15.11.12

filhos bala de divórcio

Há coisas, que envolvem crianças, que me causam uma enorme confusão. O pior, é ver pais divorciados que usam os filhos como arma para atingir o ex-companheiro. Pais que “metem veneno” nos filhos para os revoltarem contra a pessoa com quem decidiram (ou não) criar uma vida.
 
O que leva um pai ou uma mãe a tomar uma atitude do género? Roubar amor em relação ao outro? Tentar criar a imagem de que não presta? Ciúmes? Não sei mas acho que é uma situação bastante triste. Os pais podem estar divorciados. Podem mesmo detestar-se mas há algo que nunca irá mudar. Por mais veneno que exista, o pai será sempre pai e a mãe será sempre mãe. Para o bem e para o mal. E essa revolta que querem passar para os filhos só é prejudicial para o seu crescimento e desenvolvimento.

33 comentários:

  1. É daquelas coisas que também me faz muita confusão! porque se há amor incondicional é do entre os pais e filhos, logo como é possível criar esse tipo de instabilidade nas crianças! E pelos vistos estas situações são mais comuns do que pensamos. O egoísmo pessoal pelos vistos supera o bem estar dos filhos:(

    ResponderEliminar
  2. Acho que é uma questão de insegurança da parte dos pais, o medo de "perderem" o filho para a outra parte. Os meus pais divorciaram-se quando eu já tinha 22 anos e, mesmo com essa idade, notava uma pequena "luta" entre eles, principalmente nos presentes de aniversário e de Natal. É como se me estivessem a comprar, mas sinceramente não via isso com maldade, sei lá. Achava que era insegurança de ambos.

    Hoje já não é assim, apesar de se continuarem a odiar acho que já não têm medo de me perder, digo eu...

    Engraçado que hoje também falei de filhos no blogue, mas num contexto completamente diferente.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quando são crianças pequenas é algo que as pode marcar negativamente.

      Eliminar
  3. Concordo completamente.
    Acho que os pais são egoistas. Por causa de uma vingançazinha pessoal, do "ele gosta mais de mim" para ferir o outro para se sentirem por cima no final das contas, andam a destabilizar completamente uma criança.

    ResponderEliminar
  4. Mesmo depois de uma separação, continuamos pai e mãe.
    Desde o dia que sai de casa, continuo a ter uma optima relação com o pai do meu filho. Deixamos de ser marido e mulher, mas continuamos a ser os pais do nosso filho.
    Falamos todos os dias um com o outro.
    E sei que o meu filho é feliz, pois sente e vê que os pais dão.se bem.

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente lido com esses casos quase diariamente.
    Da mesma maneira que muita gente usa os filhos para unir uma relação, usa-os para destruir a relação, usa-os como aram de arremesso. Infelizmente é uma realidade cada vez maior!

    ResponderEliminar
  6. Isto dava pano para mangas......
    Eu....divorciada e com um filho, tento ao maximo que ele não seja atingido pelo fim da nossa relação, afinal ele foi desejado por ambos...e é amado por ambos....acima de tudo aquele é e será sempre o pai do meu filho.
    Condeno o usos dos filhos como arma de vingança.....para atingir os ex-companheiros...
    Agora digo-vos que não é fácil e que existem situações que facilmente desencadeiam outras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes e espero que não acabar por cair nessas situações.

      Eliminar
  7. Sou filha de pais divorciados, e os meus pais tentaram sempre "dar-se bem" à minha frente. Quando o meu pai me vinha buscar ao fim de semana, a minha mãe fazia sempre questão que me viesse buscar à casa, que entrasse e bebesse pelo menos um café, para conversarem sobre mim, como ia na escola, sobre o fim-de-semana, coisas que tinham a ver comigo. Para ela não fazia sentido nenhum ele esperar no carro. Só muitos anos mais tarde, depois de saber a história toda, é que soube o quanto isso lhe custava... Mas fê-lo, por mim, por ele, e também por ela. Para que houvesse diálogo, para que me sentisse bem, quer com um, quer com o outro, quer com os dois. Mesmo odiando-o e a querer tudo, menos ter que o ver, fê-lo por mim. E isso é mais uma das coisas sobre a minha Mãe pela qual lhe dou imenso valor.

    ResponderEliminar
  8. É lamentavel que as pessoas manipulem as crianças dessa forma. Tenho uma prima que tem bastantes problemas psicologicos, incluindo uma péssima auto-estima, porque a sua mãe a usou como uma arma contra o pai. E actualmente, mantém-se um pouco distante da mãe culpando-a por tal.

    ResponderEliminar
  9. concordo contigo em pleno... é bem verdade e infelizmente sao os filhos que levam com a bala mais certeira :(

    ResponderEliminar
  10. HsB quem não presta é assim e não à muita mais conversa, quem faz isso faz pior, não à ninguém que seja bom e depois faça isso, quem não presta é assim e ponto. Infelizmente

    ResponderEliminar
  11. É uma grande falta de respeito para com as crianças, é uma violação aos direitos das crianças. Amam? Quem ama cuida, protege e ajuda!!!

    ResponderEliminar
  12. Concordo. Não sei o que se passa com as pessoas para fazerem isso e prejudicarem quem mais amam - os seus filhos!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar

  13. Quando existe um divórcio, muitas vezes as figuras parentais, em vez de manterem uma relação cordial em relação à criança. Essa postura não se encontra. Havendo pais que projetam a hostilidade nas crianças com o objetivo de atingir o outro.

    Muitas vezes a criança a nível emocional e cognitivo a partir de uma determinada idade assume “ quase” a responsabilidade da separação das figuras parentais “ mamã e o papá não gostam de mim” “ o que fiz errado”. Turbilhão de emoções e sentimentos para a criança.

    Se para as figuras parentais, não é fácil gerir os sentimentos “ cada caso é um caso”. Preparar uma criança, para um divórcio, também não é. Uma rutura familiar, todos terão de reaprender a organizar a vida. Existem regressões por parte da criança (enurese-xixi ou chuchar no dedo).

    Importante os pais conversar entre si e com a criança. Apesar de divorciados, continuam a amar e a dar-lhe todo o apoio e carinho. Todos estão vulneráveis.

    ResponderEliminar
  14. Tens razão no que dizes também me custa compreender como se põem as questões pessoais à frente dos amores incondicionais que devem ser os filhos. Mas chego à conclusão que o ciúme e o sentimento de posse sobre algo ou alguém é muito destrutivo e torna os seres humanos irracionais em determinadas alturas. Como educadora vejo essas situações acontecerem bastas vezes e é triste muito triste.

    ResponderEliminar
  15. Não entendo pq continuam a "usar" as crianças como meio de atingir fins. É algo que me transcende e não aceito como tu.
    As crianças ficam marcadas para o resto da vida, e quando crescerem depois vêm-se os resultados em adultos... :(

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente há pessoas que tudo usam para chegar aos seus fins porque pensam apenas em si e nos seus fins. Este egocentrismo vem de muito desamor, é certo, mas vem também de muita falta de empatia para com os outros, sejam eles a pessoa que já amaram acima de tudo ou os frutos desse Amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ao quererem o amor só para si estão a prejudicar gravemente um filho.

      Eliminar
  17. Quando num divórsio se fala no total interesse da criança, por alguma razão é mencionado.
    Será que a palavra pai e mãe fazem sentido quando num divórsio um filho é pedra de arremesso ?
    Têm estas pessoas conhecimento da verdadeira nobreza destas duas palavras : Pai e Mãe ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este tipo de pais não percebem o papel que têm em mãos.

      Eliminar