14.11.12

a diferença está nas pessoas

A principal diferença do Porto em relação a Lisboa está nas pessoas. Aqui não existe aquela distância citadina lisboeta que faz com que ninguém conheça ninguém. Aqui, dá-se mais valor às pessoas e ao contacto.

No restaurante onde almocei privei com um homem que me tratou como se fosse o seu melhor amigo, apesar de nunca me ter visto. Isto, é raro (não totalmente impossível) de encontrar em Lisboa. O que é pena.

Em segundo lugar, estão as asneiras, que andam na boca de "toda" a gente.
Enviado do meu BlackBerry® da tmn

48 comentários:

  1. Ainda bem que gostastes, do nosso Porto, é lindo é colhedor, eu adoro viver aqui, quanto aos palavrôes, nem todos portuenses o dizem beijokas

    ResponderEliminar
  2. Se achaste isso do Porto, tens de visitar o Alto Minho :)

    ResponderEliminar
  3. Por caso não concordo nada com essa análise. O Porto poderá ser muito acolhedor, que é, as gentes são muito simpáticas, mas os grupos são bastante mais fechados que em Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a viver no Porto há 2 anos e concordo completamente. Apesar de serem mais simpáticas ao início é bastante difícil inserir-nos num grupo.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo com a Pipoca!
      Podem parecer e ser muito dados e tal mas depois são muito ciosos dos seus grupinhos e linhagens!

      Eliminar
    3. Eu não senti isso mas confesso que talvez tenha convivido com pessoas específicas. Dos grupos que me apresentaram, fui bem aceite por todos.

      Eliminar
  4. Concordo contigo! Apesar de Lisboa ser a minha cidade que tanto gosto, de facto as pessoas do Porto são mais afáveis e menos distantes.

    ResponderEliminar


  5. Ainda bem que adoraste o meu Porto, as pessoas, são acolhedoras e afáveis.
    Discordo quanto aos palavrões... Não tenho esse hábito… nem todos os portuenses dizem palavrões.

    Existem algumas pessoas, que numa frase somente uma única palavra é que não é asneira. Tão deselegante… possivelmente será recorrente para essas pessoas. Acham piada!!

    De Norte a Sul do país existe de tudo um pouco, é como a pronúncia. Nasci e vivo no Porto, não tenho pronúncia do Porto.

    As raízes de cada cidade e vila são o que identificam os locais e as pessoas e não se devem perder.

    Beijs

    ResponderEliminar
  6. As pessoas fazem um local ou será um local que faz as pessoas.. ou antes será um misto. Conheço muitas pessoas em Lisboa assim como encontraste no Porto o que me leva a pensar que talvez isso também dependa de cada um de nós da nossa predisposição para nos inserirmos e nos entrosar-mos com os outros. Olha porque será que num outro País que nos é estranho temos tendência a ser mais sociáveis? ...ás vezes penso nisso.

    ResponderEliminar
  7. Sem querer julgar nem avaliar ninguém, nem sempre quem nos trata como grande amigo é (ou será) nosso amigo verdadeiro.

    ResponderEliminar
  8. Sempre tive essa ideia das pessoas do norte de facto... :)

    ResponderEliminar
  9. Depende!
    Ao andares por Lisboa sabes que estás na tua "zona de conforto", conheces, sabes para onde ir, o que fazer, quase que andas em piloto automático. A partir do momento que vais para outro local que não conheces tão bem, estás e és mais receptivo ao que te rodeia.

    ***

    ResponderEliminar
  10. Eu sou do Porto e concordo, quando vou a Lisboa não são tão hospitaleiros como somos aqui!

    ResponderEliminar
  11. Sim, os nortenhos são mais amistosos.

    ResponderEliminar
  12. Viva o Porto, carago...ups, carago não, carago!

    Sim, as asneiras fazem parte do dicionário do norte, portanto não têm sentido ofensivo eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até acho piada. Poque são ditas com a maior naturalidade do mundo :)

      Eliminar
  13. Eu até dizia o que acho, mas era totalmente tendencioso já que sou uma tripeira convicta :)))

    ResponderEliminar
  14. Existem pessoas amistosas em todo o lado...se vais com o espirito "aberto" em conhecer sitios e pessoas tens uma atitude aberta a quem te recebe....o dia a dia depois talvez seja diferente
    beijokas

    ResponderEliminar
  15. Também vivo no Porto e concordo contigo somos do caraças :)

    ResponderEliminar
  16. Eu sou de Lisboa. Não conheço o Porto, não sei como são as pessoas.
    Mas por vezes também encontramos aqui pessoas assim... é raro, mas acontece... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como se passa com o mal para o bem também é uma realidade que existem pessoas destas em todo o lado. Felizmente, no Porto são uma maioria.

      Eliminar
  17. Sabes que eu acho que acima de tudo não é bem uma característica do Porto mas sim do Norte:) São mais dadas, afáveis e emotivas:) Na realidade a nossa vida citadina é tão stressante que nos esquecemos de pequenas atitudes que fazem toda a diferença:)

    ResponderEliminar
  18. Sou do Norte, logo não deviamos ser nós a falar em causa própria, mas tu gostas de "provocar" a discussão. Vou tentar ser imparcial (missão impossível). Por razões profissionais trabalho com gente dos 4 cantos do país e são essas pessoas a dizer que se sentem invariávelmente muito melhor acolhidas e recebidas por cá. Quanto aos palavrões, eu levo-te à Ribeira ou à Afurada, tu levas-me a Alfama ou ao Bairro Alto, depois encontramo-nos à esquina a tocar a concertina e trocamos impressões:)Bora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que se fizermos essa experiência dos bairros, ficas com pior impressão dos bairros do sul. No norte, as asneiras parecem apenas mais uma palavra.

      Eliminar
  19. Não conheço muito o Porto, mas quando lá estive também senti que as pessoas são muito mais prestáveis e acolhedoras do que em Lisboa.

    Lembro-me que quando lá estive, entrei num café para pedir uma indicação e o senhor a quem perguntei até veio à rua comigo para me explicar melhor as ruas de que falava. E esteve ali a explicar-me com imensa paciência. Em Lisboa, isto era impensável, quanto muito davam-me a indicação errada eheh

    PS - Mas não há nada como a Margem Sul! eheheh

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez aconteceu-me o mesmo perdi-me pelo Porto e num semáforo perguntei a um senhor que também estava parado uma indicação e ele disse "siga-me que eu já a deixo lá" imaginem agora estar a chover e o senhor estar a conduzir uma mota.
      Só mesmo no Norte.

      Eliminar
    2. A Margem Sul é especial.

      Esse episódio da mota é muito bom.

      Eu gosto de dar indicações porque gosto que o façam comigo.

      Eliminar
  20. As pessoas mais acessíveis (para mim) divididas por zona, são as pessoas do Norte e do Alentejo.
    Não falo das pessoas de Lisboa pq felizmente tenho boas impressões delas, talvez por conviver muitos anos com a malta "alfacinha", mas são diferentes das restantes.
    Se formos simpáticos e acessíveis, poderemos receber tb o mesmo. Parte de cada um de nós. :)

    ResponderEliminar