25.12.12

agora é a minha vez pai natal

Desafiar-vos a escreverem uma carta ao Pai Natal criou em mim o desejo de fazer algo que não fazia há muitos anos. Sou sincero, não me recordo da última carta que escrevi ao senhor rechonchudo das barbas brancas e do fato vermelho. E, apesar de já ter 31 anos, confesso que ainda acredito no Pai Natal. Melhor, talvez não acredite no Pai Natal em que todos acreditam. Acredito nos meus dois Pais Natais que não precisam de barbas brancas e fatos vermelhos para espalharem magia por onde passam. E aqui refiro-me aos meus pais. Posto isto, está na hora de eu próprio escrever a minha missiva ao senhor que entrega os presentes.
 
Querido Pai Natal (sempre comecei assim),
 
Há muito que não te escrevia. Mas isso não significa que não acredite em ti. Apenas acho que dedicas o teu tempo a pessoas que precisam muito mais de ti do que eu e que merecem toda a tua atenção. Porém, acredito que estejas sempre de olho em mim, tal como fazes as todas as pessoas.
 
Não te vou dizer que comi a sopa toda. Mentia se o fizesse. Aliás, sabes tão bem como eu que sopa não é das coisas de que mais gosto. Há duas ou três que adoro mas fico-me por aí. Também não te vou dizer que fui um menino bem comportado. Mais uma vez, mentia se o fizesse. Tentei ser sempre bem comportado. Nisto não te minto. Mas a verdade é que cometo os meus erros. E não me custa admitir que os cometi. Por isso, as minhas desculpas.
 
Lembro-me que, depois desta introdução, costumava pedir-te os brinquedos que mais desejava. Entre eles os bonecos Playmobil de que tanto gostava. Vê lá tu que, aos 31 anos ainda gosto deles e comprei um para oferecer a mim mesmo. Acho que se pode dizer que serei uma eterna criança. E isso é um dos meus maiores orgulhos. Espero nunca deixar de ser assim. Se conseguires ajudar nisso, deixas-me muito feliz.
 
Onde ia eu. Já sei! Na parte dos pedidos. Aqui, não te vou ocupar muito tempo. Sei que tens mais em que pensar. E a verdade é que não quero nada para mim. Não faças essa cara que isto não é tão simples como aparenta. É verdade que não te vou pedir nada. Não quero nenhum bem material. Não quero dinheiro. Não quero sorte. Não quero fama. Não quero fortuna. Nem sequer me atrevo a pedir-se saúde e alegria. Não quero nada para mim.

Porém, peço-te muita saúde, paz e alegria para todos aqueles que me rodeiam. Para aquelas pessoas especiais que dão significado à minha vida. Isso peço-te. E volto a pedir. E peço ainda mais uma vez. E, ao dares isso a essas pessoas, dás-me a melhor das prendas que posso ter.
 
Quanto a mim, não te preocupes. Cá vou aguentando o barco. Nos momentos em que não há ondas e nos momentos de tempestade. Foi isso que aprendi com os meus pais. E, cada vez mais percebo que há coisas contra as quais não podemos lutar. Acontecem quando têm que acontecer. E nessa altura há que remar, remar, remar, remar, remar… … … Não penses que como isto pretendo mostrar-te que sou um homem forte. Nada disso. Mas é a minha forma de encarar a vida.
 
Por isso, agora que já entregaste os presentes aos meninos do mundo inteiro, dedica por favor alguns minutos aos adultos. Entre eles, aqueles que dão sentido à minha vida. Se não for abusar da tua paciência, coloca ainda juízo na cabeça de muitas pessoas que andam à deriva por este mundo fora.
 
Obrigado
Bruno
 
PS – Não te deixei doces nem bolachas nem leite ao pé da árvore porque sou guloso e fiquei com essas coisas para mim. Desculpa. Mas sei que não vais levar a mal.

29 comentários:

  1. cada vez acho mais que escrever ao pai-natal (seja ele qual for e tenha qual aspeto que tiver!) é um hábito saudável... uma espécie de "exorcismo".

    é um bom exercício!

    ResponderEliminar
  2. Sim, o Pai Natal agora que se dedique um bocadinho mais aos adultos. :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei desta carta ao Pai Natal!
    :)

    ResponderEliminar
  4. as coisas acontecem quando têm de acontecer
    não quando têm que...

    ResponderEliminar
  5. ...Depois da carta que recebi, só quero (muito)que os seus desejos se concretizem.
    Porque sim.
    Porque Merece.
    Porque é Grande.
    Porque tem um coração Generoso.
    Best wishes.

    ResponderEliminar
  6. Depois da dedicação, atenção e carinho que tiveste com todos nós, tenho a certeza absoluta que o Pai Natal não vai negar nadinha ao seu melhor ajudante: TU!
    Deus te Abençoe pelo conforto que deste ao coração de cada um de nós! Eu falo por mim, logo a seguir à carta que uma das minhas filhas me escreveu, ao carinho e AMOR que elas e MorMeu esbanjaram comigo, a tua resposta, foi o Melhor Presente de Natal que recebi, porque a Amizade que exala das tuas palavras não tem preço.
    Do Fundo do meu pequeno coração Obrigada Bruno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sei que te diga Suricate. Digo-te apenas que palavras dessas são o melhor presente que me podem dar.

      Muito obrigado.

      Eliminar
  7. A mim apeteceu-me ser Pai Natal, por isso vai ao meu blogue para veres o que há lá para ti :) um presente...

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
  8. Simples e maravilhosa! Gostei muito da tua carta :)

    ResponderEliminar
  9. Descobri que és da melhor colheita de todas!

    Eu pediria coisas impossíveis!

    :S

    ResponderEliminar
  10. Que carta bonita, espero que o pai natal tenha sido bom contigo no natal e tenha desejado todos os teus desejos que bem mereces ;) bjinhos***

    ResponderEliminar
  11. Digo-te uma coisa: podes ser uma eterna criança, mas escreves como gente grande e pareces ter um coração gigante. Espero que o juízo na cabeça de quem precisa seja entregue. Realmente esse era um grande presente. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Agora "troquei-me" toda! :S Desculpa ter apagado o comentário, mas enganei-me numa coisa (oh pa mim quase envergonhada)! (Agora, que ninguém nos ouve, eu não tenho a tua morada para te enviar um postal...)

    ResponderEliminar
  14. :) Tanto amor neste blogue... dá vontade de sentar numa pedrinha imaginária e ficar por cá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxa antes uma cadeira que ficas mais confortável. E mantém-te por cá. Pode ser?

      Eliminar
    2. :) Obrigada, HSB.
      Manter-me-ei por cá com todo o gosto.

      Eliminar