23.1.13

aqui mando eu (e nunca durmo)

Ontem, deixei aqui uma justa homenagem ao meu sofá, por tudo aquilo que me proporciona e vivemos juntos. É um facto que não posso negar. Mas, a verdade é que a minha vida nem sempre foi assim. Esta relação tem poucos anos. Antes disso, vivia uma relação semelhante mas com o meu quarto, mais especificamente com a minha cama. E foi assim durante os anos que vivi em casa dos meus pais.
 
Isto não quer dizer que não tivesse um sofá na casa dos meus pais. Quer é dizer que não mandava nele. Na casa dos meus pais o sofá é aquilo a que chamo território sagrado do meu pai. O sofá é dele. É quase um "ditador" daquele objecto. Além do poder sobre o sofá, o meu pai acumula ainda outro. O de comandar o comando, passo a redundância, da televisão. Este objecto parece que tem cola. Como tal, não pode ser retirado das suas mãos.
 
E tal como um polícia, que está sempre de serviço, mesmo quando não está a trabalhar, o meu pai está sempre a mandar no sofá e no comando, mesmo quando está a dormir. “Pai, vai-te deitar. Estás aí todo torto a dormir no sofá”, disse eu vezes sem conta. Nitidamente assustado por ter sido acordado quando não esperava, a resposta era sempre a mesma. “Não estou nada a dormir. Estou a ver televisão”, dizia-me com o comando sempre preso à mão. (Sempre que tentava tirar o comando das suas mãos acordava).
 
Eu repeti aquelas palavras vezes sem conta mas arrancar o meu pai do sofá era uma tarefa hercúlea. Muitas vezes acabava por desistir e ia eu dormir. E o meu pai, ficava mais uns minutos no seu território sagrado. Como tal, acredito que o meu futuro será este. Aquilo que nutro pelo meu sofá acabará por tornar-se numa relação destas. Aliás, só me falta o filho para me mandar dormir enquanto digo que estou a ver televisão. Porque, tenho que assumir, já tenho uma relação de grande proximidade com o comando da televisão. Ainda não tem cola... mas para lá caminha.

28 comentários:

  1. Isso não é defeito, é feitio de pais!! Está impregnado na pele ;)

    ResponderEliminar
  2. Acho que quanto mais entediante é o que passa na televisão, mais conectados ficamos aos nossos comandos. Dá sempre jeito para o zapping. Como em casa dos meus pais tenho TV no quarto, muitas foram as noites de sono acompanhado na cama pelo telecomando... admirando-me a meio da noite por estar a sentir algo duro com os meus pés, ou por acordar sobressaltado com algo a cair ao chão, empurrado borda fora da cama.

    ResponderEliminar
  3. Se eu te dissesse a que horas acordei esta noite no meu sofazinho...com a tv ainda a dar (isto pq não estava no fox crime....pq aquelas horas já não haveria emissão )... por isso entendo-te perfeitamente :)

    ResponderEliminar
  4. eheheheh...como diz o outro: "o comando é MEO" :)

    Nada como mandar no nosso sofá e no nosso comando!!

    ResponderEliminar
  5. Ahah aqui em casa posso gabar-me que o sofá é meo e o comando também! Felizmente a SportTv por alguma razão só dá na box do quarto dos meus pais, e por seu lado os TvCine só dão na box da sala. E isso facilita a nossa relação, porque automaticamente os homens habitam o andar superior da casa e eu fico com o sofá por minha conta sem discussões. A minha mãe às vezes faz beicinho porque quer ver a Avenida Brasil, que dá exactamente à mesma hora do The Voice e Modern Family, que são duas coisas que obviamente não posso perder. E portanto não perco, nunca. Fora as vezes em que estou mais sensível ou que ela me fez canellonis para jantar, aí sinto remorsos e uma vontade de retribuir e deixo-a ver a novela. Mas é raro, é raro. O comando é meo. E eu sou bastante possessiva no que toca ao sofá e ao comando...

    ResponderEliminar
  6. Por aqui é igual. Os lugares é como se estivessem marcados.
    E se alguém o ocupa por instantes, quando o dono chega nem é preciso dizer nada.
    É um código de honra olhar para o lugar do sofá.
    Já o comando é uma guerra constante, todos o querem, mas ainda quem o domina sou eu.

    ResponderEliminar
  7. Na casa dos meus pais era a mesma coisa.

    Adorei os anos em que tive o poder do sofá de minha casa ; agora sou casada e já nada é igual. :)

    ResponderEliminar
  8. A minha mãe chega a ter ciúmes do sofá e queixa-se da cova monumental queo meu pai lhe fez....(o que já me ri com este post) e acho que esse sentimento é comum a todo e qualquer Pai que se preze. O meu Pai é igual. E cá em casa já existe um homem a travar intimidades dessas com essa peça de mobiliário mas eu travo-o e meto-me no meio deles e também não sou eu que adormeço.
    Beijocas nossas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falaste de algo muito bom. A cova :) Qu e é referida em todos os lares.

      beijos

      Eliminar
  9. hihihi!!!
    Acontece com todos nós!
    La em casa dos meus pais é a mesma coisa, e mais o meu pai deixa o comando ao lado dos braços, deixa-se durmir e começa a rossunar, mas se eu lhe tentar tirar o comando mesmo com cuidado e sem fazer barulho, tipo super devagarinho para verb se ele nao sente...acorda logo e diz "deixa la tar aqui o comando que nao te esta a fazer mal nenhum!!!" :D O que eu me farto de rir!!!! Pior é mesmo quando ele prende o comnado, agarra-se a ele e nao larga, ai nao ha nada a fazer! ahh pois e o sofa é todo dele claro eu fico-me pela poltrona e ja gozaas!!!
    :D

    ResponderEliminar
  10. Típico! Em casa dos meus pais era igual. Agora em minha casa também não consigo comandar muito não... Mas pelo menos tenho "o meu lugar"!

    ResponderEliminar
  11. falta-te o filho ou a mulher, porque cá em casa sou em quem diz essas palavras sábias (e chatas, chaaaatas!) ao meu namorado. Ele é um sofá-lover!

    http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Pois, o comando da televisão só é meu se fôr noutra sala, porque mal tiro da mão ele acorda. Eu confesso que só adormeço mesmo sem barulho e não tenho uma relação tão grande com o sofá. Mas acredito que eu é que não sou normal! :)

    ResponderEliminar
  13. Ai os pais, e os sofás, e os comandos e o "não dormirem" no sofá!! hahahaha...o meu até ressonava e dizia que não estava a dormir!

    ResponderEliminar