12.2.13

carnaval é... ou era


Há muito que não me mascaro mas gosto de pensar em mim como um folião. Neste momento na reserva mas um folião. Quando era puto, como qualquer rapaz, fui o Zorro. Dei vida a pescadores, cowboys e a muitos outros símbolos de tantas crianças. Uns anos depois participei em guerras de balões de água mas fugi sempre dos ovos, aquilo que para mim era um absurdo. Brinquei com raspas e estalinhos de Carnaval e ainda com algumas bombinhas de mau-cheiro (só de pensar naquele odor fico com dor de cabeça).

Mais tarde, mascarei-me de mulher (nunca mais volto a conduzir com unhas gigantes postiças. Como é que vocês conseguem?), de freira sexy (um vestido com uma racha até ao umbigo) de abelha e de fantasma. Pelo meio destes disfarces diverti-me em muitos bailes carnavalescos. E a maior parte deles tinham uma coisa em comum.

Dançava-se ao som desta música…


E também desta…

Ao longo dos tempos também foi raro o ano em que não estive no Carnaval de Sesimbra, que na minha opinião, é um dos mais belos de Portugal e que tem a seu favor o facto de ser com vista para o mar e gratuito. Este ano já lá estive a dar o meu pezinho de dança ao som das míticas escolas de samba: Bota no Rego e Tripa Cagueira. Quem não tiver planos para hoje vá a Sesimbra e deixe-se levar pelo espírito carnavalesco. Se forem como eu, serão inundados de boas memórias.

45 comentários:

  1. Também já passei Carnavais em Sesimbra. Na altura, cada grupo de amigos mascarava-se a uma coisa. Assim, máscara colectiva. Todos com a mesma máscara, por grupos. Era muito divertido!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os amigos que tenho lá fazem o mesmo. E é realmente muito divertido.

      Eliminar
  2. nunca fui muito fã, mas festa é festa, até já fiz de vaca

    ResponderEliminar
  3. Também gostava muito de dar um saltinho a Sesimbra...mas infelizmente hoje trabalha-se aqui no estaminé :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gostava de ser assim com o Carnaval, mas de facto é uma data que pouco me diz...Bom Carnaval! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui ao carnaval de Sesimbra! Mas com este friozinho dava tudo para estar no Rio de Janeiro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estás perto. Devias ir. É mais fácil do que ir ao do Rio :)

      Eliminar
  6. Essas músicas são obrigatórias no Carnaval!
    Eu sempre fui ao Carnaval de Torres Vedras, não conheço outro, logo, para mim, o melhor!
    Quem nunca gozou o Carnaval é pena não experimentarem porque de certeza que iam passar a gostar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostava muito do Carnaval de Torres. Dos saquinhos com terra que atiravam :)

      Estas músicas não podem faltar.

      Eliminar
    2. Eu gostava era de ver fotos desses carnavais ;-) e será que és tu quem me vai conseguir explicar a mania dos homens se mascararem de mulher?:-) Diverte-te!!!

      Eliminar
    3. Tenho que procurar fotos antigas. Não sei explicar mas acho que todos os homens acabam por mascarar-se de mulher ;p

      Eliminar
  7. eu até estava numa de me ir divertir, mas como estou doente... fiquei em casa de carnaval mesmo só para o ano! :D

    diverte-te!

    ResponderEliminar
  8. ahahah Já não me mascaro há uns 10 anos, não consigo entrar no espírito. :)

    ResponderEliminar
  9. Eu tb me mascaro tds os anos..No Carnaval e no Hallowen:) E quase tds os anos vou dar um pulinho ao Carnaval de Sesimbra, afinal fou aí que passei quase toda a minha adolescência, entre Sesimbra e a Lagoa de Albufeira:)
    O Carnaval desperta o espiríto criança que há em nós, faz-nos esquecer das tristezas do dia a dia e acima de tudo da crise..O meu Pipoco Mais Doce este ano mascarou-se de pescador no colégio e de Zorro a nível pessoal...Ficam o máximo, os pequeninos..Beijinhos e continuação de bom carnaval:)
    P.S. Nada, mas nada se compara ao Carnaval de Nothing Hill, em Agosto..é fenomenal, se algum dia tiveres oportunidade de ires a Londres nessa altura, aproveita..é diferente de tudo o que possas imaginar:)

    ResponderEliminar
  10. Sou brasileira e te confesso que nunca ouvi em baile de carnaval algum que eu tenha ido as músicas que você citou, mas tenho certeza que a bilu teteia ia fazer maior sucesso. Bom carnaval! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, em todos os bailes tocam estas músicas. E o bilu teteia é um dos maiores sucessos :)

      Bom Carnaval. :)

      Eliminar
  11. Passei por Sesimbra muitos anos de Carnaval , mas este não me apeteceu também estava mau tempo, até sei que o corso foi interrompido com a chuva. Tens razão, em Sesimbra sempre se brincou bastante e os foliões têm gratuitamente um lugar para se divertirem.

    ResponderEliminar
  12. Por aqui é em Ovar e Estarreja a "febre" do carnaval. Este ano não fui nem a um deles ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mts anos cheguei a ver em Ovar a chegada do rei ou lá como se chama. Gosto mt dessa zona onde passei mt tempo de férias...

      Eliminar
    2. Já andaste por cá?!? E quando voltas aqui de férias? Para tomarmos um cafézito, Sandra :D

      Eliminar
    3. Sim, tenho família e amiga em Ovar.
      Quando for, apito. ;)

      Eliminar
    4. Já ouvi falar de ambos mas não conheço. Mas gostava de conhecer.

      Eliminar
  13. Já me mascarei, mas nunca fui grande maluca pelo carnaval... Só dos doces a ele associados...

    ResponderEliminar
  14. Ah, o Carnaval de Sesimbra é o melhor. Todo os anos vou mas este ano falhei...tenho que trabalhar...:(
    bj

    ResponderEliminar
  15. Bem, para mim Carnaval é em Famalicão, em que a maioria das pessoas que saem à rua, saem mascaradas!!! Este ano fomos 3 porquinhos, 1 lobo mau e uma avozinha!

    Gosto do espírito!!! Só não gosto muito é dos carnavais "abrasileirados" que existem por cá... mas isso sou eu, os meus pais adoram!

    Beijinho!

    ResponderEliminar