8.1.13

à vontade e à vontadinha


A confiança é uma das coisas mais difíceis de conquistar. Aliás, acho que a confiança só se adquire mesmo por conquista. Não é algo que se venda. Que se compre. Também não se aluga. E muito menos se empresta. E também não se troca por outra coisa qualquer. Ou se conquista ou não se tem. Algo simples para mim.

E isto que acabei de referir está bem vincado na minha mente quando conheço alguém. Quando sou inserido num grupo de pessoas que já se conhece há vários anos. Lentamente vou apalpando o terreno que piso e conquistando o meu espaço. Com essas pequenas conquistas chega a confiança. Que pode ser apenas de um membro daquele grupo de pessoas ou que até poderá ser partilhada por todos. Até lá, o meu comportamento é controlado pela barreira imposta pela ausência de confiança. Isto não significa ser falso ou agir de forma diferente daquilo que sou. Significa apenas saber qual é o meu espaço. Onde acaba a minha liberdade e onde começa a da outra pessoa.

Como tal, não percebo aquelas pessoas que acabam de conhecer alguém e passados cinco minutos de convívio julgam ter a confiança necessária para fazer o que os outros amigos fazem. Entendem que podem fazer piadas, por exemplo de cariz sexual, com a pessoa. Julgam que podem meter a mão no prato e roubar uma batata frita. Que podem entrar no carro e fumar um cigarro sem pedir autorização. E podia passar horas nisto.

Sempre ouvi dizer que “à vontade não é à vontadinha” e há pessoas que deviam andar com esta frase escrita na palma da mão de modo a agirem de forma correcta com a confiança que (não) têm. Para mim, atitudes destas são meio caminho andado para nunca existir confiança.

45 comentários:

  1. Olá

    Ja referi antes que sou uma pessoa desconfiada por natureza, para ganharem a minha confiança é preciso algum tempo, assim como tu quando conheço alguem vou apalpando terreno até ganhar a confiança das pessoas.
    Logo não sou uma pessoa a vontadinha!!!
    Para mim sempre foi dificil, ja me disseram que tem tudo a ver com o meu signo e tal...astrologia ou la o que é...
    Eu simplesmente digo que já me desiludi muito com as pessoas e agora gosto de apalpar terreno, ver onde piso!!!
    O que não falta por ai é pessoas a vontadinha que so da vontade de olhes dizer:"bacanos tomem la um xanax (passo a publicidade) e acalmem as carochas que não andamos a escola!!!!"
    No que toca a liberdade de cada um, como dizes e muito bem a nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro, foi um conceito que aprendi na escola e com o qual gosto de me reger e acho que devia ser assim com todos e nao so com alguns!
    E secalhar agora pus me a jeito e a vontadinha!!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Exatamente...inavde o teu circulo pessoal sem serem convidados...entendo perfeitamente e também nao gosto.

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo. Mas na prática não sou assim. Dou logo demasiada confiança com as pessoas. Comigo não precisam de fazer grandes cerimónias ou serem politicamente correctos. Mas o que costuma acontecer, é que quando se dá demasiada confiança a uma pessoa ela abusa. Da-mos a mão e querem logo o braço, as pernas, a cabeça, tudo.
    E não gosto disso.
    Por isso estou a começar a ter mais cuidado e a tentar dar passinhos mais pequenos.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens que mudar a tua forma de ser. É como aquela coisa que diz que faz parte da boa educação convidar. Tal como faz recusar o convite. As pessoas têm de perceber as distâncias.

      beijos

      Eliminar
  4. sim à malta que é mesmo à grande, dés ou não confiança e aposto que tambem já te cruzas-te com esses...

    ResponderEliminar
  5. Não posso nem roubar uma batata??
    Gosto tanto de o fazer...eheheheh
    Mas tens razão, por isso dou pouca confiança!

    ResponderEliminar
  6. Confiança... "leva-se muito tempo a conquistar e segundos a perder".
    Quando ainda nem existe/existiu passa a ser abuso de confiança. O que é... abusivo! ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu sou muito comunicativa e extrovertida à partida colocada num ambiente em que mal conheço as pessoas, saio-me bem . Também por motivos profissionais durante muitos anos tive de aprender isso. No entanto são conversas superficiais e medindo sempre o outro . Essas atitudes que relatas até acho falta de educação para ser sincera.Era capaz de perante o que relatas dizer logo algo e dificilmente essa circunstância voltaria a acontecer. Acho que aí sou tipo "escorpião" ..:)

    Amizades vão-se construindo com o tempo..começam por uma empatia inicial é certo, mas depois dependem de muitos factores para criar o tal à vontade para dizer coisas e mesmo assim haverá outras coisas que não se deve dar azo a que sejam ditas.

    No fim é assim ,embora pareça que a minha extroversão é "dar confiança" também mal vejo as pessoas a ultrapassem os limites eu coloco a devida distância. Não me tenho saído mal com este método e lá vou continuando a ser eu mesma com todos os defeitos e qualidades próprias de um ser humano!

    Mais uma vez gostei muito da tua publicação.:)

    ResponderEliminar
  8. A confiança para mim é algo de vital... nem sei bem colocar em palavras o sentir confiança, tem a ver que real, verdadeiro, equilíbrio, sei lá, confiança é das coisas que mais prezo.

    ResponderEliminar
  9. Agora fiquei confundida entre confiança e intimidade... Acho que esse tipo de exemplos que deste no fim são mais uma característica de pessoas que já têm intimidade entre si do que confiança propriamente dita. Mas realmente agora deixaste-me a pensar. Eu quando conheço alguém novo tento sempre deixar a pessoa à vontade mas confesso que sou um bocado bicho do mato até abrir-me totalmente e transmitir os tais sinais de "podes tirar uma batata do meu prato que não te vou morder!".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para mim confiança... dou a quem entra na minha casa... no meu privado... intimidade, diria que se passa mais no quarto... no intimo de cada um... não sei bem... mas penso não ser bem a mesma coisa...

      Eliminar
    2. Eu tenho a tendência de associar intimidade ao casal. O resto, para mim é confiança. Fazes bem em deixar a pessoa à vontade mas essa mesma pessoa tem que perceber os seus limites.

      Eliminar
  10. "Um bocadinho de cerimónia faz bem a toda a gente" dizia a minha avó :))))
    Gostei muito do blog.

    ResponderEliminar
  11. Tão irritante o «à vontadinha...».

    ResponderEliminar
  12. Nem mais. Há pessoas a quem lhes "dão a mão e querem levar o braço". Comigo, não funciona, não levam nem um dedinho... Até porque me faz falta :P

    ResponderEliminar
  13. Não gosto nada, e há por aí muita gente assim...

    ResponderEliminar
  14. pois eu sou daqueles que fuma um cigarro no carro sem pedir autorizacao! :P

    ResponderEliminar
  15. É lamentavelmente muito acertado ... Eu estou no meu emprego há um ror de anos. Cresci e envelheci com a rapaziada " do meu tempo" com quem tenho CONFIANÇA para conversar, desabafar, sei lá. É recíproco, e conhecemos os nossos limites. Os mais novos são uma dor de cabeça... Tem alturas em que dou comigo a pensar que raio irá dentro daquelas cabecinhas, porque não entendem que se devem por nos seus lugares e nem mais. Todos os dias travo uma batalha, mas creio que ainda estou longe de ganhar a guerra...

    ResponderEliminar
  16. Concordo e muito! Detesto gente assim, é mais uma característica que me repele. Eu não dou confiança, daí ter o discernimento de não invadir o espaço dos outros nem esperar que me dêem confiança. Para mim a confiança conquista-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é o suficiente para não existir confiança com essa pessoa. Dizes bem, conquista-se.

      Eliminar
  17. Detesto gente assim. Não sei quem lhes deu educação, onde aprenderam a ser assim, como têm tanta lata e não morrem de vergonha. É coisa para me por maluca. Os amigos que me conhecem bem dizem que sou muito transparente e que se vê logo nos olhos que já estou a deitar fumo pelas orelhas com situações dessas! Por isso, é raro acontecerem-me mais do que uma vez com a mesma pessoa. Há que agradecer a minha transparência de olhar (não muito agradável outras vezes, mas isso são outras núpcias).

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A transparência pode ser "má" em algumas situações mas é uma qualidade que aprecio bastante.

      Eliminar
  18. Verdade.

    Mas ao mesmo tempo que me irrita solenemente uma atitude desse género, também me faz pensar que aquela pessoa não tem a menor noção do que está a fazer. Ou seja, não é que a consciência dessa pessoa avalie a situação e autorize o gesto ou palavreado aparvalhado. Penso que, isso sim, nos referimos a pessoas cujo detector de "apropriado e inapropriado" não se desenvolveu. São pessoas socialmente inaptas. Quase como crianças.

    Esta teoria não torna o acto deles menos irritante mas deixa-me à vontade para os tratar como crianças. O que geralmente resulta bastante bem.

    ResponderEliminar
  19. Verdade :) A confiança deve ser dos sentimentos mais dificeis de conquistar....pelo menos para mim é! E por isso quando conquistada é algo que deve ser preservado como um "tesouro":)

    ResponderEliminar
  20. Essas são as pessoas que comigo têm mais dificuldade em ganhar confiança....porque simplesmente NÂO A MERECEM!!
    e ainda lhes ganho...um niquinho de "desprezo"...loooooooolll
    beijosssssss

    ResponderEliminar
  21. Esses tipos de atitudes , com certeza são de pessoas que ainda não encontraram o equilibrio de suas ações ou seja, as que não pensam antes de falar , antes de agir , chegam chegando com seus extremos estilos extrovertidos entram em um vício repetitivos de deboxes e acham que estão sempre agradando muitas vezes humilhando seu próximo para fazer o outro rir . a sociedade contribui muito com isso , se vc. não for comunicativo , extrovertido , vc. é no mínimo chamado de estranho. aí entra os desequilibrio, as máscaras do SER. e quando vc. chega ao ponto de ter o serteza de que já conheçe a pessoa / bingo/ se depara com mais uma máscara . vou afirmar que para conhecer o EU verdadeiro de uma pessoa ao ponto de confiar . vc, tem que comer um kilo de sal junto com ela. e um kilo de sal não se come de um dia pra noite. abraços de luz para todos.

    ResponderEliminar
  22. Adorei a leitura. Tendo no entanto a concordar com ela mas a separá-la em dois muito diferentes contextos, o profissional que é chapa cinco e o social, que engloba homem mulher, homem homens, homem mulheres, mulher homem, mulher mulheres. Muito muito mais complexo, e não é tão chapa cinco. É-o na generalidade, mas aqui tendo a achar que a única regra é, o senso comum e o que acontece define com que rapidez se conquista a confiança de alguem. Quando alguem me aborda na rua consuigo rapidamente ver se essa pessoa parece ser ou não de confiança nos primeiros segundos/minutos. Obrigado

    ResponderEliminar