2.8.12

objecto pequeno. impotência gigante

Uma boa parte da minha vida foi passada sem recurso a tecnologias. Vivi durante muito tempo sem telemóvel. Não usava o computador excepto para jogar. Não navegava na internet. Não me atrasava nos encontros. E, acima de tudo, era feliz assim.

Quando passei a ter telemóvel, usava o mesmo para chamadas e nada mais. O uso era reduzido e continuava feliz. Quando trabalhava no aeroporto de Lisboa deu-se o boom das mensagens de texto, na altura gratuitas. O panorama começou a mudar mas mesmo assim não era nada de extraordinário.

Passado alguns anos, um pequeno aparelho chamado telemóvel consegue deixar-me impotente. Durante algumas horas estive sem aceder a emails, chamadas ou mensagens. Foram minutos de verdadeiro pânico. Saber que tenho algo para ver e não conseguir aceder ao conteúdo por causa de uma pequena avaria deixou-me desnorteado. Não apenas por não ter acesso a tudo mas por desconhecer o conteúdo do que tenho para ver. E se é algo importante? Se aconteceu algo a alguém? Se é aquele sms profissional que tanto jeito me dava receber hoje?

É incrível como aquele pequeno aparelho se assemelha a um mundo, pelo menos ao meu mundo. É como se a minha vida estivesse ali dentro. Como se as pessoas estivessem todas reunidas dentro do aparelho e eu, de castigo, fechado cá fora, num mundo à parte.

Detesto esta sensação de impotência causada pelas novas tecnologias e nestas alturas sinto saudades dos tempos em que os telemóveis eram coisa de rico e pareciam um tijolo.

34 comentários:

  1. As tecnologias controlam a nossa vida porque deixamos. Eu não sou nada apegada ao computador, telemóvel... Claro que se tiver na posse deles uso-os, mas não me faço refém deles. Posso passar um fds na serra e nem pegar no telemóvel ou estar dias sem navegar na internet. As tecnologias são um mundo, mas o mundo cá de fora é muito mais belo e tem muito mais para dar... Não te apegues demasiado. As mensagens, emails e telefonemas vão estar lá na mesma :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não me considero um dependente das tecnologias mas há aspectos no meu trabalho que fazem com que seja.

      Também consigo passar um fim-de-semana sem andar com o telemóvel mas ontem senti-me impotente.

      Concordo contigo, o mundo real é muito mais belo :)

      Eliminar
  2. As tecnologias revolucionaram o mundo, sinal inovação dos tempos, por outro lado a dependência. Pessoalmente não ligo muito a telemóveis, (outras paixões). Faz-me confusão pessoas, a nível monetário, possivelmente têm necessidades, há um novo modelo telemóvel xpto adquirem.!

    Obviamente uso telemóvel e computador…não sou prisioneira de ambos.
    Possivelmente ambos, são uma componente essencial, na tua vida laboral.
    A vida fora das tecnologias…é mais bela. Devo ser poucas pessoas não tenho facebook…

    Uma das tradições, que se perderam (uso tlm), escrever um postal na quadra natalícia, simplesmente uma carta a um amigo (a). Ainda escrevo…os postais natalícios. Muitas mensagem todas iguaissss!!! Não aprecio. A originalidade brilha mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Cada vez há menos pessoas a enviarem postais de Natal, de férias, etc. Foi algo que se perdeu em detrimento das sms iguais para todos.

      Realmente, há poucas pessoas que conheço que não têm facebook

      Eliminar
  3. *concordo plenamente.. quando saio de casa sem telemóvel (cabeça no ar..) só não volto atrás se não me tiver apercebido a tempo e quando não há volta a dar pareço uma barata tonta sem perceber como vai ser o meu dia.. é horrível esta "dependência"..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando é assim, tenho que telefonar às pessoas que me são mais próximas a avisar que estou sem telemóvel porque hoje em dia, se não atendemos duas ou três chamadas, fica tudo nervoso e preocupado

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Enganador?

      O telemóvel cabe-me na mão e a impotência que senti reduziu-me a centimetros :)

      Eliminar
  5. Tu e os títulos dos post's. Simplesmente fantásticos. :)

    Também já não consigo viver sem telemóvel, internet, computador... Impensável! Claro que gostaria de ter um telemóvel topo da Blackberry e um Ipad. Mas n tenho. Não tenho possibilidades, vivo com o que tenho até um dia poder ter.

    E fica a questão, alusiva ao título: Será que o telemóvel é objeto pequeno proporcional a uma "potência gigante"? :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não ligo a aparelhos topo de gama. Óbvio que se puder ter um melhor, tenho mas sem que isso implique gastos extraordinários.

      Boa pergunta... :) Eu acho que não :)

      Eliminar
    2. Este gosto por tecnologias tem a ver com o que praticamente fiz em toda a minha vida profissional. E estive sp ligada a pessoas do mundo da tecnologia. Até com "chicotes" já trabalhei! ;)

      Chicotes???!?!??! Alguém deve saber. :)

      Eliminar
    3. Olha, mas quando estás ligado à internet no teu local de trabalho, existem imensos "chiclotes". Sâo fios, cabos. :)

      Eu tb gostava de ter uma vida menos ligada ao tlm, ainda mais neste momento. Ando sp com ele junto de mim, pq a qualquer momento, posso ser chamada para uma entrevista.

      Eliminar
  6. Apesar de não viver "dependente" das novas tecnologias (não tenho net em casa, nem no tlm, nem tenho computador em casa) consigo compreender o "nervoso miudinho" de esquecer o tlm em casa...fico logo a pensar que pode haver alguma coisa urgente e que ninguém me consegue contactar, mas a meio do dia já nem me lembro e dou por mim estranhamente relaxada e até a gostar da sensação de não estar contactável:) I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto o mesmo que tu. Não é dependência... ou se calhar é mas está camuflada :)

      Eliminar
  7. Fico completamente perdida sem telemóvel, concordo contigo! Já cheguei ao ponto de voltar ao trabalho para ir buscá-lo...só para não passar cerca de 10h sem ele! E atenção que vivo na Margem Sul e trabalho na Norte...confesso que fiquei a sentir-me uma junkie!

    ResponderEliminar
  8. Telemóveis,computadores e internet são coisas fantásticas, mas provocam um ruído tão grande que só se nota quando não os temos, ou não podemos aceder.
    A grande questão é precisamos sempre desse ruído? Os outros quando estão connosco precisam de nos ter agarrados ao telemóvel em vez de lhes estarmos a dar atenção? Sinceramente não sei, como para tudo talvez um meio termo, o qual é cada vez mais difícil devido a determinados fatores que nos condicionam.

    Mas o fim de semana é sagrado, o meu telemóvel fica praticamente o fim de semana todo em cima da secretária e só o volto a pegar no domingo ao fim do dia e a Internet, muitos fins de semana nem sei que existe.

    Não quero com isto dizer que é o correto, quero dizer apenas que me sabe bem;)

    DM

    ResponderEliminar
  9. Nunca compro um telemovel por mais de 100 euros....até porque os desgraçados sofrem quedas e acho que é um desperdicio de dinheiro para aquilo que preciso dele...
    Mas faz-me falta sim....
    Estamos habituados... ;)

    ResponderEliminar
  10. Passei a faculdade toda sem telemóvel, sem computador e sem internet. Só adquiri telemóvel e computador no ano do estágio, porque, no início, perdi reuniões importantes por não conseguirem contactar-me. A internet chegou a minha casa há, no máximo, uns 3, 4 anos...
    Depois de termos essas coisas todas, e de nos habituarmos a elas, pensamos que não conseguiríamos viver sem elas. Eu também pensava assim. No entanto, trabalhei em cruzeiros e não tinha nada disso. Nem uma televisão sequer tinha no meu quarto. E olha que me adaptei muito rápido a essa nova situação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos animais de hábitos. Vivemos com aquilo que nos dão mas a realidade é que se nos tirarem isso tudo, continuamos bem e a viver felizes :)

      Eliminar
  11. Nunca fui muito dependente dos telemóveis, até porque só tive um, quando acabei a faculdade e verifiquei qua quando se procura emprego temos que estar sempre disponíveis.
    Há uns anos para cá, devido a razões também elas profissionais tenho dois telemóveis, um pessoal e outro da empresa, o que faz com que esteja práticamente sempre contactável, visto que raramente as baterias acabam ao mesmo tempo.
    Mas há uns dias, senti um pouco da sensação que descreveste,pois esqueci-me do meu telemóvel pessoas em casa, liguei ás pessoas mais próximas a avisar.
    Hoje e cada vez mais somos dependentes de técnologias, telemovel,internet, etc.
    Normalmente tento "libertar-me" um pouco disso tudo nas vérias, pois como alguém dizia, o mundo real é muito mais interessante.Estares nos lugares e com as pessoas é muito melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que nos prende mas temos que aprender a delsigar desse mundo :)

      Eliminar
    2. E vêm aí 48 horas de "desliganço" :)

      Eliminar
  12. Pertinente o ponto vista (Mam$)…o portátil (na inscrição da faculdade/obrigatório 0 portátil), Durante 5 anos (pré-bolonha), aulas praticamente nem usávamos, apenas para trabalhos, os 2 anos de mestrado, concluídos ano passado, na dissertação e resultados da tese foi fundamental. Bem como no relatório de estágio e tese de licenciatura.


    Decorrido algum tempo aboliram esse critério…como inscrição…obrigatória portátil …surreal!

    ResponderEliminar
  13. Sou capaz de passar dias sem receber uma chamada ou uma mensagem, mas se me esqueço dele é um pavor.

    Sinto-me meia estúpida por isso e tento contrariar, mas uma pessoa habitua-se a isso...

    Pior ainda é pensar "e se me acontece alguma coisa, como aviso alguém?". Como é que se fazia desde tempos pré históricos até há uns anos atrás? Hum??

    Também não gosto nada desta sensação, comcordo completamente contigo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de andar sem telemóvel mas gostava de ser ainda mais independente desse aparelho :)

      Eliminar
  14. A minha saga com telemoveis e computadores, aliás tudo o que é tecnologia podia produzir uma lista semelhante aos teus azares desportivos...

    ResponderEliminar
  15. Conpreendo... Qd tive de restaurar o meu iPhone, vivi quase a balões de oxigénio entre as 20h e as 4 h da manhã!

    ResponderEliminar