26.11.12

querido, muda-me a casa!


Confesso que adoro decorar uma casa. Melhor. Gosto imenso de decorar a minha casa. Apreciei sobremaneira receber a chave com ela nua, totalmente despida de cores, objectos e emoções. Gostei igualmente de imaginar os diferentes ambientes e escolher a mobília certa para cada espaço. Ou seja, pegar num nada e transformar em algo nosso, uma casa partilhada por duas pessoas. Foi uma tarefa que me preencheu e que gostei imenso de efectuar. Talvez por ter sido a primeira vez, não sei.

Desde então, aproveito todas as oportunidades que tenho para alterar algo em casa. E, tal como desde a primeira vez, gosto de ser eu a fazer tudo aquilo que posso e sei. Posso ficar de rastos mas sendo algo meu, sinto quase uma obrigação de ser eu o protagonista de todos os processos de alteração na decoração da casa. Obrigação e uma certa dose de orgulho masculino. Aquele que também costuma aparecer quando um homem se perde ao volante de um carro apesar de continuar a dizer que está no caminho certo.

Como boa parte dos homens (e dos portugueses) tenho um pequeno defeito: faço tudo amanhã. Prometo que é amanhã que faço os tais buracos nas paredes, que arrumo o escritório e que penduro os cortinados e aquela moldura gigantesca que tanto nos agrada. O tempo passa, a promessa permanece e o prazo que estabeleci aproxima-se do final. Nessa altura, arregaço as mangas e faço tudo de uma vez quando podia ter feito as diversas tarefas na maior das calmas. Esta última frase resume boa parte do meu Domingo.

No momento em que tudo acontece ao mesmo tempo, penso sempre em programas como Querido, mudei a casa! Fico sempre à espera que apareça uma apresentadora lá em casa, acompanhada de uma decoradora e de um operador de câmara. Depois toca uma música porreira e aparece no ecrã o antes, o depois e o trabalhinho todo feito. Acredito que esta miragem desaparecia se fizesse tudo com calma e no tempo certo. E como já fiz diversas vezes, prometo que da próxima será diferente. Mas, aposto que na próxima oportunidade voltarei a fazer o mesmo.

21 comentários:

  1. Adoro decoração de casa! Infelizmente não tenho a "minha". Mas em questões de fazer furos aqui, por cortinados e outras coisas n descanso enquanto n faço! Agora arrumar uns papeis que ali estão amontoados há meses, é que me dá preguiça... E das grandes!!
    Ainda ontem comprei uma revista (Lux decoração) onde duas amigas minhas têm produtos delas expostos e bem giros/diferentes. :)
    E agora há coisas tão giras para casa! Emprego, emprego, necessita-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em tudo na vida, tento escolher coisas giras a preços acessiveis. E muitas vezes em lojas pequenas há coisas bem giras. Basta puxar pela criatividade.

      Eliminar
  2. E depois chegavas a casa e tinhas um espaço com que não te identificavas nada... a sério, é mais giro sermos nós a decorá-lo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Por isso é que só sinto aquele "apelo" quando faço tudo de seguida.

      Eliminar
  3. Eu tb tenho esse hábito..Adoro decoração e mudar coisas, e combinar estilos diferentes..os meus amigos estão sempre a provocar-me e a dizer-me:"Isto está outra vez diferente, pintaste a parede? mudaste os móveis? mas tu não páras?"
    ehehe...e eu faço tudo, tudo sózinha...Menino não entra:)))
    Acho que funciona melhor que terapia:)

    ResponderEliminar
  4. Será que é tudo tirado a papel quimico por aqui com o meu homem também é tudo para amanhã , se eu não fizer ou não protestar estava sempre tudo no mesmo lugar, mesmo que quase a cair de podre. E depois lá chega o dia da empreitada , mas faz que remédio!
    Olha se fosse para ir comprar aquelas máquinas da maçã ..aí isso era logo, acredita acredita!!lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A piada é que os homens são assim mas a maior parte deles até têm jeito para decoração e muito mais. Tenta puxar por ele. Nem que exista um jogo de sedução ou algo do género. Puxa por ele e depois conta tudo :)

      Eliminar
  5. Tenta mudar isso. Muitas vezes o talento esconde-se na preguiça.

    ResponderEliminar
  6. Adoro decorações! E não descanso enquanto as mudanças não são feitas. No entanto, há certas coisas pelas quais tenho de esperar, o que faz com que conheça bem o síndrome do "amanhã fazemos isso..." ;p

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que as mulheres esperam todas pelo amanhã no trabalho dos homens ;p

      ***

      Eliminar
  7. Há dois anos cansei-me de esperar pelo príncipe e comprei casa sozinha. E adorei decorar cada pedacinho, todas as idas às lojas para escolher as coisas... E dava comigo sentada no sofá, a olhar à minha volta, satisfeita com aquilo que se tornou o meu espaço.
    Se eu tivesse muito dinheiro e não tivesse que trabalhar gostaria de tirar um curso de decoração de interiores e brincar às decorações mais a sério! Teria muito mais graça se não tivesse que olhar para os preços :) E já agora um homem sensual a pendurar-me as cortinas, que eu não tenho jeito para bricolage ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Posso revelar-te que uma das primeiras coisas que fiz foi sentar-me no chão da sala a olhar para a casa, que inda não era um lar. E ficava a imaginar como iria ficar. Onde ia colocar cada peça. E é uma sensação única. Eu, não comprei casa mas aluguei nova. Por isso é como se fosse minha. A sensação é a mesma.

      Eliminar
  8. Nós repetimo-nos. Mas não deixa de ser um programa giro para fazer numa tarde de chuva, redecorar a casa!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  9. Adoro decoração de interiores. Comprei casa há dois anos e foi uma fase engraçada, ainda hoje andamos às voltas com as decorações e a bricolage. Sim, os homens deixam sempre tudo para amanhã, o meu é igual :P

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra que nunca está concluída, não é?
      boys will be boys :p

      beijos

      Eliminar
    2. É verdade, há sempre qualquer coisinha que faz falta. E quando há algo que dependa dos homens as coisas demoram sempre o dobro do tempo quando uma mulher não se impõe :P

      Bjokas

      Eliminar
  10. Gosto bastante de decoração..de ver crescer um espaço vazio:) Mas confesso-te que ando numa fase mais parada! Fiz uma grande remodelação à 2 anos e realmente a minha casinha está com aquele toque meu...mas há ainda tantas coisas para fazer! Preciso de me inspirar para continuar:)

    ResponderEliminar