19.10.12

não o deixem morrer


Ele está a desaparecer. Caiu em desuso. Quer seja o verdadeiro e genuíno, aquele que envolve contacto físico ou mesmo as variantes mais recentes que nasceram através das novas tecnologias. A verdade é que cada vez menos pessoas se lembram dele. Do beijo de boa noite.

Nos dias que correm, poucas são as pessoas que se vão deitar depois do beijo de boa noite. Uma parte das pessoas nem recorre ao telemóvel para enviar um beijo de boa noite a alguém especial. Este beijo, sem o qual não vivo, está quase a desaparecer, com muita pena minha.

Desde pequeno que me habituei a ele. Não me ia deitar sem o beijo de boa noite aos meus pais e não me deixava dormir enquanto um deles não me viesse aconchegar a roupa da cama. Talvez por ser uma espécie de tradição familiar, mantive o hábito do beijo de boa noite. Hábito esse que ainda hoje mantenho e que espero nunca perder. E não há nada melhor do que dar e receber um beijo de boa noite antes de dormir. Preferencialmente o genuíno ou, em caso de impossibilidade física, o tecnológico. Aquele que nos chega através de uma chamada ou mensagem.

Vocês fazem parte dos responsáveis pela quase extinção deste beijo? Ou, por outro lado, são daqueles que ainda o mantêm vivo?

69 comentários:

  1. Eu ainda mantenho o beijo de boa noite, seja pessoalmente, seja via sms. E um beijio de bom dia tambem!!!

    ResponderEliminar
  2. Quando vivia com os meus pais era todas as noites, e depois todas as manhãs o beijo de bom dia.

    ResponderEliminar
  3. O beijo de boa noite é daquelas coisas para ficar para sempre :)

    ResponderEliminar
  4. Sempre vivo:) logo eu que sou uma beijoqueira:)

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. É algo que mantenho, é o meu aconchego antes de dormir.

    ResponderEliminar
  6. acho que eu nem dormia bem se não o fizesse...
    quando durmo na casa dos pais beijoco todos: pais e mana.
    se dormir longe ligo para dar as boas noites. sempre!

    [pensava que era a única a fazê-lo!]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que és assim. Mesmo que sejas a única, nunca mudes.

      Eliminar
  7. Bom dia:)
    Sempre dei, sempre recebi. Dava um "´té manhã" ensonado, recebia do meu pai um "Vai com Deus filha, o paizinho já lá vai atracar-te os cobertores" e ia, sempre.
    Hoje em dia vou com as meninas para o quarto, deito-as aconchego-as, atraco os cobertores e há sempre brincadeira pela certa porque nunca querem que seja o último beijo, há sempre tempo para mais um. Há dias a mais velhinha confessava-me que nenhuma das colegas dela tinha a nossa "tradição" do beijinho de boa-noite e rematou "eu adoro, não consigo dormir se vocês não me vierem dar um beijinho":)
    Já entre mim e Mormeu, além do beijinho, há uma "coisa" ainda mais importante sem a qual não durmo...(suspense intencional)...:)
    A minha cabeça encaixada no ombro dele e os dedos dele a bricarem com os meus caracóis.
    Por mim não morrerá nunca.
    Boa noite HSB, nana bem:)chuac:)

    ResponderEliminar
  8. Sempre vivo e presente, é tipo um calmante para dormir melhor e feliz.

    ResponderEliminar
  9. Aos criancos e ao gajo! SEMPRE! Nem eles dormem sem beijo :)

    ResponderEliminar
  10. quando por alguma razão durmo em casa de um dos meus pais, há sempre beijinho de boa noite :)
    e confesso, sem vergonha!, que quando é em casa da minha mãe ainda gosto que me aconchegue :) a minha família sempre foi de colo, e mimo, e beijinhos, e mãos dadas, e tenciono manter a tradição :)

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto muito do beijo de boa noite e de desejar swet dreams:) Faço questão de manter seja por que via, pessoalmente, sms, face...

    ResponderEliminar
  12. Eu dou sempre o beijo de boa noite aos meus filhos...e de bom dia quando acordamos!

    ResponderEliminar
  13. Ainda o mantenho vivo, dou sempre um beijo de boa noite à minha mãe e à minha avó. Quando fico com o namorado também lhe dou senão envio-lhe por mensagem :)

    ResponderEliminar
  14. Verdade, há que manter vivo o Amor seja num beijo de boa noite, de boa madrugada ;) de bom dia, em abraços ou em palavras meigas.

    ResponderEliminar
  15. Ninguém vai para a cama sem dar/receber um beijo de boas noites (quer seja o marido ou os filhos).
    Já o de bons dias não é nosso hábito!

    ResponderEliminar
  16. Eu ainda vivo com o beijo de boa noite o da minha mãe, quando sair de casa vou ter saudades dele =)

    ResponderEliminar
  17. Quando estou numa relação, nunca me deito sem dar beijo de boa noite, seja pessoalmente seja por sms..hoje em dia acontece isso com o meu filho, nunca nos deitamos sem beijinho e abracinho, e msm qd calha dormir em casa dos meus pais ou ir lá jantar, o ritual é sempre o mesmo, despedida com beijo..aliás, eu até ligo tds os dias à minha mãe, por vezes só para mandar beijos :)
    Beijos e abraços são o melhor que existe neste mundo, ainda mais qd é dado e recebido de pessoas que gostamos e fazem parte da nossa vida :) Já há tantas coisas ruins e fúteis que o beijo de boa noite cair em desuso era quase um crime:)

    ResponderEliminar
  18. Quanto ao Bom dia e ao Boa noite, é habitual dar por educação, por hábito talvez mais. Quanto ao beijo à chegada a casa e à noite também me habituaram desde miúda e assim mantenho para os meus pais e familiares e amigos quando os encontro. Mas confesso que em casa do marido e do filho prefiro aqueles beijos e abraços dados não por hábito,mas por sentimento.
    Quanto a enviar um beijo ou um abraço,até por SMS, telefone ou por outro meio tecnológico, faço-o a amigos se a ocasião o exigir por sentir que necessitam de apoio e também gosto de receber. É que um abraço ou um beijo, se sentido, faz um bem!!

    Aqui vai um abraço para ti HSB e para os que por aqui passem Que o dia seja agradável!:)

    ResponderEliminar
  19. A tradição mantém-se! Beijo de boa noite sempre :) Isto até podia dar um movimento para concorrer as próximas legislativas :p acho que se conseguia uma percentagem 'fofinha' :p

    ResponderEliminar
  20. Por aqui está bem vivo! E assim continuará ;)

    ***

    ResponderEliminar
  21. Nahhhh! Por aqui há sempre um beijo de boa noite ❤

    Não faço intenções de o deixar morrer ;)

    ResponderEliminar
  22. Os meus pais nunca foram de beijos de boa noite ou qualquer outro tipo de demonstração de carinho.
    Depois de crescida, houve fases com, outras sem, pois claro...
    Agora, uma coisa é certa, nunca me deito sem dar um beijo de boa noite, em pensamento, à minha avó. Esse, nunca me esqueço. Pena não conseguir senti-lo de volta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela história. De certeza que a tua avó também te envia beijos :)

      Eliminar
    2. Partilho a mesma experiência que ti "Mam'Zelle Moustache"... Sempre me senti triste.

      Eliminar
  23. De boa noite, de bom dia, antes de sair, ao regressar... na minha família somos muito beijoqueiros!

    ResponderEliminar
  24. EU SOU BEIJOQUEIRA...E NÃO PRESCINDO DESSES MIMOS :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. em casa de boa noite sempre até uma certa idade, de bom dia dependia.
    Com a mulher e piquena é de bom dia e de boa noite.

    ResponderEliminar
  26. Tocaste num ponto critico, fazem tanta falta quando terminamos uma relação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse pode ser substituído por muitos outros. O espaço ocupado não será o mesmo mas o coração agradece :)

      Eliminar
  27. De bom dia e de boa noite! Infelizmente grande parte do tempo é tecnológico porque a distância não dá para ser físico! Mas vou manter sempre!

    RN

    ResponderEliminar
  28. Como a Mam'Zelle Moustache tb os meus pais nunca foram de dar beijinhos de boa noite e sentia-me triste.
    Não sei se foi por essa falta que sou uma beijoqueira de quem gosto e amasso qualquer pessoa que gosto muito, como por exemplo a minha sobrinha que nos beijamos, agarramos aos abraços e damos beijinhos de boa noite e o gosto muito de ti. Muitas vezes acabo com lágrimas nos olhos e a chorar pelo amor que tenho a ela. O mesmo se passa com outras crianças que adoro pq só me apetece apertá-las e dar mimos, beijá-las e arreliar com beijos. Ainda ontem tive esse prazer de o fazer ao menino "Mané" que fez ontem dois anos, filho de uma amiga minha. Adoro o menino e ele a mim. Ele agarradinho a mim e rir-se a fazer macaquices, tão giro!! :)

    Mas tenho saudades do beijo de boa noite. Envio ainda de vez em quando a alguém especial por telemóvel qdo falamos.

    Resumindo e concluindo: sou beijoqueira, chata em abraços apertadinhos e uma "sarna" em beijos. :)

    ResponderEliminar
  29. Um beijinho de bom dia e um de boa noite, sendo o da noite dado na testa e devagarinho para aconchegar os sonhos :)

    ResponderEliminar
  30. É rarissimo o dia em que adormeço sem lhes dar um beijo de boa noite. Ao namorado e ao gato. Adormeço sempre primeiro que o namorado. Quando ele se deita, abraça-me e beija-me no ombro. Sim, lá em casa não faltam beijos.

    ResponderEliminar
  31. Cá em casa há milhões de beijos de boas noites!
    De todos a todos. E mais um a mim, e a mim, e a mim também. Dou várias voltas neste beijar desenfreado como demonstração carinho e adiamento da hora de dormir...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Eu NUNCA durmo sem dar ou receber uma beijoca da minha gaija...mesmo que por vezes tenha de ser por sms. Cresci assim e espero nunca perder este "vicio" ;)

    ResponderEliminar
  33. Ca em casa mantemo-lo vivo, o de boa noite e o bom dia. Com os filhos e com o marido, e sem nos dar-mos conta, acontece todos os dias quase à mesma hora, um momento de ligação forte entre todos.

    ResponderEliminar