13.8.12

não é doença nem defeito. é ser normal


Infelizmente, ainda há quem pense que ser canhoto é uma espécie de deficiência. Há também quem acredite tratar-se de um defeito ou mesmo uma deformação congénita. Na realidade, é algo tão normal como ter olhos verdes, cabelo loiro ou um talento nato.

Felizmente, já não vivemos numa época em que os pais amarravam a mão esquerda dos filhos para os “salvar” obrigando à utilização da direita. Felizmente, as diferentes culturas mundiais começam a perceber que o lado esquerdo não é mau nem obra do diabo.

Hoje, celebra-se o Dia Internacional do Canhoto. O meu dia, portanto. Ao longo dos meus 31 anos nunca me senti inferior a nenhum destro como não me achei superior a quem não é canhoto ou aos ambidextros. O que senti foi discriminação. Ao longo da minha vida escolar, raramente encontrei cadeiras com apoio de escrita para esquerdinos. São sempre para destros. E a dificuldade que é encontrar material, por exemplo de desenho, adequado para os canhotos? E estes são apenas dois exemplos.

Como não sou de lamentos, nunca protestei. Adaptei-me, simplesmente. Não há cadeira para canhotos. Uso duas. Sento-me numa e escrevo na outra ou escrevo de lado. Não há material próprio, adapta-se aquele que se tem. Simples!

Apesar de nunca me ter achado superior aos destros, sorrio sempre perante notícias como a que li hoje. Um estudo revela que os canhotos pensam mais rápido do que os destros. Isto porque “todos nós possuímos dois hemisférios no cérebro e muitos canhotos processam a linguagem usando ambos os hemisférios, já o mesmo não ocorre com os destros, que usam principalmente o hemisfério esquerdo.” Esta vantagem é evidente em situações que exigem grandes estímulos. Existem ainda estudos que concluem que na velhice, os canhotos têm uma maior actividade mental e que são mais activos.

O sorriso não é sinónimo de superioridade. É o reflexo de anos de discriminação e simplesmente porque ser canhoto não é uma maldição.

53 comentários:

  1. Eu que lido diariamente com estas questões da lateralização, digo-te que nem é bom ser destro nem esquerdino. Perfeito seria ser bilateral, ou seja, fazer bem algumas coisas com a mão esquerda e outras com a mão direita, assim trabalhas ambos os hemisférios. Sendo raras as pessoas que têm essa capacidade, dizem que os esquerdinos são mais inteligentes! (Contra mim falo!) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço poucas pessoas assim mas gabo quem escreve muito bem com ambas as mãos :)

      Eliminar
  2. É pá, já me roubaste o tema, malvado! Tenho um post guardadinho há meses para publicar neste dia e tu adiantaste-te. És um chato! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia começou 13 horas antes do post do HSB, tiveste tempo! ;)

      Eliminar
    2. Podia chamar-te imitadora mas prefiro dizer que fico curioso para ver o que vais escrever ;p

      Eliminar
    3. Verdade, Jingas. Se soubesse que o hsb ia falar deste assunto, te garanto que tinha publicado o meu post logo pela manhã. Mas, não sabendo, preferi começar pelas fotos de férias, prioridades... ;)

      Eliminar
  3. Eu fui daquelas crianças que os pais tentaram salvar de ser canhota! Porque o mundo estava feito para os dextros, diziam eles. Portanto, não dava jeito nenhum ser canhota.
    Resultado: fiquei a escrever indiferentemente com ambas as mãos. Assim, e no meu caso, esquerda serve para trabalhos de precisão, a direita para os de força!
    Se penso mais rápido que os completamente dextros, não faço ideia, mas talvez seja mais despachada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que dizes é muito antigo. Durante anos e anos achou-se que era uma maldição e uma doença.

      A ideia começou a mudar quando passou a ser público que grandes nomes da história mundial eram canhotos.

      Gabo-te esse talento :)
      Mais despachada és certamente

      Eliminar
  4. Dia difícil este, sinto-me discriminada, bem me parecia que o meu cerebro podia ser mais rápido :)

    ResponderEliminar
  5. minha mãe muito apanhou "nos canhotos" para se curar...
    escreve com a direita, tudo o resto com a esquerda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou direito na escrita mas a jogar futebol sou destro

      Eliminar
    2. Bah! És um falso canhoto, então. Pffff...

      Eliminar
    3. Mas espera lá... então onde é que és canhoto, se escreves e jogas como destro...?

      Eliminar
    4. Enganei-me :) Sou canhoto na escrita!

      Eliminar
  6. Acredito que essas memórias de infãncia fiquem! Mas olhando pelo lado positivo tiveste que te desenrascar e lidar com a situação! Preparou-te para outras situações que viesses a enfrentar!...eu não sou canhota, mas por exemplo a forma como agarro numa caneta ou lápis para escrever é diferente (em vez do suporte principal ser o 1.º e 2.º dedos é o 1.º e o 3.º , lol) ..e lembro-me dos meus pais e professores na primária terem tentado corrigir-me:( quase que fazendo-me sentir deficiente. O que é certo é que a minha letra sempre foi elogiada e continuo agarrar numa caneta dessa forma :) O que me fizeste lembrar:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é um facto :)

      As pessoas tendem a querer corrigir tudo o que seja diferente da maioria. É preciso compreender que nem tudo são defeitos. Há bastantes coisas que são virtudes e tu tens uma :)

      Eliminar
  7. É curioso, escrevo com a mão direita mas tudo o resto faço com a mão esquerda e até mesmo quando pratico exercício fisico é o pé esquerdo "que manda" e que tem mais força. O meu irmão (que infelizmente já faleceu) escrevia e fazia tudo com as duas mãos e era muitooo mas mesmo muito inteligente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento a ausência do teu irmão :(

      Eu sou parecido contigo mas de forma invertida!

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Dia feliz para o teu irmão (e para mim) e para todos os canhotos :)

      Eliminar
  9. Eu só escrevo com a mão esquerda, de resto faço tudo com a direita. Mas sim, sempre foi uma tormenta quando nas salas de aula não havia cadeiras para canhotos. Para além de não dar jeito nenhum a escrever, faz uma terrivel dor nas costas.

    ResponderEliminar
  10. Eu cá penso melhor com o tico da esquerda, faz de mim canhota?...
    :)

    ResponderEliminar

  11. Felizmente com o decorrer dos anos, a conduta dos pais e dos professores, modificou. Muitas crianças, possivelmente sentir-se-iam (discriminadas, baixa auto-estima), devido pressão, das figuras parentais bem como a nível académico. Dos materiais, a nível de tesouras, (existem p esquerdinos).

    Relativamente aos hemisférios:

    O esquerdo: predomina a escrita e fala. Havendo acidentes, tromboses ou tumores, provocam distúrbios (escrita/fala/na capacidade compreensão).

    O Direito: é responsável pela associação de ideias.

    O hemisfério dominante é o esquerdo (as lesões no direito não são tão dramáticas).

    Crianças com défices cognitivos, revelam dificuldades na definição da lateralidade (mão esquerda/direita), quem diz mãos (outra parte corpo). Como a nível da motricidade fina (escrita).

    Do estudo…pois… :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por essa explica~ção tão detalhada :)

      Eliminar
    2. Lesões em ambos os hemisférios são sempre dramáticas. Tanto no direito como no esquerdo. Depende sempre da área afectada. Uma lesão no lobo frontal direito pode conduzir a uma perda da capacidade motora da metade esquerda do corpo.
      Uma lesão do lobo pré-frontal implica alterações da personalidade/ conduta de um indivíduo. O Egas Moniz defendia que a lobotomia do lobo pré-frontal tornava as pessoas violentas em indivíduos tranquilos. Descobriu-se que ficavam tão tranquilos, que praticamente deixavam de manifestar qualquer tipo de emoção.

      Eliminar
    3. Em ambos os hemisférios, dependendo da gravidade das lesões…ambos desempenham papel de relevo na visão dos objectos, na diferenciação “ direita-esquerda”.

      -Uma lesão no lobo occipital (responsável pela visão), interferir em vários aspectos, reconhecer objectos, as cores.

      -Lesão lobo temporal (responsável pela audição).

      Se existir uma lesão auditiva primaria- individuo deixa ouvir sons.

      Se existir uma lesão auditiva secundária. A pessoa continua a ouvir sons, incapaz de os reconhecer (sofrer agnosia auditiva).

      Eliminar
    4. Obrigado pelo esclarecimento Susana!

      Eliminar
  12. Eu treinava a escrita na mão esquerda. Sou dextra mas eu e o meu colega de carteira queríamos ser capazes de escrever com as duas mãos ao mesmo tempo. Treinámos tanto ;P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendemos a escrever com a esquerda e até tentávamos desenhar (éramos alunos de artes no liceu) mas demorávamos imenso.
      Com as duas ao mesmo tempo nunca conseguimos ;P

      Eliminar
  13. Escrevia muito direitinho, tinha uma letra redondinha, quase perfeita para a idade; entretanto, os pais tiveram de emigrar e foi viver com o avô, homem antigo e que a obrigou a deixar de escrever com a mão esquerda; hoje, já com mais de 30 anos, escreve apenas o necessário, não mais do que isso. A escrita faz-lhe mal.
    Ao ler "não é doença nem defeito. é ser normal" sorriu...e escreveu uma linha, uma apenas, mas com a mão esquerda, quase adormecida...

    visoessimples.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Ah como te compreendo! Também sou canhota, mas há mais tempo que tu, 33 anos ;)
    Aquilo que escreves é o que sinto, tal e qual.
    Tive de me adaptar ao rato do pc e às mudanças do carro, são as únicas coisas que faço com a mão direita. Bem o rato consigo usar as duas mãos.
    Ah e como me irrita o teclado numérico dos pc's ser do lado direito!!
    Gosto mesmo de ser canhota e acho que até crio uma certa empatia com quem também é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas tarefas que referes, chego a fazer as mesmas todo torto e com as mãos trocadas. Adoro :)

      Tal como tu, adoro ser canhoto :)

      Eliminar
  15. Facto curioso é o meu filho mais velho ser canhoto em tudo excepto a comer, e o mais novo precisamente o inverso.

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. No meu dia de anos comemora-se o dia Internacional do canhoto? Muito bom!!

    Já tinha lido há "tempos e tempos" um estudo nesse sentido, sendo os canhotos são mais inteligentes e perspicazes, e aqui está um caso. You!! :)

    Na escola primária e ciclo a minha amiga e colega de carteira era canhota, nunca havendo problemas. Era uma questão de organizarmos o espaço. Mas, nem todos são assim. Tem tudo a ver com a questão da evolução pessoal, cultural (...) da pessoa. Tenho amigos que escrevem tb à canhota e estou a lembrar-me de um, que foi o meu "mestre" em redes IP(redes fixas) Ele é genial! Explicava de uma forma que conseguia logo entender, mesmo sendo demasiado complicado... Agora fizeste-me lembrar dele. E ele tb era boa pessoa e um óptimo colega mesmo com cargo superior. :)

    E pessoas que escrevem com as duas mãos? Conheço um senhor que escreve com facilidade com as duas mãos e a letra sempre da mesma forma.

    Eu sou uma "naba" com a esquerda. Então para pintar as unhas, ui!!! Nestas alturas dava jeito saber utilizar correctamente as duas mãos. :D

    Beijo.

    P.S. Olha o que está na Wikipédia: "Jogadores de futebol como Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e Kaká são destros, porque chutam com a perna direita." Engraçado, pq também mencionas que jogas mais à direita, sendo canhoto. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto :)

      Sou canhoto mas nunca me deu para chutar com o esquerdo. Uso sempre o direito. O esquerdo é limitado nesse aspecto :)

      Eliminar
  18. Bem ser canhota nem sempre é fácil as vezes fico um pouco atrapalhada quando vou abrir uma lata com um abre-latas, o raio do cerebro tende em pensar ao contrário, mas pronto depois de 110 tentatias, ele lá consegue perceber que assim não funciona. Felizmente nunca ninguém me impediu de escrever com a esquerda e eu adoro ser canhota.
    Quanto as outras dificuldades principalmente em material escolar ou nas carteiras da escola, uma pessoa adapta-se.
    Tudo tranquilo :)

    ResponderEliminar
  19. Eu, Canhota, vos digo... Adoro ser diferente! ;)

    ResponderEliminar
  20. Eu descobri o seu blog; E ja estou presa. excelentes textos :)

    obsessivfashion.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro ser tratado por tu :)

      Obrigado e espero que fiques por cá!

      Eliminar
  21. Também sou canhota e com muito orgulho! :)
    Infelizmente, também sinto essa "discriminação" de que falas em aspectos simples do dia a dia. Mas adapto-me e tento fazer o melhor, acabamos por nos habituar.
    Estou a estudar Medicina, e deparei-me com o facto de no estágio de Cirurgia ter mais dificuldade que os meus outros colegas destros em realizar as técnicas e a manusear os instrumentos. Isto porque os professores ensinam a fazer tudo com a direita e quando notam que eu sou canhota limitam-se a dizer: "Agora é só pensares ao contrário e fazer o mesmo!". Claro está que isto me demora o dobro do tempo e tive de treinar imensas vezes em casa pontos de sutura e afins :p

    ResponderEliminar