27.2.13

o maravilhoso mundo dos agentes imobiliários


Neste momento, estou a ponderar mudar de casa. É uma realidade que cresce a olhos vistos. E isto leva a que volte a interagir com agentes imobiliários. Primeiro ponto, nada tenho contra quem tenta vender ou alugar casas. É uma profissão que respeito. Onde se destacam os melhores, aqueles com melhor discurso, aqueles que conseguem angariar as melhores casas e em alguns casos (conheço algumas histórias) aquelas que usam saias mais curtas e outras coisas que não devem ser escritas.

Ponto número dois. Os agentes imobiliários vivem naquilo a que chamo o seu mundo. E num destes dias fiz uma visita ao mundo dos agentes imobiliários ao visitar um apartamento disponível para arrendar. Lá, o que aconteceu foi isto. Imediatamente, aos olhos do agente imobiliário, a casa disponível era fantástica. Só tinha coisas boas. Parecia mesmo que tinha sido feita a pensar em mim e nas minhas necessidades. Parecia que era a luva perfeita para a minha mão.

Durante a visita, falei da minha casa e expliquei porque pretendo mudar. Nessa altura, o agente imobiliário conseguiu inventar mil (no mínimo) defeitos para a minha casa. Conseguiu dar-me centenas de razões para mudar de casa já “ontem” e assinar um contrato no imediato.

Isto será comum a todos os profissionais da área ou apenas aqueles com que me cruzei ao longos dos tempos? Este tipo de pressões só me afasta de uma casa. Tal como numa loja, gosto de espaço. Gosto que me mostrem a casa e que depois de afastem suavemente de forma a que possa ponderar sobre aquilo que acabei de ver. E não será o discurso “isto é que é bom e aquilo que tens é mau” que me fará tomar uma decisão.  

36 comentários:

  1. Também sou assim...quanto mais me tentam convencer a comprar alguma coisa menor a probabilidade de eu a comprar. Já tenho deixado de comprar coisas de que gostei por causa disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há lojas onde até evito entrar porque já sei que vou ser alvo quase de assédio...até percebo que os vendedores queiram vender "o seu peixe", mas eu não posso com isso.

      Eliminar
  2. Olha encontro-me na mesma eminencia, a de mudar de casa!
    Ja vi algumas casas, e por acaso encontrei uma agente imobiliaria 5 estrelas, a senhora nao se meteu com essas conversas das mil maravilhas e defeitos.
    Nisso foi muito simpatica, mas tambem digo já que ou temos um belo de um orçamento ou então esquecem-se logo de nos e nao nos contactam para nada.
    Vou dar um exemplo: vimos o anuncio numa janela, ligamos e atendeu uma sra., deu-nos a informação do apartamento que estavamos a ver, dissemos que nao era o que andavamos a procura (era muito grande T4 e muito cara pra nos)a dita perguntou-nos o que procuravamos, disse que ia fazer uma pesquisa na base de dados e que nos retornava a chamada! Isto foi ha 3 semanas, nunca mais ouvimos falar dela!!!!!
    E pronto resignamo-nos e procuramos casa pelos sites disponiveis e pronto! As pessoas das imobiliarias nao querem nada com pessoas que têm orçamentos pequenos!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita razão. Também aguardo alguns telefonemas desses...

      Eliminar
  3. Eles ainda não perceberam que os unicos que afastam são os presumiveis clientes. A falta de formação nessa área é enorme.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo inteiramente. No entanto, posso-te dizer que não serão todos assim. Quer dizer, pelo menos eu tenho a experiência de um que não foi comigo quando arrendei a loja para a minha empresa e de outro, que é meu amigo, e que não trabalha MESMO assim.

    Mas admito que a grande maioria será assim, sim. E porque não não recorrer a agentes imobiliários? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que existem pessoas diferentes. Hoje em dia é complicado não recorrer porque as casas estão todas entregues às agências.

      Eliminar
  5. Sim é verdade. Quando andei à procura de casa era com cada um. Mas eu tinha um segredo (não lhes dizia que era para pagar a pronto). As casas eram horrorosas, em péssimo estado, em bairros com má reputação, a um preço ridículo, mas para eles era o céu.
    Até que me meti na net à procura, encontrei uma linda, mesmo o queria, o bairro certo, o preço mesmo a coisa certa, mesmo paixão à primeira vista. Telefonei marquei reunião(imagina eu uma moça com 19 anos, de converse amarelas e uma juba de leão na cabeça), pouco mostraram interesse em ma querer vender, até mostraram os defeitos da casa.
    Quando disse: quero comprar até ao fim do mês. Foi a loucura, fizeram tudo, trataram de tudo, trataram-me assim super bem até o dono da empresa, claro não iam perder assim uma possível compradora. Até postal de felicitações de aniversário mandavam nos primeiros anos após a compra da casa, super chique. Ainda hoje me reconhecem na rua, mal eu me lembro deles.
    Posso dizer que não me correu assim tão mal.

    ResponderEliminar
  6. Também sou assim até numa loja ...parto do principio que sei o que quero e que tenho olhos na cara e dessa forma fico logo de pé atrás se me tentam induzir para algo. Às vezes até penso ser defeito meu . No geral bom vendedor é o que induz,aquele que leva à compra seja por que meio for, acredito no entanto que haja excepções .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom vendedor tem de saber reconhecer o tipo de cliente e actuar perante aquilo que a pessoa demonstra.

      Eliminar
  7. Sou consultor imobiliário e entendo todos os defeitos aqui assinalados os quais não me importo até de explicar:
    - "a casa é fantástica e só enaltecem as virtudes" isto é tão natural que qualquer um de vocês também o faria (mas sem cair no exagero).
    - "a sua casa é péssima relativamente a esta" esta abordagem já não é muito correcta porque normalmente um cliente comprador também pode ser vendedor e aí mais facilmente fideliza dois negócios. Claro que as casas têm objecções e por isso é importante estar atento às opiniões dos visitantes.
    - "contactei um consultor para a procura de casa e ele nunca mais me disse nada" esta é a situação mais sensível, o cliente comprador e volátil (não fideliza) e inicialmente não sabe o que quer. Para evitar perdas de tempo de ambos os lados devem reunir e perceber as motivações que o levam a procurar casa.
    "enviam felicitações, etc..." sim, um bom agente faz isso aos seus clientes ou potenciais clientes porque este é um negócio de pessoas e de confiança. O serviço não se esgota na transacção no futuro poderemos vir a ser novamente úteis a esta pessoa ou a alguém próximo dela. Se depositou a sua confiança em nós uma vez e ficou satisfeita poderá fazê-lo novamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Muito obrigado pelo tempo que dedicaste a explicar alguns detalhes da tua área de trabalho.

      Agradeço os esclarecimentos e espero que sejas muito bem sucedido na tua carreira.

      Eliminar
  8. Não imaginas o que foi quando vendi a minha anterior casa, há 5 anos. Os agentes a entrar e a sair, a pôr defeitos... na MINHA CASA! Acabei por vendê-la sem intermediários, e isso foi a maior vitória. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem e não tiveste de pagar comissão a ninguém :)

      Eliminar
  9. O melhor mesmo será procurares sem agentes de imobiliárias. Eles querem lucros enormes!
    Mas é tudo igual. Quando se pretende vender, te que se ter agressividade. Se não, n estavam nesse tipo de trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só que são poucas as casas que não estão entregues a agências.

      Eliminar
    2. É verdade. Mas se for muito insistente, o cliente e o comprador ficam a ganhar.
      Por acaso tenho uma curiosidade, pq tb ando a ajudar um amigo a arranjar casa e ele queria que fosse sem ser de um agente imobiliário. Ando tentada em dizer para ele deixar correio na casa que pensa, mas não sabemos quem lê a caixa do correio, se o próprio ou a imobiliária...

      Eliminar
  10. Às vezes até chateia... Mas da forma que está o mercado têm tendência a tentar cativar o cliente o mais rapidamente possível...

    Felizmente o agente imobiliário que me saiu na rifa, a imobiliaria não era a sua única ocupação... Era (e continua a ser) um dos meus ídolos! - Mais sorte não poderia ter tido!

    ResponderEliminar
  11. Caro HsB manda-me um email sobre o que procuras. Nao sou agente imobiliario e muito menos uso mini-saia lol mas quem sabe nao tenho a casa dos teus sonhos xD

    PS: a tua casa atual nao tem a luz solar necessaria para hidratar a tua pele e a localizaçao geografica tem grandes defeitos ao nivel de poluiçao, meu caro, eu tenho a casa certa pra vocemesse!! hehe

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero um T2 ou T3. Depende do preço mas já tenho um em vista :)

      Abraço

      Eliminar
  12. Caros,
    subscrevo em parte o que foi dito nos vários posts que encontrei aqui. Infelizmente o mercado está inundado de maus profissionais na área do imobiliário que por esta mesma razão (serem maus) tendem a desaparecer.
    Eu sou consultor imobiliário. O meu nome é Roberto Torrão, e trabalho na empresa que possui o maior número de consultores imobiliário do mundo (não é a REmax...)
    O que acho acerca disso como profissional da área é que o facto de haver maus profissionais acaba por beneficiar o trabalho de quem trabalha com seriedade na persecução do objectivo último que é vender o imóvel do seu cliente.
    As pessoas conseguem notar de forma quase imediata a presença de um bom ou um mau profissional, e apenas têm que fazer uma selecção criteriosa para escolher com quem querem trabalhar. Não basta a trivial conversa ou ainda apenas colocar um anúncio em um site para vender um imóvel, é preciso mais, são precisos serviços para atingir o objectivo da venda.
    A selecção natural encarregar-se-á de banir os maus e aumentar o sucesso dos bons, como de resto em todas as áreas profissionais.
    Cumprimentos à todos os leitores.

    ResponderEliminar
  13. Caros,
    subscrevo em parte o que foi dito nos vários posts que encontrei aqui. Infelizmente o mercado está inundado de maus profissionais na área do imobiliário que por esta mesma razão (serem maus) tendem a desaparecer.
    Eu sou consultor imobiliário. O meu nome é Roberto Torrão, e trabalho na empresa que possui o maior número de consultores imobiliário do mundo (não é a REmax...)
    O que acho acerca disso como profissional da área é que o facto de haver maus profissionais acaba por beneficiar o trabalho de quem trabalha com seriedade na persecução do objectivo último que é vender o imóvel do seu cliente.
    As pessoas conseguem notar de forma quase imediata a presença de um bom ou um mau profissional, e apenas têm que fazer uma selecção criteriosa para escolher com quem querem trabalhar. Não basta a trivial conversa ou ainda apenas colocar um anúncio em um site para vender um imóvel, é preciso mais, são precisos serviços para atingir o objectivo da venda.
    A selecção natural encarregar-se-á de banir os maus e aumentar o sucesso dos bons, como de resto em todas as áreas profissionais.
    Cumprimentos à todos os leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dany Ramos
      Caro Roberto Torrão aquilo que disse é verdade há bons e maus profissionais, mas só não percebo o porquê de dizer que é da maior empresa com mais consultores e não dizer qual somente para depois colocar o nome da Re/max entre parênteses. Como consultor da Re/Max não vejo os consultores de outras imobiliárias como competidores mas sim como possíveis parceiros de negócios.

      Eliminar
  14. Olá Dany, o que referi entre parêntesis é que não era a Re/Max. Eu trabalho na Keller Williams. Concordo também inteiramente consigo, todos os meus colegas de profissão, mesmo que de outras empresas são meus parceiros de negócio uma vez que sempre que trazem um comprador eu partilho a minha comissão. Fazemos sempre bons negócios desta forma e todos ganham, principalmente o vendedor do imóvel que consegue vender mais rápido. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Tenho efetuado algumas pesquisas sobre determinado tema que aqui me remeteu e agora próximo de completar um ano após o último post, deixo a minha opinião sobre o não tema.
    Julgamento de valores e princípios sobre uma atividade profissional remunerada, sendo que grande parte dos comentários aqui presentes correspondem a;
    - não contratem serviços imobiliários,
    - não pagar comissões,
    - são todos péssimos,
    - fugir deles,
    - não servem para nada,

    Bom, como já alguém disse e em jeito de clichê, existem, bons e maus profissionais em todas as áreas e setores de atividade, bem como, existem boas e más pessoas em todo o mundo.
    Não se esqueçam, que um profissional imobiliário é ENI, procura um novo emprego todos os dias e para sua gestão de tempo, foco e despesas associadas em detrimento dos interesses dos seus clientes, precisa que haja transparência e filtro por parte dos mesmos, que não sejam turistas de imóveis, que não facultem dados concretos condicionantes de possível transação imobiliária.

    De todos os não profissionais imobiliários que aqui teceram comentários pejorativos da profissão e preço dos respectivos serviços de mediação imobiliária, coloco algumas questões para vossa própria introspecção e auto resposta.

    Qual a vossa profissão ?
    Recebem ordenado certinho no final do mês e se sentem confortáveis com o mesmo ?
    Cumprem um horário diário e odeiam a segunda feira ?
    Fazem o que gostam e trabalham com satisfação ?
    O(a) vosso(a) superior é sempre uma má pessoa, certo ?
    Reclamam de receber muito pouco para o horário que fazem ou funções que executam ?
    Qual foi a vossa avaliação anual e em que lugar ficaram na equipa ou direção ?
    O que fazem enquanto serviço ou produção é essencial para alguém ou para a economia do país ?
    A actividade da empresa a que prestam trabalho está vinculada por legislação própria ?

    Invertendo a posição dos vossos comentários, sem saber nada acerca da vossa pessoa, profissão e empresa a que prestam serviço, deixo a minha opinião.

    Vocês são péssimos profissionais.
    Estão a ocupar lugar a quem certamente merece.
    Ganham mais do que as vossas competências.
    O vosso serviço ou produção, como independentes ou por conta de outrem não faz falta nem sentido nenhum.
    Pelo que fazem ou a vossa entidade patronal, o preço deverá ser zero.

    Sem filtro.

    Contudo, como único ponto, reconheço e subscrevo que a falta de formação na respectiva área, é muito deficiente face a todas a exigências legais, bem como perante o código deontológico oficialmente existente da classe profissional aqui abordada.

    ResponderEliminar