30.1.13

és irresistível. estás despedida!


Se um dia, a minha chefe viesse ter comigo e dissesse que me ia despedir por eu ser irresistível e uma ameaça ao seu casamento não sei qual seria a reacção. Ficaria de peito inchado com tamanho elogio e massagem ao ego? Ficaria sem reacção por ser algo sem qualquer lógica? Ou perguntava onde estava a câmara de filmar pois só podia ser para os apanhados? E se este despedimento seguisse para tribunal e o juiz desse razão à minha chefe?

Parece brincadeira mas é uma história verídica. A única alteração é que o funcionário irresistível não sou eu mas Melissa Nelson, uma assistente dentária do Iowa, nos Estados Unidos da América. Sendo naquele país, não me surpreende que este despedimento não seja considerado uma discriminação ilegal à luz dos direitos civis daquele estado por ser baseado em sentimentos e emoções. Convém salientar que os argumentos utilizados pelo patrão são de que Melissa usava roupa muito justa, o que é uma distracção.

Se as mulheres não mostram nada são umas púdicas. Se gostam de saias curtas e de decotes generosos são umas oferecidas. Se não dão “baldas” ao patrão são uma ameaça para o casamento do chefe e são despedidas.

53 comentários:

  1. Isso foi na América já se vê.. tal como dizes no último parágrafo nunca ninguém está contente.

    Para encontrar motivos de despedimento estão sempre prontos e aí não é só na América, infelizmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acho que isto era impossível em Portugal. Aceitar o argumento de que é uma ameaça para o casamento.

      Eliminar
  2. Apesar de escreveres muito e os comentários ainda muitos mais, vou aproveitar que ainda só tens um para dizer que mal dou conta de ler tudo o que escreves mas vou tentando. És bastante natural e com personalidade. Parabéns. (És um desocupado, caramba)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.

      Acredito que possa aparentar que sou um desocupado mas acredita que isto envolve uma grande ginástica.

      Eliminar
  3. Eu sei que da América já pouca coisa surpreende, mas se isso passar assim, fico deveras espantada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a história é mais complexa. Parece que a mulher do chefe apanhou mensagens dele para ela e obrigou o marido a despedir a empregada.

      Eliminar
  4. Já nada surpreende vindo dos EUA, mas não deixa de ser ridículo!

    ResponderEliminar
  5. Já tinha lido essa noticia há algum tempo, mas como sabes: na América tudo é possível!!

    ResponderEliminar
  6. Embora esteja bem longe de concordar com este ridículo extremo, a verdade é que eu no meu local de trabalho não me visto da mesma forma que visto ao fim-de-semana ou quando vou sair. Mesmo ao fim-de-semana e quando vou sair não sou o cumulo do arrojado, mas concordo que para fato de banho existem praias e que há vestuário que nos faz sentir bem e bonitas, sim senhor, mas que certamente será distractivo pelo que, a menos que o nosso trabalho esteja altamente relacionado e seja valorizado pela nossa imagem, não deve ser usado. Claro que há coisas que são um contrasenso: as clássicas saias-lápis travadas serão talvez ainda mais sexy do que uma mini-saia discreta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. As pessoas devem adequar o estilo ao local de trabalho. Porém, a mulher defende-se dizendo que não usava roupa fora do normal. Acho que bem combinado tudo pode ser sexy numa mulher.

      Eliminar
  7. Como estão fartos de dizer por aqui : isso é na América!

    ResponderEliminar
  8. Sou mulher. Gosto de ser feminina mas também acho que há roupas que podem ser muito boas para sair com os amigos mas nada adequadas para o trabalho.
    Fiquei indignada com o que escreveste mas ao chegar ao fim mudei de ideias.
    Não concordo com qualquer tipo de discriminação mas aqui parece-me um caso de alguém que não se sabe comportar no local de trabalho. Já trabalhei numa multinacional americana e posso dizer que o dress code estava publicado em forma de lei interna e era muito rígido. Só poderia trabalhar lá quem o aceitasse.
    É lógico que ao fim de semana poderia vestir o que quisesse.
    Não é o mesmo que para os homens a obrigação de vestirem fato e gravata, mesmo que achem que isso vai contra a sua personalidade?
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão no que dizes. Porém, neste caso, a mulher defende-se dizendo que usa roupa normal. Além disso, li um artigo onde se diz que o homem "fazia-se" à empregada com mensagens. Porque ela não se defendeu com isso? Não sei.

      Eliminar
    2. Ela diz que se vestia de forma normal.

      Eliminar
  9. O patrão deve ter querido alguma coisa com a senhora ela não quis e ele arranjou essa desculpa para a despedir...

    ResponderEliminar
  10. E se eu fosse a mulher do senhor estava despedido depois desta palhaçada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for verdade que o patrão se metia com ela, podia ter usado isso contra ele.

      Eliminar
  11. Tinha que ser nos USA... The place where reality feels like you're on Candid camera!

    ResponderEliminar
  12. essa notícia já tem algum tempo. quando a li ri-me porque me diverti, depois ri-me de incredulidade...

    mais próximo, conheci uma "patroa" que fazia a vida negra às funcionarias bonitas porque o marido era um galinha...depois passou só a admitir "canhões"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se contasse todas as histórias dessas que conheço... Ficava horas a escrever.

      Eliminar
  13. Enfim... Como diz o meu pai e adaptando uma expressão dos livros do Astérix "Estes Americanos são loucos!"

    ResponderEliminar
  14. Just in the USA..

    Castanho Chocolate
    castanhochocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ainda dizem que as mulheres são complicadas!

    ResponderEliminar
  16. Made in USA...
    Onde é que já ouvi isto?
    eheheheheh

    ResponderEliminar
  17. Por cá, já eu me despedi porque o patrão era uma ameaça não ao meu casamento mas à minha pessoa.
    Não uso decotes, nem roupa justa ou seja o que for que me ponha o que não quero em evidência; o meu comportamento era cordial mas o mais profissional, no entanto o tipo não descolava (nem presencialmente, nem por telefone) sempre com a desculpa do trabalho. Tornou-se insuportável e como o assédio é dificil de provar e eu tenho mais o que fazer, vim-me eu embora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Falas em algo muito importante por cá. A dificuldade de provar que o patrão tem esses comportamentos. Conheço muitas mulheres vítimas de assédio. Algumas já tentaram expor os casos mas ficam sempre como culpadas que querem subir na carreira incriminando injustamente alguém. É muito mau.

      Eliminar
  18. Só mesmo num país como os EUA...mas de qualquer das formas alerta para uma situação bem mais comum do que o qu se pensa que é o assédio sexual no trabalho e que tanto funciona para mulheres como para homens...

    ResponderEliminar
  19. Isso só podia vir lá das Americas!! Não estou a ver no nosso país a despedirem uma funcionária por ser boa demais, muito pelo contrario..essa é a ultima a ser dispensada, pois dizem que ajuda aliviar as vistas e a manter o animo (caso real)! :)

    ResponderEliminar
  20. Essa notícia foi daquelas que me deixou muda durante bastante tempo. Hellas, na América tudo é possível. Fica a par de uma outra em que alguém processa uma tabaqueira por ter cancro no pulmão depois de uma vida a fumar...

    ResponderEliminar
  21. Li sobre isso há tempos. Quero contratar a Melissa para servir minis no tasco, mas não tenho o contacto.

    ResponderEliminar
  22. Também li isto na altura. Achei estúpido...

    ResponderEliminar
  23. Quando li esse artigo tive 3 pensamentos dedutivos quanto ao real motivo:
    1º Ele é um grande mulherengo;
    2º A mulher sabe o que ele é mas como a fortuna é dela, ela é que manda;
    3º Ele é um banana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a mulher também trabalha com eles. O problema foi que a outra não lhe deu hipóteses.

      Eliminar
  24. Meu caro, tens aí o meu artigo na altura sobre a notícia em que faço um paralelo com um caso na Australia ehhe. Abraço

    http://acabanadoparaiso.blogspot.pt/2012/12/sexo-e-acidentes-de-trabalho.html

    ResponderEliminar