1.8.12

1997


Aqui estou eu, em 1997. Era um simples puto de 16 anos que tinha muito prazer em jogar futebol. Gostava de acordar aos domingos sabendo que tinha pela frente mais um jogo do campeonato nacional de juvenis.

Nessa altura, a escola secundária era uma espécie de local para debates futebolísticos com os meus amigos, que jogavam noutros clubes. Enquanto os alunos mais aplicados da minha turma preparavam o próximo teste, eu estudava o adversário do próximo domingo. A minha matemática passava pelos golos marcados, sofridos e pela soma dos pontos que evitassem a nossa descida de divisão.

Recordo-me deste jogo em especial. Perdemos 0-1 com o Sporting. Durante uma semana, nada me deixou mais triste do que essa derrota mas tive a consolação de ser eleito "Melhor em Campo" pelo jornal desportivo O Jogo, algo especial por estar a jogar contra grandes jogadores.

Lá estou eu, concentrado e sonhador ao mesmo tempo. Os anos passaram. Já não são 17 mas 31. As meias são usadas de forma diferente e o penteado também não é o mesmo. Sou um dos meninos de azul mas posso dizer que não sou guarda-redes.


79 comentários:

  1. 4ª feira dia de futebol :)
    ESpero que tenha corrido bem :)

    ResponderEliminar
  2. Podias dizer qual eras... com certeza não és reconhecível com os teus 17 anos! Vá lá... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um de nós dá um palpite e ele depois confirma... :)

      Eu vou para o 1º do lado direito do guarda-redes.

      Eliminar
    2. Tens que explicar o motivo dessa escolha :)

      Eliminar
    3. Porque é o único que tem uma careta parecida com um sorriso... :)

      Eliminar
    4. Ainda por cima se jogavas à defesa, deverias estar ali próximo do guarda-redes ;)

      Eliminar
    5. Obrigado pelo elogio (caso seja eu) :)

      Sempre gostei de ser o último a entrar em campo. Aqui, havia um menino que disputava isso comigo e estavamos sempre a brincar por causa disso, a empurrar um ao outro para ver quem entrava em último

      Eliminar
    6. Então és o 1º ou ultimo depende do ponto de vista ao lado do guarda redes?

      Eliminar
    7. Já foi descoberto! Se ele não gostava de ficar junto aos árbitros, só pode ser o primeiro do lado do guarda-redes! Busted! ;)

      Eliminar
    8. Entao vou pelo palpite da Jingas....o 1º lado dto do guarda redes....
      Lá está--..altito ;)

      Eliminar
    9. Está visto, tu queres enganar-nos... Ai, menino mau! ;)

      Eliminar
  3. Quando olhei para a foto comecei a ver a forma como cada um usa as meias, mas parece que mudou de gosto... Logo, as probabilidades são maiores.

    Estou indecisa entre dois:
    - Primeiro menino do lado direito do guarda redes. Pq? Olhar convicto, ar descontraído e um pouco moreno.:)
    - Segundo menino do lado direito ao arbitro. Pq? Cabeça baixa, pensativa, concentração, "morenaço"... E o árbitro a olhar para ele, o que já deveria ser um craque reconhecido. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na altura usava as meias de outra forma :)

      Ficar ao pé dos árbitros nunca foi para mim, excepto quando era capitão. Aí era obrigado :)

      Eliminar
    2. Parece um quebra cabeças sem pistas nenhumas. ;)

      Não dá para dizeres nem quente, nem frio como quando andávamos a jogar qdo éramos pequenos? :D

      Estou a tentar comparar as pernas da foto que colocaste do "23" (coisa que já fiz ontem), mas essa foto está muito no relax...

      Terceira hipótese: quarto menino a contar do árbitro: pq está com olhos fechados, concentrado, cabeça baixa (talvez a rezar) e as pernas parecem ser parecidas com a do "23"!!

      Mas continuo a apostar na minha segunda hipótese! :D

      Eliminar
    3. Não sou o quarto menino a contar do árbitro. Esse era o ponta de lança e eu jogava na defesa :)

      Eliminar
    4. Não percebo nada de posições. Dessas posições! ;)

      Acho que vou telefonar ao meu amigo da Amora para ele fazer uma pesquisa.. ehhehehe

      4º - o menino que está a coçar o joelho ou a colocar bem a meia!

      5º - logo o primeiro do lado direito, que n se vê a cara!

      Ehehehe. quente ou frio??!!?! :D

      Eliminar
    5. O que está a coçar o joelho é defesa esquerdo :)

      Eu era defesa-central

      Eliminar
    6. Imagino o que estás a rir com estes comentários todos. ehehehe... e eu parva aqui tb! ;)

      "A defesa é a linha imediatamente a seguir ao guarda-redes" -

      Perante isto reformulo tudo:
      1º O menino a seguir ao guarda redes;
      2º O terceiro menino a partir do guarda redes. :D

      Eliminar
    7. Tem piada o facto de tentarem adivinhar :)

      Sou o menino ao lado do guarda-redes.

      Eliminar
    8. Acertei à primeira hipótese, mas és um "player"!:)

      Eliminar
  4. xi....isto é quase jogar na raspadinha ;)
    Não sei qual és...mas sei que não eras guarda redes...ehehheh
    Mas aposto num dos mais altos, porque tenho essa imagem de ti...altito ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porque....é daquelas coisas que imaginamos as pessoas assim.....
      Eu tambem não sou muito alta...(1.62) por isso não é dificil ser mais alto que eu ;))))

      Eliminar
    2. Usei o cabelo rapado recentemente. Naquela altura não mas esse menino era o que fazia dupla comigo na defesa...

      Eliminar
    3. Ja sei ja sei....és o unico com meias diferentes.....estás a coçar a perna e tens RABO DE CAVALO????? ehhehe

      Eliminar
    4. mas é fácil ser mais baixa que tu QNE ...tipo, eu.LOL

      Eliminar
    5. OHHHHHHH jingas....
      ehehhe
      Adoro quando me chamas de QNE...pareco uma organização qq...looolll
      Ah e tenho 1.64...já me estava a GAMAR 2 cm...nao pode:P

      Eliminar
    6. Ahahahah!

      Sinto-me a encolher cada vez mais!

      Eliminar
  5. Pois…vejamos … palpite… o menino morenaço lado direito ao guarda-redes.
    Pelo tom de pele na foto (relógio), és moreninho…podes ter ido para a praia!

    Humm… mistério :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa maneira de ver as coisas mas há lá mais morenos...

      Eliminar
    2. Curioso…era esse moreno que me referia…as chuteiras ontem, (não coloquei no poste), reparei eras o único, usar brancas :))

      Eliminar
    3. Na altura era fã daquela marca espanhola que patrocinava o clube. :) Acertaste à primeira

      Eliminar
  6. Serás o quarto a contar do lado dto do guarda-redes? Moreno, concentrado, não mt alto (tendo em conta a tua resposta aum dos comentários)... Será que acertei ou foi mesmo ao lado?
    Beijocas
    Cati

    ResponderEliminar
  7. Será que és o 5.º ou o 6.º do lado dto do guarda-redes? Aposto mais no 5.º por teres dito que usas as meias e o penteado de maneira diferente :)Frio??Quente?? I P.S Até podia haver um prémio...tipo um jantar para o vencedor...

    ResponderEliminar
  8. Para mim, és o 4º à esquerda do guarda redes. Bem direitinho, já com cara (careta ;p) de esforço, concentradíssimo... ;)

    ResponderEliminar
  9. Eu digo o segundo a contar lá do fim. Eu para me concentrar fixo-me mais no chão do que olho para a frente porque isso distrai-me.

    É o meu palpite!

    ResponderEliminar
  10. Esse é o guarda-redes e eu disse que não era a minha posição ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A contar da outra ponta! Se fosse o guarda-redes eu diria "o guarda-redes", não sou assim tão leiga em futebol! :)))

      Eliminar
    2. Esse menino fazia dupla comigo. Posso revelar que há um detalhe que faz toda a diferença...

      Eliminar
    3. Ja sei ja sei....és o unico com meias diferentes.....estás a coçar a perna e tens RABO DE CAVALO????? ehhehe

      Eliminar
  11. És o do lado dto do jogador o único que tem as chuteiras brancas?Morno??:) I

    ResponderEliminar
  12. Não és alto… tenho 1,62 baixaaaa…

    ResponderEliminar