11.9.12

ups! é engano...

O meu primeiro telemóvel foi um Nokia 5110, uma prenda de Natal dos meus pais. Recordo-me que, na altura, servia única a exclusivamente para chamadas telefónicas. É verdade que já se podia enviar mensagens mas ninguém o fazia. Aliás, recordo-me do boom das mensagens. Trabalhava no aeroporto de Lisboa quando a optimus (se não me engano) ofereceu um número semanal de mensagens gratuitas. Lembro-me ainda de colegas que enviavam mensagens para números que desconheciam com a sugestiva mensagem: "De onde teclas?", enquanto aguardavam uma resposta que desse início a um animado diálogo, sobretudo com uma mulher. Esperavam em vão... mas esperavam. Mas aquilo que mais recordo dessa época é que os telemóveis serviam para telefonar, não fosse essa a funcionalidade que levou à sua criação. Não posso deixar de mencionar as saudades das baterias que duravam quase uma semana.

Os tempos mudaram e com eles o mercado dos telemóveis e das comunicações. As chamadas deram lugar às mensagens. Surgiu o jogo da minhoca nos Nokia. Surgiram outros jogos, as fotografias, máquinas cada vez melhores, bluetooth e um manancial de características. Um telemóvel deixou de ser um aparelho que faz chamadas para ser um faz tudo. Esta evolução fez nascer também os mal entendidos e as vergonhas.

Com o exorbitante preço das mensagens escritas, apareceram as aplicações gratuitas que permitem enviar mensagens de texto de borla. Desses, tenho dois: o messenger próprio do Blackberry e o WhatsApp. Como guardo contactos profissionais no meu telemóvel, corro risco de passar algumas vergonhas quando estou virado para a brincadeira.

A última delas passou-se com um amigo com quem tenho uma relação especial. Temos por hábito chamar nomes um ao outro que não são propriamente bonitos nem utilizados frequentemente em conversas entre dois homens. E costumamos fazer isso no WhatsApp. O problema é que tenho um contacto profissional memorizado no telemóvel cujo nome é praticamente igual ao do meu amigo. Numa dessas brincadeiras, acabei por meter-me com a pessoa errada. Estranhei a demora na resposta, até que recebi uma mensagem que dizia apenas: "Quem és?"

Depois de ter mudado de cor dezenas de vezes, lembrei-me de que a pessoa em questão não tem o meu contacto memorizado. Respirei de alívio, perdi a vergonha e limitei-me a dizer que era engano. Apesar da vergonha, acabei por sorrir e recordar-me de todas as mensagens e telefonemas que recebo por engano. Contudo, desde então, utilizo o WhatsApp como se fosse uma bomba bastante instável que pode explodir a qualquer instante nas minhas mãos. 

28 comentários:

  1. Essas situações são sempre muito chatas.

    E mandar mensagem à pessoa X quando devia ter ido para a pessoa Y e o conteudo da mensagem era sobre a pessoa X.

    Eu agora verifico sempre se coloco o nome direito na mensagem, é uma vergonha do caraças, especialmente se era para a tua melhor amiga a mensagem e quem a recebe era o menino de quem querias falar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso, felizmente não me aconteceu :)

      Mas também passei a ser muito cuidadoso

      Eliminar
  2. Podias ter feito pior, do estilo quando recebeste a mensagem a dizer "Quem és?" e teres respondido algo do género ( mas dentro do vocabulário que usas como esse teu amigo ): " Olha lá meu animal mas agora tas numa de brincar? Deixa de ser menina e responde como um homem" xD aí sim, quando recebesses uma 2ªmensagem eras capaz de ter mais dificuldades em respirar lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir da primeira, era igual. Ainda bem que a pessoa não tinha o meu número memorizado. Era uma vergonha!!!

      Eliminar
  3. Uppppssss:) Ainda bem que essa pessoa não associou a ti a mensagem :) já me aconteceu uma ou outra situação embaraçosa com a troca de mensagens dessa forma! a última foi estar preocupada com uma amiga e perguntar a outra se sabia o que se estava a passar...não é que envio a mensagem para a amiga com quem eu estava preocupada! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Despachei-me logo a pedir desculpa e a dizer que era engano :)

      O que te aconteceu também é embaraçoso :)

      Eliminar
  4. ehehehhe....
    Eras bem apanhado se ele te reconhecesse... :P

    ResponderEliminar
  5. por sms já tive umas trocas, mas nada de transcendente, mas por mail já tive algumas mesmo muito embaraçosas...daquelas de cavar um buraco .

    ResponderEliminar
  6. LOL, é preciso ter azar realmente, já me aconteceram situações do género :)

    ResponderEliminar
  7. o meu primeiro foi um siemens que mais parecia o comando da Tv. Mas depois tive um Nokia igual a esse teu, mas dps a bateria começou a fazer mau contacto. eheheh As sms sem dúvida que vieram revolucionar o nosso mundo.
    Acredito que tenham juntado muita gente e afastado outras tantas pessoas.
    Não uso nenhuma dessas aplicações modernas nem nunca as vi funcionar. Ando a pensar comprar um Iphone, quem sabe nessa altura as fique a conhecer, pelo menos terei cuidado para não chamar nomes a estranhos! eheheheh

    ResponderEliminar
  8. Nunca tive grande problema com mensagens, nunca fui adepta, aliás só nos últimos anos enviei algumas, todos os meus conhecidos sabem que se querem falar comigo telefonam. Assim como eu faço.

    Mas nem só com mensagens existem essas gafes, a minha inesquecível foi patrocinada pelo meu irmão mais novo.

    Estávamos juntos e o telefone dele começou a tocar, no visor apareceu o nome do meu irmão mais velho, eu peço para atender, ele riu-se, pensei eu que com a antecipação da brincadeira. Atendi com um "Então gordo, como estás?"
    Não deve ser difícil adivinhar que do outro lado estava um homónimo do meu irmão que por sinal é um bocadinho gordinho, digamos que durante uns tempos não sabia onde me enfiar quando via a pessoa em questão, mesmo sabendo que o meu irmão lhe transmitiu o que se passou...

    (Chamo habitualmente gordo ao meu irmão mais velho (devido aos músculos) e pequenino ao meu irmão mais novo (1,95), só para não ficarem no ar suspeitas de bullying) :)

    ResponderEliminar
  9. Nem vou falar da vezes que meti o pé na argola... eu sou a distracção em pessoa... eheheheheh

    ResponderEliminar
  10. Bem, não percebi nada dessas coisas que mencionaste. Ando sempre atrasada uma data de anos em relação às novidades tecnológicas. Só uma vez, tive um telemóvel do mais recente que havia na altura. Já lá vão uns 10 anos, se não estou em erro. O meu pai disse-me para escolher o telemóvel que quisesse. "Escolhe dos bons", disse ele. E eu escolhi. Eram aqueles da dita "3ª geração" que dava para ver a cara da pessoa com quem se fala, tipo vídeo. Pois que nunca utilizei a famosa opção. É que nenhum dos meus contactos tinha tal aplicação... Foi o telemóvel mais caro que tive e aquele que menos tempo durou nas minhas mãos. Pediam-me um balúrdio para ver qual o problema. Preferi comprar outro...
    Quanto a enganar-me por distracção ao enviar um sms, que me lembre e que alguém se queixasse, nunca me aconteceu. Agora já recebi vários, muito estranhos, de pessoas que não conheço... Mas nunca respondi a pedir satisfação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eita, que comentário, longo. Nem parece meu... :)

      Eliminar
    2. Recordo-me dessa altura, em que se dizia que o futuro passava pelas videochamadas. Nunca comprei nenhum telemóvel que o fizesse porque não conhecia ninguém com um :)

      Adorei o teu comentário :)

      Eliminar
  11. O meu foi o Nokia 3310 :P Quanto à situação, ainda bem que ele não tinha o teu memorizado :P

    ResponderEliminar
  12. lol eu mando mensagens muito profundas ao calhas :)

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. O meu primeiro telemóvel foi um Alcatel azul clarinho, com antena. Adorava-o! Engano em mensagens muitas, por tlm...

    Agora para me enganar em email's, sou um must! Quando estive no último trabalho (no qual tive que sair por causa da chefia que implicava comigo e situações mais graves), pensava que estava a enviar um email a uma amiga de outro departamento, de longa data... No meio de tantos insultos, provocações dela, ja n estava em mim e enviei o email a ela (em vez à minha amiga) a dizer o seguinte: "Vou embora. Já n a aguento. Vou ficar só até ao final desta semana. Não estou a conseguir suportar a ser a burra de serviço. Fiz erros e está sp a berrar comigo enquanto com as outras pessoas é sp boazinha." A resposta dela foi: "Só podes estar a brincar, tens mania da perseguição, falo com todas da mesma maneira, se tu analisares bem chegarás à conclusão que o teu comportamento é diferente das outras colegas." (reencaminhei o email para mim e fiz copy past). O meu comportamento era fazer o meu trabalho e estar calada. Por não responder tinha comportamento diferente...Nunca fui de falar muito no local de trabalho, só nos pequenos momentos q temos todos. Se ela já n gostava de mim por estar calada, tentar ajudar gestores para os clientes terem os serviços, ficou pior... Só tenho pena de uma coisa: não ter saído nessa data e não ter ficado doente.

    Resumo desta história: não me arrependi de enviar o email, mesmo por engano. Saíram-me as palavras certas para o momento. Pena não ter sido cara a cara, pq ela não conseguia falar comigo, estava mesmo à minha frente e nunca me deixou mudar de lugar, entre outras coisas... Meti uma resma de papel por baixo do ecran do pc para ela n estar sp a olhar para mim. Mas arranjei uma inimiga. Mas quem quiser uma amiga como ela, indico onde devem ir ter. Mas ela vai ter o que merece, finalmente!! :)

    Saí doente, muito doente daquele local por ela, mas recuperei a minha saúde mental. :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa situação do email foi complicada....

      Felizmente, para ti, tudo se resolveu :)

      Eliminar
    2. Foi sim, mas "ela" andava a implicar comigo há três meses. Andava tão desorientada que me enganei. E continuei lá mais 9 meses, até não conseguir mais.

      Infelizmente n fui apenas eu que saí doente. Saíram mais sete como eu. Podíamos estar todos a trabalhar, mas a senhora estava com a mania que tinha o poder, mas acabou por lhe cair recentemente.
      Tenho os email's guardados, tenho testemunhas do que ela me fez. O que ela me fez antes do email(e depois) n se faz a ninguém...Infelizmente a história voltou a repetir-se com uma amiga minha que entrou depois. Nunca entendi o pq desta "palermice" dela. Aliás, até sei, mas n vale a pena comentar...

      Só falta mesmo emprego...

      Eliminar
    3. Águas passadas não movem moinhos.

      Espero que tudo te corra bem :)

      Eliminar