bem interessante!

    ResponderEliminar
  2. Também assisto a esse programa, quando posso.
    O ano passado no verão tentei abrir um negócio. Muito bem localizado e com muitas chances de correr bem.
    Não tendo as verbas necessárias, procurei ajuda bancária e a resposta foi "os bancos não têm nada de investir nos negócios dos outros, as pessoas têm de investir com o seu próprio dinheiro". Não quiseram saber sequer o que era. E pronto, já não segui em frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste que assim seja. Aconselho-te a não desistires do que queres mas sempre com os pés no chão.

      Eliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar do programa... Mas concordo na parte de que é a altura certa para começar!

    Bj.

    ResponderEliminar
  4. eu só não queria morar onde moro, eu só não queria viver rodeado pelo desespero e pela tristeza, eu só queria ver quem amo feliz, eu só queria alguém que também me amasse, eu só queria ter os meus amigos comigo e voltar para onde morei durante 4 anos e não ter voltado para casa dos pais,quase piores que eu, eu só queria o simples facto de acordar de manhã e dar um sentido a tudo isto, eu só queria que na aldeia que me viu crescer as pessoas ainda falassem comigo ( porque apesar de sermos 5 na escola primária eu passo por eles na rua e baixam a cara como se algo de mal lhes tivesse eu feito) só queria continuar a acreditar que vale mesmo a pena andar por cá, só queria ser feliz,só queria não ter medo...então aí depois acho que teria forças para voltar a acreditar, deixar os traumas no passado, e confiar que sou capaz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aposto tudo o que tenho em ti. E sei que ganho porque vais ter isso tudo.

      Eliminar
    2. a humanidade é algo fantástico... acordar e ter completos estranhos a dizer que apostam tudo em nós é de facto incrível.. obrigada pelas palavras, quem sabe daqui a uns anos terei isso tudo,quem sabe

      Eliminar
    3. Sim ler o que o HSB escreveu para ti,sapato 42 ,so por isso já merece que te esforces so mais um pouquinho para, mesmo num dia negro, procures a Felicidade dentro de ti ,e não, fora, nas coisas materiais...aconselho te, porque te entendo, a leres um livro de Lauro Trevisan,«vencer o stress», pois tem historias para os teus problemas tambem, vais gostar imenso, aposto. Vai fazer te bem a Alma. Aposto. Depois diz algo para o blog:aqueceraalma@gmail.com.*Ah e quem calca sapato 42 deve ser uma mulher forte no bom sentido! Portanto toca a pensar positivo e siga em frente ,pois o Sol nasce todos os dia ! Bjinho . Maria

      Eliminar
  5. Não conhecia esse reality sho...interessante:)Diz-se que em épocas de crise vence a criatividade e a ousadia!

    ResponderEliminar
  6. Também vi uma ou outra vez esta semana, confesso que já tinha passado várias vezes neste canal enquanto dava o Lago dos Tubarões, e o nome não me suscitava nenhuma curiosidade, mas desta vez resolvi parar um bocado e gostei!
    Era excelente fazerem uma versão portuguesa, uma bela sugestão aos "patrões" do nosso país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imagino ninguém a investir o seu dinheiro. Infelizmente.

      Eliminar
  7. Não tenho cabo, por isso não vejo o programa, mas percebo o que queres dizer. No entanto, para pôr uma ideia dessas em prática temos de fazer antes um plano de negócios. Tive uma cadeira de empreendedorismo no meu mestrado e lá aprendemos precisamente a fazer um plano de negócios. Tivemos de inventar uma ideia para uma empresa, criar algo de novo, que não existisse e que estivesse interligado com a nossa área profissional. Não foi fácil, mas foi um trabalho que gostei imenso de fazer e fiquei a saber muito sobre como planear um negócio de raíz. Se eventualmente pensares nisso ou souberes de alguém que queira, procurem por Análise SWOT: Strength, Weakness, Opportunity, Threat. Ou seja, avaliar as forças e as fraquesas da ideia, a janela de oportunidade e as ameaças na concorrência. Estou a resumir muito, mas é para terem uma ideia. De qualquer das maneiras se procurarem no google encontram imensa informação sobre isto.

    ResponderEliminar