3.9.12

o motivo que as leva a pedir o divórcio


Não é a falta de amor. Também não é a violência física e muito menos a infidelidade ou uma vida sexual pouco satisfatória. O que leva as mulheres a pedir o divórcio é a ausência de comunicação no casal.

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade do Minho. 44% das divorciadas apontou a falta de comunicação no casal para o fim do casamento. 32% dizem que o motivo do divórcio foi a ausência de amor. Segue-se a infidelidade (26,5) e a violência física (21).

Para eles, em primeiro lugar está a ausência de amor (32%). Só depois, a uma grande distância percentual surge a ausência de comunicação (18) e a violência doméstica, sobretudo psicológica (4,5).

Além destes motivos, os homens alegam ainda um que nenhuma mulher mencionou. 9,5% revela que se divorciou para legalizar outra relação que já mantinham. Mais uma vez, só eles (17%) é que dão conta de o divórcio gerar perdas económicas e financeiras. Já elas, são as únicas a mencionar a falta de independência (15%) como explicação para o final do matrimónio.

Comum aos inquiridos é a “sensação de alívio” com o final de uma “situação intolerável.” Conclui-se ainda que as mulheres são o elemento mais prejudicado não só durante o casamento mas igualmente nos processos de divórcio.

Dos dados apresentados, não me espanta a falta de comunicação. Em qualquer sítio, podem observar-se casais nas mais diversas situações que não comunicam. Muitas vezes nem sequer caminham lado a lado. Em diversos restaurantes, já vi casais que passam a refeição sem falar e quase não se olham. Se adoptam este comportamento em público, acredito que em casa ainda seja mais grave. O que também não causa espanto, é a quantidade de homens que se queixam da violência doméstica. Longe vão os tempos em que apenas elas eram vítimas deste flagelo.

Acho que este estudo revela um dos grandes problemas dos tempos que correm: a falta de comunicação, seja num romance ou noutra relação qualquer.

30 comentários:

  1. É horrível passar por um divórcio mas acho muita piada a violência ser psicológica para os homens por ser verdade e ser reconhecido. Muitos casais só avisam que se querem divorciar no dia o que é algo um pouco... sei lá estranho. Por isso é que é necessário que hajam peritos em comunicação :)

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
  2. Tu tens de parar de ler essas estatisticas... ficas traumatizado rapaz. Tens de começar a ler revistas de caça e pesca, são menos agressivas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah.. também acho que o HSB tem de desanuviar!!:)

      Eliminar
    2. Vou procurar estudos sobre peixes :) Será que também vivem divórcios complicados?

      Eliminar
    3. Muito complicados, durante 3 segundos xD

      Eliminar
  3. Eu adoro estudos! Principalmente porque acho (quase sempre) que não correspondem à realidade ;)Pelo que vejo à minha volta são as mulheres (maioritariamente) a pedir o divórcio depois de meses/anos de tentativas de diálogo e a descoberta do parceiro as ter traído.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes! Também acredito que muitos dos inquiridos tenham tendência a mentir por vergonha.

      Eliminar
  4. A comunicação, o saber falar na altura certa bem como escutar é essencial em qualqur tipo de relação...infelizmente hoje em dia parece que as pessoas cada vez têm menos tempo criando-se mal entendidos e mesmo grandes "bolas de neve"....desnecessariamente!

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. É um facto. Tal como também é a ausência de comunicação.

      Eliminar
  6. Sob meu ponto de vista, o fim de uma relação (solteiros, casados) parte da falta de comunicação. Quando ela começa existir começa a haver desconfianças. Este é o ponto de partida para o fim.
    Além da falta de comunicação existe também o saber respeitar o "outro", isto é, não somos seres perfeitos, e todos somos diferentes. Aceitar o outro e "moldar-se" à relação é crucial numa relação. A falta de respeito um pelo outro, pelas diferenças que todos temos e que não se aceitam.

    Por outro lado, existem pessoas que têm mesmo tendência para a traição. Como costumo dizer, há situações que passam de gerações e na minha família há dessas situações. ;)O meu bisavó foi expulso do Brasil pq engravidou uma mulher casada duas vezes!! (ehehehhhe). E, na família tenho pelo menos um tio e uns primos (meninos e meninas) que "saíram" ao meu bizavó. Esta história da família do meu "biza" é demais! Uma prima e eu andamos a fazer a árvore genealógica da família. O máximo, pq parte do ano de 1800. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei encantado com a história do teu familiar :)

      Eliminar
    2. Ele foi expulso do Brasil pelos irmãos, que são imensos!! Eheehe... ;)

      Quando tiver a árvore genealógica vou colocar no blogue. O meu sobrenome "da C..." vem do Brasil, da parte da minha avó. Tenho presentemente umas primas do Brasil em Portugal e houve um domingo que foi giríssimo com elas, pq as histórias batiam todas certas!!! A minha mãe sempre foi muito ligada à família do meu pai (que infelizmente já faleceu) e deu as dicas todas para a árvore ficar feita. E mais giro é que tenho um primo em Cubatão a candidatar-se a vereador, que é a cara de um tio meu! ;)

      O meu bizavó era fresquinho era.. Ui! :D

      Eliminar
  7. A ausência de comunicação é de facto um problema, mas também uma justificação fácil para quem não quer pensar muito nas causas e, principalmente, para quem está de fora. Um divórcio ensina muita coisa, e com os erros aprendemos, mas nem sempre as causas são objecto de estatísticas. Cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  8. O que me apercebo é que muitos homens insistem que a melhor forma de resolver os problemas é, simplesmente, ignorar e não os discutir. Isso não resolve nada, pelo contrário, deve falar-se e dar a conhecer cada ponto de vista. Ao ignorar só se vão criando ideias erradas do que o outro pensa, normalmente negativas, e o fosso vai-se instalando.

    Não quero generalizar mas a verdade é que ouço muitas mulheres do que homens a queixar-se que não conseguem conversar calmamente com eles porque eles não entendem como essas conversas como produtivas. Aliás, entendem-nas como um massacre e fogem delas a sete pés

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Infelizmente, muitas pessoas pensam que resolvem as coisas não falando delas mas isso é pior, muito pior.

      Eliminar
  9. concordo com :
    Comum aos inquiridos é a “sensação de alívio” com o final de uma “situação intolerável.”
    na minha opinião um casamento acaba por falta de amor, ponto final, se houver a comunicação também existe...estatísticas valem o que valem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os números valem o que valem. Mas a falta de comunicação é uma infeliz realidade.

      Eliminar
  10. Se calhar as coisas já começam mal ou as pessoas casam pelas razões erradas. Depois vai haver sempre aquela lacuna na relação... não falam sobre as coisas, é o velho "deixa andar e logo se vê onde vai dar".

    ResponderEliminar
  11. Típica conversa entre homem e mulher lá em casa

    Eu - sabes hoje no meu trabalho aconteceu, isto e mais aquilo e depois o outro…
    Ele – sim? Humm, humm, humm
    Eu – Depois passei na minha mãe e blá e blá e blá
    Ele – Ok
    Eu – Está a ouvir o que eu estou a dizer 
    Ele – Cala-te e dá-me um beijo…

    Vamos pedir o divorcio por causa disto? Não me parece.

    ResponderEliminar
  12. Ora eu sou divorciada há 6 anos. Nunca há só um motivo. É um acumular deles que com o tempo torna a situação insustentável.

    ResponderEliminar
  13. isto acontece porque muitos casam porque é habitual l casar. é como se fosse o fim da linha paulo

    ResponderEliminar