15.2.13

nada melhor do que um acidente


Se há coisa que anima um português é um acidente. Se for um acidente automóvel, melhor ainda. É melhor do que ir a um museu. Tem mais observadores do que o melhor dos filmes numa sala de cinema. E não há nada cuja importância possa ser comparada à de um carro destruído numa qualquer estrada nacional.

De tempos a tempos, fico retido no trânsito matinal. O facto de conhecer a estrada há muitos anos permite-me perceber facilmente (sem recorrer às notícias de trânsito) que algo está errado. Por norma, penso que será um acidente que motiva o atraso. O meu espanto é que em boa parte dos casos o acidente é do lado oposto aquele em que circulo. Porém, as pessoas travam para ver o acidente. Para ver os destroços e para observar os feridos, quando infelizmente existem. Parecem turistas num autocarro panorâmico. Só lhes faltam as palas, que protegem do Sol, os óculos escuros e a máquina fotográfica ao peito.

O que leva uma pessoa a querer observar com atenção a desgraça de alguém? O que vou contar agora pode parecer uma brincadeira mas não é. No Algarve, quando regressava de um jantar passei por um carro capotado numa rotunda. A cerca de três metros do carro estava um pai de mão dada com o filho que deveria ter aproximadamente quatro anos. Pai e filho observavam os destroços do acidente que tinha acabado de acontecer como se estivessem no Zoo a observar o animal preferido do petiz. Alguém consegue explicar esta adoração nacional (será global?) por acidentes automóveis?

56 comentários:

  1. As pessoas adoram a desgraça alheia! Não sei se nos outros países tb é assim, mas desconfio que não...é mesmo coisa de tuga estúpido.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficar parado a olhar e quase provocar um acidente por causa disso é ridículo.

      Eliminar
  2. não sei explicar.... eu não consigo olhar....
    tristeza...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já me cruzei com alguns mortos e preferia não o ter feito. Quando essas pessoas virem um corpo espalhado aos bocados numa estrada talvez deixem de olhar.

      Eliminar
  3. É a mania do "eu vi tudo!". Não sei como conseguem. Se houver gente a precisar de ajuda não penso duas vezes mas não sendo necessário, se puder evitar olhar, faço-o. Aflige-me o aparato, as sirenes, a gritaria...

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que não é coisa de Tuga,mas de TUGA ATRASADO!!!!!E COM UMA CRIANÇA PELA MÂO????????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um passeio entre pai e filho. "Olha campeão. Vamos ver o carro virado ao contrário"

      Eliminar
  5. A resposta é a mesma para o facto de os telejornais apostarem tanto nas noticias da desgraceira, o ser humano de algum modo sente-se "bem" com a desgraça alheia porque pensa que pelo menos está melhor.

    Pessoalmente nunca vou entender! Certa vez íamos de carro e fomos o primeiro carro a passar pelo acidentado, parámos para chamar assistência, eu não consegui sair do carro, só chorava e tremia e rezava para que o senhor que acabava de ver enfaixado dentro do carro estivesse vivo... Infelizmente não estava! Foi dos momentos mais traumatizantes que assisti até hoje, e não, não consigo entender quem fica a olhar para essas coisas como se estivesse no zoo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa teoria. Mas não acredito que as pessoas gostem de ser alimentadas com sangue e coisas assim. Quem passar pelo que passaste nunca mais voltará a olhar.

      Eliminar
  6. Eu acho que é simplesmente ridículo. Eu só paro se tiver de parar ou então para ajudar caso necessário. Há coisas que não merecem ser vistas. Eu quando tive o acidente também tive uma pequena multidão a assistir ao "espectáculo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando andei aos piões no eixo norte-sul até bater no separador central tive pouco público. E ainda bem.

      Eliminar
  7. Gosto de pensar que as pessoas param porque querem ajudar. Sei que é utópico e a grande maioria pára para depois mandar bitaites e dizer no café que assistiu a um acidente aparatoso.

    ResponderEliminar
  8. Somos portugueses e basta. Ma por acaso há 2 anos quando tive um acidente de viação grave houve bastante gente que parou e não foi para ver, foram mesmo ajudar antes da chegada do INEM. Mas há pessoas e pessoas, claro. Haja paciência :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Acho um vicio abjeto. Não compreendo, não aceito, repugna-me alguém que bebe e vibra com o sangue e o sofrimento dos outros.
    Atravesso duas cidades para chegar ao meu local de trabalho, por vias onde infelizmente acontecem acidentes todos os dias.
    Antigamente chegada ao trabalho vinham a correr perguntar-me "Viste? O que foi, o que não foi se houve mortos e feridos e quantos carros...."
    Hoje já me conhecem, já desistiram, só tenho uma resposta: Não sei. Nem o pescoço mexo e não é por frieza, ou por desprezo, é respeito. Nunca mais esquecerei o dia em que passei por alguém acabado de falecer no meio do pavimento...felizmente só vi um lençol branco...mas tive de parar o carro mais à frente não conseguia parar de tremer...não percebo de onde retiram o "gozo", não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, quando tive o acidente tremia como nunca tremi. Vi a minha vida passar em replay naqueles segundos que pareceram horas e estava sempre a pensar quando é que um carro ia bater no meu, acertando-me em cheio. As pessoas deviam perceber isso e evitar olhar para o que não tem de ser observado como um show.

      Eliminar
  10. quase sempre o transito e do lado oposto ao do acidente. Ha pessoas que adoram ver a tristeza allheia!

    ResponderEliminar
  11. É o prato do dia... Não digo que não olhe... porque ia estar a mentir... mas não fico a parar o transito... peço ajuda quando necessário... ou então fico presa na fila, porque alguém bateu noutro alguém pois estava distraído a olhar para o acidente na outra via...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é olhar sem prejudicar o movimento do trânsito e sem ficar a olhar de boca aberta e a apontar e dizer coisas.

      bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Acho que o que leva as pessoas a verem os acidentes, é para no seu íntimo ficarem a pensar que existem alguém, o acidentado, que está pior que ele naquele momento. E porque as pessoas preocupam-se em demasia em saber da vida dos outros em vez de se preocuparem em cuidar das suas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Acho que os policias deviam ter um genero de painéis portáteis que conseguissem tapar a zona do acidente. Assim os sinistro curiosos não teriam nada para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é grave e existe perigo de vida fazem isso. E ainda bem.

      Eliminar
  14. Sinceramente continuo sem perceber o que vai na cabeça das pessoas!

    Faz-me impressão, a sério.
    Acho que é mais um caso de falta de civismo e de respeito pelo sofrimento dos outros.

    Um abraço,

    http://carpediemtome.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. A malta gosta de ver a desgraça dos outros... se calhar para sentirem que há alguém em estado pior que eles!

    Eu pessoalmente tento passar o mais depressa possível e sem olhar na direcção... até porque estudei muitos anos ao pé de uma linha de comboio e vi mais do que queria várias vezes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. Quem viu aquilo que os outros procuram sem saber o impacto que tem percebe a situação.

      Eliminar
  16. Como te entendo..e a "nossa" ponte é perita neste tipo de situações...ontem foi mesmo um daqueles dias de caos...2h para chegar a lx :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era desse caso que referia. Será que já estivemos parados lado a lado?

      Eliminar
    2. :) não me admirava nada...pelo menos para a via verde estavamos não é?

      Eliminar
  17. Isso é curiosidade masoquista, Voyeurismo, provavelmente Freud Há-de ter uma explicação :)

    ResponderEliminar
  18. É o prazer pela estética do horror. Acontece o mesmo com os incêndios; há gente que quer ir ver. E depois também gostam de falar muito sobre essas tragédias e outras. Enquanto que quem as sofre na pele não "tagarela" sobre isso.
    Uma pessoa com uma vida demasiado rotineira tem tendência a valorizar todo e qualquer tipo de incidente.

    ResponderEliminar
  19. Acho uma falta de respeito...uma vez tive mesmo de apitar porque carros à minha frente estavam a afrouxar para ver o que tinha acontecido quando a ambulância vinha atrás de nós com as sirenes ligadas com pressa para passar. E aquela gente em vez de se encostar à borda ou acelerar para que a ambulância chegasse mais depressa aos feridos, não, ainda abrandam para ver o que se passa. É óbvio que se eu vou a passar também olho, mas não fico especada a ver como se fosse um espetáculo...sigo o meu caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu. Raramente buzino mas às vezes tem de ser porque as pessoas não sabem o que são sinais de luzes.

      Eliminar
  20. Gostam de saber tudo primeiro que os outros, todos os pormenores sórdidos, para poder comentar com o mundo inteiro. N percebo e menos ainda sujeitarem um puto a ver isso. Se eu alguma vez punha o meu filho a assistir a isso... por amor de deus.

    ResponderEliminar
  21. Se for preciso poem-se a olhar e ninguem chama ajuda se for preciso!
    Não sei porque as pessoas teem uma tendencia para a desgraça alheia.
    É uma pena mas é verdade!
    :(

    ResponderEliminar
  22. Odeio esse tipo de comportamento e quando há um acidente por onde tenho de passar até tento passar o mais rápido possível. Só acho absurdo as pessoas pararam para ver e muitas vezes nem querem saber de ajudar. Já me aconteceu ver-me envolvida num acidente com uma vítima mortal e quando dei por mim estava sozinha sem ninguém para me ajudar...as pessoas até pararam, mas quando se aperceberam da situação foram-se embora. Felizmente não tive culpa nem me aconteceu nada de grave, mas podia ter acontecido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente estás bem mas as pessoas querem mesmo ver. Ajudar é para os bombeiros e tal.

      Eliminar
  23. "Quando pára um Português, param dois ou três..."
    Se um Português não pára para ver a desgraça é porque algo está mal.
    Mandar palpites, falar da vida dos outros e ver a desgraça alheia é típico...

    ResponderEliminar
  24. Serei só eu que quando ouço imensas ambulâncias, bombeiros é que fico curiosa? Prefiro não ver, não olhar porque me custa ver pessoas em sofrimento, mesmo que não haja feridos.
    Desde que vivi horas de pânico, sofrimento de três homens ficarem soterrados numa obra, e os colegas ficarem completamente loucos, fiquei muito sensibilizada com este tipo de situações. Alias, nestas situações contribuo sempre para o bem estar e não gosto de ser espectadora (e n espetadora).
    Posso ser egoísta, mas sou assim.

    ResponderEliminar
  25. Infelizmente esta é a nossa triste mentalidade, qualquer desgraça alheia monopoliza a atenção das pessoas. desde que não seja necessário prestar qualquer ajuda, sim pq aí, já ninguém vê. assim vai o nosso querido portugal!!

    ResponderEliminar