25.1.13

romântico sofre

Por norma existe a ideia de que o romantismo anda sempre de mãos dadas com o sofrimento. Verifica-se uma tendência em aceitar muito mais facilmente alguém que percebe de amor se for uma pessoa que sofreu muito em vez de outra que nunca experimentou a dor neste campo. Se sofreu, sabe o que diz e é certamente um romântico. Se não sofreu por amor, é um falso moralista que se deve achar especialista no assunto.
 
Será que esta ideia está relacionada com o facto de grandes histórias de amor estarem ligadas à dor e ao sofrimento. Contos que apaixonaram milhões de pessoas em todo o mundo. Será isto que leva a que a dor seja automaticamente associada ao amor e aos românticos. Ou será que não existe amor sem dor? Será que não é possível amar e ser amado sem experimentar o lado negro de uma vida a dois? Ou, mais uma vez, será que tudo isto está relacionado com as tais histórias de amor pautadas pelo sofrimento.
 
Ou será ainda que o amor sem dor seria chato, aborrecido e entediante? Será que é na dor que se conhece a verdadeira dimensão do amor que nutrimos por alguém? Pessoalmente, acredito que exista amor sem dor. Por outro lado, acho que poderá ser chato, aborrecido e entediante. Por fim, quanto mais escrevo, mais perguntas surgem na minha cabeça. Lá está, o amor é simples… mas nas tais mensagens de valor acrescentado que têm solução para tudo.

44 comentários:

  1. amor é quando te mostram um corpo dentro da mala de um carro e te pedem ajuda para enterrá-lo e tu fá-lo sem fazer qualquer tipo de pergunta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahahahahahahahahaahahahaha that's my kind of girl :D:D

      Eliminar
    2. Ó Super Sónia... isso não é amor, é burrice mesmo... eheheheheheh
      (brincadeira)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olha, não sei. Mas se a coisa fosse fácil a Taylor Swift estava tramada :)

    ResponderEliminar
  4. Já a Rita Lee dizia na canção:

    "Amor é isso,
    Sexo é aquilo
    E coisa e tal...
    E tal e coisa... "

    Está tudo dito...

    ResponderEliminar
  5. Não acho que seja possível amor sem dor... Normalmente porque falamos sempre de experiência própria. Eu, que já tive de sair de Portugal para ir viver fora, afirmo que numa história que tinha tudo para ser perfeito não foi porque simplesmente tivémos de viver cada um de um lado do Oceano. Sofre-se. Sofre-se sempre que se gosta de alguém. Não imagino amor sem sofrimento nem quero imaginar, acho que são as duas faces da mesma moeda!

    ResponderEliminar
  6. tem de doer... o sangue aquece e borbulha e queima a pele por dentro, que se rasga para deixar sai a felicidade que já não cabe cá dentro... acho que é por isso...

    ResponderEliminar
  7. Acho que no amor não existe uma receita única:) ... mas sinceramente não acredito muito em amores sem a respectiva dose de sofrimento e dor! e esse sofrimento e dor acontece porque há realmente um envolvimento profundo entre duas pessoas! O mundo não é perfeito, logo as relações e os amores também não são perfeitos! É quase inevitável e por uma ou outra razão acabamos de em certos momentos desiludir a pessoa que está connosco! mas o certo é que a intensidade desse amor mede-se pela capacidade de superação desses momentos de dor e de sofrimento :) pelo menos esse é para mim o significado de um amor verdadeiro!

    ResponderEliminar
  8. Tas a ver secalhar o amor até é simples tu é que te deu pra complicar agora!!!!
    Há coisas que nao vale a pena começar a questionar senão acontece o mesmo que te esta a contecer agora!!!
    Não posso dizer que seja uma entendida no assunto, cada um vive o amor a sua maneira, com muitas ou poucas perguntas, com mais ou menos sofrimento!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Amor romântico, amor platónico, amor trágico, entre outros tantos são bem presentes na literatura Portuguesa. Não é por acaso, nem à toa que Portugal tem ou teve os maiores romancistas e poetas de todos os tempos. Quem não lembra da obra "Os Maias"? Um amor impossível entre dois seres que afinal eram irmãos ou até mesmo os Lusíadas em que Luís Vaz de Camões escrevia de amor, sobre amor, como se o mesmo fosse recheado de desgosto, incerteza, dor, lágrimas... enfim!

    E a história, a história de D. Inês de Castro decapitada na quinta das lágrimas onde na fonte que ainda lá existe, reza a lenda, de que as manchas vermelhas que se podem ver através da água são ainda o sangue daquela que teria sido rainha de Portugal.
    O amor não tem, nem deve ser sofrimento... lamento em o dizer! O amor é um sentimento, sentimento que não se projecta, que se vive, que se sente apenas e tudo começa com o chamado amor próprio... Atrevo-me a perguntar: será que cada um de vós se ama, ou põem no outro a responsabilidade de vos amar quando vocês mesmos não o conseguem fazer?

    Como podemos amar alguém se ao nos olharmos no espelho não conseguimos aceitar quem somos, nem as nossas fraquezas? Eu nunca sofri um desgosto de amor, mas sou e sempre serei uma eterna romântica. Amo-me muito e isto não é egocentrismo, simplesmente aprendi a amar quem sou, a respeitar aquilo em que acredito e sendo capaz de me amar tenho capacidade para amar o outro sem o responsabilizar para me fazer feliz.

    A felicidade parte do interior para o exterior, jamais o inverso. Ter ou amar alguém que está na nossa vida é um "acrescento" na felicidade que já possuímos quando nos amamos e não temos medo de estar sós!

    A música diz: "Everybody searching for a hero
    People need someone to look up to
    I never found anyone who fulfilled my needs
    A lonely place to be, so I learned to depend on me

    I decided long ago never to walk in anyone's shadow
    If I failed, if I succeed, at least I lived as I believed.
    No matter what they take from me they can't take away mydignity

    Because the greatest Love of all is happening to me
    I found the greatest love of all inside of me"

    E assim tenho feito ao longo da minha vida e sou feliz!

    Um beijo e bom fim-de-semana!

    Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem. Concordo que devemos gostar de nós para que os outros possam gostar de nós. Mas não imagino o amor sem dor. Como foi referido e muito bem há-de haver sempre dor, por mais fraca que possa ser.

      beijos

      Eliminar
  10. subscreve-se.
    talvez tenhamos que ser uns romanticos e nao criar a expectativa normal. mesmo nao a criando, dado que o "amor é o verbo", de do outro lado nao ocorrer coisa alguma, resta-nos entender que o fizemos por nós, e nao por ela.
    pegar na viola, e ir tocar para outra freguesia.
    great blog. cumps

    ResponderEliminar
  11. Amor não está ligado à dor. A dor serve apenas para criar um perspectiva diferente sobre o amor (ausência de dor) e dar maior valor ao mesmo, coisa que algumas pessoas possam não ser capazes sem terem essa referência. a dor ligada a amor está nas histórias e nos filmes, e de tal modo entranhado nas mentes ao longo dos tempos, que as pessoas que vivem o amor sem dor pensam que não é amor...coitados...a mim dói-me é a falta de amor... (vou levar isto para o meu blogue)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não está ligado mas não imagino amor sem dor. Mesmo que seja uma dor muito fraca, ela existe.

      Eliminar
  12. Ah, pois eu acredito no amor sem dor e acho que é esse o melhor de todos! Claro que quem já esteve em várias relações é normal que em algumas não se dê bem e sofra! Mas quem gosta mesmo de nós não gosta de nos ver sofrer, não é? Claro, também já sofri por amor; mas sempre tive a noção que havia limite para tudo e sempre que necessário cortei o mal pela raiz, por assim dizer. O meu amor é feliz e sem dor. Se calhar é por tudo isto que não sou uma pessoa romântica. Nem o meu companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não me refiro apenas à dor que leva ao final de uma relação. Desiludir alguém, mesmo que seja com algo desculpável, não causa dor?

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Óbvio que o amor não tem de estar associado à dor...mas uma coisa é certa: sofre-se por amor!!!

    ResponderEliminar
  15. Diria que há amor sem dor não há é amor sem problemas, discussão, dias maus etc. Nada é perfeito mas isso é bom. E como alguém diz, a dor é inevitável o sofrimento é opcional. É tudo uma questão de mentalidade.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. O amor em geral,e não falo só do amor entre casal, mas do amor a um qualquer ente querido por exemplo, sendo um sentimento positivo e até sublime está associado a sentimentos opostos negativos como : ódio, , distanciamento,perdas Etc. e muitos outros sentimentos que causam dor.
    Portanto não me parece coisa de filmes o motivo de sentir esse tipo de dor e até sofrimento, não serão as consequências dos opostos da vida que temos de saber ultrapassar o melhor possível? Que causam dor é inegável.

    ResponderEliminar
  17. Sentir amor é também sentir dor. Amor é sentir algo que nos ultrapassa. Há a dor de não poder estar com quem amamos, há a dor de não podermos abraçar e beijar aquela pessoa naquele momento, a dor de querermos o melhor para ela e sermos o melhor. E depois há toda uma outra dor aquando da separação, do que foi e já não pode ser.

    ResponderEliminar
  18. O amor nem sempre está associado a dor. O amor a um filho fantástico, saudável que não nos dá dores de cabeça, que dor tem? O amor ao primeiro namorado, que se transforma no noivo e marido e pai dos filhos, que dor tem? Não certamente a mesma daqueles amores desavindos... O amor não é dor. É só Amor. O resto, é não ser amado. E isso é bem diferente...
    http://de-sabafo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que este tema dá pano para mangas. Há muitos tipos de amor.

      Eliminar
  19. Para mim amor, ultimamente, tem sido sinónimo de "sofrer" ;(

    ResponderEliminar
  20. Depende do tipo de amor...há o amor incondicional-pelos filhos - e nesse oh sim há dor, porque tudo o que lhes acontece a nós doi-nos na alma.

    Depois há o amor entre casal...e esse eu nao acho que tenha que doer, doer porquê?
    Vamos simplificar as coisas, ou se ama ou nao...podemos discutir mas saber que teremos ali sempre o nosso porto de abrigo e so assim faz sentido, aqui nao pode haver dor e quando a houver será a dividir por dois...
    Quando nao for um porto de abrigo...hum, então nao é amor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim?
      Quando amamos e nao somos correspondidos?
      Isso é aos 18...depois ...nem pensar!

      Há aqui dois sentidos de "dor"..a dor que se sente quando nos magoam e a dor de nao ser correspondido...

      Mas, quando nao se é correspondido...nao pode/deve haver dor...(muito havia a dizer sobre isto)

      Eliminar
  21. Eu hoje como um adolescente romântico, sim exatamente posso afirmar que existe de um amor que vai passar por uma dor, eu fico simplesmente surpreendido com essa nossa sociedade atual, com a capacidade das mulheres desprezaram um homem apaixonado por elas, nesse caso um romântico, que faria tudo por elas, mas não é bem assim como nos românticos sonhamos. Eu hoje digo com orgulho que sou romântico e não pretendo mudar meu estilo nunca, e muitas pessoas pedem para eu mudar, pedem para eu abandonar esse meu jeito romântico de ser, mas o que eu posso fazer se ser romântico é e sempre vai ser minha natureza, mesmo que hoje existam poucos adolescentes. Hoje infelizmente me recupero de um amor, que esse sim posso dizer que será sempre meu Primeiro Amor, mesmo que ele não tenha sido correspondido, mas sim desta garota nunca vou me esquecer.
    O que eu não consigo entender diante varias explicações é exatamente como uma garota pode desprezar, tentar fazer ciúmes a um garoto romântico, ela não deve saber o quanto dói passar por isso, mas de qualquer maneira eu vou perdoar ela, mesmo que eu já tenha passado por varias paixões não correspondida, esse amor que vivo hoje, posso sim dizer que me marcou bastante. Um dia um velho amigo veio me perguntar se vale a pena sofrer muito por um amor? Eu o respondi: Meu caro amigo, se as duas pessoas têm sintonia, se elas se gostam de verdade mas tem medo de assumir um para o outro, vale sem duvida a pena, vale sim sofrer, vale sim Lutar por um grande amor. Hoje sinceramente homem romântico esta em extinção no mercado, e eu ainda conseguir ver isso na minha frente, você vai se magoando pra caramba pela pessoa. É assim a vida de um romântico, vai se apaixonando, quando não da certo, sofre, fica magoado, e se apaixona novamente. Coração romântico tem uma certa conclusão que se for amor não correspondido, vai sofrer, vai se magoar, e pode ter certeza que se um dia encontrar a pessoa na rua, sem duvida vai virar a cara com gosto e passar por outro lado. Mas foi bom contar e desabafar para o Blog!
    Agradeço bastante, Atenciosamente
    Lucas Santos

    ResponderEliminar