24.7.12

somos iguais mas tu és muito pior

Os portugueses têm uma capacidade fantástica de gozar com os seus semelhantes. Somos capazes de olhar para alguém igual a nós e ver o demo, constatar que existem dezenas de defeitos que nós não temos, quando na realidade... somos iguais.

Recentemente, vi uma rapariga gordinha (e só refiro o aspecto físico da pessoa por ser importante para o que escrevo) correr para apanhar um barco. Atrasada, fez o que achou melhor, ou seja, correr, para não ficar em terra. A sua missão foi bem sucedida e a jovem acabou por ficar perto de mim na embarcação.

Foi aí que percebeu que outra pessoa, igualmente gordinha, chegou mais tarde ao barco, sem ter sentido necessidade de correr. Deslocou-se sempre ao mesmo passo, o que irritou quem correu. Até aqui, tudo bem. Provavelmente, se estivesse no seu lugar, também ficaria chateado. Zangada, ligou a alguém que deve ter estranhado a sua respiração ofegante. A explicação foi a seguinte: "Tive que correr para apanhar o barco e a gorda veio a andar devagar. Eu tenho que correr mas o cachalote não!"

Na realidade, o tal "cachalote" era uma pessoa com um corpo igual à queixosa. Os corpos eram em tudo iguais. Mas a rapariga que correu conseguiu ver alguém muito pior, simplesmente a outra pessoa não quis correr.

37 comentários:

  1. Que otária...! :O
    Se as pessoas olhassem primeiro para elas próprias mais lhes valia!!! --'

    ResponderEliminar
  2. No meu caso é ao contrário. Os defeitos concentram-se em mim, e normalmente, nos outros sou bem tolerante. (talvez, porque em mim, detecto-os na versão ampliada)

    (claro que se me irritam, são todas foleiras, mas só se me irritarem)

    ResponderEliminar
  3. As pessoas por norma falam muito e não olham para elas próprias --' depois acontecem esses comentários infelizes..

    ResponderEliminar
  4. A imagem que temos de nós próprios nem sempre é a que os outros têm, alguns peloa positiva outros pela negativa.
    Mas o importante é sentirmo-nos bem com a nossa imagem, e já agora não sermos muitos criticos em relação aos outros :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, só falei do corpo delas porque a história perdia sentido se não o fizesse. Cada um deve sentir-se bem como é mas é preciso pensar antes de criticar os outros

      Eliminar
    2. O problema é que a grande maioria não pensa antes de falar.

      Eliminar
    3. Com toda esta conjuntura as pessoas estão menos tolerantes e mais criticas!

      Eliminar
    4. Eu sou normalmente mais crítica comigo do que com os outros!!

      Eliminar
  5. Sem comentários! Que pobreza de espírito...

    ResponderEliminar
  6. Falta de espelhos em casa... Pessoas sem noção!
    Isso irrita-me tanto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei muito mau a rapariga estar aos gritos ao telemóvel a ofender a outra

      Eliminar
  7. Eu detesto esse tipo de coisas, então quer dizer, goza com uma pessoa igual a ela?!
    Como a Sofia disse o que interessa é que ela se sinta bem com ela própria, mas por ela ser assim devia compreende os outros que são como ela...

    ResponderEliminar
  8. Tenho por norma achar que eu é que tenho os defeitos todos e os outros são sempre qualquer coisa melhor. Mas mesmo assim sei comparar-me (nem que seja fisicamente) a alguém o suficiente para me calar seja para o que for.
    As pessoas são o que são, e quem sabe alguém mais gordinho é também mais inteligente, honesto, bondoso, capaz e umas cem mil outras coisas. Essa jovem tem é problemas no quinto piso que devia resolver. Nem que fosse magra, mas ainda por cima sendo igual, tem é má formação de caracter...

    ResponderEliminar
  9. Isso é não ter espelhos..às vezes denota falta de confiança em si próprio quem tem muita necessidade de se gabar.

    Na verdade ninguém é melhor que ninguém. Olha costumo desculpar esses comportamentos,a menos que interfira muito com o meu sossego, porque abomino a humilhação!!
    No dia a dia, quando perante essas situações , penso para mim: esta pessoa não está bem com ela própria!
    Um gordo se se sente feliz incomoda-se pouco com o que os outros dizem ou fazem!! A inveja mata!:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aquilo não tinha lógica. Podia ter dito eu tive que correr e aquela parva vem a andar. Isso era aceitável

      Eliminar
    2. Pois... nesta avaliação ela foi mais realista!
      Provavelmente sabia que era muito mais parva do que a outra e preferiu atacar as 300 gramas que a outra tinha a mais!

      Eliminar
    3. Isso "Risota"..disseste bem!:-)

      Eliminar
  10. Que situação surpreendente... Enfim, há que pensar antes de abrir a boca.

    ResponderEliminar
  11. Esta é de facto uma situação surpreendente. No entanto nota-se que ao chamar a outra pessoa de 'gorda' a interveniente principal se sente bem pelo facto de reprimir alguém que andou calmamente para o barco, quando ela teve de correr e se esforçar para entrar na embarcação. Há pessoas que não têm a noção do seu verdadeiro aspecto! Este tipo de cenas faz-me muita confusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei parvo a olhar para ela enquanto a menina destilava veneno ao telefone

      Eliminar
  12. o ouro é sempre pior que nós... infelizmente...
    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Bem, para ser sincera, quando acabei de ler, fiquei com pena da primeira rapariga. Das duas uma, ou é uma pessoa muito triste, infeliz, ou é uma grande estúpida. Seja qual for o caso, é motivo de pena, mesmo...

    ResponderEliminar
  14. HaHaHa
    Há pessoas q ñ se olham ao espelho!!!

    ResponderEliminar
  15. Se calhar ela correu com medo de perder o barco e a outra veio a andar porque talvez sabia o tempo certo de arrancar.

    ResponderEliminar
  16. ... engraçado, engraçado (será irónico?) é o número de comentários ...humm.. menos simpáticos sobre a moça, que aqui foram feitos.

    ...engraçado, engraçado (ou será cínico?) é o número de comentários a este post aumentar com este meu comentário a criticar quem critica quem critica. E o ciclo não acaba. Raios, estas pessoas que têm a mania de criticar as outras sem se olhar.

    Ass: estou só de passagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela tua opinião!

      Quanto a mim, sou o primeiro a criticar-me quando erro. Neste caso, achei que a pessoa em questão errou.

      Eliminar