21.2.13

amizades proibidas


Como tenho ouvido e lido ao longo dos últimos tempos é um facto que vivemos numa era marcada pela maldade, inveja e mesquinhez. São tempos em que as pessoas têm constantemente a visão moldada por coisas nefastas que nada acrescentam às suas vivências. Sem (ou com) intenção, esses indivíduos deixam que esses sentimentos negativos se alastrem a todos os campos das suas vidas, o que faz com que andem sempre com os olhos raiados de sangue e a espumar raiva apesar de alguns conseguirem manter um sorriso cínico no rosto. Com isto, esquecem-se de viver as suas próprias vidas.

E as amizades profissionais são exemplo do que acabo de referir. Por exemplo, é impossível que um empregado seja amigo do patrão apenas e só por amizade. Se forem pessoas do sexo oposto é porque há sexo pelo meio. Se forem do mesmo sexo é porque também querem sexo (em alguns casos) ou porque querem ser promovidos através de uma amizade de fachada. Não importa se as pessoas já eram amigas antes de trabalharem juntas ou antes de um dos intervenientes ter sido promovido a chefe. E automaticamente as pessoas são apelidadas de amigos (leia-se bufos) do patrão. Começam as conversas de bastidores. As difamações nos corredores das empresas e nas redes sociais. Vale tudo.

Seria muito ingénuo se dissesse que não existem pessoas que se aproximam de alguém procurando tirar benefício dessa aproximação. Praticamente assisti a isso em todos os locais onde trabalhei. Há sempre alguém que faz isso. Por norma, é aquele que finge ser o melhor dos colegas. Porém, existem amizades que são verdadeiras. Que não nasceram na empresa nem são motivadas ou alimentadas por assuntos laborais. Será que isto é complicado de perceber? E porque será que a maior parte das pessoas prefere viver e comentar a vida dos outros em vez de se preocupar exclusivamente com a sua?

60 comentários:

  1. Amizades verdadeiras: gosto sempre de pensar (e agradecer) que a minha melhor amiga e eu temos 23 anos de Melhor Amizade. Também gosto de pensar que as pessoas que não tem medo da amizade, com todas as suas implicações, são aquelas que vão descobrindo o sentido da liberdade interior. Quem busca amizades para "uso pessoal", corre sérios riscos de ficar só com os seus "usos"... e isso é muito pouco.

    Um Abraço, nesta nossa amizade virtual! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que devíamos seguir aquela imagem da Sexinho "Grande Campanha pela Vida! Cada um cuidando da sua!"

    ResponderEliminar
  3. " E porque será que a maior parte das pessoas prefere viver e comentar a vida dos outros em vez de se preocupar exclusivamente com a sua?"

    Oh HSB, porque têm uma vida tão desinteressante, ou não a têm de todo, que precisam de se entreter com a vidinha alheia.

    ResponderEliminar
  4. Ás vezes comento também, mas só porque sou venenosa! AHAHAHAHAHAHAH!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande novidade!
      E quem ainda não sabia que a rock girl espirra veneno?
      loool

      Eliminar
    2. o pah....
      isto anda agreste.... vai la vai...
      é preciso fazer aqui um tratamento de MAU OLHADO??
      jasus...
      espirrar veneno... oh liriozinho??? ta mal....:P

      Eliminar
    3. Oh QNE, não te preocupes...se ela não se endireita, arranco-a pela raiz e dou de comer aos cabritos!

      Eliminar
    4. ahahhahahah... serio....
      aos cabritos??
      esses não que cheiram mal....
      eu e a lirio só gostamos de cheirosos...
      há algum bicho cheiroso???

      Eliminar
    5. Mas o que é que se bebe aqui???
      Estão grogues é?

      Eliminar
    6. QNE Doninhas! ;)

      Florzinha Aguardente de MERdonhos!

      Eliminar
    7. Pensei que era poncha.
      Tu tem juízo e não forneças alcool à Euzinha que ela não aguenta.

      Eliminar
    8. AHAHHAHHHAH
      o pah já CHORO!!!!
      logo eu que tenho as glandulas entupidas....

      Eu ano aguento?? mau...
      quantos somos??????????

      Eliminar
    9. eu disse ano?? ai mãe...
      isto ta pior hoje...
      NÂO**** aguento....

      Eliminar
    10. Oh QNE, aquela água é corrosiva, desentope tudo!

      Flor, encostei a poncha... é um combustível demasiado para a minha máquina. Só abasteço em dias de jogo.

      Eliminar
    11. *demasiado potente, queria eu dizer...

      Eliminar
    12. Escreve mal português... daqui a nada vem a defensora da língua materna, e dá-te nas orelhas.
      Vá lá que foi ano... não trocaste o "o" pelo "u"...

      Eliminar
    13. Sabes que fiquei viciada nisso quando aí estive, mas com mel...

      Eliminar
    14. ai.... agua corrosiva com mel???
      isso deve fazer bem aos canus....( vá liriozinho..quero ver se vem ela defender a lingua)....

      Olha lá....manda lá uma garrafa dessa água po contenente..... :P

      Eliminar
    15. Ó Euzinha é canus de açucar ou canus ba india.

      Eliminar
    16. Se ela vier defender a língua, leva nas orelhas, porque hoje já deu pelo menos dois pontapés na desgraçada...

      Eliminar
    17. Flor, queres música, é?

      A poncha leva sempre mel...

      QNE vou mandar construir um ponchaduto para te chegar aí... ;)

      Eliminar
    18. AHAHHAHHAHHAHHAHAH....venha a ponte que eu já choro a rir...
      daqui a nada somos expulsas daqui... o HSB vai querer que paguem direitos de autor....

      nunca bebi poncha... VENHA ELA...

      Eliminar
    19. Musica só se for alegre, para tristeza já basta o meu blog...
      :)

      Eliminar
    20. Vou-te "dar" a lambada LS

      QNE, temos que colmatar essa falha na tua formação!! ;)

      Eliminar
  5. Novamente eu, hoje estou a pensar a conta gotas!

    Quanto às amizades do trabalho...raramente existem. Pelo menos verdadeiras. É como dizes...há sempre qualquer tipo de interesse associado.

    (mesmo que me venha mais alguma ideia brilhante para escrever, fico por aqui.)

    ResponderEliminar
  6. Verdade mas sempre podemos tentar mudar isso... :)

    ResponderEliminar
  7. Só tenho um comentário a fazer sobre isto:
    CUIDADO COM OS HUMANOS!

    ResponderEliminar
  8. Olha não podia estar mais de acordo. Há gente mesquinha sim e maldosa que se dedica mais à vida dos outros do que a cimentar a sua e há-os por todo o lado não só profissionalmente.

    Mas será porque existem pessoas assim que me tenho de fechar ás amizades? Para mim não penso assim... não tenho medo de me dar como amiga e até me posso desiludir muitas vezes, mas faço-o com sinceridade e afasto-me quando pressinto não encontrar o mesmo do outro lado.
    Que bom é termos amigos, amigos que estão lá e para os quais estamos lá se de nós precisarem,e nenhum toma o lugar do outro porque cada pessoa é única e diferente.
    Tenho de acreditar que para além do nosso amor, que também tem de ser o nosso maior amigo, existem outros amigos que não são movidos por interesses. Podem ser poucos e dificeis de encontrar, mas não desisto porque é esse o meu caminho, o caminho que me dá tranquilidade e em que me sinto eu mesma!:)

    Continuação de um Bom dia HSB.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da tua forma de ser. É um orgulho ter-te por aqui :)

      beijos

      Eliminar
    2. E eu gosto de estar aqui como deves saber.
      Gosto da forma como fomentas os comentários, pelos diálogos interessante que vais suscitando. O mérito é todo teu. Obrigada eu :)

      Eliminar
  9. Vou partilhar um exemplo que se passa na empresa do meu pai, na qual eu não trabalho. A empresa tem apenas 11 empregados e o empregado que é o "braço direito" do meu pai e do sócio na empresa, quando foi para lá, já lá vão 15 anos, tinha acabado de sair da faculdade e foi escolhido pela sua competência.
    Passado todos estes anos, posso dizer que o J. faz parte do grupo de amigos do meu pai e do sócio. Frequenta a minha casa, assim como a mulher e os filhos, o que faz com que exista uma amizade sincera entre as nossas famílias. Contudo, o J. trata sempre o meu pai e o sócio com o devido respeito de saber que é empregado.
    Ainda me lembro de uma vez que fui lá à empresa e o J. me pediu para eu lhe tirar umas fotocópias, para ele ir adiantado trabalho. As outras colegas ficaram escandalizadas com o pedido que ele me estava a fazer. hehehehe... Mas eu e ele estavamos ambos super tranquilos com a situação. Não é porque sou a filha do patrão que não lhe posso fazer um favor, nomeadamente quando não tenho nada para fazer. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. HSB,
    Olha... tas a dar demasiada importancia a factos que nem merecem argumentos.... ( esta é uma boa frase po teu concurso de ontem)
    e tenho dito homem...
    beijos desta amiga

    ResponderEliminar
  11. Porque não têm vida! Porque ~têm um vazio imenso dentro deles! Cito Sócrates ( o filósofo não o ex-primeiro-ministro): "Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos." bj doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sim! Existem amizades verdadeiras no trabalho mesmo em hierarquias diferentes! E eu lá podia ficar sem amigos se passo 2/3 do meu dia no trabalho? ;)

      Eliminar
    2. Dizes tudo e de uma forma simples :)

      beijos

      Eliminar
  12. Que post perfeito.
    Partilho das mesmas questões, só estou um pouco cansada de as fazer. A minha mãe diz-me, vezes sem fim:
    "- Não és deste mundo, as pessoas não são genuínas."
    Mas, sinceramente, penso que o mundo é que se desvia da sua essência...

    (Não costumo ser tão "filosófica" mas o teu blog leva-me a tal estado. lol. Adoro!)

    ***

    sairdacaixinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto daquilo que as minhas palavras provocam em ti. E não mudes a tua maneira de ser :)

      Eliminar
  13. "As pessoas falam coisas, e por trás do que falam há o que sentem, e por trás do que sentem, há o que são e nem sempre se mostra ..."

    ResponderEliminar
  14. Depois de muito bater com a cabeça nas paredes por causa deste assunto, por me fazer espécie que as pessoas não entendam coisas tão básicas como as que acabaste de expor, passados uns anos acabei por cagar bem nos que os outros pensam ou deixam de pensar. As pessoas, algumas, são más. Está-lhes no sangue. Mas essas mesmas pessoas sofrem de outro grande mal: falta de vida própria.

    ResponderEliminar
  15. Acredito na amizade... Mas depois de alguns dissabores sou mais cautelosa... Mas não fecho a porta...

    ResponderEliminar
  16. Eu acho muito bem que as pessoas falem da vida dos outros. Mas, falar da vida dos outros é diferente de falar mal dos outros. Somos seres sociais e falarmos dos outros ajuda a manter a estrutura, e ajuda-nos a evoluir socialmente, se formos inteligentes o suficientes para aprender com esse tipo de conversas. O problema é mesmo esse que referes: as pessoas preocuparem-se tanto com a vida dos outros e tão pouco com a sua. É triste, mas hoje em dia as pessoas não sabem/querem viver consigo mesmas. No fundo, é como se faltasse um certo egoísmo existencial. As pessoas esquecem-se que a sua vida é, por motivos óbvios, o centro do seu universo.

    ResponderEliminar
  17. Mais uma característica tipicamente tuga...meter-se na vida dos outros. De vez em quando já oiço dizer que o povo austríaco é um povo frio. Eu estive em Viena de férias alguns dias e não notei nada disso, bem pelo contrário. Foram sempre simpáticos comigo e sempre que precisei de ajuda fui ajudada. A única diferença é que eles não se metem na vida dos outros, anda cada um preocupado com a sua e pronto. E por isso são apelidados de frios.

    ResponderEliminar
  18. ...e mais um tema complexo...as verdadeiras e desinteressadas amizades contam-se pelos dedos e às vezes temos surpresas donde menos esperamos...as verdadeiras amizades são como o amor...temos de as proteger e alimentar como um bem precioso:)

    ResponderEliminar