7.8.12

azelhice

A missão olímpica portuguesa continua a dar que falar. Com excepção de alguns casos, a maior parte dos atletas tem sido uma desilusão, acusam uns. Estão de parabéns, defendem outros. Pessoalmente, acho que certos atletas, como é o caso da Telma Monteiro, tinham obrigação de fazer muito mais. Contudo, dou razão aqueles que dizem que durante quatro anos ninguém quer saber destes atletas mas que durantes os Jogos Olímpicos, todos exigem medalhas. Isto é um facto. Grande parte dos altetas portugueses só voltam a ver os seus nomes nas notícias (e na boca dos portugueses) quando chegarem as Olímpiadas do Rio de Janeiro, daqui a quatro anos. Até lá, deixam de existir.

Na hora do fracasso, há varias formas de encarar o insucesso. Há atletas que culpam tudo e mais alguma coisas. Estiveram perfeitos mas existiu sempre um problema qualquer que pode ir do vento ao piso irregular ou mesmo o facto da prova se ter realizado numa hora pouco comum.

Por outro lado, há casos de humildade, mesmo na glória. Emanuel Silva e Fernando Pimenta apuraram-se de forma brilhante para a final de canoagem K2 1000 metros. A dupla fez uma prova exemplar mas o inexperiente Fernando Pimenta, de apenas 22 anos, que compete pela primeira vez numa competição destas, cometeu o erro de olhar para o lado, perto da meta, para controlar a embarcação dos campeões da Europa. Resultado? A dupla fez esforço em alturas diferentes, algo que podia virar a embarcação, podia causar lesões nos braços e arruinar a competição. Felizmente só perderam o primeiro lugar.

No final, o jovem atleta podia ter culpado a água, os remos, o vento, tudo e mais alguma coisa. Mas não, com humildade, disse: "Foi uma azelhice da minha parte. Sou inexperiente nestas provas e olhei para o lado." Gostei de ouvir. A sinceridade não tira mérito à conquista e não faz de Fernando Pimenta um mau atleta. Gostei da atitude e de ter acrescentado a palavra azelhice ao dicionário olímpico.

17 comentários:

  1. A humildade é uma qualidade cada vez mais rara...

    ResponderEliminar
  2. Gostei da atitude do rapaz! ;) Assim sim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez um trabalho brilhante. Podia ter sido melhor e ele sinceramente explicou porque não foi. Parabéns!

      Eliminar
  3. Gostei! As pessoas têm de assumir as suas próprias azelhices e deixar de culpar o mundo:) I

    ResponderEliminar
  4. tens toda a razão no que dizes, tirando o judo que sigo de perto, grande parte dos atletas de outras modalidades são-me desconhecidos.. mas nestas alturas sentimos necessidade de lhes exigir algo e criticamos quando as coisas correm mal, esquecendo todas as provas dadas que não foram devidamente publicitadas, focando-nos apenas naquele momento.
    quanto ao rapaz sim senhor, mostrou grande humildade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito. Se acompanhas o judo, certamente concordas que a Telma podia e devia ter feito melhor por ser uma judoca extraordinária. Contudo, temos que perceber como são os quatro anos destes atletas. Acredito que não sejam fáceis!

      O rapaz esteve bem :)

      Eliminar
  5. Vou reter o nome desse jovem... gostei! Ser assim sincero e assumir a culpa desta maneira nuns Jogos Olímpicos com apenas 22 anos e o mundo inteiro de olho neles, o menino tem coragem!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coragem e humildade. Espero que ganhe medalha amanhã pois merece :)

      Eliminar
  6. A sinceridade fica sempre bem e eu gosto! :)

    ResponderEliminar
  7. Vivemos num país que apenas vê o futebol mas que no momento dos jogos olímpicos, campeonatos do mundo ou europeus todos gostam de dar a sua opinião.
    A humildade só lhe ficou bem mas também de um homem do norte o que podíamos esperar?? ;)

    ResponderEliminar
  8. Gosto de pessoas que assumem os erros, fazem-me confiar que podem fazer melhor.

    ResponderEliminar
  9. Ontem já estava tão cansada que não consegui escrever nada sobre os jogos olímpicos. Ainda comecei, mas não deu para mais...

    O que penso sobre os atletas nos jogos olímpicos.
    Fala-se imenso sobre a má competição dos portugueses, a tal "azelhice", dos atletas. Fazem críticas mais descabidas, mas esquecem-se que as pessoas que estão representar Portugal (uma grande maioria) não tem apoios, como no mundo do futebol! Como o Cristiano Ronaldo chegou ao lugar de topo? Houve alguém que o levou para a academia do Sporting e lhe começou uma carreira. Muitos desportistas que estão nos olímpicos são amadores, onde não têm qualquer tipo de apoios!

    A realidade do desporto amador é tudo menos semelhante à do desporto profissional, aliás, vejam como os grandes clubes de futebol acabaram com as modalidades amadoras em benefício do futebol! Tudo em prol do capitalismo...

    Sabem a quantidade de clubes de modalidades amadoras que não recebem qualquer tipo de subsídio e que sobrevivem com muito esforço e dedicação de pessoas que não ganham um tostão (falo de dirigentes destes pequenos clubes, de treinadores e de atletas)??? E sabem quantos destes atletas chegaram aos Jogos Olímpicos??? Têm todo o mérito em lá estar e se não tiveram os resultados que o povinho esperava que facilmente conseguissem, é porque mais uma vez não fazem a mínima ideia do que é competir a este nível numa modalidade amadora... Tenho a certeza que todos os atletas que competiram até agora deram o seu melhor!

    Outro facto é não haver cultura desportiva. Estes atletas, como o caso que conheço mais perto, o da Beatriz Gomes, que está nas finais do K4, treina desde pequena, continua a treinar arduamente, no Rio Mondego e onde vai a imensas competições...A Beatriz é professora na Faculdade de Desporto de Coimbra, amadora de canoagem e, para mim, já é uma vencedora! :)

    Claro que gostaria que Portugal trouxesse mais medalhas, mas enquanto se viver para o futebol, e não dar destaque a outras modalidades, não teremos mais do que merecemos.

    Felizmente já temos uma medalha de prata, da dupla de canoagem. Fizeram ver aos meninos que tem apoios de clubes grandes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma triste realidade. São atletas que têm de trabalhar para sustentar o desporto que amam.

      Isso é um facto. Mas isso não invalida que a Telma Monteiro, por exemplo, não tivesse feito melhor.

      Espero que hoje se ganhe mais medalhas que as meninas merecem.

      Eliminar