27.2.13

a grave doença dos vinte

Uma das doenças marcantes destes tempos está a crescer vertiginosamente. Cada um de nós terá perto de si várias pessoas que padecem desta grave maleita chamada de doença dos vinte. Cada vez mais as pessoas só se preocupam em ter a aparência de um jovem.

E isto é assustador. Agrada-me que as pessoas se preocupem com a aparência e acima de tudo com a saúde. Porém, assusta-me que só se preocupem com o aspecto do pacote e desvalorizem aquilo que é mais importante: o conteúdo do mesmo. De que vale não ter uma única ruga no rosto ou um cabelo branco quando se age e vive como uma pessoa de 95 anos? De que vale ter um corpo e rostos de sonho quando não há nada além disso para oferecer?

Cada vez mais ouço pessoas dizerem que têm medo do avançar da idade. Pessoas que dizem desejar voltar aos vinte anos. Pessoas que se preocupam tanto com isso que acabam por viver apenas um culto da imagem que os ilude. Pensam que não envelhecem tendo um embrulho todo arranjado. Com isso não reparam que não vivem para além dessa imagem.

Para mim, todas as idades têm o seu encanto desde que se saiba viver e aproveitar cada momento. Pessoalmente, não trocava os 31 pelos 21 anos. Gosto do homem que sou hoje e não choro com saudades do menino que fui. Tal como gosto dos meus cabelos brancos pois cada um conta uma história diferente. Quero é viver. E mais do que me preocupar com o embrulho (não escondo que me preocupo) faço tudo por tudo para ter a mente de um puto que é isso que importa.

Enviado do meu iPhone

46 comentários:

  1. Eu que poderia ter seguido a carreira de modelo, digo-te: que sejas bem-vindo ao supermercado da falsa perfeição! O mesmo supermercado que alimenta e sustenta relacionamentos hipócritas e fúteis não só com os outros, mas com eles mesmos!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento que muitas pessoas gostem de viver nessa falsa perfeição.

      beijos

      Eliminar
  2. Eu não voltava aos vinte, gosto mais de mim agora. Mas tenho medo de perder qualidade de vida...e isso vai desde o aborrecimento/obrigação de pintar os brancos, à dor no meu ombro esquerdo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de que falas é uma coisa diferente daquelas pessoas que só se preocupam com a aparência.

      Eliminar
  3. Ser, ser e ser em profundidade implica um grande respeito por todas as dimensões da nossa realidade humana. Se se saboreia o tempo, ganhamos Vida para além da biológica. :)

    Faz sentido partilhar o que publiquei há poucos dias:
    http://oinsecto.blogspot.com.es/2013/02/momentos.html

    Grande Abraço! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sinto-me cada vez mais forte, mais humana, melhor pessoa. Por isso, gosto do passar dos anos.

    ResponderEliminar
  5. Quarenta e quatro anos, baixinha e gordinha, eu.
    Não me importo nada de o ser, quero é ter saúde e viver, ser feliz!!!
    Mas é bem verdade o que diz.
    Só futilidades...

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto muito mais de mim agora que com 20. ;) É tão bom crescer, amadurecer, aprender!

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Só tenho pena de não ter menos de 30 anos porque pelo menos era abrangida por qualquer estágio que o governo pague. É o que pretendem, e nós (uma grande maioria) com trinta e tal somos os excluídos, enquanto os "meninos" recém licenciados até têm subsídios para criação de empresa, sem qualquer experiência profissional.
    Os meus cabelos brancos vêm daí e já são muitos... E tb é hereditário. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um tema diferente. Profissionalmente há uma série de ideias erradas em torno da idade. Infelizmente, é assim. Aos 40 já somos velhos para muita coisa.

      Eliminar
  8. Olha eu já dobrei dos 20's , já pertenço aos "entas" há um bom tempo e sabes que me sinto melhor hoje do que outrora.Esqueço-me da idade porque essa não é importante. Só me preocupo com a aparência na medida em que não quebre a saúde e a a auto-estima. E..engraçado até dizem que melhorei,que não pareço a idade que tenho . Acho graça , mas não me afecta nada, talvez porque não me sinto fisicamente limitada em nada por enquanto e sociabilizo-me até mais facilmente com pessoas mais novas ou que não se sintam como se tivessem 90 anos.. Os anos deram-me maior autoconfiança e isso é um factor muito positivo que me dá vida e saúde e genica para enfrentar desafios.
    Claro que ás vezes penso que um dia posso perder naturalmente a energia fisica e mental de hoje, mas não me detenho a pensar muito nisso,será algo que terei de respeitar e ir entendendo os limites. De facto o que realmente interessa é viver e aproveitar os dias o melhor que posso e consigo. Afinal pensando bem ,há tanta gente nova que é velha e gente que, morre velha mas era jovem.
    Até quando pensarei assim? Não sei, vou vivendo e saboreando a vida isso por agora é o mais importante! :)

    ResponderEliminar
  9. Eu confesso: detesto este processo das rugas e dos cabelos brancos, da pele mais flácida, da maior dificuldade em recuperar de uma noite mal dormida. Mas gosto do que aprendo, do que sou agora. E às vezes não me importava de ser uma espécie de Benjamin Butler...

    ResponderEliminar
  10. Bem, como já virei várias "esquinas" cheguei à conclusão que queria ter o envolucro dos 20 e o interior da quarentona. Combinação bombástica!

    ResponderEliminar
  11. Fisicamente estaria melhor aos 20, óbvio, mas emocionalmente estou tão bem melhor agora que não sinto falta de nada, nem sequer vontade de parecer menos...
    (oh corpinho de je, não penses que com esta declaração te dou autorização para começares a flacidar-te e franzir-te assim de repente!!!)

    ResponderEliminar
  12. Tanta cabecinha que só tem "dieta" e "cabeleireiro" lá dentro!!!

    Pelo menos por enquanto tenho muito orgulho nos meus cabelos brancos!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Não sei quem disse isto "a idade é um estado de espírito", e acho que assenta que nem uma luva. Tenho 45, trabalho com gente com menos 7 ou 8 anos, e é como se fosse o liceu :) Acho que me divirto mais agora do que aos 20, talvez porque já não esteja presa pelas algemas da "consideração alheia". Essa é a parte boa. A parte física é o que é, mas cada ruga, cada estria, cada cicatriz tem a sua história, a minha história, e sem isto não seria eu. Viver dá cá um trabalho!

    ResponderEliminar
  14. Tive uma professora que dizia: "gosto muito das minhas rugas, são muito bonitas". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "All of these lines across my face
      Tell you the story of who I am
      So many stories of where I've been
      And how I got to where I am


      BRANDI CARLILE - THE STORY

      Eliminar
    2. Esta música resume tudo...:)

      Eliminar
  15. Eu felizmente não sofro dessa doença..nem sou daquelas pessoas que quando estou quase na alturade fazer anos fico deprimida...nem daquelas pessoas que evitam a todo o custo dizer a idade que têm :) Gosto de ter a idade que tenho, gosto de ter feito o percurso que fiz (mais ou menos atribulado, com escolhas mais ou menos acertadas)..e sobetudo gosto de todas as pequenas rugas que possa ter ou mesmo os cabelos brancos (ainda que os pinte lol)...porque são a expressão viva daquilo que sou hoje....

    ResponderEliminar
  16. Envelhecer é sinal que estamos vivos, é um privilégio negado a muitos. Parece que é moda mascarar-se de jovem, temos que viver com a aparência que temos, não importa o que aparentámos, importante é o que somos.

    ResponderEliminar
  17. heheh a idade que me deu independência financeira foi sem dúvida a que mais me agradou :)

    Mas num registo mais sério, acho que a maturidade tem muito encanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maturidade é do melhor que existe quando aliada a um espírito jovem.

      Eliminar
  18. Nem mais HsB...eu tb nao troco os meus 25anos por nada, ve tu bem q este ano caminho para os 25 pela 4vez consecutiva xD

    ResponderEliminar
  19. Cada maluco tem a sua mania.Eu nunca padeci desse mal, não só porque assumo muito bem a minha idade, mas como também sei que não a aparento, apesar das rugazitas.

    ResponderEliminar