25.2.13

os óscares não são para mim. argo fuck yourself


Adoro cinema. Papo o maior número de filmes possível sem me cansar. Posto isto, era impossível não gostar dos Óscares. Agora, do gostar ao não dormir para ver a cerimónia vai uma grande distância. Isso não é para mim. Sou capaz de acordar e assim que abro os olhos pegar no telemóvel para saber quem ganhou e se os meus palpites bateram certo. Mas, ficar acordado até de madrugada para levantar-me às sete da manhã e ir trabalhar é algo que não consigo fazer. Apesar de adorar a cerimónia e tudo o que a mesma envolve.

Quanto à edição deste ano... só me apraz dizer isto: “Argo fuck yourself.” Já aqui tinha dito que, do meu ponto de vista era o melhor filme a concurso. E a academia comprovou isso mesmo ao atribuir o galardão mais desejado de todos. Além deste, Argo ainda conquistou a estatueta dourada para melhor argumento adaptado. Estes dois factores levam-me a questionar algo... Se é o melhor filme e se é o melhor argumento adaptado porque será que Ben Affleck não teve direito a ver o seu nome entre os concorrentes a melhor realizador? Estranho, no mínimo.

Daniel Day-Lewis foi eleito o melhor actor principal. Não vi o filme mas tenho a certeza de que o prémio é merecido pois é um dos melhores actores, se não mesmo o melhor, da sua geração. A bela e sensual Jennifer Lawrence arrecadou o troféu de melhor actriz. Esta decisão merece aplausos e quem viu Guia Para Um Final Feliz sabe o que quero dizer. Christoph Waltz foi eleito o melhor actor secundário com inteira justiça. Quanto a Anne Hathway, simplesmente não tenho opinião formada.

Por fim, Adele lutou sozinha pela melhor canção. Espero ainda que a 85ª edição do certame faça com que os portugueses se interessem pelo imenso talento de Seth MacFarlane, escolhido para apresentar o maior festival de cinema do planeta e um desconhecido para muitas pessoas (fora dos Estados Unidos da América). Por fim, uma curiosidade fantástica em tempos de crise. Cada spot publicitário de trinta segundos foi vendido por 1,7 milhões de dólares. É verdade... já me esquecia... “Argo fuck yourself.”   

33 comentários:

  1. é impossível não concordar! impossível não adorar o Argo! :)

    ResponderEliminar
  2. Viste o Amor? Para mim é incomparável o papel da Emmanuelle e a sua prestação com uma miúda de 22 anos, boa actriz sem dúvida, mas com uma carreira inteira pela frente e muito para provar... Mas enfim, para os padrões de Hollywood, uma carita de 22 anos vende e uma velhota de quase 90 não... É triste...
    Já reparaste que a média (digo média, claro que já houve actrizes com mais de 40 a ganhar) de idades das actrizes que ganham os óscares é muito mais baixa que a dos actores? Porque será? Talvez porque, para Hollywood, o que conta numa mulher é ainda e muito a beleza física...
    Adoro cinema, mas os Óscars... Enfim :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi. Mas adorei o desempenho da Jennifer Lawrence que nunca poderia ser feito por uma mulher mais velha. Concordo com certos padrões mas sempre será assim, infelizmente.

      Eliminar
  3. Dizem, que Seth fez um óptimo trabalho na apresentação dos Óscares. Das melhores dos últimos anos...

    ResponderEliminar
  4. É desta que vou ter de ver o filme!? sempre tive uma questão com o Ben Aflleck... Mas, pronto. Vou dar uma hipótese!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com quase tudo... menos no que toca à Jennifer Lawrence. E eu gosto imenso da rapariga, adorei o Silver Linnings Playbook e a personagem dela até foi a que mais me cativou.
    Apesar disso, não me parece que tenha havido justiça na entrega deste Óscar. Confesso que torcia pela Quvenzhané Willis, mesmo sabendo que não ia ganhar. Mas acredito que a Emmanuelle Riva merecia mais o prémio. Lá está... uma senhora idosa, um filme estrangeiro... ganharam as americanices.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo, em parte, o que dizes mas considero que a Jennifer mereceu o prémio.

      Eliminar
  6. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7TWLKP8j0zk

    O unico segmento interessante dos oscares...escrito e interpretado por Seth MacFarlane, argumentista do filme "TED" e da serie "Family Guy".

    Quanto aos premios, concordo com quase todos, excepto que por mt bom q Argo possa ser ( nao gostei sinceramente ), nao merecia!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Comentei hoje o mesmo sobre a questão de pessoas passarem a noite a ver as nomeações. Nunca entendi (peço desculpa a quem goste) o que leva as pessoas à espera de entrega de prémios a altas horas em Portugal.
    Se é para ver vestidos? Gosto, mas mesmo assim prefiro ver criações portugueses, como é o caso da Micaela Oliveira que adoro há uns aninhos.
    Os filmes, há sp uns melhores que outros. Cada um tem o seu próprio gosto. Nada mais. :D

    ResponderEliminar
  8. Não achei a prestação da Jennifer digna de um óscar, mas de resto estive de acordo! Adorei o Christopher Waltz! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Waltz está muito bem. Eu acho que a Jennifer mereceu pois o desempenho é brilhante :)

      Eliminar
  9. Houve uma vez que tentei ficar acordada, mas não valeu a pena...só consegui ver um pouco da passadeira antes da cerimónia. Nunca mais tentei nem vale a pena, no dia a seguir ficamos a saber tudo mesmo. :)
    Quanto aos prémios não posso opinar porque o único filme que vi dos nomeados foi mesmo o Argo que mereceu, sim, mas não posso comparar com os outros.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei super contente com as escolhas da Academia: Argo, Django, A vida de Pi... tudo fantástico e fora do mainstream. Este ano acertaram nas minhas escolhas!

    ResponderEliminar
  11. Pois é é muito estranho pois pode se dizer que o sr. merecia a estatueta.
    Muitos dizem que ele se enganou e fez um bom filme, eu ca axo que as pessoas ainda o substimam muito!
    Vai-se a ver o sr. até merecia a dita estatueta e trabalhou para isso.
    Quanto ao filme tive o prazer de o ver no domingo, deixou-me surpreendida pois nao tinha percebido pela apresentação que vi, do que realmente se tratava.
    Aquilo foi ali mesmo ate ao ultimo minuto! Bolas! :)
    Gostei! O sr. merecia! Ele esmerou-se!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, merecia ver o nome dele na luta. Era o mínimo. O Ben Affleck é muito bom naquilo que faz.

      Eliminar
  12. Só te posso dizer qu fiquei bastante contente com a escolha do Argo para melhor filme...e este senhor está a marcar pontos na realização sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  13. Não acho que o Argo merecesse ter ganho. Gostei muito mais do Django.
    O Argo só ganhou porque é um filme que enaltece a superioridade norte-americana. E os norte-americanos são muito bons a fazerem campanha de si próprios.
    Aliás, o Irão já fez questão de dar o recado quando alterou o vestido da Michelle Obama.
    Mas é só a minha opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do Django mas acho que não é filme de Oscar. Mas é apenas a minha opinião.

      Eliminar
  14. já escrevi algo parecido :)
    gostei, mas... sendo filme histórico achei algumas coisas hollywodescas e fui ler e descobri que eram mesmo :(
    mas gostei imenso do filme, pois adoro este tipo de temas e está muito bem retratado mas só pena foi 2 ou 3 factos terem sido deturpados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é algo que acaba sempre por acontecer. Mas não tira mérito ao filme.

      Eliminar
    2. para mim só um bocadinho, mas dos candidatos que vi (lincoln, 0030 e argo) argo é o melhor sem duvida.

      Eliminar