2.1.13

saldos... devia ser sempre assim


Já aqui disse que a minha relação com os saldos é tudo menos perfeita. Existem momentos em que chega mesmo a ser marcada pelo ódio. Entro numa loja (seja ela qual for) e durante breves instantes olho para os artigos que se amontoam na zona dos saldos. Nada merece a minha atenção. Como tal, segundos depois já estou a observar as novas colecções. Hoje não foi excepção. A minha primeira (e talvez única) incursão aos saldos tinha apenas um objectivo. Comprar uns ténis de corrida para o renascimento da minha vida desportiva. Apesar de gostar muito dos que tenho – um dos meus problemas é perceber que há coisas que têm prazo de validade - entendi que já não estão nas melhores condições. Um enorme buraco ajudou-me a perceber isto!

Entrei numa loja de desporto e durante trinta segundos vi os modelos que estavam em saldos. Confesso que ainda experimentei um deles que foi rapidamente colocado de parte. Porquê? Porque os meus olhos sentiram-se atraídos por um modelo que não estava em promoção. Como se tratavam de uns ténis que custavam quase cem euros, nunca ousei experimenta-los. Até hoje... Para mim, gastar 84 euros em ténis de desporto é algo que me dá um aperto no coração. E outro na carteira. Porém, reparei que havia uma diferença de dez euros entre o preço da caixa dos ténis e aquele que constava no expositor. Naquele momento em que quero comprar algo, agarro-me a tudo aquilo que me dá razão para efectuar a compra. E estes míseros dez euros significam o mundo para quem tem a consciência pesada por ir comprar algo dispendioso. Pelo menos, eu sou assim.

Mentalizei-me que podia pagar os 74 euros pelos ténis e dirigi-me à caixa. “Tem uma diferença de dez euros em relação ao preço da caixa”, salientou a funcionária quando registou o artigo. “Boa escolha. Tenho o modelo feminino e são muito bons”, acrescentou. Esta frase foi boa pois deu-me mais um motivo para a compra me pesar menos na consciência. Eis que, a funcionária carrega no “enter” para concluir a compra. Foi então que os 74 euros passaram para 59,99 euros. Nesse instante, e por mais fútil que isto possa soar, senti-me muito bem. Porque tinha estipulado gastar apenas 50 euros na compra dos ténis. E só aceitei gastar mais do que esse valor por perceber que se tratava de algo que tem a missão de proteger os meus pés, pernas, joelhos e costas. E isso é algo que não tem preço. Felizmente, este pensamento acabou por ser recompensado com a inesperada redução do preço. E assim se conta a história do meu momento mais feliz nos saldos. Porque não pode ser sempre assim? Isso é que era...

29 comentários:

  1. Eu também investi mais no calçado do que inicialmente queria, mas tem valido cada cêntimo. Parece que corro em cima de algodão doce. :) Boas corridas!! (se te inscreveres no site que te falei, depois avisa, que assim podemos controlar... muahahahah :p)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os "pés" não se brinca. Tive a mesma sensação com os meus que já foram usados hoje e que vão voltar a ser usados amanhã.

      Combinado ;p

      Eliminar
  2. Essas poupanças inesperadas sabem sempre tão bem!

    ResponderEliminar
  3. Era mesmo bom que fosse sempre assim, as compras corriam muito melhor ;)

    ResponderEliminar
  4. Também quero comprar uns...e essa tua história inspirou-me ;)

    ResponderEliminar
  5. O meu drama tb é ir (tipo hipnose) para a zona da nova coleção! lol É tiro e queda...!

    ResponderEliminar
  6. A minha relação com os saldos é parecida com a tua. Bom ano.

    ResponderEliminar
  7. Porque será que ir para a outra zona da "Nova colecção" é tão atractivo? Deve ser para se acabar sem comprar nada..

    Mas hoje tiveste um momento de sorte..ora ainda bem!:)

    ResponderEliminar
  8. Como te entendo...eu os saldos também somos uma desgraça, acabo por quas enunca conseguir encontrar o que quero mesmo e pelos meus olhos comçarem a "namorar" as novas coleções:)
    Geralmente saldos para mim é mais para o calçado ...e por acaso o meu calçado de desporto e para a dança compro praticamente em saldos :)tenho quase sempre estipulado o valor de 40 euros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também estipulo valores mas em certos casos acabo por ceder :)

      Eliminar
  9. eu costumo desculpar-me dizendo que não tenho culpa por ter um gosto requintado.

    ResponderEliminar
  10. Raramente compro coisas nos saldos, porque lá está, os meus olhos fogem da desarrumação e amontoado de roupa que são os saldos, directamente para a parte mais arrumada da loja, nova colecção! Mas uma compra como a tua, sim senhor! Vale muito a pena :)

    ResponderEliminar
  11. Adoro quando isso acontece. Chegar à caixa e pagar menos do que estava à espera. É fantástico :D

    dreamerthing.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. A mim acontece-me o mesmo e é sempre nos ténis de corrida! Tenho sempre boas surpresas na caixa vou mentalizada com um preço e pago menos ;)

    ResponderEliminar
  13. Há muito que os saldos são um verdadeiro engano, salvo raras excepções.
    Muitas vezes o barato sai caro e mais vale fazer o sacrificio e comprar algo que efectivamente satisfaz pela sua qualidade.

    ResponderEliminar
  14. "um dos meus problemas é perceber que há coisas que têm prazo de validade"... pois eu consigo bater-te, eu tenho mesmo dificuldade em deitar fora coisas que já estão estragadas (mesmo sapatos) mesmo que tenha plena consciência que é impossível voltar a usá-los :( Um dia destes preciso de fazer uma terapia de desapego ou algo do género.

    Os Saldos dão jeito para comprar alguma coisa que se goste muito e que seja mais cara, o problema é que nos saldos já vi acontecer duas coisas, já vi coisas da colecção anterior passarem para a nova colecção saltando os saldos, e também já vi não ter o mínimo interesse nas peças que tinham sobrado para os saldos :/ Por isso compras como a que fizeste são óptimas compras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou como tu. Há coisas que só vão para o lixo sem o meu conhecimento :)

      Partilho a tua opinião.

      Eliminar
  15. Uma palavra para ti: "outlet". Quando precisei, fui lá e estavam todos em promoção! LOL :)

    ResponderEliminar
  16. Cobrança nr 1: já estão em uso??? ;)
    beijos

    ResponderEliminar