26.2.13

desistir não é opção


Os tempos estão difíceis. Minto! A vida está mesmo uma merda. O futuro é negro. Sombrio. Frio. Medonho. Assustador. Há dias em que só queremos ficar na cama. Tapar a cabeça debaixo dos lençóis naquele que é o único sítio onde o mal não nos apanha. Onde não mandam em nós. Onde não somos obrigados a seguir um manual de regras estabelecidas previamente por alguém. Ou seja, é o único sítio onde nos sentimos seguros.

Este cenário é comum a muitas pessoas. Depois, separam-se os fortes daqueles menos fortes. Os lutadores daqueles que entendem não ter força para lutar. Aqueles que olham para um obstáculo com um sorriso e os que fogem a sete pés da mais pequena pedra que está na estrada. Perante este cenário existem duas opções. Lutar ou desistir e deixar o tempo andar até que nos aconteça algo que acabe connosco de vez.

Na cerimónia de entrega dos Óscares retive apenas uma frase, proferida com emoção por Ben Affleck. “Não importa como és derrubado na vida, porque isso vai acontecer. O que importa é que tens de te levantar”, disse. E é por isto que desistir não foi, não é nem será uma opção. Concordo que todas as pessoas caem na vida. Todas, sem excepção. Ninguém deixará este mundo sem um tropeção que deixe marcas. Porém, existem alguns que vão fazer com que essa marca profunda seja um motivo de orgulho e talvez o momento que mudou as suas vidas.

Custa-me perceber que existem pessoas que escolhem desistir. Que dizem não ter forças para lutar pelo que quer que seja. Doí-me ainda mais quando este sentimento vem de pessoas que mal começaram a viver. Pessoas que estão na fase adulta das suas vidas há poucos anos e que não querem nada mais do que serem invisíveis para o mundo. Espero que percebam rapidamente que desistir não é uma opção. Que a vida é curta demais para desistir do que quer que seja. Sobretudo de viver!

52 comentários:

  1. Sem dúvida! Se desistir é próprios dos fracos, com esta conjuntura há mais fracos do que parece!

    Desistir é fácil e traz uma sensação de alívio associada...

    Como bem disseste: "A vida está mesmo uma merda."

    Felizmente há pessoas que estão aí para nós, de uma forma ou de outra, desistir não é solução, por mais negra que pareça a vida!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Mas quando querem desistir é um sinal de que estão completamente perdidas da sua essência/energia original. Aí só têm uma opção, começarem a sua buscar interior e encontrarem-se. Porque só conseguimos saber o nosso caminho, quando conhecemos a nossa essência. Falo por experiência própria.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. “Não importa como és derrubado na vida, porque isso vai acontecer. O que importa é que tens de te levantar”. Que frase.Que verdade! Já passei por uma fase(anos), em que me parecia atravessar o deserto, sabes que o que não me ocorreu mesmo foi baixar os braços , esbracejei, esbracejei até começar a ver um pouco de Luz e ar..
    Concordo HSB. A vida é mesmo curta e a única opção é viver e lutar pela vida, não podemos desistir. Chamem-lhe sonho, chamem-lhe utopia, mas que esse seja o caminho!

    ResponderEliminar
  4. Também me custa perceber. Desistir porquê? Só temos uma vida, esta, agora. Aquilo que temos a viver, é para viver agora. Com ou sem obstáculos, é viver. Se fosse sempre fácil, não se chamaria vida.

    ResponderEliminar
  5. Amigo (permite que te chame assim), concordo em absoluto contigo.

    Por outros motivos, que não o teu, fui aconselhada a desistir, a procurar outros caminhos. Tal como tu...desistir não foi opção.

    Hoje sou mais forte, estou mais "calejada", mas acima de tudo, sinto-me bem comigo mesma, porque enfrentei e venci. Se tivesse perdido sentir-me-ia bem na mesma... por ter lutado!

    Beijos e força no teu caminho!

    ResponderEliminar
  6. Partilho da tua opinião:) Acho que o essencial nesta vida é sabermos lidar com as tempestades que vão aparecendo...cairmos se assim tiver que ser....e levantar de seguida com toda a aprendizagem :) Porque como já alguém dizia "viver não é esperar que a tempestade passe mas sim aprender a dançar na chuva". E a vida é tão preciosa :)

    ResponderEliminar
  7. Verdade. A vida é mesmo uma luta constante, cabe a nós manter viva a força de lutar.

    ResponderEliminar
  8. O meu tema agora é o "Till I collapse" do Eminem...pesquisa. acho que diz tudo ;)

    Liz

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo. Desistir não é opção. Por mais duro que seja o caminho, por mais tempo que demore, a algum sítio havemos de chegar. E há que acreditar sempre!

    ResponderEliminar
  10. Não poderia concordar mais. E viver é muito diferente de sobreviver... Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Que as pessoas pensem nisso que disseste.

      beijos

      Eliminar
  11. Não poderia estar mais de acordo. Vamos sempre cair, às vezes ou muitas vezes. Não interessa se tropeçámos ou se fomos derrubados intencionalmente, interessa é que temos de nos levantar uma e outra vez, todas as vezes que forem necessárias e, sim, claro que valerá a pena. A vida é demasiado curta para perdermos tempo com "frescuras".

    ResponderEliminar
  12. A depressão profunda ataca muitas pessoas jovens. É uma fase muito delicada da vida, de grandes estreias e muitos começos... E é uma idade em que é muito difícil relativizar - tudo é superlativo e tudo é vivido muito intensamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ter a capacidade de pedir ajuda. Isso não é uma vergonha. É sinal de força.

      Eliminar
  13. Agora vou divagar...Se viéssemos com um botão 'off' será que ainda cá estávamos neste planeta? ...(o controle do botão sendo exclusivamente nosso e só nosso)

    ResponderEliminar
  14. Concordo por inteiro.Vai de encontro a um post que eu escrevi hoje, e a uma música e versão de que gosto bastante:
    http://www.youtube.com/watch?v=LpYj_sI79v8

    ResponderEliminar
  15. Encontrar força de vontade às vezes exige muita inspiração e há momentos em que ela simplesmente nos abandona...

    ResponderEliminar
  16. Gostei da frase de Ben Affleck.
    O meu lema de vida é o mesmo. Muitas vezes caio, fico triste, revoltada, mas levanto-me e continuo a lutar pelos meus objectivos.
    Like! :)

    ResponderEliminar
  17. Tens toda a razão, desistir não é opção.. o problema é quando ja tentaste todas as opções e está tudo tão enevoado que a única saída que ves é essa.. Quando já foste forte (sempre!), e de repente, não sabes mais como o ser. Mas afinal o que é desistir? será que uma pessoa que tem consciência de que não quer viver, está a desistir ou a tomar uma opção? nalguns países a eutanásia é legal, assim como o aborto e a pena de morte. a mim choca-me mais o aborto e a pena de morte (que são terceiros a decidir) que a eutanásia.. que interfere apenas com o próprio. vivemos num país muito limitado, hipócrita até, em que liberdade não passa de uma palavra.
    Mas esta é apenas a minha opinião que vale o que vale..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não aceito que uma pessoa que tem todas as condições para viver escolha morrer. Aceito que uma pessoa que está presa a uma cama para sempre opte por terminar com a sua vida.

      Agora, jovens que têm uma vida pela frente, isso não aceito.

      Eliminar
    2. " calça os meus sapatos e vive tudo o que vivi, se me superares, levarei a tua opinião como sábia.. "

      Eliminar
  18. mas "prepara-te" pois será cada vez mais comum, ou estás bem rodeado ou estás na trampa...

    ResponderEliminar
  19. Gostei que tivesses salientado a frase de Ben Affleck. É muito importante que haja pessoas que mostram que todos temos os nossos momentos maus, mas que após um mau virá um bom se não desistirmos.

    ResponderEliminar
  20. Às vezes também é preciso ter coragem de desistir do que nos faz mal e procurar o que nos faz bem. Desistir também pode ser um acto de muita coragem :)

    ResponderEliminar
  21. "Desistir não é soluçao para nada" cresci a ouvir esta frase!
    Podemos sempre mudar de caminho!
    Neste momento estou numa situação em que nao penso em desistir mas em mudar de caminho!
    A pessoa que costumava dizer essa frase já nao esta comigo mas tenciono dar continuação ao que me foi incutido.

    ResponderEliminar
  22. A concorrencia é boa.Separa o trigo do joio.
    Tempos dificeis ..ah, ah....sempre o foram.O meu pai pirou-se à guerra e esses para ele eram tempos tão ou mais dificeis que actualmente.

    A vida é e sempre há-de ser complicada e muitos ficarão pelo caminho.Mas sempre foi assim.O problema é que agora há mil imagens por segundo e todos querem chegar à meta vitoriosos, rápidamente e de preferencia sem fazer nenhum.

    Habituem-se, Portugal começa agora a entrar na epoca moderna mas na pior altura, pobres que sempre o fomos, com poucos horizontes e com poucas portas de saida.....cheira-me que muitos "cadaveres" darão à praia do esquecimento.

    Klepsidra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já nem falo da situação do país mas de pessoas que desistem simplesmente de viver.

      Eliminar
  23. Todas as situações que vivemos, que sofremos, têm sempre uma razão. O acaso… “O acaso é, talvez, o pseudónimo de Deus, quando não quer assinar.” O acaso não existe, existe apenas este termo que descreve aquilo que ignoramos.
    É natural que, às vezes, nos sintamos perdidos, é natural que quando surge uma tempestade e nos tira da zona de conforto nos sintamos desnorteados, o que fazemos então? Instintivamente voltamos para trás porque é o que conhecemos, mas será o melhor para nós? Será que éramos felizes lá atrás? Será que a “tempestade” foi um dos tais acasos? Desistir é bem mais fácil do que tentar mais uma vez...e o sucesso está mesmo ali ao virar da esquina...

    ResponderEliminar
  24. Entendo bem estas palavras... Mas é tão difícil levantar...

    ResponderEliminar