3.1.13

ser único é...

Farto-me de ouvir pessoas dizerem que são as maiores, as melhores, as mais espertas, as mais bonitas, as mais inteligentes, as mais sexys e podia ficar aqui horas a debitar qualidades. Resumindo, acham-se únicos por reunirem tantas qualidades. Por acréscimo, entendem que ser único é sinónimo de bom. É um carimbo de qualidade que só os predestinados recebem à nascença. Mas, será mesmo assim? Ser único é ser bom? Útil? Mais do que o outro?
 
Acho que não. Para mim, ser único é isso mesmo. Uma unidade. E todas as pessoas são únicas. Até os gémeos são únicos. Até aqueles que passam a vida a imitar alguém são únicos. Porém, cada uma destas unidades não é melhor do que alguém por entender ser único. Qualquer pessoa que pare um pouco para pensar percebe que o mundo está cheio de únicos.
 
Um simples garfo sem dentes no meio de uma gaveta repleta de outros exemplares com dentes é único. Uma singela faca sem serrilha que está acompanhada por dezenas de facas com serrilha num rodízio brasileiro é única. Uma maçã podre numa cesta de maçãs boas é única. Uma lâmpada fundida ladeada por dezenas de lâmpadas incandescentes é igualmente única. Agora, será que o garfo sem dentes, que a faca sem serrilha, que a maçã podre e que a lâmpada fundida são extraordinários? Será que são úteis? Será que são mais do que os outros?
 
Ou será que simplesmente não servem para nada? É verdade que são únicos. Disso, não tenho dúvidas. Porém, isso não é um carimbo de qualidade. Mas de inutilidade porque ser único é isso mesmo. É ser uma unidade no meio de tantas outras. Porém, ser especial ou extraordinário é algo completamente diferente. E por mais que gritem que são únicos… nunca vão passar disso mesmo. Apenas uma peça no meio de tantas outras, todas diferentes, que formam um puzzle gigantesco.

38 comentários:

  1. Sabes acho que todos somos únicos sim, porque ninguém é igual a ninguém quer em defeitos quer em qualidades que todos temos.Devemos diluir-nos no Universo da convivência com os demais para que possamos acrescentar as nossas qualidades e para que consigamos esbater alguns dos nossos defeitos.

    Aquele que se considera diferente e melhor que toda a gente, para mim é um alter-ego que quando me aparece à frente , me relaciono socialmente mas com os devidos cuidados porque me irrita.

    Um Bom dia para ti . Hoje tal como eu foste madrugador.:)

    ResponderEliminar
  2. Numa coisa concordamos...cada ser é único. Não há produção em massa das características humanas, apesar de às vezes todos quererem parecer iguais...

    Quanto aos auto-intitulados de bons (com aquelas qualidades todas que referiste no início), fazem-me pena. Porque são pessoas que não são reconhecidas pelos outros, apenas por si...

    have a nice day! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se for reconhecido por mim e pela minha mãe? :)

      Eliminar
    2. Se é reconhecido pela mãe, retiro tudo o que disse.

      As mães são peritas em avaliar as qualidades impares das suas crias.

      Eliminar
    3. Muito bem dito Sandra Silva. São apenas reconhecidos por si. beijos

      @POC Tu és um caso especial. Tu podes gritar :) Como se vê pela tua foto.

      Eliminar
  3. O exemplo da maçã podre foi demais...Adorei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Pois, cada pessoa é única, isso é verdade. No entanto, a meu ver, isso de ser "único", é visto como uma qualidade na medida em q se pode ser diferente no meio de muitos iguais. Pode ser bom como não. Pode ser um bandido no meio de malta atinadinha, q o "único" não passa a bom. Como pode ser uma pessoa que, ao contrário das outras, veste o q gosta e não o q é tendência, só para ser igual. Nesse caso, é uma qualidade, sinónimo de personalidade. Nunca será tão único como pensa, porque haverá sempre alguém a agir da mesma forma, mas será, certamente, diferente da maioria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu defendo que todos somos únicos. Só que alguns são únicos a tentar ser uma cópia de outros.

      Em alguns casos, ser único é um claro sinónimo de personalidade. Mas esse não andam aos gritos por aí.

      Eliminar
    2. Precisamente. Foi mesmo isso que quis dizer :)

      Eliminar
  5. Passei aqui só para te desejar bom ano! :)

    Rita
    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ser único, especial... independentemente do que lhe possamos chamar, o que realmente importa é sermos inteiros, verdadeiros. Connosco e com os outros. Pormos um pouco de nós e da nossa verdade em tudo aquilo que somos e fazemos.
    Feliz 2013 para ti HSB :) Beijo

    ResponderEliminar
  7. Sermos únicos é só o fruto das nossas origens e das nossas vivências....e isso ninguém nos tira:) E ainda bem que é assim:) Mas realmente não valia a pena tantas pessoas andarem por aí a vangloriarem-se :)

    ResponderEliminar
  8. Cada coisa é única porque cada coisa é construída e evoluída de forma diferente! Acho que ser único é bom ;) Bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ser único é mesmo bom mas não faz de cada um de nós melhor do que alguém :)

      Eliminar
  9. Não há nada que não seja único.
    Eu sou única, independentemente de ser bom ou mau!
    :p

    ResponderEliminar
  10. Não suporto ouvir as pessoas que estão sempre a gabar-se!
    Para mim todas as pessoas são únicas. Os meus 3 filhos são únicos, todos diferentes, apesar de quem estar de fora achar que são "fotocópia" e perguntarem se são gémeos.
    Gosto de pessoas interessantes, que tenham algo a contribuir para a sociedade. Seja porque inventaram um medicamento inovador, seja porque espalham sorrisos pelo mundo.
    Essas são as pessoas que me interessam!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  11. Sim, ser único não é sinónimo de qualidade!!

    ...mas tem calma, não te irrites! eheheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me irrito mas os ouvidos queixam-se de tempos a tempos ;)

      Eliminar
  12. Todos somos unicos.....os que querem ser replicas de outros não têm personaliddae forte suficiente para se sentirem bem consigo proprios....
    de ser unico...a unica coisa que tenho pena é de ter um unico filho.....mas que é sem duvida um filho UNICO <3

    ResponderEliminar
  13. ...e eu acrescento, somos únicos pelas nossas qualidades e pelos nossos defeitos, ser único não é uma qualidade ou defeito, acho que é uma característica diria mesmo de toda a gente. Podemos é ser únicos para alguém, mas numa abordagem abrangente todos somos únicos. :)

    ResponderEliminar
  14. Concordo. Agora parece que está na moda as pessoas andarem a gritar que são únicas, sinceras ("eu sou assim digo sempre o que penso doa a quem doer" deve ser a frase mais dita e escrita) e frontais (adoro esta designação tantas vezes também utilizada). Também duvido de quem se anda a vangloriar assim porque dá-me sempre a sensaçãod e publicidade enganosa. E sermos únicos penso que passa muito longe disso. Aproveito também para desejar um excelente 2013*

    http://ovagoencanto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior mesmo só os que não sabem distinguir ser directo e frontal com ser mal educado, por acaso costumo até ser sincera, mas com as pessoas que me são próximas, se uma amiga me pede opinião sobre uma peça de roupa e achar que lhe fica mal não tenho coragem de não lhe dizer, agora essa sinceridade que falas no teu comentário para mim não passa de uma desculpa para muito boa gente andar para aí a insultar os outros gratuitamente e isso nem sequer é ser sincero.

      Um bom 2013 :) (Gostei do teu comentário e não resisti a deixar umas palavrinhas)

      Eliminar
    2. Muito bem dito. Se fosse uma palestra merecias uma ovação de pé :)

      Eliminar
  15. Portanto, quando o homem me disser "és única", não devo explodir de alegria, sou só mais uma de muitas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo contrário. Deves acreditar. Agora, se passares o dia à janela a gritar: "sou única. Sou a maior. a mais bela. Isto, aquilo e por aí fora" são os homens que devem desconfiar de ti :)

      Eliminar
  16. Quem se acha único e precisa de dizê-lo vezes sem conta a outras pessoas, só pode estar a querer mentalizar-se disso mesmo. Pessoas que o fazem repelem-me!

    ResponderEliminar