17.9.12

quem se lembra de ir aqui?


Durante o fim-de-semana, ouvi uma frase numa conversa de café que retive imediatamente. “Eu comprava roupa nos Porfírios”, foram as palavras que captaram a minha atenção.

É verdade que a loja abriu as portas em 1965 (em Lisboa e no Porto). É igualmente certo que nasci apenas em 1981 e que a loja lisboeta fechou em Setembro de 2001. Mesmo assim, muitas foram as visitas que fiz ao nº63 da Rua da Vitória.

Naquela altura, tudo era diferente, em relação às lojas de hoje, nem que seja porque existiam muito menos lojas. Aquele ambiente assim para o escuro, a música em altos berros, a escada em caracol e a roupa muito “à frente” para o nosso mercado fizeram as delícias de diferentes gerações. E eu não fui excepção. Gostava de me perder ali dentro.
 
Uma simples frase fez-me pensar na loja onde até consegui encontrar um fato para levar ao baile de finalistas do 12º ano. Bons tempos...


29 comentários:

  1. Eu não tenho a certeza, mas acho que a de cá ainda está aberta!

    ResponderEliminar
  2. Adorava lá ir! Acho que a de Lisboa fechou há uns anos.... =(

    ResponderEliminar
  3. Se me lembro!! Quando estudei em Lisboa (1993) o que eu adorava ir ai comprar roupa! e depois cá na terrinha todos adoravam a roupa!!! Bons velhos tempos

    ResponderEliminar
  4. Então não me lembro! Se queriamos andar na moda e com roupa muito à frente era lá que íamos! E lembro da escada de caracol, das divisões escuras, música alta e muito "rockeira"! acho que esta loja marcou mesmo muitas gerações! lembro-me da minha tia dizer que numa altura em que pouco ou nada as mulheres usavam calções e mini-saia ela ia aos Porfirios comprar! Uma verdadeira pérola esta recordação:)

    ResponderEliminar
  5. Eu ficava maluco com uma ida aos Porfírios e pior ficava quando ia com uma amiga minha, que era afilhada da dona (ou do dono, não me lembro) e ela vinha carregada sem pagar...

    ResponderEliminar
  6. A do Porto já fechou. Mas não deve ter sido há muito tempo, que da penúltima vez que lá passei em frente ainda existia. Só já não me lembro quando foi!

    ResponderEliminar
  7. O que eu gostava de lá ir e como te percebo quando falas em perder-te lá dentro! Hoje, visto à distância, era uma espécie de cortiço. :)

    ResponderEliminar
  8. Eu era uma sortuda, uma tia minha trabalhava lá e quase todas as semanas ia com a minha Avó comprar um peça ou outra (a minha Avó adorava a loja!).
    Ainda hoje tenho casaco de pele branco (falso é claro) que comprei para ir a um casamento quando tinha 9 anos (já naquela altura era uma moça muito chique eheh) e que ainda hoje me serve!
    Nostalgia...

    mariavaicomasoutrasemaisalgumas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem era essa sua tia, pode-se saber o nome. è que eu também lá trabalhei, na loja de Lisboa.

      Eliminar
  9. Pois claro que me lembro dos Porfírios, nem fechou há muitos anos assim .Uma dúzia talvez.Mas perdeu a graça de outros tempos. A graça de ser uma loja muito á frente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu lá ia, o mercado era diferente. Talvez isso explique a mudança antes do encerramento.

      Eliminar
  10. Lembro me perfeitamente desta loja...

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Ai que nostalgia que me deu agora! :)
    A que existia aqui na Santa Catarina no Porto era muito "à frente". :)
    Lembro-me perfeitamente de umas jardineiras de ganga que lá comprei, devia ter uns 14 anos e foi a minha peça de roupa de eleição nesse verão.

    ResponderEliminar
  12. Recordo sim! E, como já foi mencionado penso que ainda existe...
    Mas penso que nunca comprei nada. Naquele tempo ainda não caminhava muito para Lisboa. Aliás, foi nessa altura! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A de Lisboa fechou em 2001. Segundo disseram por aqui, a do Porto também fechou :(

      Eliminar
  13. Epá ao anos que já não me lembrava desta loja. Boas recordações.

    ResponderEliminar
  14. Foi na" Porfirios" do Porto, salvo erro em 1968/9 que comprei o disco, na altura proíbido, da Jane Birkin - " Je t'aime... moi non plus " estive mais de um mês há espera, e só o consegui, graças a uma amiga que lá trabalhava...!

    ResponderEliminar