18.1.13

leader, líder, lidl


Para algumas pessoas, líder é a forma portuguesa de dizer Lidl. “Vou só ali ao líder comprar uns chocolates e volto já”, dizem. Para outros, líder é aquela palavra que faz parte da letra da música Follow The Líder (Leader na versão original) cantada pelos The Soca Boys e que levava as pessoas a fazerem coreografias tipo comboio numa qualquer discoteca. “Follow the líder, líder, líder (siga – me!) Follow the líder, líder, líder (siga - me, siga – me!) Follow the líder, líder, líder (siga – me!) Follow the líder, líder, líder”, era o que cantavam.

Depois existem aqueles que entendem que um líder é a pessoa que merece o crédito do trabalho bem efectuado pela equipa que comanda. Líder esse que não tem culpa quando as coisas correm mal. É o líder do lado bom da vida. É a pessoa das palmadas nas costas e abraços nos bons momentos mas que nunca tem culpa nos erros dos comandados e que assobia para o lado quando as coisas começam a apertar.

Quanto a mim, continuo a preferir os líderes que sempre conheci. Aqueles que o são porque merecem e não porque impuseram essa liderança à força. Os líderes que nunca são responsáveis pelo mérito de algo bem sucedido. “o sucesso é fruto do trabalho da equipa”, dizem. Líderes que assumem a culpa quando algo corre mal, mesmo que os erros não sejam da sua responsabilidade. “A culpa é minha pois sou eu quem manda”, referem. Líderes que sabem motivar e que não o são apenas pela função que desempenham. Infelizmente, este tipo de liderança começa a escassear.

42 comentários:

  1. ODEIO ouvir as pessoas dizerem líder em vez de lidl. Faz-me uma comichão daquelas!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo..começam a ser raros...e é pena!

    ResponderEliminar
  3. A minha avó é das que diz "líder" em vez de Lidl. Tens razão, é cada vez mais raro encontrar um verdadeiro líder.

    ResponderEliminar
  4. Lideres com preços baixos, então só se for por milagre...

    ResponderEliminar
  5. também há quem diga LIDO...just for the record :P

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Já não se fazem líderes assim. Infelizmente!

    ResponderEliminar
  7. Líderes são e serão para mim os que descreves no último parágrafo. Existem poucos, lamento!

    ResponderEliminar
  8. Quanto a mim continuo a preferir o Lidl. Só tem um defeito: não é de origem portuguesa! É bom e barato! Quero lá saber de líderes!

    ResponderEliminar
  9. O perfil de um líder numa empresa é esse mesmo. Líder de uma equipa e se a equipa vencer o mérito é da equipa. É como o Mister no futebol. Quanto aos líderes mundiais que fazem História é outra coisa. Era impensável, por exemplo, o Hitler nos primeiros anos da II Guerra Mundial ter falhado um ataque e assumir a derrota, muito provávelmente mandaria de imediato fuzilar metade das tropas :) Apesar de ser apenas um exemplo, demonstra nitidamente como pessoas loucas e sem escrupulos chegam a líderes, a estes denomino-os de pseudo-líderes. E olha que eles andam aí...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas no Hitler e há uma detalhe que muitas pessoas nunca se lembram. Ele foi eleito pelo povo.

      Eliminar
  10. Pois eu já tive um colega, velhote, que já se reformou, que soletrava. Dizia tudo separadinho. Vou ali ao éle-i-dê-éle.
    Quanto aos líderes, nem imaginas o que o meu foi capaz de fazer nos 3 anos de "liderança", para além de destruir tudo o que de bom tinha sido feito nos muitos anos anteriores. Enfim ... esperemos por dias melhores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei essa história. A maior parte dos líderes são muito maus.

      Eliminar
  11. Adorei este post e já me ri bastante com ele lol.
    Em relação aos verdadeiros líderes concordo que esses não se auto-proclamam como tal, são escolhidos pela maioria pelas suas competências e características pessoais. E infelizmente, o que não falta agora são auto-proclamadores.

    ResponderEliminar
  12. Tens toda a razão... Infelizmente hoje em dia os líderes têm por trás um factor "C" e não uma vocação inata para tal! Mas ri-me bastante com o primeiro parágrafo, até porque a minha avó é das pessoas que diz líder em vez de Lidl :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente há cada vez mais líderes desses :(

      Fiquei fã da tua avó!

      Eliminar
  13. Para ser léder não basta ser bom a liderar, tem de ser reconhecido como tal.
    Nesta sociedade de principios trocados há tanto lider com imensos seguidores que são sombras de pessoas.
    Torna-se dificil distinguir um verdadeiro líder por estes tempos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente não tenho líderes desses para os meus lados :(...tenho daqueles que nunca deveriam ter o poder porque não olham a meios para conseguir alcançar os seus objetivos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas estes líderes podem ser a solução de muitos problemas.

      Eliminar
  15. é uma pena que esteja a escassear pois é essa liderança que nos faz falta!

    ResponderEliminar
  16. Um exemplo de lider apenas para as coisas boas é o treinador do nosso clube HsB.


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem dias porque também é acusado de falar mal para os jogadores.

      Abraço

      Eliminar
  17. Há quem diga também que vai ao "Lidól" :)

    ResponderEliminar
  18. Lindól já ouvi!

    Quanto aos lideres... ui, escasseiam!!
    http://de-sabafo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Concordo a 100% contigo.
    São muito poucas as pessoas com perfil para líder.

    ResponderEliminar
  20. Lidl, há um porradão de anos a baralhar os portugueses...
    Ps: vou ficar o resto do dia a cantar aquela música :S

    ResponderEliminar