17.3.13

agora percebo

Há mais de quatro anos aluguei a minha primeira (e até agora única) casa. Tratou-se de um apartamento novo que foi estreado por mim. Na altura prometi à dona da imobiliária, que mediou o aluguer, que deixaria o apartamento igual - se algum dia o abandonasse - ao que estava no dia em que lá entrei.

"Não diga isso", disse-me com alguma dureza. "A casa não vai ficar igual", acrescentou. É certo que há um desgaste normal no apartamento. Isso é óbvio. Mas posso garantir, agora que estou prestes a abandonar a casa onde tenho vivido nos últimos anos, que deixo o apartamento em excelentes condições.

Porém, percebo agora o discurso que a mulher da imobiliária teve comigo. Numa altura em que já tenho as chaves do apartamento para onde vou morar percebi o que me quis dizer. E percebi porque as pessoas deixaram buracos nas paredes, coisas partidas e outras que precisam de uma gigantesca limpeza.

Enviado do meu iPhone

26 comentários:


  1. Bom dia! Ontem passei na 25 de Abril e lembrei de ti, do teu post da tablet de chocolate!!!comecei a rir e entendi ! Em relacao ao tema do estado em que deixam os apartamentos,so posso dizer que enquanto não se puser esta “gentinha” em cursos intensivos de educacao civica,e respeito pelo proximo...isto continuara a acontecer em todas as novas geracoes. Isto e muito mais faz me adorar Paises como a Noruega e a Suica... Boas mudancas e bom Domingo. Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece não parece? :)

      Há muitas pessoas que precisam mesmo de cursos intensivos.

      Beijos

      Eliminar
  2. Falta de civismo, temos muito por ai.
    Bom domingo e continuação de boas mudanças.

    ResponderEliminar
  3. Acho que se as casas fossem efectivamente das pessoas elas teriam um bocadinho mais de cuidado. Acho que reina o pensamento de "ah, a casa nem é minha, deixa para lá".

    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas deviam pensar que as casas são suas e deviam trata-las como tal.

      Boa semana!

      Eliminar
  4. Nunca uma casa que já foi habitada fica igual a como era antes de o ser... Como se pode ter essa ilusão? Só se a forrássemos e não contactassemos directamente com nenhum dos elementos da casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vires a casa onde moro e se te mostrar as fotos iniciais aposto que dizes que a casa está melhor agora.

      Eliminar
  5. Nunca seria a mesma nem estaria igual, pelo simples facto de teres lá estado. E certamente, não serás a mesma pessoa que lá entrou :)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é verdade mas eu sou da opinião que a casa pode ficar "igual" ao que era.

      Eliminar
  6. Eu estreei uma casa nova, estive lá quase dois anos, e quando saímos, apesar de pensarmos que estava exactamente igual, tivemos um dia inteiro a limpar tudo!
    Mas ficou impecável :)

    ResponderEliminar
  7. Obviamente nunca fica exactamente igual. Mas isso não significa que não possamos zelar pela casa enquanto lá estamos e que não a possamos entregar limpa e sem estragos. É o mal de muita gente, não sabe zelar pelo que é deles, quanto mais pelo que não é. Por exemplo, tive uma vez um telemóvel que me deu alguns problemas e como só tinha cerca de um ano fui à loja onde o comprei accionar a garantia, chateada porque achava que o telemóvel era muito recente para já estar a dar problemas. Qual não é o meu espanto, quando a funcionária da loja olha para o telemóvel e me diz muito espantada: ah, mas este telefone já tem um ano e está como novo." E eu fiquei a olhar para ela e disse, "já tem um ano não, ainda só tem um ano e já me está a dar problemas". Só depois percebi que ela me disse aquilo porque os outros telemóveis que ela recebe lá com um ano já vão todos escavacados. Porque as pessoas não sabem poupar e zelar aquilo que têm.
    Beijinho. Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disseram-me o mesmo quando o meu portátil foi para arranjar.

      beijos

      boa semana!

      Eliminar
  8. Curiosamente nos casos em que o senhorio exige uma determinada quantia como uma especie de cauçao, as pessoas têm mais cuidado. Eu já fui "senhorio" e reparei nisso, pessoas da mesma faixa etaria, grau social/economico etc comportam-se de forma muito diferente quando à partido o senhorio pede 3 meses de cauçao para eventuais estragos. No meu cado eram mais ou menos 1500 euros (que eu devolveria prontamente no fim caso a casa não tivesse problemas extra desgaste normal) que sempre fizeram as pessoas terem MUITO cuidado, até com os buracos que faziam na parede :):):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, temos de chegar a esse ponto para que as pessoas tenham respeito. Fizeste bem.

      Eliminar
  9. Como não é delas, algumas pessoas nem querem saber. É por isso que alguns senhorios cobram os estragos e outros nem deixam pendurar quadros entre outras coisas que possam estragar a casa.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  10. acho que essa tb é uma das razões pq o mercado de arrendamento em portugal n é tão bom qt deveria ser. pq quem tem uma casa arranjada fica sp de pé atrás ao alugar, por n saber como ela vai ficar qd os moradores saírem.... e qd saem e n deixam as coisas no melhor estado, a vontade dos senhorios de arranjar não é mt, ao pensar que pode acontecer o mesmo com os próximos inquilinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, é a complicação para expulsar uma pessoa que não paga. É só confusões.

      Eliminar
  11. Claro que nunca fica igual...foi mesmo ingenuidade tua. ;)

    ResponderEliminar
  12. Quando fui para a casa onde moro... até beatas de cigarro em cima dos armários da cozinha encontramos... Tive que chamar uma equipa de limpeza... da maneira que aquilo estava ia levar mais de 1 mês a limpar...

    Estava mesmo em muito mau estado... :)

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  13. ...são as aventuras das mudanças de casa :)

    ResponderEliminar