24.12.12

as cartas do pai natal

Passei boa parte dos últimos dois dias a responder às cartas que vos desafiei a escrever. Aquelas que tinham como destinatário o Pai Natal. Missivas às quais fiquei de responder por ele. Isto não significa que vocês não sejam importantes para o senhor das barbas. Longe disso. O que se passa é que são muitos lares para visitar e vocês merecem mais do que um simples postal de Natal estandardizado.
 
Ao longo destes dois dias recordei as cartas que também eu escrevi em miúdo e que pendurava religiosamente na árvore de Natal. Foi bom recordar os “portei-me bem” e os “comi a sopa toda.” Foi extraordinário perceber que tive o poder de levar pessoas a fazer algo que não faziam há muito tempo. Mais do que isso, levar adultos a escreverem, pela primeira vez, uma carta ao Pai Natal.
 
Ao longo deste processo emocionei-me. Sorri. Pensei na vida. Nos problemas. Voltei a sorrir. Voltei a emocionar-me. E descobri que existem pessoas especiais, com muita força e com vontade de lutar por algo que os move. Há quem peça um simples objecto. Há quem peça amor. Há quem peça muitas outras coisas nobres. Infelizmente, bens materiais não consigo entregar. Teria muito gosto em entregar um simples carrinho de brincar, de cinco euros, ou um vistoso e potente topo de gama real, de cinquenta mil euros. Porém, o meu objectivo estava definido desde o início.
 
Usar aquilo que vos "prende" aqui. As minhas palavras. Para vos dar uma palavra amiga nesta época especial. Para vos fazer acreditar naquilo que cada um de vocês precisa de acreditar. Longe de mim achar que tenho força para mudar as vossas vidas ou para vos fazer sentir como um super-herói que ninguém consegue destruir. Lamento, mas isso não consigo. Mas vocês conseguem. E não precisam de mim para que isso seja realidade. Eu só tentei dar um abanão para que se lembrem sempre disso. Hoje. Para o ano. Para sempre.
 
Podia dizer que responder às cartas roubou-me tempo de lazer. Tirou-me horas de sono. Levou-me a adiar outras coisas que tinha para fazer. Simples e directo, ocupou-me tempo que dava muito jeito para outras coisas. Mas, se vos dissesse que sinto isto, estaria a mentir. Isto é uma mentira gigante. Quase tão grande como aquelas que o Governo nos conta. Na verdade, ganhei tempo ao responder às cartas. Aprendi muitas coisas. Descobri detalhes importantes sobre pessoas únicas. Senti-me especial. Senti-me melhor. Melhor pessoa, melhor homem, melhor amigo, melhor companheiro e melhor amante. Tudo melhorou. Foi uma experiência que espero repetir. Por mim e sobretudo por vocês, que acreditaram neste desafio especial e em mim.
 
Esta foi, sem dúvida, umas das melhores prendas que poderia ter recebido este ano. Obrigado por tudo. Espero que ninguém se tenha sentido defraudado com a resposta. Um Santo e Feliz Natal para vocês e para as vossas famílias. Que recebam muitos presentes mas que acima de tudo se lembrem que esta é uma época de afectos e de outros valores muito mais importantes do que qualquer bem material.

37 comentários:

  1. Oh HSB eu gosto tanto do que escreves e da forma como o escreves!
    Espero que tenhas um Natal muito, muito Feliz :)

    dreamerthing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio :)

      Um Santo e Feliz Natal para ti e para os teus

      Eliminar
  2. Um Natal absolutamente especial !!!

    Merry Xmas, Hsb :)

    Maria Pascoal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria :)

      Desejo-te o dobro daquilo que queres para mim.

      Eliminar
  3. Acabo de receber a resposta HSB.
    Obrigada.
    Um Natal cheinho de afetos é o que te desejo a ti e a todos a quem amas.

    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas gostado :)

      Um Santo e Feliz Natal para ti e para os teus.

      beijos

      Eliminar
  4. Obrigada pela «tua minha» carta ao Pai Natal... foste um querido! Muitos beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  5. HSB, conseguiste emocionar-me com a resposta á minha carta!
    Obrigada, pelo carinho com que escreves,da forma com que escreves,e pelo desafio a escrever-te.
    Um sincero OBRIGADA :)
    O meu desejo para ti,é que tenhas um Santo e Feliz Natal...para ti e para a tua família.

    Beijos
    Mary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei como reagir. Obrigado, mesmo :)

      Um Santo e Feliz Natal para ti e para os teus

      beijos

      Eliminar
  6. Um muito, muito obrigado pela carta!!!

    Um Santo e Feliz Natal para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Como respondi por email obrigada pela disponibilidade em responder à minha carta e por colocares um sorriso na minha cara! Fizeste uma boa acção de Natal em responder a tantas cartas que aposto teres recebido! Mereces um óptimo e feliz Natal cheio de tudo que há de bom no mundo! Bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês é que fizeram uma acção muito boa e fizeram com que me sentisse especial.

      Um Santo e Feliz Natal

      beijos

      Eliminar
  8. Ai que caraças! Por preguiça não escrevi e tu sem preguiça respondeste a tudo. Ainda há homens com H gigantes. Muitos parabéns! Um Natal muito feliz! Ah e, para agradecer a boa acção, sugiro que agora sejam os leitores a responder a uma carta tua de natal. O que achas? :) Adorava poder fazer isso. beijinhos

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei e já escrevi a minha carta :)

      Um Santo e Feliz Natal

      beijos

      Eliminar
  9. Acabo de ler o teu mail, e só me ocorre dizer que és, de facto, uma pessoa especial! Vou responder devidamente e à altura, com o tempo que merece. Um beijinho e um Natal cheio de carinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que exagero. Espero que tenhas gostado :)

      Fico a aguardar.

      Um Santo e Feliz Natal

      beijos

      Eliminar
  10. Para mim, foi uma experiência espectacular, fiquei super feliz com a resposta que deste, eu respondi na altura. A tua iniciativa foi nobre, e acredita que as tuas palavras podem fazer a diferença! :D Obrigada do fundo do coração.

    E agora é tempo de te dedicares à tua família e às tuas coisas!

    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Sabes HSB o melhor que se pode dar a outrem está nas tuas palavras: AMOR E AMIZADE e essa pode ser dada até por este meio ,acabaste de demonstras isso! Obrigada e Feliz Natal para ti e para os teus! :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Bom Natal cheio de alegria, alguns presentes e muitos coscorões! :)
    (Acabei de fazer 4 travessas cheias deles!)

    ResponderEliminar
  13. Ola Homem, retribuo os votos de um santo e feliz natal junto de quem amas e te sao queridos, um natal cheio de paz saude e algumas prendinhas, afinal portas-te bem e comeste a sopa toda :) beijokas ah... e obg pela tua amizade

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelo desafio, obrigada pela maravilhosa resposta. Só me resta desejar-te também um Feliz Natal.

    Castanho Chocolate
    castanhochocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu. Não sabem aquilo que me fizeram sentir.

      Um Santo e Feliz Natal

      Eliminar
  15. Do fundo do meu coração muito obrigada pela iniciativa e pela resposta a ela! Emocionei-me muito com a tua resposta e deu-me força neste momento em que estava um pouquinho em baixo!
    Tu és uma pessoa boa, por isso mereces toda a sorte e sei que a vais ter :)
    Continuação de um bom Natal, porque para uma pessoa como tu, certamente o Natal é todos os dias!
    Sê feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o melhor que posso ler. Muito obrigado.

      Um Santo e Feliz Natal

      Eliminar
  16. Pela parte quee em toca, muito obrigada pelo bocadinho que dedicaste:) Palavras simples que sabem tão bem ouvir :) Continua como és :)

    ResponderEliminar
  17. Só agora é que dei conta disto. Apetece-me perguntar se ainda vou a tempo, mas logo depois ... sinto que não vale a pena, pois "pediria" algo impossível. (Sorry...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os pedidos vão sempre a tempo :) e não acredito em impossiveis!

      Eliminar
  18. Por saberes que a época é de afectos e quereres partilhar o teu connosco: obrigada. Por seres tão doce na forma como afagas os problemas dos outros e os atenuas com as tuas palavras: obrigada. Por nos fazeres crer, mesmo que por instantes, que somos capazes e tudo vai correr bem: obrigada.

    Pelo tempo que empregaste sem esperar nada em troca: um obrigada muito sentido, HSB.

    Beijinho*


    ResponderEliminar