14.7.12

a tradição já não é o que era

Cresci com as festas populares da freguesia da Arrentela, perto do Seixal, à porta de casa. Recordo com saudade os verões da minha infância em que aguardava com ansiedade pela semana de festas. Gostava dos concertos, das diversões, das ruas cortadas ao trânsito e movimentadas e ainda do convívio das pessoas.

Com o passar dos anos vi a festa mudar de local várias vezes sem nunca perder o encanto. Quando as festividades passaram de uma semana para apenas quatro dias, a alegria de outros tempos começou a perder-se.

Contudo, apesar de já não viver à porta das festas, regresso sempre com entusiasmo, quer seja para comer uma fartura ou para me divertir com a minha sobrinha.

O que nunca esperei foi ver a festa praticamente abandonada como acontece este ano. Os mais pequenos têm apenas um carrossel para se divertir. Segundo apurei, os feirantes entraram em guerra com a Câmara Municipal do Seixal, que lhes pediu muito dinheiro este ano. Em forma de protesto, estes abandonaram o local. O que em tempos foi uma festa animada é pouco mais do que uma sombra do que foi.

Espero que tudo se resolva e que, para o ano, as festas voltem a ser o que eram. Porque as pessoas merecem e porque esta tradição não pode morrer.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

18 comentários:

  1. É uma pena quando constatamos aquilo que tem mudado e que as lembranças, embora ainda bem presentes já não são o que eram:(
    Espero que se resolva tudo para o ano:) I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso, o mau é mesmo o motivo que levou à mudança :(

      Eliminar
    2. Espero que venham melhores dias e é isso que também me faz acreditar:). Para o ano será melhor! Entretanto aproveita o sol que deste lado do rio está-se muito bem @ Portais da Arrábida:) I

      Eliminar
  2. Acho que o desencanto é generalizado...quando a realidade já não corresponde às imagens, aos cheiros, ao ambiente guardados na memória.

    bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se juntares a isso tudo um mero esqueleto de uma feira que te marcou, pior ainda.

      Eliminar
  3. Também me sinto nostalgica quando vejo que nada é como era. Recordo-me de imensas situações e fico a pensar como os tempos mudam, as pessoas... E muitas vezes tem a ver com as entidades, o caso das Câmaras Municipais, vilas, fregiesias que estragam as festividades. Não sou muito adepta de feiras, festas populares, mas vejo em redor das pessoas que tenho que gostam e falar. No outro dia, fui à feira popular com uam amiga no final do curso, pq estavamos com imensa fome. E notei os olhares tristes das pessoas que se dedicaram uma vida inteira aquela profissão. E aquelas caravanas com rifas que saíam imensas coisas... Agora parado, completamente vazio. A minah sobrinha foi lá na semana passada e j+a veio msotar a imensa bola que ganhou numa dessas rifas!! Farto-me de rir! Saiu logo na primeira. Aquele olhar de alegria... Demais!! :)

    Conheço a Arrentela e essa zona, como já mencionei. Passei bons e maus momentos nessa zona. Sempre fui muito implicativa com uma zona expecífica. Hehehe... Mas, há zonas do Seixal que são muito bonitas.

    Como ontem mencionaste, tb eu tive uam surpresa, daquelas que sabem mesmo bem! Fui a uma festa com cavalos, exposição perto de Aveiro. Tenho uma paixão imensa por cavalos! Vi tantos e lindos, além de póneis! E quando a companhia é boa melhor! :) Hoje é o dia dos saltos. Não vou pq cheguei a casa era 5h da manhã e não tenho companhia. E estou compeltamente out. :)

    E comi duas fartuas. Tão boas, tão boas, que tinham pouco óleo e açúcar. Mesmo muito boas, para quem não nunca gostou de farturas.

    I have a dream: fazer equitação e ter um cavalo e sonho de pequenina. (parece a canção do Tony, que nada gosto... Nhec. :p ). Neste momento só os cavalos da minha vitura, que não são muitos... hehhe

    Lot of dreams... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que transformar os sonhos em realidade :)

      Eliminar
    2. Estive para ir para uma escola no ano passado com a minha sobrinha. Mas co corta-tesão do meu cunhado e irmãcomeçaram com "coisas". E depois o ano não correu nada bem...
      O cavalo não terei tão breve, mas poderia ir, pq tenho amiga que os tem no Centro Hípico e já tive imensos convites para ir.

      Mas um dia tem que ser!!

      Eliminar
  4. A festa da torre este ano é o rosto da crise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser uma das razões mas o que me disseram é que houve uma guerra entre feirantes e câmara.

      Eliminar
  5. achas mesmo...? a partir de agora, o que é que pode melhorar?!?...

    ResponderEliminar
  6. Ontem deparei-me com esse triste espetáculo...que pobreza! E o engraçado é que as barracas das farturas estão agora ao longo da avenida, fora do recinto da feira. Provavelmente estão clandestinas e é mais barata a multa por venda ambulante do que o aluguer de um espaço na feira.
    Em contrapartida, achei a festa do Seixal boazinha (mais do mesmo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, para quem conhece aquela zona e as festas, a de Corroios é a única que mantém o encanto de outros tempos!

      Eliminar