14.8.12

orgulho


Grande parte dos portugueses não os conhece. Poucos são os apoios financeiros que têm. Mesmo assim, não se queixam. Não se lamentam. E muito menos arranjam desculpas para os falhanços.

Portugal conta apenas com oito participações oficiais nos Jogos Paralímpicos. Resultado: 85 medalhas. 25 de ouro, 29 de prata e 31 de bronze. Tudo isto em apenas quarenta anos. Quatro décadas marcadas por poucos apoios, pouca cobertura mediática mas muita alegria. Alegria e sorrisos destes atletas que mais do que campeões no campo desportivo, são vencedores medalhados em cada segundo das suas vidas.

Há quem diga que são diferentes. Eu concordo. São diferentes pela positiva e muito melhores do que eu. Tenho orgulho em saber que tão bem representam o meu país, sem pedir nada em troca. A partir de 29 de Agosto, não vos vou pedir nada sabendo que vão dar tudo.

26 comentários:

  1. Sem dúvida!
    Concordo com cada palavra. Merecem todo(s) o(s) apoio(s) e todo o destaque.

    ResponderEliminar
  2. no Rock in Rio, eles apareceram na actuação dos Expensive Soul e foi um orgulho aplaudi-los com força e cantar o hino para e por eles!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem observado! Obrigado por partilhares! :)

    ResponderEliminar
  4. E tudo porque estão habituados a ultrapassar limites e a superarem-se todos os dias!
    Mal posso esperar por dia 29 para poder torcer por eles e festejar as conquistas!!

    Boa semana!

    ResponderEliminar

  5. Concordo plenamente com as tuas palavras. São uns verdadeiros “ heróis”. É de lamentar os poucos apoios financeiros, existem tantas instituições, recebem donativos, campanhas publicitárias…por figuras conhecidas.

    É de enaltecer …perante as adversidades da vida…enfrentam com coragem e alento… para nós são um grande exemplo de vida.

    Bom feriado!
    Por estes lados a chuvinha e o ventoooooo!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Estamos a trabalhar para que em 2016 vá mais um :)

    Este ano podia ter ido mais um, mas os apoios e burocracias são demasiados, sendo assim, estarei por Portugal e Cabo Verde!

    Em 2016, pode ser que o ténis de mesa adpatado seja também representado por portuga!

    ResponderEliminar
  7. Ao contrario da maioria superar os desafios que lhes são colocados é quase uma forma de vida, por isso vemos tantas diferenças em relação aos apoios que pedem comparando com os restantes competidores, se o espirito dos restantes portugueses fosse um bocadinho mais parecido teriamos menos queixas e certamente um país melhor.

    ResponderEliminar
  8. Um terço desses apoios podia ser canalizado para estes campeões!

    ResponderEliminar
  9. Orgulho mesmo! E é impressionante como quase smepre ficam para 2.º plano e msmo assim brilham de uma forma magnifica! Verdadeiras lições de vida.

    ResponderEliminar
  10. E não os ouvimos constantemente a queixarem-se da falta de apoios, da falta de investimento, ......, e que de manhã é melhor dormir, e essas coisas!!!! São pessoas que fazem da luta o seu dia a dia de um modo que para mim não é imaginável. Só podemos ter orgulho dessas medalhas!!!!! Cá estaremos apoiar!!!!! Bom post, boa chamada de atenção!!!!

    ResponderEliminar
  11. Não conheço melhor oportunidade do que esta para dizer "assino por baixo" tudo o que já foi dito. Quero juntar-me a todos os que sentem orgulho paralímpico:-)
    São diferentes?! São sim senhora, porque são melhores!

    ResponderEliminar
  12. É bem verdade. Parece que dessas medalhas ninguém quer saber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou estar atento e vou tentar actualizar tudo no facebook e fazer um balanço aqui :)

      Eliminar
  13. Estes é que são os verdadeiros heróis :D

    ResponderEliminar