16.11.12

complexo de inferioridade norte-sul

Pensava que isto fazia parte do passado. Acreditava que era algo que já não existia na mente de ninguém mas a verdade é que as pessoas do Porto entendem que são inferiores às de Lisboa. Primeiro, já perdi a conta ao número de vezes que me perguntaram como estão as coisas em Lisboa, porque é lá que “tudo acontece”, dizem. Depois, existem aqueles que pensam que não existe crise em Lisboa. Mais surpreendentes são os que – juro que existem – assumem ser inferiores aos lisboetas. “Comparado com Lisboa, o Porto é uma aldeia”, foi uma das frases que me disseram.
 
Sou de Lisboa. Nasci em Lisboa. Amo Lisboa mas não sou superior a nenhuma das pessoas do Porto apenas porque sou da Capital. Nem considero que uma cidade seja superior à outra, apesar de algumas pessoas me concederem um carimbo virtual de qualidade quando sabem que sou de Lisboa. São duas cidades diferentes, com pessoas diferentes, com muitas qualidades que as tornam únicas e com muitos problemas que as tornam iguais. Mas, uma coisa em certa. Em Lisboa, nunca ouvi alguém dizer-se inferior ao Porto. Confesso que estou surpreendido com este complexo de inferioridade. Sobretudo, porque não encontro motivos para atestar esta hipótese, que é defendida pelos seus habitantes. Aliás, pergunto: alguém sabe quais são?

53 comentários:

  1. Uma coisa que eu gosto de lisboa é o sotaque... aqui no norte as pessoas falam muito com palavroes, mas sao boas pessoas. Portugal é um país com muitas pessoas cheias de qualidades, nao temos é as oportunidades certas.

    Boa sexta feira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto das pessoas do Porto e do sotaque e da maneira como falam.

      Eliminar
  2. O norte não é inferior nem superior ao sul. São regiões cujos habitos, cultura e historia são diferentes, nem melhores nem piores. Acho Lisboa um acidade muito impessoal, já no Porto é tudo mais caloroso. Uma coisa é certa...os ministérios estão em lisboa, o PM está em Lisboa, O PR está em Lisboa, a bolsa de valores está em lisboa, etc e tal... o pais é governado de Lisboa, é a capital e assim tem de ser... mas isso não inferioriza nada nem ninguém. eu não troco o norte por nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom texto. E as pessoas não devem sentir-se inferiores. E acredita que não escrevi aqui nem metade do que ouvi.

      Eliminar
  3. Como nascida e criada em Lisboa, já senti muitas vezes aquilo que falas (às vezes mascarado com críticas e desvalorização do que vem do sul, nomeadamente de Lisboa). Eu acho as diferenças deliciosas e uma lufada de ar fresco, gosto e gosto das gentes e apetecia-me sempre ficar mais tempo e não me coibo de lhes dizer. Quanto à crise e tendo lá estado recentemente não pude deixar de achar impressionante que algumas das antigas ruas comerciais mais agitadas tivessem tantas lojas abandonadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das coisas que mais me agradou no Porto foi o vasto número de lojas de rua. Dá muita vida à cidade.

      Eliminar
  4. Já fiz um post sobre esta temática, e é claro que levantou polémica, mas concordo em absoluto


    http://erasoquemefaltava.blogspot.pt/2012/10/porque-lisboa.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevi o texto com base no que ouvi da boca das pessoas da cidade. Até porque não existem razões para se acharem inferiores.

      Eliminar
  5. engraçado,muito engraçado porque durante os 4 anos que aí vivi sempre senti que era mais o oposto.As pessoas do Porto são tão bairristas e adoram tanta a sua cidade que inferiorizam é as pessoas de Lisboa,aliás depois de Aveiro tudo o que se segue são apenas mouros,e as pessoas de Lisboa são umas coitadas cheias de mania e que não há nada como as pessoas do Porto que são muito mais valentes e simpáticas e não sei que mais...foi mais ou menos isto que ouvi durante a minha vida de universitária nessa linda cidade...Jamais ouvi um portuense a dizer que se sentia inferior a Lisboa,muito MUITO pelo contrário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, não conheci ninguém assim. Mas a cidade tem mil encantos e as pessoas devem sentir orgulho nisso.

      Eliminar
  6. Acontece o mesmo com os ilheus. Sou madeirense e aqui é o mesmo sentimento. Mas existe esse sentimento aqui no arquipelago, entre Madeira e Porto Santo e sei que existe no arquipelago dos Açores entre as ilhas.

    BJS

    ResponderEliminar
  7. As pessoas do Porto que lhe disseram isso, nunca viram uma "aldeia"!
    Se de cada vez que precisassem de ir a um médico especialista, fazer um exame, ver um espectáculo ou outras coisas mais, tivessem de se deslocar 200 Km (mais 200 de regresso), aí sim. Sentiriam-se superiores.
    As pessoas não sabem valorizar o que têm.
    (Mas o pessoal do Porto sempre me pareceu tão bairrista...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. E confesso que as pessoas falaram muito mal da sua própria terra.

      Eliminar
  8. Estás equivocado. Não é complexo de inferioridade.
    O que as pessoas do Norte sentem em relação a Lisboa é uma questão de "injustiça".

    No Norte as pessoas consideram que trabalham mais que as de Lisboa, porque no Norte existe muitas empresas de produção, enquanto que em Lisboa se concentram mais serviços (as pessoas pensam que trabalhar sentado, não é trabalhar).

    Os principais eventos culturais, pelo menos mais mediaticos são em Lisboa, e no Norte quando vêm alguma coisa mediatica é um milagre (temos que gastar muitas vezes mais em deslocações do que no proprio bilhete dos espetaculos).

    Os salarios em Lisboa são superiores ao do Norte... primeiro porque os serviços são mais bem pagos que a "mão de obra", e porque o custo de vida também é superior, mas muita gente não entende essas diferenças.

    Tudo isto para explicar que não é complexo de inferioridade, são realidades diferentes, e temos noção disso. Agora, fazer as pessoas entender que a grande riqueza está aqui, e em Lisboa se concentram os serviços, eventos, etc porque é central... é que é mais complicado.

    Parece que estou a ver alguem de Faro a vir para concertos no Porto... 6 ou 7h de viagem... valha-me Deus!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era isto que eu queria dizer, faço minhas as palavras do Chicolaiev.

      Não é inferioridade, é injustiça!

      Dúvido que alguém cá no Porto se sinta inferior a alguém de Lisboa... e logo nós que achamos que somos os maiores :)

      Eliminar
    2. ora nem mais...é sentimento de injustiça e nao de inferioridade...

      Eliminar
    3. Tens toda a razão. Mas, a verdade é que várias pessoas falaram comigo num tom diferente. Falaram mal da sua terra, assumindo ser muito inferior a Lisboa e nem se comentava alguns dos critérios de que falas. E isso, eu não compreendo.

      Eliminar
  9. Creio que essa situação se prenda com a atitude declarada de algumas pessoas...

    Sou de Leiria, sempre vivi em Leiria, até há 2 anos me ter mudado para Sintra.
    Continuo a odiar quando um lisboeta se refere a outra cidade (que não Lisboa) como sendo "província".
    Nem vou muito mais longe, tenho amigos que vivem em Lisboa e que raramente vêm a Sintra "porque é longe!".

    Hein? Desculpe? Como disse? É longe? Eu posso deslocar-me até Lisboa, mas os lisboetas não podem vir até aqui...?

    É uma questão de atitude de uns e outros.
    E concordo com alguns comentário acima: sempre senti os portuenses como sendo bastante orgulhosos de o serem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom texto. Mas lamento que muitas pessoas sintam inferioridade em relação a Lisboa.

      Eliminar
  10. HSB, talvez a resposta esteja na pergunta: confundiste habitantes com portuenses. Alguém que nasceu no Porto nunca admitiria ser inferior a um lisboeta. Mas também estão longe da linha equilibrada que descreveste -- de que ninguém é superior a ninguém. Os portuenses estão sim no outro extremo: "Nós somos os maiores, mas o dinheiro/benefícios vão todos para Lisboa. Valha-nos o FCP para nos vingarmos desta injustiça."

    Em resumo: as pessoas que te disseram isso não são portuenses, só vivem no Porto e não lhe apanharam a alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu fosse contar tudo o que ouvi ias perceber que pessoas nascidas no Porto sentem-se inferiores aos lisboetas. Não digo que sejam uma maioria mas é surpreendente para mim.

      Eliminar

    2. Não te esqueças… colocar os nomes (fíticos), as verdadeiras profissões e o local do Porto.

      Quanto mais leio…Não concordo minimamente…

      Espero que não te zangues comigo (não me conhecendo).


      Eliminar
    3. São opiniões de pessoas. Só fiquei surpreendido porque pensava qu não existiam pessoas assim.

      Eliminar
  11. Sempre conheci esse sentimento (e concordo contigo) de inferioridade da parte dos naturais do Porto...uma espécie de ódio de estimação entre o Norte e o Sul...e nunca cheguei a entender o porquê talvez porque nunca dei relevância a sentimentos tão ridiculos! Eu nasci em Lisboa e adoro o Porto assim como toda a região Norte do País, assim como todo o Alentejo, asssim como a Madeira,...somos apenas um país e com costumes e usos tão diversos que nos tornam (pessoas e zonas) tão maravilhosos!!!
    Tive oportunidade de conhecer bem a cidade do Porto (o meu ex marido viveu lá a sua infância e adolescência) e adorei. Quando me chamavam "moura" e diziam que a unica coisa boa que tinhamos aqui em baixo era a cerveja Sagres eu respondia com "murcão" e "tripas à moda do Porto" :)Sabes, acho que o melhor é não tentar comparar algo incomparável. Há pessoas simpáticas e menos simpáticas em todo o lado.
    Pessoalmente, nunca tive razão de queixa das gentes do Norte, sempre fui recebida de braços abertos mesmo por incógnitos. falta-me conhecer o Estádio do Dragão (só conheci o das Antas. Boa estada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ao estádio do Dragão e ao camarote presidencial... Só pensava no meu Benfica.

      Eliminar
  12. Não é complexo de inferioridade, mas sim uma realidade: Portugal é Lisboa!!

    ResponderEliminar
  13. Como o poder Central (O Governo) sediado em Lisboa ao longo de séculos temos uma Centralização em Lisboa de quase tudo e embora com tentativas para que a descentralização fosse feita ela esbarrou sempre no Poder Politico ,enfim..
    As pessoas infelizmente tiveram razões para irem inculcando complexos. Mas na realidade somos todos diferentes como pessoas mas todos iguais porque todos o seres humanos querem no fim uma única coisa: serem Felizes! O poder Central nunca soube gerir as diferenças culturais que nos tornam numa massa de gentes maravilhosas. Mas não nos subestimemos isso é fazer o jogo de quem nos querem dividir. Quando vou por este País fora encontro pessoas boas e más como em todo o lado , até num simples bairro de Lisboa é assim. Tenho conhecido a titulo profissional e não só, este País quase todo e não tenho razão de queixa de Portuenses ou outros em particular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho razão de queixa de nada mas ouvi muitas críticas que não têm razão de ser.

      Eliminar

  14. Era precisamente o que ia dizer… também faço minhas as palavras do Chicolaiev.

    Não confundas injustiça com inferioridade...palavras totalmente opostas.

    Não partilho dessa opinião, as pessoas do Porto não se sentem inferiores aos de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não confundo. Ouvi mesmo palavras de pessoas com um notório complexo de inferioridade.

      Eliminar


    2. Gostava que escreves os locais, nomes e profissões dessas pessoas, que proferiram essas palavras e lamúrias.

      Para entender essas insinuações!

      Eliminar

    3. P.S. Queria “ dizer que escrevesses”

      Eliminar
    4. Não o vou fazer por respeito às mesmas mas essas pessoas falaram de Lisboa como sendo superior ao Porto. É a sua opinião.

      Eliminar
  15. Eu acho que isso é daquelas coisas que nuncairá pasar..um complexo ed inferioridade mas que os portuenses não entendem dessa forma! Na minha forma chega a ser levado a um regionalismo excessivo. Já tive um longo relacionamento com uma pessoa do Porto e sempre foi complicado gerir esse sentimento da parte dele!

    ResponderEliminar
  16. Não me parece que dizer que comparado com Lisboa, o Porto é uma aldeia, ou que é lá que tudo acontece seja a manisfetação de qualquer tipo de complexo de inferioridade. É só a constatação de um facto, na verdade Lisboa é bem maior que o Porto e também acontecem por lá muito mais eventos, actividades, iniciativas e tudo o mais, não só por ser a capital, mas por ter uma população maior. Parece que isso são factos reais mas que não tornam a Capital superior nem nenhuma outra cidade inferior... Eu moro no Porto há alguns anos, vinda de um vila bem mais pequena ainda e se algumas vezes gostava de ter a oferta que Lisboa oferece, muitas mais agradeço a pacatez e decomplicação que a vida por estas bandas oferece. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes mas quando as pessoas falam mesmo mal da sua terra e criticam as pessoas, dizendo que em Lisboa é tudo muito melhor, é um complexo de inferioridade.

      Eliminar
  17. Também me faz confusão essa questão. Sou de Lisboa e adoro o Porto. Adoro a cidade, as suas gentes, a sua comida. E tenho bons amigos no Porto.
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  18. oi??? de certeza que as pessoas que te argumentam dessa maneira (serão meia duzia delas) não estão satisfeitos com a vida e arranjam o tão manchado argumento das rivalidades norte-sul...q eu, como sabemos são quase provocadas pelo futebol.. adiante... o norte é lindo!!! e sim el lisboa funciona, a nível cultural, 99% de atividades. o resto é paisagem... a nivel de trabalho...woooowww...o norte está bem equipado com mao de obra barata.. e o q temos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se te disser que são pessoas que estão muito bem na vida? Sim, não são uma maioria.

      Eliminar
  19. tu é que já estás formatado para essas supostas evidencias vivenciadas por ti.....em tanto post a dignificar as pessoas do norte, agora este post, no fundo, anular o dito por não dito....

    Xica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falei mal das pessoas do Porto? Se leres o texto com atenção percebes que falo bem das pessoas e digo que não compreendo porque se sentem inferiores.

      Eliminar


  20. Nunca li tamanha atrocidade “ inferioridade pelos naturais do Porto”. Mas depois contradiz-se “ sempre foi recebida de braços abertos”. Em que ficamos.

    Poupem-me as hipocrisias…as rivalidades como já disseram, vem do futebol. Uma situação, estar tudo centrado em Lisboa (politica, eventos culturais etc..).

    Inferioridade…qual inferioridade.

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rivalidade é uma coisa, inferioridade é outra. Não disse que 9 em cada 10 pessoas se sentem inferiores mas é um facto que privei com bastantes pessoas que fazem do Porto uma cidade inferior a Lisboa, algo que não compreendo.

      Eliminar
  21. Já não há paciência para estes discursos lisboetas formatados "do complexo de inferioridade do norte". Eu sou do minho, tenho muito orgulho das minhas raízes celtas, complexo , só se for de superioridade... Sê mais inteligente e não confundas com injustiça pois, o centralismo que existe em portugal só prejudica os nortenhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi este texto quando passei uma semana no Porto e com base em coisas que ouvi de pessoas do Porto. Eram elas que falavam assim.

      Eliminar
  22. Sim, realmente devo ter complexos por ser da região mais bonita do país, por ser uma portuguesa de primeira linha ( condado portucalense), por as minhas raízes minhotas serem celtas...
    O menino em que mundo vive? Acredita mesmo nisso? Não confunda as coisas, o único problema que existe são os fundos comunitários que são roubados do norte para Lisboa entre outras coisas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escrevi este texto quando estive uma semana no Porto e onde diversas pessoas falavam assim.

      Eliminar