31.1.13

assim fizessem todos


Nos momentos de euforia esquece-se muita coisa. Em certos casos até se esquecem as origens e aquelas coisas simples que nos tornam únicos. Como por exemplo o nosso idioma. Que, a meu ver é uma das coisas mais belas que temos. Somos um povo que se adapta a todas as línguas. E se não considero que isto seja algo necessariamente mau, entendo que devíamos ser mais defensores do que é nosso. Sobretudo nos momentos certos.

No desporto, isto acontece com frequência. No futebol, quantos atletas já discursaram em inglês ou espanhol quando conquistam prémios ou quando falam em momentos importantes? Muitos. Demais, diria. Porém, quando menos se espera, surge um exemplo que nos dá alento. Pelo menos a mim, deu. Para quem não sabe, está a decorrer a Taça das Nações Africanas de Futebol. Nesta competição está a dar que falar a selecção de Cabo Verde que na primeira presença na competição conseguiu apurar-se (até ao momento) para os quartos de final. Este feito é motivo mais do que suficiente para serem os mais procurados pela imprensa internacional que cobre o evento.

A comitiva aceita falar com todas as pessoas. Em troca só têm uma condição. Que as respostas sejam dadas em português. A justificação não podia ser mais simples. “Somos um país lusófono”, dizem. “Um dos males do português não se afirmar internacionalmente é que gostamos de ser gentis com os estrangeiros e falamos a língua deles. Somos mais de 200 milhões de falantes no Mundo, se todos fizermos força no português talvez levem a nossa língua mais a sério, até reconhecendo-a como oficial nos organismos internacionais. Cabo Verde pode não ter o peso internacional de Brasil, Angola ou Portugal. Mas faz a sua parte. Assim fizessem todos”, explicou Gerson de Matos, o assessor da selecção de Cabo Verde.

Gosto destes pequenos grandes exemplos. A selecção está a viver um momento único. Algo que não sabem se voltará a acontecer. Neste momento podiam falar em inglês, francês, alemão ou chinês que ninguém acharia estranho. Porém, aproveitam a glória para defender aquilo que os distingue dos demais. Assim fizessem todos...

28 comentários:

  1. Grande exemplo :)
    Já o acordo ortográfico continua atravessado na garganta...fico doente só de pensar nisso :/
    Viva a nossa língua!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! Ponham os olhos nestes senhores!

    ResponderEliminar
  3. Adoro. Que grande lição!

    E li os teus posts que tinha em atraso, e caraamba rapaz, tu escreves bem!

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem! Lá porque ninguém percebe português não temos que ir logo a correr falar inglês, espanhol, francês...arrangem tradutores que é para isso que eles servem.

    ResponderEliminar
  5. Também nunca entendi qual é a deles de falar noutra língua, e se ainda a falassem correctamente, mas nem costuma ser o caso. Português é tão bonito!

    ResponderEliminar
  6. Epah caramba!
    O que eu adorei este post!
    Aplaudo de pé a atitude de Cabo Verde!

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Fiquei mesmo feliz ao ler isto. E espero que ganhem no Sábado porque merecem.

      Eliminar
  8. Esses senhores ja são grandes... e não é peço futebol mas sim pela atitude!!
    Fossemos todos assim, venham ao nosso pais e falem a nossa lingua!
    Porque é que tem que ser sempre o português a adaptar-se aos outros?!
    Vamos ser um pouquinho mais nos e defender o que é nosso!
    :)
    E a ler este post lembrei-me do discurso do grande Mourinho quando recebeu um premio e discursou em português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembrei disso. Mas foi caso raro. Gostei quando ele disse: "desculpem mas sou português e vou falar em português."

      Eliminar
  9. Acho muito bem este tipo de atitudes! As nossas raizes são tudo..negar a nossa língua é negar as nossas origens! Gostei:)

    ResponderEliminar
  10. Cabo Verde é um país que adoro e no qual tenho grandes amigos. Sei o quão felizes eles estão com os resultados da sua selecção de futebol e o quanto gostam de Portugal, por isso nem estrago esta sua atitude.
    Concordo que os Portugueses deveriam de fazer o mesmo e honrar a nossa língua.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Sim é bonito, mas também não será porque se calhar não sabem falar mais nenhuma língua???Creio que quase todos os jogadores jogam em Portugal.
    O Mourinho numa gala da FIFA quando ganhou um premio falou em Português, mas antes pediu desculpa...como se tivesse que pedir...achei tão mau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a maior parte deles falem também inglês ou francês. Por isso acho que não é uma defesa para alguma limitação.

      Quanto ao Mourinho, naquela altura entendi essa frase como uma "chapada de luva branca." Mas percebo o que queres dizer.

      Eliminar