16.10.12

empenho a mais?


Gosto da entrega das pessoas. Do empenho e da devoção a uma paixão que defendem. E, se por vezes acho que este tema é algo sem limites, existem alturas que penso que existem e que foram ultrapassados.

Matthew McConaughey perdeu 15 quilos em pouco tempo para dar vida, no próximo filme, a Ron Woodruff, um toxicodependente seropositivo que se notabilizou por ter sido um dos primeiros activistas da doença nos Estados Unidos. E, se este caso já me impressiona, o que dizer de Christian Bale, que perdeu 29 quilos para protagonizar O Maquinista, em 2004.

Estes são apenas dois exemplos de uma dedicação sem limites. Aceito que digam que são pagos a peso de ouro e que ganham milhões de euros para oscilarem o peso. É verdade. Mas até que ponto este dinheiro é suficiente para colocar em causa a própria saúde? É que estas alterações e as excessivas mudanças de hábitos alimentares podem alterar a pressão sanguínea, causar problemas respiratórios e aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.

Recordo-me que no caso de Christian Bale, o actor passava fome com o objectivo de chegar aos 55 quilos, alimentando-se apenas das vitaminas fulcrais para o funcionamento do corpo. McConaughey já disse que vai perder o peso necessário para dar vida a um homem doente que queria ser são.

Outro aspecto que me deixa pensativo. Os filmes seriam iguais com outro tipo de corpo? Não, digo eu. Quem já viu O Maquinista (quem ainda não viu deve ver, se tiver força para tal pois é um filme pesado e que impressiona) certamente concorda que aquele personagem precisa daquela imagem para ter a força que tem. O mesmo se aplica ao personagem que será desempenhado por Matthew McConaughey.

Outra questão que se pode colocar? Não seria mais sensato perder o mínimo peso possível e pedir à produção para contratar uma excelente equipa de pós-produção para trabalhar a imagem em vídeo? Talvez. Mas acho que é a entrega (excessiva ou superficial) que separa os melhores dos iguais aos outros.

Estes dois casos levam-me a pensar que existem limites na entrega a algo. Mas continuo a achar que a paixão que revelam é superior a um eventual limite ultrapassado. Concordam?


12 comentários:

  1. É impressionante mesmo. Ainda não tive coragem de ver o maquinista e este mais recente muito menos. Acho que faz parte mas não será qualquer um que aceita. Estes se aceitaram, viram-no como um desafio. E não deixa de ser mais um factor promocional para o filme ;)

    Esta foto do Christian Bale é chocante!

    ResponderEliminar
  2. Há vários exemplos desses. Lembro-me do Jared Leto que engordou 30kg uma vez para um papel num filme também. Não o reconheci!

    Acho que ser actor é mesmo isso, dedicação total. Felizmente acho que este ganho e perca de peso é muito bem controlada por médicos, mas... eu também o faria por um papel. É mais fácil encarnar a personagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive para colocar o Jared e o Russell Crowe que engordaram bastante.

      Penso da mesma forma que tu. Eles são acompanhados mas é um risco grande.

      Eliminar
  3. É realmente impressionante! O filme O Maquinista é de longe o mais chocante...e sim concordo ctg, a violência da história assim o exigia. Também me lembro do caso do Diário de Bridget Jones em que a atriz teve de engordar.
    Sem desvalorizar a capacidade de entrega e o profissionalismo destes atores, acho que tudo o que mexe com a saúde deveria ter-se atenção...e há que ter atenção aos exageros! E hoje em dia pode ser feito tanto em termos de maquilhagem e feitos especiais.
    Complicado...sobretudo pq todos nós temos situações de dedicação que damos o máximo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo por isso é que acho que se trata de um desejo imposto pelos próprios actores.

      Eliminar
  4. Sob meu ponto de vista e experiência não devemos colocar a saúde em "questão". Emagrecer repentinamente não faz bem ao organismo e todos sabemos bem que uma dieta milagrosa só faz mal.
    Este tema que postaste toca num ponto da minha vida: tive que deixar o meu ex-emprego pela minha saúde. Se foi extremo? Foi, mas por necessidade mental que felizmente recuperei com ajuda de médicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um risco "calculado" que correm. Por isso é que digo que é empenho deles em relação ao que querem mostrar ao público.

      Eliminar
  5. Vi o maquinista há vários anos e, para mim, foi marcante tanto pela história como pela representação do Christian Bale. Acredito que sem aquele aspeto magro e doente, o filme não teria o mesmo efeito. Imagino que seja o total envolvimento com o personagem que os leve a tomar estas decisões que impressionam e, ao mesmo tempo, trazem tanta genuinidade ao filme.

    ResponderEliminar
  6. Concordo.
    Não sei se chamo de entrega à profissão....e como diria a ZON (passo a pub que eu até sou MEO)
    Há uma linha que separa...........
    Beijinhos

    ResponderEliminar