17.10.12

raspa, raspa e volta a raspar


Frequento uma papelaria dois dias por semana. Às terças e sextas, lá estou eu na hora de almoço. Olho para os jornais, para algumas revistas, troco dois dedos de conversa com os simpáticos empregados e jogo no Euromilhões, no Totoloto e, quando acho que o futebol é uma ciência exacta, no Totobola. Ocasionalmente, compro uma raspadinha.

Mas, ao longo dos últimos meses tenho reparado que raramente existem raspadinhas para comprar. O que antigamente abundava nas papelarias, hoje escasseia. “Estão esgotadas”, dizem-me frequentemente. Curiosamente, ou não, este dado bate certo com a chegada das medidas de austeridade que assustam tudo e todos.

Em tempos difíceis, as pessoas agarram-se a tudo o que possa proporcionar riqueza e seja igualmente um escape à crise. Só isso pode explicar que os países onde se gasta mais dinheiro neste tipo de jogos sejam aqueles onde se vive pior. Onde a vida é mais complicada. Por outro lado, este tipo de jogos são feitos de forma a aliciar quem não tem onde se agarrar. Quem não gostava de ganhar dois mil euros por mês durante largos anos?

Pessoalmente, não alterei o meu comportamento porque sempre joguei (excepto quando me esqueço ou não tenho tempo para jogar) no Euromilhões e sempre gostei de comprar raspadinhas. Mas noto, que muitas pessoas passaram a guardar um, dois ou cinco euros do seu orçamento para estes jogos de sorte, na esperança de encontrar ali uma espécie de salvação. Notam isso nas papelarias que frequentam? E alteraram os vossos hábitos neste domínio? Passaram a jogar mais?

39 comentários:

  1. Ola. Nas papelarias não sei mas conheço pelo menos um sitio que vende jogo e vende raspadinhas. E quando digo raspadinhas vende todo o tipo de raspadinhas e em grande quantidade. Isso deve depender dos sitios de certeza. claro que se deve notar algum decrescimo pela crise mas pelo que sei continuam a haver pessoas a gastar muito em raspadinhas por dia todos os dias da semana. O que as vezes acontece é o que ocorre no sitio de que falei (cafe) os donos compram as raspadinhas e vendem muito tanto para particulares como para outros cafes e ate papelarias da mesma zona.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo: a crise pode criar gamblers... :(

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente comprei já algumas raspadinhas e realmente tenho tido mais sorte. Com o euromilhões é que nem por isso, nunca me calhou nada (ZERO €)!
    Mas não jogo todas as semanas, só quando lá passo ao lado e me lembro! ;)

    Não me tinha apercebido que as pessoas gastam mais € nessas coisas. No euromilhões sim, nas raspadinhas não, porque nunca me disseram que estavam esgotadas. ;)

    Não fiquei surpreendida! :/
    É normal que as pessoas arranjem uma alternativa para ganharem algum dinheiro extra.

    ResponderEliminar
  4. Concordo totalmente!
    Mas tenho que confessar, que de vez em quando sabe bem raspar :DD

    ResponderEliminar
  5. não tenho o vicio de jogar, por norma nem nunca me lembro dos euromilhoes....
    e tambem nao tenho sorte nenhuma :P

    ResponderEliminar
  6. gosto imenso do que escreves por aqui!
    gostaria de te convidar a conheceres também o meu cantinho e espero que te divirtas por lá!

    beijinho

    http://cottoncandy-peaches.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Na estação de serviço onde abasteço o meu Libemóbil, tem o Euromilhões e as raspadinhas e notei que aquilo tem estado cheio com o tanto raspa-raspa!
    Tive o azar de uma vez ir abastecer a uma sexta-feira e demorei uma eternidade a pagar o combustível de tão cheio que aquilo estava e com um funcionário extra para esses jogos :|

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca jogo, não me considero minimamente sortuda.

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo na apreciação que fazer acerca das pessoas se agarrem ao jogo em alturas de maiores dificuldades. Tenho reparado na hora do almoço gente a raspar a raspar a ver se lhe sai. E depois ainda voltam à papelaria quando lhes saí para comprar outra. Eu cá guardava logo, era menos esse que saía do bolso eheheh . Vês o meu espirito de jogadora ,para quê jogar.

    Mas se me prometessem que saiam esses 2000 por mês juro que passava a jogar. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o problema de muita gente. Ganham prémio e gastam logo a pensar que vão ganhar ainda mais.

      Eliminar
  10. Eu não jogo nem euromilhões nem raspadinhas, nada do género. Não tenho sorte, logo não vale a pena deitar o dinheiro fora. Mas a minha mãe gosta de jogar e raspar. Um dia fui com ela a um quiosque no centro da cidade e ao pedir o senhor disse que não tinha raspadinhas pois estavam esgotadas. Fiquei super admirada pois nunca tinha ouvido tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei admirado porque era algo que nunca acontecia.

      Eliminar
  11. Não consigo gastar dinheiro em jogos, nem raspadinhas, nem euromilhões. Das poucas vezes que o fiz arrependi-me. Sabe-me sempre a dinheiro deitado ao lixo. Prefiro comprar um chocolatinho :D

    http://oponguiinho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Eu noto...é ver as filas para jogar á sexta feira em todas as papelarias! A crise trouxe isto também! As pessoas agarram-se a estas pequenas coisas como que a esperança ´a última a morrer.
    Pessoalmente nunca irei ter a sorte de ganhar algo...simplesmente porque não jogo, a não ser quuando os colegas de trabalho puxam por mim e fazemos uma aposta:)

    ResponderEliminar
  13. Não jogo e do meu ponto de vista, dessa forma poupo dinheirinho todas as semanas! Quando Mormeu se deixa tentar pelos jackpots (de raro em raro) fico sempre com o amargo de boca de dinheiro a voar-me do bolso. Por mim não jogava mesmo nunca.

    ResponderEliminar
  14. Eu também sou daquelas que terça e sexta lá jogo à espera que saia alguma coisita. De vez em quando o euromilhoes lá me paga um jantar!

    ResponderEliminar
  15. Não acredito em dinheiro fácil, por isso não jogo. Aliás, joguei no máximo seis vezes no Euromilhões, com valor mínimo, e rapadinhas nunca joguei.
    O dinheiro gasto e juntinho dá para muita coisa. ;)

    ResponderEliminar
  16. Não sou adepta de jogos (a dinheiro).

    Agora saindo do tema da publicação, sim porque o que me trouxe aqui foi a necessidade de fazer uma reclamação por publicidade enganosa.

    Sim, tão enganosa que o maravilhoso mundo do desporto à chuva me trouxe uma gripe daquelas que não tenho memoria...

    Vou pensar na indemnização que vou exigir e volto a contactar sua ex.cia.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério! Ficaste doente?

      Mas a sensação foi boa ou não? Eu adoro e nunca fico doente. Assim que chego a casa tomo um banho quente e tudo fica bem.

      Podes reclamar aqui: homemsemblogue@gmail.com

      Aguardo a reclamação.

      Eliminar
    2. A reclamação ficou anotada no local da publicidade. :)

      Se eu explicar o juiz é capaz de não me conceder o direito à indemnização, é que a modos que... me fizeram parar num local com uma ventania tremenda, isso não é o que interessa, no fundo o importante é que fiquei de cama. :(
      Eheheh


      P.S. Espero que essa de tomar banho quando chegas a casa não seja uma indirecta.

      Eliminar
    3. A reclamação foi bem aceite :)

      O banho não foi uma dica. É o que faço depois de uma chuvada daquelas que vai até aos ossos :)

      Eliminar
  17. Costumo jogar no "Eurotostões", embora me esquecesse de vez em quando, e como jogo com chave fixa quando isso acontecia ficava cheia de remorsos e com medo de ver a chave! :|

    Felizmente, e como jogo em sociedade, ultimamente deixei de ter essa preocupação. E ainda deixo o totoloto e totobola para a outra parte da sociedade ;)

    De facto, já presenciei situações em que dizem que as raspadinhas estão esgotadas. E parece que a loucura é mesmo com as Pé de Meia e Super Pé de Meia. As mais caras, mas com prémios melhores!

    E pronto, as pessoas "agarram-se" a esta esperança.

    ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a dizer-te qye és uma sortuda :)

      E concordo contigo. As pessoas agrram-se a essas duas com a ilusão do melhor prémio.

      ***

      Eliminar
  18. Não jogo à anos, ainda ontem ouvi na SiC que aumentou em muito a procura pelas ditas.

    ResponderEliminar
  19. E se reparares os casinos tambem estao cheios de gente de volta das slotmachines em busca da sorte grande...

    ResponderEliminar