3.8.12

m-e-d-o

Medo é o estado emocional com que lido da pior forma. E se isto acontece é porque me priva de fazer muitas coisas. Quero ir jogar futebol. E se me lesiono, como é que vou trabalhar? Pergunta o medo, realçando que a minha vida não é o o desporto. E quantas decisões importantes deixam de ser tomadas por medo? Imensas!

O medo é a desculpa ideal para não se arriscar e tentar a sorte, no que quer que seja. E se... é o que se coloca em causa sempre que este sentimento me domina. Ao longo dos anos tenho travado alguns duelos interessantes com o medo, e o saldo de vitórias começa a ser positivo.

Há poucos anos estive parado a centímetros da Dragon Khan, que chegou a ser a montanha russa com mais loops da Europa (oito). Até então, se havia coisa que me apavorava era montanhas russas. Só de olhar para aquele monstro, o meu estômago deu 75 nós. Sem saber se voltava ao Port Aventura, em Barcelona, optei por um leap of faith e andei na diversão que mais temia. Pensava que iam ser segundos de terror, medo e má disposição mas na realidade foram momentos de grande diversão. Assim que a viagem terminou, lamentei o facto do medo me ter impedido de viver aquilo mais cedo. Depois de chamar “estúpido” ao medo iniciei nova viagem.

Nesse dia, o medo passou a ser diferente para mim. Tanto que após a montanha russa, aventurei-me na torre de queda livre mais alta do mundo. Demorei 23 segundos a subir 100 metros e apenas três a voltar ao chão. Destemido, rumei à Furius Baco, a montanha russa mais rápida da Europa, que atinge os 135 km/h em apenas 3,5 segundos. Deu para experimentar forças G na ordem dos 4.7. O medo? Esse não participou nas viagens.

Nesse dia tudo mudou! Não perdi o respeito pelo medo. Esse continua muito presente em mim! Mas desde então que não desperdiço oportunidades com medo do que quer que seja.

 

37 comentários:

  1. O HSB já fez Salto Tandem?
    Falta ai na lista, é o meu próximo desafio...
    Adrenalina do vazio durante 4500 mts.
    Quanto ao medo, devo ser a pessoa mais medrica que existe, todos os dias tenho medo de perder quem amo.

    P.S.:Gostei do curriculo, não sou a unica doida. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não fiz mas fiquei com vontade de fazer :)

      Eliminar
    2. Era para ter feito sabado mas o meu companheiro de aventuras lembrou-se repentinamente que tinha um sindrome vertiginoso (ou algo parecido), mas este é o mês. :)

      Eliminar
  2. Sempre que tenho medo de alguma coisa, estar num lugar muito alto por exemplo, sinto uma certa excitação (controlada) ao mesmo tempo, E isso é uma sensação boa.

    Infelizmente há outros tipos de medo... tenho um em especial que estou a tentar ultrapassar há tanto tempo, mas parece a Muralha da China o raio :(

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que tens conseguido vencer esse e outros medos:)De uma maneira geral não tenho assim medo de fazer as coisas apenas como dizia a Brenda o medo de perder aqueles que me rodeiam...I
    P.S - Já ouvi dizer que este parque tem das melhores como este http://www.canadaswonderland.com/rides/Thrill-Rides/Leviathan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, vou vencendo alguns e quando isso acontece fico sempre a pensar: porque demorei tanto tempo?

      Eliminar
    2. O que interessa é que foi feito!Nunca é tarde:) I

      Eliminar
  4. Pois....sempre ouvi dizer que quem tem C_ tem medo e eu tenho ambos....
    Há coisas que simplesmente eu nao faço....e esse tipo de coisas que se tem de pagar para ter medo....loooooolll....nao faço mesmo.... :P
    Mas parabens HSB!! pela coragem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que assim que saí da montanha russa, andei logo outra vez e não fui à terceira porque já era abusar da paciência dos senhores do parque :)

      Eliminar
    2. Eu andei na nossa montanha russa 2 vezes, em ambas de olhos fechados e super mal disposta....
      Mas fui...para não dizerem que nunca tinha ido...
      Mas agora mais velha fui com o Mini na LAGARTA....e não tás bem a Ver.....o mini todo animado e eu a stressar....loooooooolll...não...ainda não pagam para me ver fazer figuras tristes nessas coisas ;) ahahahhah

      Eliminar
    3. Muito bom. O Mini ainda via por a mãe a gostar de montanhas russas

      Eliminar
  5. Fazes muito bem em não desperdiçar oportunidades por causa do medo, hsb :)
    Olha, eu sou tão corajosa em certas coisas e tão medricas noutras. E já percebi que este meu mal não tem remédio...
    Como dizia, e muito bem, Clarice Lispector: "Eu tenho medos bobos e coragens absurdas." Sou igualzinha a ela.

    ResponderEliminar
  6. Alguém dizia e muito bem que o medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo.
    Mas eu não quero saber de conversas... tenho medos sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos Lirio!!
      Felizmente Há miudas GIRAS que têm arrumadores amigos .....e lhes guardam estacionamento :P
      ehehehheh

      Eliminar
    2. ahahahahahah
      quem será essa felizarda?... também quero!!

      Eliminar
    3. O medo é um forte opositor, sem duvidas!

      Eu também tenho medos mas começo a lutar contra eles :)

      Eliminar
  7. O medo é de facto inibidor, montanhas russas também não são para mim e ainda não consegui a coragem necessária, talvez devido o facto de não ter estado ainda perante o obstáculo.
    Ao longo da nossa vida vamos conseguindo ultrapassar uns medos e vão surgindo outros, são também esses medos que nos fazem avançar e evoluir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também era assim mas perdi o medo com aquele monstro assustador que na realidade é um amigo fofinho :)

      Eliminar
    2. Amigo fofinho é muito bom hehehehe

      Eliminar
  8. Ainda bem que existe o "medo", senão esta sociedade seria um pandemónio...eheheheh

    Sim, eu tenho medo e esse leva-me a não arriscar!!
    (andar em montanhas russas nem se fala)

    ResponderEliminar
  9. Adoro montanhas-russas com loopings, daquelas que nos dão um apertozinho no estômago. Agora medo, medo a sério, tenho de algumas coisas: de ratos, da morte de quem gosto e de discussões. Muito medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei fã!

      O único medo que nunca vencerei é o da morte. Esse ganha-me, sempre!

      Eliminar
  10. Sempre desconfiei que os homens têm medo de andar em montanhas russas. Eu adoro e o meu diz: "pareces uma criancinha..." o problema dele é o medo e depois diz que não gosta, só pode ! =)

    ResponderEliminar
  11. O medo é algo próprio do ser humano uns desafiam-no,porque precisam e/ou porque se impõem outros não. Claro que cada um tem os seu medos,uns mais outros menos , também tenho os meus claro.

    No entanto considero-me corajosa, porque em situações limite tenho-os vencido,talvez porque gosto de desafios.
    Montanhas Russas já andei, experimentei e não gostei!

    ResponderEliminar
  12. Não me convidem para montanha russa…uma vez e nunca mais!!!

    Medos todos têm, é uma reacção emocional do nosso organismo, a sensação de pavor nesses momentos será tão forte como rápida. Quanto mais perigo mais medo.

    A melhor forma de combater os nossos medos, será enfrentando-os. Precisamente medo, uma resposta de menor ou maior intensidade mediante ameaça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que para os vencer, nada melhor do que enfrentar o que nos assusta

      Eliminar
  13. Há uma frase que diz "O que farias se não tivesses medo?" do livro Quem mexeu no meu queijo. Essa frase deixa-me sempre a pensar no que perco por medo... Pode ser medo de dizer o que pensamos, o que sentimos, medo de arriscar!
    Apesar de ter carta de condução desde 2004, só há um ano atrás é que comecei a conduzir. Foi difícil convencer-me a vencer este medo, mas a liberdade que alcancei compensa tudo :)
    A montanha russa é que não me parece bem :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está uma bela questão! Fizeste bem em perder esse medo :)

      Eliminar
  14. Tenho alguns medos dito normais, outros já pouco comuns.
    Desde que estive no meu último local de trabalho ganhei medo das pessoas, do que elas podem fazer e dizer.

    Mas luto contra ele todos os dias, embora haja dias, que vá mesmo ao fundo... Com medo até da vida... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é pior. Esse é um medo que nunca poderá vencer!

      Eliminar