23.11.12

o natal passa por aqui e não deixa rasto

Ano após ano faço uma nova promessa. Continuar a dar prendas às pessoas especiais e que me dizem algo mas gastando menos dinheiro. O ano passado reduzi o orçamento com sucesso e este ano já decidi baixar ainda mais o valor. Pode parecer complicado mas com criatividade e paciência tudo se consegue. E enganem-se aqueles que pensam que com pouco dinheiro só se conseguem oferecer meias e cuecas.
 
Neste Natal, boa parte desta missão deve passar pela Primark. Estive lá recentemente e não consegui sair da loja sem um casaco de malha e dois pares de sapatos confortáveis. A melhor parte é que não causei danos na carteira, um dos importantes motivos que me leva a comprar algo.
 
Além disso, descobri artigos muito baratos que me permitem dar prendas engraçadas e úteis a toda a gente sem gastar mais de dez euros por pessoa. Ainda bem que existem lojas assim, onde o Natal passa com um largo sorriso e não deixa rasto de caos económico.

32 comentários:

  1. Este ano tb reduzi consideravelmente o orçamento e já tenho as prendinhas todas.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que é possível reduzir o orçamento e dar prendas a quem se costuma dar.

      Eliminar
  2. É exactamente aí por onde passa o meu Natal e a maior parte dos presentes de anos!!

    ResponderEliminar
  3. De há uns anos a esta parte, eu ainda reduzi mais: prendas só para as pessoas mesmo especiais e todas feitas por mim/nós (no caso dos amigos e família distante). Isto não está fácil e creio que a maior parte das pessoas se esquece do essencial: o apreciar podermos estar juntos, que não se compra em lado nem por dinheiro algum. Bjs e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade, a Primark é uma loja óptima para se comprar coisas engraçadas e com preços muito acessíveis. Adoro o Natal e as luzes:)I

    ResponderEliminar
  5. Eu normalmente faço 80% das minhas prendas a oferecer, por isso faz muita diferença logo...

    ResponderEliminar
  6. Também adoro o Natal, e com a situação económica que vivemos acho que agora as pessoas vão dar mais valor ao verdadeiro Natal e deixar um pouco de lado o consumismo da quadra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o Natal é isso mesmo e não o consumismo que se apoderou das pessoas.

      Eliminar
  7. Para mim, as melhores prendas são as prendas "caseiras". Ou seja, aquelas em que a pessoa que oferece pôs a mão na massa a pensar em mim. Não são as mais perfeitas, muito menos as mais caras. Mas são, sem dúvida, as que mais sentido fazem para mim e mais feliz me deixam :)
    Agora, como é óbvio, só faço as minhas próprias prendas para oferecer a pessoas que me são muito próximas e que sei que vão gostar do gesto. Para as outras, também tento encontrar coisas giras, diferentes e úteis a um bom preço.

    ResponderEliminar
  8. Pois é pois é.. e para quem tem 5 afilhados ?! Como reduzir o orçamento!?! ai ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixo-te um desafio. Dar prendas a todos mas gastar metade do dinheiro que gastaste no ano passado.

      Eliminar
  9. Eu, desde o ano passado, só dou às crianças. Aproveito alguns descontos e promoções que vão aparecendo e vou comprando ao longo do ano.

    ResponderEliminar
  10. é preciso mesmo repensar o orçamento para prendas :)

    ResponderEliminar
  11. O importante é mesmo a lembrança e oferecer coisas úteis. Na primark há para todos os gostos,e a realmente para a carteira é o ideal. também penso passar por lá este ano, o pior da primark é a confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento os horários de menor confusão. Se bem que na Primark é quease impossível.

      Eliminar
  12. Adoro esta Época e mesmo com as restrições vou continuar a gostar, desde e enquanto tiver por perto as pessoas que gosto.Adoro ver as luzes e os efeitos de Natal. Já perdi tempo a passear para ver montras e enfeites de Natal e nem comprei nada só para ver. Essencialmente vou dar uma oferta ás crianças e depois aos adultos será algo simbólico e até coisas que vou fazendo se tiver tempo.

    ResponderEliminar
  13. Para mim, também será uma das lojas preferenciais para algumas ofertas.

    ResponderEliminar
  14. As prendas aqui em casa são apenas para a irmã/família (sp os mais caros), dois primitos meus (com lembranças) e uma prima minha que adoro e me tem ajudado imenso. E ela vai ser presenteada com um bom presente e giro acessível.
    Como não gosto muito desta época, peço sp para passar depressa e chegar Janeiro...

    ResponderEliminar
  15. Eu acho que com um pouco de criatividade podemos sempre manter o spirito de Natal e a um custo mais reduzido! Para os meus lados vou fazer ums testes com biscoitos e bolachinhas caseiras e depois com uns embrulhozinhos giraços fica feito...e assim distribuo pelo menos pensamentos doces :) Prendas mais à séria vais seer para os pequnotes da família!

    ResponderEliminar
  16. Os presentes de Natal do ano passado já foram praticamente todos da Primark e este ano também serão. Encontra-se coisas muito giras e em conta!
    Afinal a essência do Natal é estar em família e passar umas boas horas em harmonia. Os presentes/lembranças acabam por ficar em segundo plano :)

    ResponderEliminar