5.11.12

“aquele” amor que dá sentido à vida

O principal ponto de equilíbrio da vida de qualquer pessoa é o seu próprio umbigo. Se uma pessoa não estiver bem, dificilmente poderá fazer com que aqueles que o rodeiam se sintam bem. O bem estar pessoal depende da pessoa. Cada caso é um caso. Para muitos, o bem estar passa pela melhor moradia com a melhor localização. Mesmo que esteja vazia. De pessoas e de sentimentos. Para outros, o bem estar é o carro com mais cavalos do mercado. Mesmo que sirva apenas para viajar sozinho e com plásticos nos estofos para não estragar o interior da viatura. Há ainda aqueles para quem o bem estar passa pela solidão. Seja porque têm medo de amar, porque não querem amar ou por outro motivo qualquer que os leva a acreditar que é bom estar sozinho. Mas, para grande parte das pessoas, o bem estar pessoal passa por “aquele” amor que dá sentido à vida. Que transforma o feio em belo. O mau em bom e por aí fora.

Para o último grupo de pessoas, encontrar este amor é a missão de uma vida. Um objectivo no qual estão sempre a pensar. Algo que, se não for controlado, acaba por se transformar numa obsessão por se achar que só com aquele amor é que a vida fará sentido. Isto leva à criação de uma imagem de perfeição. Imagem essa que não corresponde à realidade. Simplesmente, porque essa perfeição, imaginada por nós, não existe. A obsessão da perfeição faz com que se passe pelo amor de uma vida e não se repare nele. E não se dá conta porque os olhos estão fixos no chão, onde se continua a procurar o tal amor perfeito que ilusoriamente criamos na nossa mente. Por vezes, dá-se mesmo a aproximação de alguém que pode ser o amor de uma vida. Alguém que diz as palavras certas, no momento certo e no local ideal. Mais uma vez, tudo isso passa ao lado. Porquê? Porque a tal obsessão continua a tapar o que está ali... a descoberto. Que sempre esteve. Mas nunca se reparou.

A este problema juntam-se os erros de relações passadas. Passos mal dados que são acidentes de percurso mas que as pessoas tendem a adoptar como regra geral. Como uma maldição que irá assombrar todos os relacionamentos. Nessas alturas, é preciso parar. Limpar a cabeça. Esquecer esses problemas ou pelos menos evitar uma associação à pessoa que se acabou de conhecer. Pessoa que até pode ser a tal mas que já está a ser rotulada de caso perdido por tudo o que referi anteriormente.

Se não existir uma libertação de tudo o que é mau. Se não for colocada de parte a obsessão da relação perfeita, aquela que nos faz sonhar, ninguém será suficientemente bom. Por mais puro que seja o amor ou a atracção entre duas pessoas... a verdade é que nunca será suficiente. Terá sempre falhas, defeitos e outras coisas más. Aspectos que vão influenciar o natural desenrolar de uma relação. Quando, na verdade, “aquele” amor tem falhas, defeitos e outros aspectos que não invalidam que seja o amor de uma vida.

Mesmo assim, querer loucamente “aquele” amor não é um erro. Pensar com frequência nos erros do passado não é um erro. Desejar algo especial não é um erro. Transformar tudo isso numa obsessão que nos controla já é um erro. Porque isso invalida que se reconheça o verdadeiro amor no momento em que ele se cruze connosco. E, aos meus olhos, na minha humilde opinião, ele anda por aí, à espera de ser encontrado. Por todas as pessoas que o desejam.

44 comentários:

  1. Texto muito bom!!! Vai com certeza ajudar algumas pessoas a pensar de maneira diferente. PE

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo!Está tudo aí!
    Texto muito bom. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. É mesmo isso. E posso dizer que em tempos idos fui uma vítima da busca pela perfeição. Mas felizmente "vi o caminho" a tempo e aproveitei o que a vida me colocou à disposição.
    :)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos fomos, acho eu. Mas não podemos deixar que essa busca nos domine :)

      Eliminar
  4. Melhor não poderias ter dito:) E nem sabes como as tuas palavtas fizeram tão sentido na minha cabeça! Passa-se demasiado tempo na busca de perfeição e de algo idealizado que às vezes o verdadeiro amor está mesmo ao nosso lado e não nos apercebemos:)

    ResponderEliminar
  5. Que belo texto 5*. Tudo dito! Só te posso dar os Parabéns HSB.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem "dizido"!
    Focaste o cerne da questão!

    ResponderEliminar
  7. HSB, este texto tocou-me em especial. Muito obrigada por o teres escrito.

    Quando dizes "E, aos meus olhos, na minha humilde opinião, ele anda por aí, à espera de ser encontrado." oxalá tenhas razão! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Tenho andado às voltas para não comentar, vou e volto e torno a ler...

    bem, em primeiro lugar são muito poucos aqueles ou aquelas que sabem e entendem que o passado influencia o presente. Nos relacionamentos isso é mais do que evidente e em psicologia nós estudamos e sabemos disso. Fico feliz por saber que tu o sabes e mais feliz estou por ver este texto com tamanha eloquência.

    O amor, afinal o que é amor? Nós vivemos e vemos o amor segundo aquilo que observávamos através dos nossos pais, modelos de aprendizagem e comparação... sim, todas as nossas primeiras e fundamentais informações são dadas pelos comportamentos dos nossos progenitores... tudo o resto é construído por aquilo que vivemos.
    Amar alguém, nos dias de hoje, é um acto de coragem. Para amar temos de dar ao outro, doar ao outro o nosso coração, a intenção de com ele ou com ela crescer. Um relacionamento é crescer a dois.

    Quantas mais desilusões amorosas um indivíduo tem, menor será a sua capacidade de se entregar a um relacionamento, com isto perdem o tal amor perfeito de uma vida que tu muito bem "dizes". Devemos também ter em conta que homens e mulheres têm uma forma distinta de exprimir o amor, de estar num relacionamento e a sua não devida interpretação pode provocar grandes danos na pessoa, mas também, no próprio relacionamento!

    No fundo queremos todos tanto o amor, que somos uns egoístas... e no amor não há espaço ao egoísmo, nem ao egocentrismo...

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa reflexão e comentário com o qual concordo.

      Eliminar
    2. Muito bem dito Alexandra! Está tudo aí.

      beijos

      Eliminar
  9. Gostei muito do texto. Concordo em absoluto com tudo o que está escrito, pena é haver tantos a cometerem consecutivamente os mesmos erros, deixando muitas vezes "ir embora", pessoas fantásticas... sendo o amor o sentimento dos seres imperfeitos, isto por si só diz tudo... na minha opinião, o verdadeiro amor não se procura, surge, e basta que estejamos bem connosco e atentos, que facilmente o identificamos... as desilusões amorosas, ainda que tenham uma carga negativa nos próximos relacionamentos, são sem dúvida, elas que nos fazem evoluir, e a saber principalmente o que não queremos e o que queremos... muitas vezes, são elas que nos encaminham em determinada direção

    acredito que não existe somente uma pessoa certa para cada um de nós.. deverão existir várias, simplesmente a vida, este circulo em que andamos, muitas vezes não nos deixa cruzar com elas... ou talvez deixe, só depende de cada um de nós... se essa pessoa existe? claro que sim...

    por muito que escrevesse sobre o tema.. não o esgotaria..

    1 beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto do teu comentário. Não se pode deixar que os erros do passado sejam vistos como uma regra geral que irá sempre acontecer. Pensar assim é meio caminho andado para que tudo corra mal.

      É verdade, é um tema que não se esgota.

      1 beijinho

      Eliminar
  10. Concordo e acrescento que devemos ser o nosso primeiro amor, até porque começar uma relação (ou procurar uma) na esperança que o outro alguém nos faça feliz, que vai ser um grande amor e que tem desde logo superar todos os outros ou então não presta é logo um grande erro. Errado porque é uma responsabilidade estúpida que estamos a cobrar a alguém. Errado porque nunca vamos perceber que a felicidade ainda que possa ter largos contributos de outras pessoas é uma responsabilidade nossa: às vezes mais uma escolha nossa do que julgamos. Eu cá não espero alguém que me faça feliz. Espero alguém com quem possa continuar a ser feliz.

    Escrevi algo que melhor explica esta ideia aqui:

    http://mundocadentro.blogspot.pt/2012/10/ser-feliz-nao-e-estar-feliz-e.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Temos que gostar de nós para que isso se note nos outros que nos rodeiam.

      Eliminar
  11. Já li e reli o teu texto... Tens tanta razão no que escreves! Faço parte daquele grupo que tem quase tudo, mas que parece pouco porque falta "aquele amor que dá sentido à vida". Acho que sou exigente, mas não procuro a perfeição. Não estou à espera de conhecer alguém e ficar encantada com tudo o que a pessoa diz ou faz, de achar que vamos estar sempre de acordo, que vai ser tudo fácil e perfeito. Mas parece-me que há muitas pessoas com expectativas irreais. Estou longe de ser perfeita... Mas esforço-me por acreditar que um dia vou encontrar alguém que goste da minha "imperfeição" e que queira arriscar-se a ser feliz comigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amor é o que descreves ao fim. E aposto que o que não falta por aí são homens que querem correr esse risco contigo.

      Eliminar
  12. Este texto está muito bom... Fez-me pensar e nem sei mais o que dizer... Não foi por acaso que o encontrei agora quando precisava mesmo de o ler e refletir! Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Muito bom!

    faço parte do grupo que vive um amor que dá sentido à vida, onde todos os obstáculos se relativizam, sonhos se transformam, tudo porque ele existe!

    ResponderEliminar
  14. Agora fizeste-me pensar HSB...
    Concordo a 100% contigo :)
    Nada mais a acrescentar.

    ResponderEliminar
  15. Procurar (e viver) aquele amor que nos dá sentido à vida mas que não deverá, nunca, fazer com que percamos o sentido que lhe queremos dar. Por esse amor vale(rá) a pena lutar todos os dias. Por esse amor feito de diferenças e imperfeições e que, por isso, o tornam verdadeiro. Gostei muito do texto e de tudo o que ele parece ter despertado nas pessoas que o leram - como sempre :)

    ResponderEliminar
  16. O HsB anda in love...muy bien maninho xD

    ResponderEliminar
  17. Simplesmente fantástico. Escreves muito bem. Parabéns

    ResponderEliminar