30.1.13

receita para a felicidade


Raramente tive dúvidas sobre este aspecto ao longo da minha vida. Porém, cada vez mais tenho como uma certeza inabalável que a receita para a felicidade não passa por uma conta de multiplicar euros e mais euros. Também não passa pelo apartamento com dez quartos naquela zona de luxo onde todos sonham viver. E muito menos passa pelo carro mais luxuoso do mercado ou pelas roupas mais caras e ainda pelos acessórios que adornam o visual de uma forma vistosa.

Arrisco dizer que a receita para a felicidade é muito simples até. Para mim, bastava-me estar em Cuba. Ter onde dormir. Estar perto de um bar de música cubana. E ter uma (ou muitas) garrafa de José Cuervo Especial Gold e muitos copos de shot. No corpo bastavam umas calças de ganga (ou calções) e uma t-shirt já com aspecto velho.

Misturava isto tudo e consumia diversas vezes ao dia. Com especial incidência para a noite. Onde a música cubana cantada ao vivo, a dança e os brindes com as pessoas especiais se destacavam. Seria muito feliz apenas com isto. Disso não tenho dúvidas.   

60 comentários:

  1. E uma gata ao teu lado para dançar contigo e aproveitar esses dias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai comigo para onde eu for ou vou eu para onde ela for. Só assim a vida tem sentido :)

      Imagino estas coisas sempre rodeado de pessoas boas, que vejam a vida da mesma forma do que eu.

      Eliminar
  2. Eu também era feliz só com isso! Quer dizer, já que estamos na receita e no sonho da felicidade, para mim falta apenas companhia. Boa companhia e estaria no céu. Adoro Cuba .)

    ResponderEliminar
  3. cuba é o meu destino de sonho. eles sao felizes por natureza. cantam e dançam como se nao houvesse amanha. eu alinho e vou contigo. dancava tds dias rodeada de pessoas alegres num pais e clima maravilhoso! Sonhar faz bem à alma

    ResponderEliminar
  4. A mnh felicidade agr tb n requer mt, passava apenas por me casar e viver com a pessoa com quem estou. A questão é q, para isso, ou para a maior parte das coisas, já agora, o dinheiro é sempre preciso.

    ResponderEliminar
  5. A minha felicidade tb não é mt diferente da tua. Afinal para mim sempre foi nas pequenas coisas que a encontrei. Infelizmente há mt boa gente que só dá valor ao "imaterial" quando realmente está doente ou passa por uma situação crítica da sua vida. E, só por causa disto, vou ver como estão os preços para uma viagemzinha a Cuba que deve ser um local super mega maravilhoso para ser ainda mais feliz :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz-me que nunca fui lá e não sei os preços. Tens muita razão no que dizes.

      Eliminar
  6. Olha que essa receita parece-me muito bem. Se bem que qualquer destino com sol, calor e boa disposição é muito bem-vindo! E ia já! ;)

    ResponderEliminar
  7. Ohhh, quantas vezes eu disse que qualquer dia me mudava para a R. Dominicana e abria um negócio de saias de palha na praia? Percebo-te.

    ResponderEliminar
  8. ..pois e para isso convinha seres rico...certo?
    ...pronto lá venho eu...Cuba a mim diz-me muito pouco, mas nao era sitio para onde gostasse de ir...
    Se eu fosse mesmo muito rica...espera, vou fechar os olhos e sonhar um bocadinho!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisava de ser rico. Bastava-me o dinheiro para a viagem e para alguns dias de estadia. Depois, orientava a vida por lá.

      Sonhar é tão bom...

      Eliminar
  9. e porque o ser humano é por natureza insatisfeito, verias que essa receita não seria suficiente.

    Eu, apesar de ter adorado conhecer Havana e Santiago (não, não fui a Varadero), devo dizer que tenho todos os ingredientes para a felicidade aqui neste calhau, :) e sem "cagaços" como apanhei numa manhã em Santiago, quando a o Hotel abanou todo com um sismo...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás errada. Para mim seria suficiente. pela tua lógica hás-de ficar insatisfeita com o calhau :)

      Espero que não tenha sido nada de grave.

      Eliminar
    2. Já cá vivo há quase meio século, e o calhau não me desilude...desiludem-me (ou não) as pessoas que o (des)governam, mas é aqui que me sinto em casa, é para aqui que anseio regressar quando estou fora...é este mar a bater no calhau, em vez de enrolar na areia, que me embala...é aqui que sou mais eu...

      quanto ao sismo, não foi grave, foi 5,3, mas como não tinha antes vivido nada com aquela intensidade, acordar com o hotel a abanar e o alarme a tocar, a luz a falhar...foi...interessante.

      Eliminar
    3. Vês. As pessoas não se fartam todas :)

      Gostei desse relato.

      Eliminar
  10. Não tenhas dúvidas, eu que nunca fui a cuba habituava-me a essa vidinha! :D

    ResponderEliminar
  11. Eu também acredito que a felicidade está nas coisas simples da vida...e eu consigo identificar 2 ou 3 coisas que me conseguem preencher a alma e estão realmente ao alcance :)

    ResponderEliminar
  12. Um dos meus destinos de sonho...também não me importava de andar pela vegetação cubana com o gole aqui e outro gole ali das maravilhosas bebidas que por lá se fazem!

    ResponderEliminar
  13. Eu já fui, e garanto-te que é um país MARAVILHOSO e que sentes tudo aquilo que escreves no texto!

    ResponderEliminar
  14. "apenas"? Isso é uma descrição de umas belas férias onde iriam certamente uns belos euros... e portanto aí a conta onde se multiplicam euros e euros davam certamente muito jeito... Não defendo que o dinheiro traz felicidade, mas as coisas que o dinheiro traz essas sim podem trazer muita felicidade. É claro que há felicidade em outras tantas coisas, mas a mim ninguém me tira da cabeça que uma vida regada a viagens para todo o lado iam fazer de mim uma pessoa muito, muito MAIS feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Férias? Eu ia para ficar. Não ia experimentar sete noites e depois voltava. Como referi só precisava de dinheiro para a viagem e para os primeiros tempos de estadia. Depois fazia-me à vida.

      A minha grande preocupação com o dinheiro é que pode "comprar" saúde. Só isso é que me assusta. Quem tem dinheiro tem acesso a melhores tratamentos que podem estar apenas disponíveis apenas no outro lado do mundo.

      Eliminar
  15. Isso sim, seria qualidade de vida!! :)

    ResponderEliminar
  16. A receita para ser feliz sempre ouvi dizer que era a coisa mais facil do mundo!!!
    Ahh e nem era preciso saber cozinhar!!!
    Pra mim bastava-me estar num local com a pessoa de quem gosto, a fazer as coisas que mais gosto e sem aquelas pessoas chatas sempre a meter defeitos e a chatear.
    Era simplesmente perfeito.
    Eu ate nem peço muito pois não???
    :)

    ResponderEliminar
  17. Depois de visitar esse País fica-se com essa sensação, como te compreendo. Porque será? Será que é mesmo isso o ser feliz?
    Mas repara que muitos por lá estão descontentes também..
    Só sei que tal como a canção diz: "a vida simples é bela, quase sempre". Lá vem o conceito de felicidade que tantos procuram mas poucos param para pensar.
    Olha, mas por lá, ao contrario de outros Paises, de vida simples ate têm um bom sistema de saúde e de educação.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só sei que sabiam muito bem uns anos por lá :)

      Eliminar
    2. Por aqui quando fomos até lá, pensamos logo em regressar, mas para viver num apartamento uns meses.. não deu ainda, mas quem sabe um dia pelo menos voltar, mas não para férias propriamente.:)

      Eliminar
  18. Fartar-se-ia rápido!
    Em Cuba faltam muitas coisas, a que estamos habituados. Vale a pena ir...de férias. Stop.
    Eu meu sonho fica aqui ao lado, Açores!

    E quanto aos euros. Quando oiço alguém menosprezar a importância do dito, lembro-me sempre de um diálogo a que assisti entre a minha mãe e uma senhora conhecida, que se queixava da falta de dinheiro.

    Mãe: - Deixe lá isso. Melhores dia virão. E sabe...o importante é termos saúde!

    Senhora - É verdade D. N, mas eu quando não tenho dinheiro, até me dá doença!

    :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que não me fartava. Açores... belas memórias. Não me canso de ir lá.

      Eu dou a importância que o dinheiro tem na minha vida. Naquilo que preciso e naquilo que quero poder ter quando for pai. Mas não passo a vida a contar tostões e a enriquecer a conta bancária só para dizer que tenho muito dinheiro. ;p

      Eliminar
  19. Eu já tive a sorte de ir a Cuba e é imperdível! Mas a vida para os locais não é muito fácil....:/
    Para mim a receita para a felicidade sao as pequenas coisas; um dia de sol, o mar, um telefonema amigo, o abraço do meu namorado!
    Beijinhos

    Http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Ora, já podias ter dito que querias estar em Cuba! És meu convidado! são só 200 km. bj

    ResponderEliminar
  21. Só quero ir a Cuba pelas afamadas Havana Nights. Espero que não sejam uma grande desilusão no dia em que lá for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho inclusive esta viagem na minha Bucket List "ir a cuba e dançar todas as noites"

      Eliminar
  22. Não podia concordar mais contigo!Já fui a Cuba por 2 vezes e andei por aquelas ruas de Havana de dia e de noite, sem problemas, convivi de perto com a realidade que eles vivem e é muito dura a vida deles. Alguns exemplos, um jovem de 25 anos o sonho dele era ter uns tenis converse all star. Uma senhora de 43 anos gostava de sair da ilha. O segredo para a felicidade deles passa por ouvir música e dançar, belo do charuto e o rum faz milagres. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Santiago de Cuba, conhecemos um jovem que o sonho também era ter uns tenis.
      Quando chegámos a Portugal, enviámos-lhe um par de tenis e uns jeans
      Ele ficou todo contente :)

      Conhecemos, num museu, uma senhora que o queria sabonete e shampoo...

      Seja como for, aquela gente é feliz...ao menos, dão-nos essa impressão, mas não gostaria de lá viver...como já referi em cima, tenho tudo para ser feliz, aqui mesmo, neste calhau.

      Tenho sol, tenho mar, tenho família, tenho amigos, tenho trabalho que me deixa os cabelos em pé... e enquanto puder fazer as minhas escapadinhas para conhecer outras paragens... que mais posso pedir.

      Eliminar
  23. Essa é a felicidade dos momentos especiais.

    ResponderEliminar