14.2.13

dúvidas do coração


Hoje é um dia especial dedicado ao coração. Não só por ser o Dia dos Namorados mas também por ser o Dia Nacional do Doente Coronário. Para assinalar a data publico as respostas às vossas dúvidas do coração. Com a importante ajuda da Fundação Portuguesa de Cardiologia, um cardiologista dedicou parte do seu tempo a esclarecer as vossas questões. Gostei das mesmas e é sempre bom recordar certas respostas

Existe algum tipo de alimentos que devem ser evitados na prevenção de problemas coronários?
Uma vez que a hipertensão o colesterol e a diabetes são factores de risco de doença coronária, então os alimentos ricos em sal gorduras e açúcar deverão ser evitados.

Um diagnóstico de sopro no coração em criança pode ter consequências em idade adulta?
Depende do tipo de sopro. Há sopros em criança que são fisiológicos (são fruto de um normal funcionamento do coração) enquanto outros são patológicos, reflectem a existência de doença (defeitos) que posteriormente poderão ter consequências na idade adulta.

Uma situação de enfarte pode ser considerada uma situação hereditária?
Se não houvesse factores de risco de doença coronária, se não houvesse hábitos e estilos de vida associados a uma maior prevalência da doença, então a hereditariedade explicava todos os casos de doença coronária. Uma vez que existem factores de risco e estilos de vida associados à doença, então a hereditariedade explica porque razão algumas pessoas têm doença coronária mais grave e mais precoce, apesar de não terem tantos factores de risco e hábitos de vida tão graves.

Como podemos manter o nosso coração saudável?
Com uma vida saudável.

Que tipo de sintomas devemos ter em conta para perceber de imediato que se trata de algum problema coronário?
Nem sempre a doença coronária se manifesta com a chamada dor retrosternal (por detrás do esterno) ou precordial (na zona do coração). Nem toda a dor que sentimos a meio do tórax ou por detrás do esterno é de causa cardíaca. A dor típica associada à doença cardíaca é uma dor que se localiza a meio do esterno, que é desencadeada pelo esforço ou por emoções fortes, que é referida habitualmente por uma sensação de peso, opressão, acompanhada por uma sensação de morte eminente, suores frios, náuseas e vómitos. Habitualmente o doente não aponta a localização da dor com um dedo, refere-a com a mão aberta. Esta é a dor típica, mas nem sempre a doença coronária é tão típica assim.

Faço diversas aulas de fitness por semana. Aliás, praticamente vou todos os dias ao gymn e faço no mínimo 2 aulas...desde o step, aeróbica, as danças e a localizada. No fim de semana também tento não ser sedentária e o desporto que faço vai sobretudo à volta de caminhadas.
Faz muito bem.

Mas a minha questão é sobre esta quantidade de aulas que faço e o esforço que isso pode ter para o coração. Sinceramente ás vezes sinto aceleração do batimento do coração mas nada de excepcional e acho que sobretudo tem a ver com a capacidade de controlar a respiração ou o saber respirar bem. Ou seja: a questão é saber se serão muitas aulas e se isto pode ter a longo prazo algum efeito nefasto para o coração.
Já fez alguma prova de esforço? Só a prova de esforço poderá dar alguma dica sobre se o esforço que realiza é ou não benéfico para o coração. Tudo o que é em excesso é prejudicial à saúde.

Obrigado a quem participou. Obrigado à Fundação Portuguesa de Cardiologia e não se esqueçam de tratar do vosso coração.


25 comentários:

  1. Muito bem... serviço público de qualidade!

    ResponderEliminar
  2. Desculpa tive de me rir, porque o meu pensamento foi "Até que enfim, um post que não é romântico; mas é saudável"
    Adorei!
    Lufada de ar fresco!

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! Uma das perguntas serviu até para mim...acho que o sopro no coração que me foi diagnosticado em pequena, me anda a incomodar e já tenho exames marcados. Quer-me parecer que o caruncho ataca pelos quarenta...

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está uma informação útil e um post racional no dia de hoje.

    ResponderEliminar
  5. É oficial, eu não cuido do meu!!

    Diz quem sabe... de nenhuma das formas!! ;)

    ResponderEliminar
  6. Muito elucidativo! Mas (que raio, há sempre um mas a acrescentar a algo tão perfeito!)...não ajuda na resolução do meu "problema" de coração :(

    ResponderEliminar
  7. Epah...Naquela parte da dor no esterno, que se indica com a mao toda...agora fiquei a pensar nisto...

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Uma ideia bem pensada e partilhada!:) Parabéns!!;)

    ResponderEliminar