24.1.13

uma questão de nervos

Ao longo dos anos em que joguei futebol, poucas foram as vezes em que me senti um “profissional.” Uma delas foi quando joguei na primeira divisão. A outra, foi no início dessa época, quando fui sujeito a todos os exames físicos que um jogador profissional faz quando assina por um clube. É que até essa altura, os exames médicos não passavam de perguntas, às quais respondia sim ou não.
 
Naquela altura, quando tinha 14 anos, fiz todos os exames possíveis e imaginários. Até fui obrigado, assim mandavam as regras, a fazer o teste de despistagem do HIV. Fui a diversos postos clínicos e há um, em particular, que nunca esquecerei.
 
Desloquei-me a um prédio, mais especificamente ao quarto andar, onde existia uma clínica. Era o último exame que me faltava. Ia fazer um electrocardiograma. Toquei à campainha e apareceu uma mulher atraente que deveria ter vinte e muitos anos. Volto a lembrar que tinha 14.
 
Disse que vinha do clube x para fazer o exame. Depois, encaminhou-me para uma sala. Fechou a porta e disse: “dispa-se da cintura para cima. Descalce os ténis e tire as meias.” Assim fiz. Para quem não sabe, este exame é feito com ventosas coladas no peito, pulsos e tornozelos. Para aplicar as mesmas, coloca-se um gel específico nas zonas das ventosas. Foi então que a mulher perguntou se eu queria aplicar o gel ou se preferia que fosse ela a fazer. Acho que não preciso de explicar qual foi a minha opção naquele cenário. Porém, a decisão acabou por não ser a mais acertada…
 
Assim que começou o electrocardiograma, fez-me uma pergunta: “Está nervoso?” “Eu? Não, porquê?”, respondi. “É que tem o coração a bater muito depressa”, disse-me. Na altura fiquei calado. Mas, em abono da verdade, qual seria o puto de 14 anos que não ficaria com o coração a bater mais depressa num cenário daqueles?

15 comentários:

  1. ...e eu a pensar que era o frio do gel e das ventosas que te tinha acelerado o coração :)))) muito bom!

    ResponderEliminar
  2. As escolhas que fazemos na adolescência nunca são as mais acertadas passado uns anos !Bom dito assim não são só as da adolescência vá !!!

    ResponderEliminar
  3. Ela deve ter ficado toda babada!
    http://de-sabafo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já de si o coração aos 14 é um acelera, nestas condições então...entende-se :)

    ResponderEliminar
  5. :) É aquela idade onde as hormonas estão no auge! Bem, o meu coração ainda bate assim, por vezes :o

    ResponderEliminar
  6. ...e a técnica a fazer-se de "parvinha"!!!! eheheh

    ResponderEliminar
  7. Não tivesse a técnica percebido a razão do coração bater tanto e tinha dito para repetires o exame. Até nem te tinhas importado, certo? :)

    ResponderEliminar