29.10.12

fazer sorrir quem não sabe o que é um sorriso

Já imaginaram um Natal sem um único presente? Já pensaram que existem meninos que não têm o prazer de desembrulhar um carrinho de brincar ou meninas que não recebem uma simples boneca que será a sua companheira inseparável? Felizmente, esta não é a realidade da maior parte das famílias. Mas, é preciso ter consciência de que, cada vez mais, existem crianças que não recebem um único presente na noite de Natal. Crianças que não sabem o que é sorrir e que vivem no meio de problemas dos quais não têm culpa.

Foi a pensar nestas crianças que foram criados os Anjinhos de Natal, uma iniciativa do Exército de Salvação que tem por objectivo fazer sorrir os mais pequenos numa data tão especial. Os anjinhos são crianças que fazem parte de famílias que atravessam momentos bastante complicados.
Estas crianças são escolhidas após um trabalho de pesquisa no terreno, por parte do Exército de Salvação. Depois de seleccionadas, escrevem os seus pedidos de Natal num cartão, que tem a forma de um anjo, onde consta o seu nome, a idade, o presente desejado e o tamanho para um fato de treino.

Quem quiser ajudar, basta enviar um email para o endereço ana.almeida@anjinhosdenatal.pt. Depois, a Ana Almeida irá dizer-vos quem será o vosso anjinho e como se processa a entrega. Ajudar não custa e não há melhor sensação do que fazer sorrir uma criança que não sabe o que é um sorriso.
 

31 comentários:

  1. Adorei a iniciativa!
    Uma pena eu estar tão longe, participaria com certeza. Vou procurar iniciativas assim aqui no Brasil ai divulgo. Assim ajudo também.

    Muito interessante tua preocupação!
    Uma abraço!

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia! Vou participar... afinal o Natal é isto mesmo.

    Obrigada por divulgares.

    ResponderEliminar
  3. Grande iniciativa e obrigada por partilhares. Vou participar!!

    ResponderEliminar
  4. Boa:) O que importa é mesmo haver iniciativas destas..e o Natal é mesmo das crianças:) Vou partilhar e participar, sem dúvida!

    ResponderEliminar


  5. São de louvar estas iniciativas!

    O natal é essencialmente das crianças, ao ler o teu poste e reportando-me ao Natal de ano passado. Existiu uma campanha de uma senhora, para uma instituição, colocou o nome…inclusivamente o nome das crianças e respetivas idades...

    Como eu muitas pessoas contribuirão (bonecos, livros etc). Supostamente…estava aguardar a passagem da quadra natalícia, saber o feedback (deduzo todos os que enviaram), a linha de pensamento, seria seguramente similar à minha.

    Decorreu o natal… passagem ano…novo ano…nunca mais soubemos! Nestas situações… equacionar a veracidade da existência (num blog)…compreender o motivo dessas condutas. Por uns …pagam os outros!!!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente ainda há muito casos desses. Esta é uma iniciativa com muitos anos e de confiança.

      Eliminar
  6. Muito boa iniciativa.
    O Natal é das crianças e de mais ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Natal é de todos mas mais especial para as crianças.

      Eliminar
    2. Sou radical com este tema "Natal". Posso dizer que não gosto do Natal, por isso menciono sempre que ele é das crianças.

      Eliminar
  7. Realmente uma excelente iniciativa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, existem pessoas de bom coração que se dedicam a estas causas.

      Eliminar
  8. Excelente, estamos em sintonia, tenho este tópico agendado para amanhã! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria tão fácil dizer cobras e lagartos, que és uma imitadora, isto e aquilo (um dos caminhos mais fáceis da blogosfera)

      Na realidade, fico com um grande sorriso pela coincidência (e diferentes pontos de vista) no Skyfall e sobretudo, pela partilha de uma causa tão nobre como a dos Anjinhos :)

      Obrigado Vespinha

      Eliminar
    2. You're welcome!

      E quando as coincidências são por coisas boas, sabe tão bem! :)

      Eliminar
  9. És um anjo bom por partilhares esta iniciativa do Exército de Salvação :) Já mandei o mail, agora é só aguardar a resposta da Ana Almeida!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou nada mas já estou à espera que a Ana Almeida me diga quem é o meu anjinho :)

      beijos

      Eliminar
  10. HSB admiro e respeito todas as iniciativas deste género e é com um coração apertado e pequenino que te vou dizer o seguinte: Se há alguém que dá com o prazer de quem recebe, eu sou um desses seres humanos. Nos últimos anos a vida tem sido madrasta cá em casa e em termos materiais as minhas possibilidades são além do reduzido. Nem às minhas meninas tenho podido, repito em termos materiais, dar-lhes o Natal que elas merecem. É por isso com imensa tristeza que te digo que não vou poder ajudar. Agradeço a ti e a pessoas como tu e Dúvidas e Certezas e todos os outros que a ti se vão juntar, estou certa disso, que têm ainda a nobreza e a possibilidade de o fazer. Divulgar, vou divulgar, se me deixares e não ficares aborrecido, como é evidente, mas queria tanto, tanto poder participar dessa alegria de dar!
    Solidariedade é um dos valores que mais vai ser necessário colocar em prática nos próximos anos no nosso país.
    Obrigada.

    Boa Noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei emocionado com a tua história. Mas, fico feliz por revelares ter um coração do tamanho do mundo. Espero que tenhas um Natal maravilhoso, como mereces.

      Obrigado pelo teu testemunho, mesmo!

      beijos

      Eliminar
  11. Muito obrigada pela divulgação :))

    ResponderEliminar
  12. Grande iniciativa a tua...se cada um de nós ajudar um pouco, é tudo mais facil ;)

    Vou partilhar e ver se participo.

    Abraço

    ResponderEliminar