20.7.12

televisões, esqueçam os incêndios


Se entendo que há temas que têm tempo de antena a menos nos noticiários, outros têm tempo a mais. Aliás, os nossos serviços noticiosos televisivos são exageradamente extensos. No máximo deveriam ter trinta minutos. Mais do que isso já não é informação, apenas repetição de notícias, a maioria delas sem qualquer interesse.

E acho que os incêndios têm tempo de antena a mais nas notícias. Isto não quer dizer que seja insensível à temática, muito pelo contrário, mas imagens de chamas intensas são prejudiciais. Algumas pessoas podem desconhecer esta realidade mas boa parte dos incêndios são causados por “loucos” que decidem atear fogo a algo com a única intenção de ver a sua obra maquiavélica na televisão. São pessoas tresloucadas que acham bonito ver algo a arder, ver bombeiros a lutar para salvar o máximo possível e ainda pessoas em agonia com o que podem perder. Estar mais de meia hora a divulgar imagens chocantes só motiva essas mesmas pessoas.

No meu entender, deveria existir uma espécie de pacto para que as notícias sejam divulgadas mas de forma controlada e cuidadosa. Isto não invalida algo que defendo. A meu ver, devem discutir-se as medidas de prevenção, as tácticas e os meios de combate aos fogos, as condições dos bombeiros e o número dos mesmos em cada zona. Mas isto tem um espaço próprio para acontecer, como por exemplo num debate televisivo.

E o que me deixa ainda mais chocado é ver nos rodapés televisivos mensagens que acabam por ser um incentivo aos piromaníacos. “Envie fotografias dos fogos para...”, é algo errado, muito errado.

58 comentários:

  1. Concordo!
    Acrescento apenas um pequeno apontamento, deveria também haver mudança na lei a aplicar a este tipo de crime, pois pelo que ouvi hoje na rádio, o numero de incêndios por fogo posto tem vido a aumentar, ou seja, a pena para este tipo de crime e o combate ao mesmo não está a resultar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto á forma de apresentar as notícias,existem também "culpa" de telespectador, pois a grande maioria dos portugueses gosta de assistir á tragédia alheia.Bons exemplos disso são as multidões que se juntam para assistir quando existem acidentes, pois as audiências sobem quando existem estes fenómenos. Mas cabe também aos orgãos de comunicação passar apenas o que é informação relevante e não empolar situações.

      Eliminar
    2. E a audiência é o negócio das televisões!!!

      Eliminar
    3. No meio disto tudo, continuo a preferir a informação da RTP!

      Eliminar
  2. De manhã enquanto tomo o pequeno almoço ligo sempre a TV para ver algumas notícias, trânsito, tempo, etc. Mas hoje só deu a cerca do incêndio de Tavira.
    São graves os incêndios e sim, na maior parte das vezes são pessoas loucas que iniciam os incêndios.
    Mas eu não sou louca e não ando a incendiar florestas...Como tal, não poderei ajudar a resolver incêndios (também não sou bombeira).
    Assim sendo, será que me podem devolver as notícias, a informação do trânsito e as temperaturas matinais?! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As notícias podem ser dadas sem explorar a dor das pessoas e sem motiviar os loucos

      Eliminar
    2. Concordo contigo... Em 10 minutos só falaram no mesmo! :\
      Aquilo não é algo muito bonito de se ver... Ainda para mais aquelas pessoas que ficaram sem as suas casas e as suas coisas.

      Eliminar
  3. Por acaso ainda hoje comentava isso, (posso ser porca, mas com linguagem limpa?) que os piromaníacos se masturbavam enquanto assistem à desgraça alheia, pelo que devíamos cortar a emissão,

    Seja como for, os noticiários são demasiado maçadores, por isso raramente os vejo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os piromaníacos, a exibição do seu fogo é o momento alto

      Eliminar
  4. Esta semana falamos sobre isto lá em casa. É demais. Já chega a loucura de quem coloca os fogos, ainda temos de levar com a loucura dos telejornais que imitem estas imagens.
    Em relação à falta de prevenção e meios é todos os anos a mesma conversa….

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A prevenção é algo que devia ser realmente debatido e melhorado mas, como dizes, ano após ano é o mesmo

      Eliminar
  5. Bom dia!
    Sou portuguesa, atualmente moro na França e ja morei no Brasil; sendo Portugal, o menor desses paises, com menor população e consequentemente menos factos a noticiar, é o que tem os noticiarios mais longos!!! é mesmo uma maçada e concordo que isso aumenta o "prazer" doentio dos piromanos.
    Tenha um bom final de semana.
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há poucos países com telejornais como os nossos tal como há poucos países com três diários desportivos no mundo

      Eliminar
  6. Sem dúvida, também acho que isto só incentiva os incendiários a cometerem mais e mais vezes este crime.

    E depois viras de canal para ver outras notícias e é o mesmo em todo o lado.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente contigo hsb. Mas, se os jornais nacionais duram tanto tempo, é porque têm audiências. A maior parte das pessoas gosta deste formato, gosta de ver centenas de vezes a mesma coisa. E se forem desgraças tanto melhor, infelizmente.
    Os jornais franceses duram 30 min, no máximo ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, as coisas existem por alguma razão. E 30 minutos é o tempo ideal :)

      Eliminar
  8. Tens razão! O choradinho que gostam de fazer nos telejornais é inacreditável e mostrarem os foogos só propagam os imitadores que imitam os tarados que ateiam fogo. Os telejornais nem deviam ter tempo fixo. duravam enquanto houvesse notícias. Se não querem dar notícias ao menos dêem algo de interessante.

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos telejornais esgotam as notícias nos primeiros minutos. A partir daí é palha e mais palha

      Eliminar
  9. Infelizmente a comunicação social gosta de esgotar até à exaustão um determinado assunto e todos os anos é a mesma coisa e assim vai continuar todos os anos. Eles até se dão ao luxo de dizer que "abriu a época de incêndios", isso sim eu acho verdadeiramente pavoroso. Parece que estão a incentivar as pessoas a atear fogos.

    http://licenciadadesempregada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A escolha de palavras é errada! Eu também considero isso um incentivo

      Eliminar
  10. Considera que tem de se informar o que se passa, mas por favor a repetir constantemente as mesmas notícias? Tenham dó.
    Dão as mesmas reportagens vezes sem conta, as mesmas imagens constantemente quando por vezes as situações são completamente diferentes da 1ª notícia

    ResponderEliminar
  11. Concordo, concordo, concordo.
    Porque não se faz com isto o mesmo que se faz com os suicídios?
    Ninguém fala da quantidade de suicídios na linha de comboio de Cascais nem na Boca do Inferno. E porquê?
    Não se pode! Para evitar que seja ainda pior.
    E eu concordo.
    Com os incêndios é a mesma história. A quantidade de malucos que o faz porque quer ver a sua "obra" noticiada ou porque gosta de ver os bombeiros em acção.
    Ainda ontem, numa das noticias dizia-se que o fogo tinha sido ateado por um grupo de jovens. Um deles tinha 24 anos, o pequenino! Não sabia o que fazia?
    Caramba! É um homem (ok, um animal) adulto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, os temas não são todos tratados da mesma forma e os incêndios deviam estar inseridos no grupo que referes.

      Eliminar
  12. Concordo inteiramente contigo e ultimamente PASSO-ME quando o assunto em vez de fogos é assaltos a escolas com tiros e raptos. Ainda não perceberam que dão ideias a pessoas doidas de todo e, para quem tem filhos pequenos como eu, é o verdadeiro sobressalto e revolta.
    Se lhes pudesse dar umas palmadas.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há formas de dar as notícias. A mais sensacionalista é quase sempre a de melhores audiências

      Eliminar
  13. 'Estar mais de meia hora a divulgar imagens chocantes só motiva essas mesmas pessoas.'

    Sendo assim também não se poderia falar sobre dietas para não incentivar anorécticos/bulímicos, não se poderia falar de casos de violações para não incentivar violadores, não se poderia falar de pedofilia para não incentivar pedófilos, não se poderia falar de assaltos para não incentivar ladrões, não se poderia falar de homicídio em massa para não incentivar psicopatas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes e é um ponto de vista bastante válido. Não discordo na totalidade do que dizes mas vou dar-te o meu ponto de vista.

      Nunca vi notícias de 30 minutos a dizer que devemos deixar de comer para perder peso depressa. Nunca vi notícias extensas sobre violações nem directos da casa do violador ou imagens dos actos em si, acontecendo o mesmo com pedofilia, com a única excepção a ser o caso Casa Pia. Sobre os assaltos, fala-se mais, mas não de uma forma tão intensiva. Quanto aos psicopatas, à excepção do caso da Noruega, não me lembro de algo semelhante.

      Não digo que estejas errado e que as notícias não devam ser dadas. O que acho é que dois minutos são suficientes para falar do que arde. Os outros dois podem servir para apelar à ajuda das pessoas para os bens que começam a faltar. E mais dois para debater os meios de combate e a prevenção que foi, ou não feita.

      E ao longo deste tempo, não são precisas constantemente imagens de florestas a arder.

      Espero fazer-me compreender e agradeço esse ponto de vista.

      Eliminar
    2. É a diferença entre informar e explorar o assunto, apelando ao drama e ao sentimento.

      Eliminar
  14. Considero que é pertinente alertar e informar as pessoas. Persistentemente as mesmas notícias, é saturante. Existe algo de positivo, só transmitem a informação, uma ou duas vezes no mínimo!

    Todos os canais, repetem de manhã à noite…as mesmas notícias (quando a notícia se reporta há semana anterior/é transmite na semana seguinte, canal concorrência)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a realidade da nossa informação!

      Não há diferenças quase nenhumas entre as notícias das 13h e das 20h. Até o alinhamento é igual.

      Eliminar
  15. já li opiniões que dizem "amém" a tudo! li a opinião do anónimo das 13:59 e concordo plenamente. os telejornais são envoltos em desgraças. é impossivel criar um filtro quando este tipo de desgraças acontecem. todos os dias há mais que miséria a assolar os telejornais. há quem não tenha acesso a outro tipo de informação a não ser o telejornal das 20:00, por exemplo. os profissionais de televisão sabem para que publico estão a trabalhar. ha tantos canais, quem não gosta que mude ou que sintonize a rádio que aí a informação é mais reduzida.
    de facto dá-se mais destaque à desgraça alheia do que aos atos heroicos. não sei que escrever.... este assunto é triste demais para ser relatado. HÁ PESSOAS A Perder TUDO...O NOSSO PAÍS TEM JÁ DEMASIADAS MANCHAS PRETAS....HÁ DEMASIADA SUPERFÍCIE REPLETA DE CARVÃO. É A MÃE NATUREZA A SER DESTRUÍDA SEM FIM....SÃO OS FILHOS DA PUTA, QUE SÃO TIDOS COMO DOENTES QUE ANDAM A DESTRUIR TUDO E DEPOIS SÃO ILIBADOS PORQUE É DETETADO UM DESIQUILÍBRIO ... e sim tem de ser noticiado mais não seja para sentirmos a dor o que os nossos irmãos sentem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas as notícias devem ser divulgadas mas mostar um incêndio durante 30 minutos é exagero, na minha opinião, que sou jornalista.

      Os nossos telejornais são exageradamente grandes, é uma realidade ensinada em qualquer curso de comunicação social.

      Claro que choca tudo o que escreves em letras grandes. Espero que os culpados sejam devidamente castigados mas a verdade é que as televisões aproveitam-se dessa dor para ganhar dinheiro. A questão é essa.

      Eliminar
    2. sim concordo contigo no absurdo de tempo dos telejornais, so vejo RTP, acho que há outra seleção de informação. tu melhor que eu para saberes quais as diretrizes para seleção de melhor informação.
      Que tudo corra pelo melhor e que assim do nada fossem tudo noticias boas e aí sim seria prazeroso ouvir alegrias!!

      bom fim de semana.

      Clara Abrantes

      Eliminar
  16. Olá,
    Já há bastante tempo que não vejo televisão, nomeadamente noticiários, mas tinha ideia de há uns anos esta polémica ter rebentado e os telejornais deixarem de passar imagens dos incêndios precisamente para não motivar os "loucos" que gostam do espectáculo. Ou estou enganada? Bom, se isso aconteceu pelos vistos voltámos a regredir o que é mesmo lamentável...

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tinha a ideia de que no ano passado houve uma especie de pacto. As notícias eram controladas, existiram muito incêndios mas eu só dava conta deles em balanços na impresa escrita. Este ano, voltou tudo ao mesmo!

      Eliminar
  17. Concordo contigo. Os noticiários têm o dever de informar, sem pintar a realidade de cor de rosa, mas, de facto, o que acontece é a exploração da desgraça alheia e isso revolta-me muito. Neste caso, o que mais me choca é o pedido de fotografias, como se se tratasse de um espetáculo, pois é do conhecimento geral que isso funciona como estímulo para os desequilibrados mentais que pululam por aí.
    Quando vi esse "apelo" na televisão, fiquei de tal forma indignada que enviei um email a mostrar o meu desagrado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. provedor do telespectador!!falem...

      Eliminar
    2. Concordo contigo. O canal dos apelos não tem provedor, Anónimo. Só a RTP é que tem (se não estou enganado)

      Eliminar
    3. sim eu sei disso! mas se fizerem chegar criticas ou opiniões, porque a RTP também está a fazer grandes e boas reportagens acerca dos incêndios, já que te mostras tão incomodado com o assunto, emite o teu parecer, e outros canais terão acesso ao descontentamento destas 40 e tal pessoas do teu blog. pode funcionar!!!!podem fazer-se voz ativas neste sentido!!
      aproxima-se o jornal das 20:00, que as noticias sejam grandes e exageradas com boas noticias, que tudo já foi ultrapassado e vamos viver felizes!!

      Eliminar
    4. Obrigado pela dica :) E tal como tu, desejo muitas e boas notícias

      Eliminar
  18. realmente....fazia-te mais sensível!!! no europeu eram programas dedicados à bola, horas a fio a falar de futebol em tudo o que era canal....agora esta tragédia já incomoda ter tempo de antena?? não gostei, mesmo!!

    Francisca de Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisca, está a ser injusta. Primeiro, sou sensível ao que se está a passar por ser impossível não ser e porque tenho familiares que têm casa em zona rural e nunca se sabe o que pode acontecer. Se fores ver o arquivo do blogue, reparas que falei mal do tempo de antena dado à selecção nacional antes do euro.

      Eliminar
  19. Concordo HSB . Há notícias que são exploradas . A informação devia ser isenta e objectiva. No fim vendem-se audiências e isso é que é o problema.

    ResponderEliminar
  20. Muito do que se estuda em jornalismo, na maioria das vezes, não é colocado em prática. Não sou, nunca fui jornalista mas tive durante três anos de disciplinas ligadas ao jornalismo,nomeadamente o televisivo, que é o que está a falar.

    Estou em total acordo com os 30 minutos de informação, algo que já foi feito há anos, quando ainda existia apenas a RTP e mais tarde a RTP2. Com a vinda dos canais "privados" começaram as guerras das audiências e ver quem tinha mais tempo de antena. Foi aí que começaram a alargar o tempo dos telejornais, de modo a ganhar audiência para sondagens. Hoje há telejornais que tem 1h30m (ou mais) em notícias. Enchem, enchem chouiços com o que o espectador quer ver e ouvir, pq é o que chama a atenção, e o querem ver. A tragédia é sempre a mais vista e comentada, e o povo pretende é isso. É o caso da SIC que tenho reparado, e a TVI tem vindo a dimnuir para 1h10m-1h20m, consoante os temas do dia. No entanto, a TVI tem melhorado bastante o alinhamento das notícias (algo que dou muita importância) devido a dois bons comunicadores que foram para estação de Queluz. A SIC não vejo, vejo a SIC Notícias.

    O meu telejornal preferido continua a ser há muitos anos o da RTP. E para mim os 20-30 minutos dava perfeitamente pq sejamos realistas, o resto é palha, como se costuma dizer.
    A RTP apesar de ser contestada por imensas situações, continua a ser (pelo menos para mim) a mais isenta, com maior objetividade (sempre discutível), tantam ao máximo ser os mais imparciaveis (novamente discutível) possíveis, procurando a verdade e exactidão. E o tempo de duração é de uma hora, o que é mais do que suficiente. Além do mais quem apresenta um telejornal influência imenso. Vejo o meu caso. Não vejo o telejornal da SIC pq não gosto do XPTO. Prefiro o da RTP pq tem o José Rodrigues dos Santos. Sou fã dele como jornalista e como escritor. Gosto imenso do José Alberto Carvalho e da Judite de Sousa, agora na TVI. Estes dois tem feito uma reestrutação notável a meu ver.

    Estou em total acordo contigo e com muitas pessoas que comentaram. Os telejornais tornam-se tão exaustos, que começamos a fazer zapping e lá se foi a informação.

    Como costumam dizer que a "história" é ciclíca, qualquer dia voltamos a ter telejornais de 30 minutos, nos canais generalistas.:)

    P.S. Sr. jornalista, corrija-me se estiver errada. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se fala de televisão, tudo se resume a audiências. Na imprensa escrita, a vendas e por aí fora. E isto explica quase tudo

      Eliminar
  21. Estamos na silly season! Não há mais nada para dizer que não seja falar nos fogos! É lamentavel que aconteçam, é realmente uma tristeza ver a nossa floresta a arder. Todos os anos a mesma coisa! Todos os anos a mesma conversa. Mas sinceramente culpar os media pelos incendios é do outro mundo. Então acham que os media não deviam dar cobertura aos fogos, às populações e aos bombeiros que corajosamente os combatem, só porque os supostos piromanos vão, por caussa disso atear mais fogos? Give me a break! Para quem não gosta, basta mudar de canal (very simple) . O que continuo todos os anos a achar uma pena que não aconteça é ver um piromano a ser lançado para o meio das chamas!! Isso é que era! Iamos ver com toda a certeza muita gente que nem imaginamos que pudesse fazer tal crueldade à natureza!
    Em relação à duração dos serviços noticiosos, há vários estudos que mostram que os portugueses gostam de noticiarios longos.
    E dizer que a RTP é mais credivel porque não está na guerra das audiencias é no minimo ridiculo. Claro que se batem com os canais privados, mas atenção que enquanto os canais privados vivem da venda da publicidade, a RTP vive não só da publicidade como também da nossa contribuição na fatura da EDP. A isto chama-se concorrencia desleal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Vadia, a parte da publicidade nas tv's é outro assunto muito discutível. Há regulamentação (Legislação da Comunicação Social), mas não é colocada em prática...
      Da EDP isso já é sabido pelos portugueses. Como dizem muitas pessoas (faxa etária 45-50 anos para cima): "antigamente até recebíamos uma carta com a taxa televisiva, agora não, vem juntamente com facturas e nem damos conta." Felizmente ainda há pessoas informadas, pq mexe no bolso do português. Recordo-me de ver uma carta com uma taxa dessas e não pertenço a essa faixa etária.
      :)

      Eliminar
    3. HSB, Em relação à publicidade, permita-me discordar de si. Há regulamentação sim mas ao contrário do que afirma é levada á pratica. Existe uma entidade reguladora que fiscaliza a atividade das tv's e claro do tempo que dedicam à publicidade. Quando algo está fora do regulamentado as tv's habiltam-se a uma multazita, chamada coima.

      Eliminar
    4. O que digo da publicidade é que são as audiências que mandam na publicidade. Os anunciantes escolhem quem tem maior audiência. Por sua vez, quem tem mais audiência pode cobrar valores mais altos.

      Eliminar