16.1.13

e o louco sou eu?


Gosto de ficar vários dias sem falar com pessoas de quem gosto. E, por norma, quando revelo esta opinião sou tido como louco. “Estás maluco?”, perguntam. “Qual é a lógica de ficar dias sem falar com aquelas pessoas de quem gostas e que são especiais para ti?”, questionam. “Isso significa que afinal não gostas dessas pessoas”, acusam.

No entanto, não é nada disso. Defendo esta teoria porque gosto de sentir saudades de alguém. Acho saudável sentir saudades de alguém que nos faz sentir especial. Gosto de esperar pela altura certa para falar com essas pessoas. Gosto de ter o que dizer em vez de me limitar a fazer conversa de circunstância. E, para mim, tudo isto é impossível quando existe um contacto diário intenso. Quando se fala com alguém constantemente e a toda a hora, chegando ao ponto que se continua a arrastar a conversa apesar de já não existir nada para dizer.

Pode ser da minha maneira de ser mas assim não consigo sentir saudades de ninguém. Posso mesmo ser o louco que me acusam de ser. Mas, para mim é tão bom sentir saudades de alguém.

63 comentários:

  1. Olha concordo... serei louca também. Detesto rotinas ,será loucura? Ai jazus!!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que quase me atiram pedras quando digo que gosto de ficar algum tempo sem falar com alguém :)

      Eliminar
  2. Eu também gosto, e depois sinto-me nas núvens ao voltar a ouvi-las! Sabe-me TÃO bem, adoro!Não é nada normal, mas eu e a minha mãe somos ambas assim, e ao fim de uns dias tiramos muito mais proveito de cada uma de nós, das nossa conversas e dos momentos que estamos juntas... Venha daí o apedrejamento...

    ResponderEliminar
  3. Ao que parece há mais loucos por este mundo!;) Também sou um pouco assim... quando sentimos saudades de alguém, conseguimos "saborear", sentir melhor um abraço, um sorriso, um olá, uma piada... enfim, é um pouco no seguimento da velha máxima "damos mais valor ás coisas quando as deixamos de ter!" ;) Mas nada que seja exagerado. saudades em excesso chegam a doer... e hoje sem bem o que isso é!:)
    (acho que vou desistir do outro blog, escrever dois blogs com o mesmo tema, não é fácil! :P lol Dai estar a responder por este!)

    ResponderEliminar
  4. está aí um assunto delicado a meu ver...pois estás apenas a analisar o teu lado, como tu te sentes e não a outra pessoa que pode ser diferente de ti, "sentir" as coisas de maneira diferente de ti e achar que "deixou de ter interesse" falares com ela!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que pode parecer um pouco egoísta mas consigo compreender a necessidade de alguém falar com frequência :)

      Eliminar
  5. Cada um é como é...mas eu nao gosto de sentir saudades...angustia-me...:(

    ResponderEliminar
  6. Nao gosto de estar sem falar a alguém para sentir saudades mas gosto de sentir saudades se souber que um dia vou matar as saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito. Eu também não me referia a não falar de propósito. Mas também não gosto de falar só por falar.

      Eliminar
  7. eu sou exactamente assim, e olha que resulta. :) por isso as minhas amizades verdadeiras duram e duram.. também porque é humanamente possível estarmos juntos, e há telemóvel etc.. no entanto prefiro que o nosso contacto seja pontual, desfrutamos mais e nunca nos falta assunto de conversa. Lá está.. cada um é como é! :D

    ResponderEliminar
  8. 100% de acordo, nunca tinha era pensado dessa maneira, mas concordo mesmo...
    até desligo o chat do FB e do gmail às vezes para não se cair nas conversas da monotonia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conversas que não dão em nada. Que são vazias e que acabam por cansar.

      Eliminar
    2. Eu adoro conversar mas conversas vazias não são para mim.

      Eliminar
  9. É TÃO importante ter realmente o que dizer, e não falar só por falar... hábitos e rotinas corroem as relações...

    ResponderEliminar
  10. Tb gosto de sentir saudades. Mas tenho pessoas com as quais falo todos os dias. Ou pelo menos, quase.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também. Há pessoas com quem falo sempre mas existe conteúdo.

      Eliminar
  11. tambem gosto de fazer isso. sou louca portanto. Acho que por vezes as pessoas que nos sao queridas precisam de espaço e nós sem querer ocupamos demasiado. Assim com o passar do tempo o reencontro sabe bem e há sempre algo de novo para contar, alem de comentar como está o tempo.

    ResponderEliminar
  12. Esperem lá... mas estás a falar de relações de amizade? Relações familiares menos restritas? De amor? De casamento/união? Se for de amizade percebe-se, se for de relações com familiares com quem não vivemos, percebo um bocadinho menos, se for de um casamento/união, não percebo nadinha... ou a noção de casamento/união mudou e não dei por isso?... só por curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belas questões anónimo(a) :)

      Vamos por parte e vou tentar explicar-me. Amizade. Para mim não faz sentido passar o dia a falar com um amigo e ainda lhe ligar ao final do dia (conheço muita gente que o faz). Eu não sou mais ou menos amigo de alguém consoante a frequência das nossas conversas.

      Familiares com quem não vivemos. Falo com os meus pais todos os dias. Mas não lhes ligo de trinta em trinta minutos. Falo com eles uma vez por dia a não ser que seja necessário falar mais. Mas, faço questão de estar pessoalmente com os meus pais o maior número de vezes possível.

      Num casamento. Mal do casal que passa dias sem falar. Porém, quando não estão juntos, não precisam de estar a falar como se não se vissem há dez anos. Como já aqui foi referido, é bom dar espaço. Para que o reencontro ao final do dia seja ainda melhor.

      Se forem namorados que não vivem juntos, acho que é mais ou menos a mesma coisa. Deve haver diálogo mas não é necessário estar a falar de quinze em quinze minutos, chegando aqueles momentos em que as mensagens não dizem mais nada do que isto: "gosto muito de ti"

      Esta é a minha opinião. Espero ter passado bem a mensagem. Obrigado pelas questões.

      Eliminar
    2. Eu diria HSB que : se um casal trabalhar por exemplo no mesmo local e passar 24 sobre 24h na mesma vivência chega ao fim do dia e não tem diálogo, ou então as palavras deixam de ter o mesmo significado porque rotineiras."Um gosto" repetido a toda a hora torna-se obsessivo e deixa de ter o mesmo valor. É preciso dar espaço ao outro e isto até reforça o necessário diálogo que deve haver todos os dias entre um casal.
      Acho que o que está em causa não é o afastar a pessoa amiga ou o nosso amor para sentir saudades, mas dar espaço ao outro, porque nenhuma relação, mesmo de amizade, sobrevive por longos anos saudável sem isso.Um espaço de respeito mas um espaço que cabe a cada um como ser autónomo .

      Eliminar
  13. Vou começar a desaparecer por uns tempos para ver se sentem saudades... loll
    A táctica deve ser boa, e funcional!

    ResponderEliminar
  14. Discordo hsb...mas eu sou uma conversadora nata e muito provavelmente às vezes chata :), e asseguro-te que nada tem de circunstancial. Vejamos então "o meu lado": Adoro conversar, durante o dia, tarde e noite, com as pessoas de quem gosto, se gosto é porque têm conversa para mim pelo que tirar umas férias dessas pessoas especiais é como ir ao supermercado e não saber que produtos escolher...fico perdida.
    Agora, momentos de silêncio também aprecio dedico-os à leitura, a olhar o mar, a navegar na net...estou em silêncio, não falo mas leio, admiro, escrevo...mesmo se estiver acompanhada! Aliás, quando estou concentrada até uma manifestação pode passar ao meu lado que eu nada vejo tampouco oiço. Imagina quando tiveres a tua familia, a tua mulher e filhos, as pessoas mais especiais que existem na vida de uma pessoa (por isso se chama familia) duvido que lhes digas: "lamento mas vou ter que me ausentar durante uns 3 ou 4 dias para sentir saudades vossas". Duvido mesmo. É obvio que com a tua profissão certamente não precisarias de o dizer, de qualquer forma sei perfeitamente que podes imaginar teres uma profissão que não te obrigue a ausências.
    Mesmo não sendo com a familia, pode ser namorada, amigos mais intimos, aquelas pessoas especiais com as quais estamos ansiosos por partilhar o nosso dia-a-dia, e não digo o dia-a-dia banal tipo "levantei-me às 7 da manhã, lavei os dentes às 7:15, comi "isto" ao pequeno-almoço, ...e por ai fora. Não, falo nos momentos importantes, partilhar as nossas opiniões sobre os acontecimentos, também eles importantes, diários.
    Já me alonguei...e estou a escrever, e em silêncio :)...imagina se estivesse a falar;)bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Misteriosa , pelos vistos somos parecidas. "sou uma conversadora nata e muito provavelmente às vezes chata" :p
      E achei imensa piada ao " Imagina quando tiveres a tua familia, a tua mulher e filhos, as pessoas mais especiais que existem na vida de uma pessoa (por isso se chama familia) duvido que lhes digas: "lamento mas vou ter que me ausentar durante uns 3 ou 4 dias para sentir saudades vossas"" :)

      Eliminar
    2. Quando tiver um filho vou ter saudades dele a cada segundo, tal como tenho da minha mulher. Nem ponho isso em causa. Como expliquei em cima, os casais devem comunicar mas não precisam de o fazer de quinze em quinze minutos.

      A minha profissão de tempos a tempos obriga-me a períodos de ausência. A partida doi. O estar longe também mas o reencontro é bom demais e apaga tudo o resto.

      Agora, imagina que estás naqueles teu minutos de silêncio e que tens um amigo a enviar sms (vazias de conteúdo) a cada minuto. Se calhar é demais. Ou não?

      Eliminar
  15. Eu concordo com o anónimo das 14:51h (caso apareça mais algum).
    Tenho um namorado com o qual estou 24h/7, basicamente. Somos da mesma turma lá na universidade e passamos muito tempo juntos fora do tempo de aulas.
    Isso de conversa de circunstância não é bem assim. É preciso é gostar da companhia um do outro, do silêncio não ser problema. Se se trata de amor, isso de não falar para sentir saudades não tem lógica nenhuma para mim.

    Mas são opiniões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não disse que o silêncio é um problema. Só defendo que é bom não haver uma pressão constante nem uma obrigação de falar por falar ou para controlar.

      O que dizes é muito válido para uma relação. Mas eu sou da opinião de que é preciso espaço. Com ele chegam as saudades e muitas outras coisas.

      Eliminar
  16. Vou deixar de comentar a ver se sentes saudades! ;)

    ResponderEliminar
  17. Percebo-te:) E as saudades é realmnete um sentimento muito forte...mas as saudades podem também ser um seentimneto que incomoda e doloroso:) Por isso depende :)

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o teu ponto de vista...as saudades fazem bem!

    ResponderEliminar
  19. A saudade doi mas é boa de sentir...significa que alguém nos faz falta...alguém ocupa o espaço dentro de nós!

    ResponderEliminar
  20. A saudade é uma espécie de nostalgia alegre.

    ResponderEliminar
  21. Tenho a informar que:
    1. tenho saudades sempre
    2. agora q já sei isso estou mais descansada ahahah
    xoxo
    Sis.

    ResponderEliminar
  22. Depende, saber que podemos voltar a ver a pessoa pode ser bom, mas saudade de querer ter essa pessoa novamente na nossa vida e não poder, não é bom de todo. Digo eu.

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  23. Depois de ler o teu texto é que reparei que, inconscientemente, faço isso vezes demais.

    Só quando "bate" a saudade de X pessoa é que me lembro que já não falo com ela há diversos dias (às vezes, é só um ou dois dias)...
    Uma pessoa de quem tenho sempre saudades é da minha mãe (menina da mamã). Moro em casa dela, estou sempre com ela mas não há um dia, um único dia, que não lhe ligue do trabalho.

    Também já deixei de falar para ver se um "alguém" sentia saudades de mim e o resultado foi não falarmos há dezassete meses...mas nada demais!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina da mamã, mas com 27 anos... já tinha idade para não ser assim, não ser saudosa em relação a ela ;)

      Eliminar
    2. Com os pais compreende-se e tudo se aceita ;P

      Eu não digo que devemos de nos afastar com o propósito de não falar com alguém. Acho é que podemos dar espaço sem estar sempre a falar com as pessoas só por falar. Espero que me percebas Bárbara.

      Por exemplo, no caso dessa pessoa aconselho-te a falar com ela, excepto se chegaste à conclusão de que não era quem pensavas ser na tua vida.

      Eliminar
    3. Eu percebi desde o início ;)!!!



      Eu sou de amarante e estudei no porto... a maior parte dos meus amigos é de lá. Quando lá vivi o contacto diário era inevitável, agora que moro de novo em amarante, passam-se meses sem os ver.

      Uma das amigas mais queridas mora lá, a minha melhor amiga, e mesmo sendo as melhores amigas o nosso contacto não é diário (vida de trabalhador é complicadota) e, por isso, as saudades são sempre imensas. Acho que é por isso a nossa amizade é especial e nos damos e conhecemos tão bem.

      Acho que me fiz entender desta vez(ou não?!)...

      Quanto à outra pessoa, o que passou passou :)

      Eliminar
  24. És esquisito, sim, mas de uma forma engraçada!

    ResponderEliminar
  25. Ena ena, um texto sobre as saudades que tens de mim xô bruno? nao era necessario lol

    Eu entendo o que dizes...tanto que atualmente ando em modo "hibernar" das pessoas mais proximas de mim.

    Abraço e desculpa la a piada.

    ResponderEliminar
  26. Eu não tenho nada contra a conversa de circunstância. Não acho que tenha de ter sempre temas e assuntos importantes ou espectaculares para conversar com quem gosto, sejam amigos, familiares ou namorados. Não me importo nada de estar ali a falar sobre o tempo, ou sobre o filme que vi na noite anterior, ou sobre o acidente que vi a caminho de casa. Acho que tudo isso faz parte da convivência, até a chamada conversa da treta. Claro que nem sempre me apetece conversar, nem sempre me apetece estar com as pessoas, mas não para sentir saudades ou para não ter de ter a tal conversa de circunstância, é simplesmente porque me apetece estar sozinha ou em silêncio.

    Nunca concordei muito com essa ideia de nos afastarmos de alguém para sentir saudade. A saudade, para mim, é suposto ser algo involuntário. Eu sinto saudade das pessoas com quem não posso estar, é uma consequência de determinadas situações. Nunca faria da saudade um fim.

    ResponderEliminar