30.7.12

romances fachada


Ainda sou do tempo em que para promover um filme eram elaborados posters de qualidade e trailers que nos faziam ir a correr para a próxima sessão, do cinema mais próximo. Infelizmente, estas já não são as regras do jogo.

Há uma moda, cada vez mais global, de utilizar a cumplicidade entre dois actores para se inventar um romance. Como por magia, no final das filmagens e sobretudo na aproximação das estreias, os protagonistas estão sempre a morrer de amores. Parece que o guião fez dos mesmos almas gémeas.

Recordo-me do caso de Jennifer Aniston e Gerard Butler em Ex-Mulher Procura-se. Na altura de promover o filme, eram o casal mais apaixonado de Hollywood. Mas, com o passar do tempo, eram só amigos. Lembro-me ainda de Justin Timberlake e Mila Kunis em Amigos Coloridos. O novo casal sensação de Hollywood, dizia-se na altura da première. O actor até chegou a apalpar as mamas da bela Mila Kunis num evento para que os boatos rendessem mais uns milhões de dólares. Afinal, era só amizade.

Contudo, Robert Pattinson e Kristen Stewart, os actores mais pálidos de uma saga cinematográfica hollywoodesca, conseguem superar tudo isto, elevando estes romances fachada a um nível nunca visto. Desde a estreia do primeiro filme de Twilight (Estreou em 2008, já lá vão três películas e ainda falta uma) tem sido um mar de histórias com o casal que é ex-futuro-que nunca foi casal. Primeiro, foram meses de namoram ou não. Seguiu-se o namoram mas não assumem. Mais tarde, o “nascemos um para o outro”.

Mas os actores guardaram o melhor para o fim. A poucos meses da estreia do último filme dos vampiros, eis que Kristen Stewart assume ter traído o namorado com o realizador da sua última longa-metragem, Branca de Neve e o Caçador. Ao bom estilo de um guião de Hollywood, a actriz traiu o namorado com um homem casado, numa altura em que o namorado se preparava para a pedir em casamento. (Acho que estamos perante material para um bom filme).

Confuso? Nada disso! Traição + jovens famosos + filmes de milhões de euros com sequelas = receitas fantásticas. Posso estar enganado mas daqui a alguns anos, ainda vão os dois falar sobre isto, dizendo que foram aconselhados a fingir um namoro, algo proveitoso financeiramente para ambos por venderem muito mais juntos do que separados.

Esta é uma realidade muito comum, sobretudo em meios pequenos. Posso dizer que se passa o mesmo por cá! O que me surpreende nesta história é estarmos perante um dos maiores sucessos de bilheteira dos últimos anos, um filme que não precisa destas manobras para ser rentável. Não me surpreende o lado do realizador, chefe de família que supostamente se envolve com uma jovem actriz porque já se fala num segundo filme. E esta publicidade vai fazer com que a imprensa esteja sempre em cima do novo projecto. Quanto, ao casal que nunca o deverá ter sido, é uma maneira de se manterem no topo quando a saga que lhe deu fama se aproxima do fim.

Quase que me atrevo a dizer que as relações fachada são o novo preto. Na ficção, na minha rua, no prédio ao lado ou no andar de cima. É o mundo do faz de conta onde alguns se deixam guiar apenas e só pelas aparências. Nestas alturas, gosto de fazer parte do grupo que pode dizer: "No meu tempo não era assim!"

21 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo contigo. O fingimento à nossa volta é assustador. Infelizmente o meu tempo é este mas não é por isso que concordo com ele.

    ResponderEliminar
  2. Relações de fachada sempre houve. O Rock Hudson, gay até mais não poder (mas podre de bom!!), teve uma relação de fechada para sustentar os filmes românticos que faziam. E vê lá aos anos...

    Mais próximos de nós, com a necessidade que as pessoas têm de parecer perfeitas, esse tipo de relações são uma constante. Mesmo quando a única coisa que têm para vender, é uma farsa aos vizinhos.

    Seria incapaz de viver uma relação assim. Deve dar um trabalhão do caneco fingir o tempo todo, e eu sou demasiado preguiçosa para isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre houve relações de fachada e sempre hão-de existir. Mas há casos que me causam alergia e este é um deles :)

      Eliminar
    2. Por acaso não que não acho piada nenhuma à rapariga :)

      Eliminar
  3. Penso que muito menos hoje que no passado se vivem relações de fachada, isto no mundo dito real, porque na ficção é um mundo que não conheço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo Brenda. Acho que cada vez há mais relações de fachada. Ainda bem que é uma realidade que te passa ao lado. É bom sinal :)

      Eliminar
  4. Achas mesmo que este casal era um casal de fachada? Não sei... Acho muito pouco provável que o fossem. Bem sei que ela tem aquele ar sem sal, mas parecia haver qualquer coisa entre os dois desde o início do filme, depois parece-me pouco provável que o rapaz aceite ser chamado de corno por causa da promoção de um filme, que não precisa de mais publicidade, além de ter de ser forçado a estar com a sonsa nas estreias do filme com todo o mundo a saber o que ela lhe fez...

    É triste a que ponto o 'amor' chegou... Romances de fachada, amor por interesse, paixão ficcional? Fico mesmo triste com estas coisas, não as consigo compreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito ser uma farsa porque eles vendem muito mais juntos do que separados. Eles valem como casal que faz de casal na saga dos vampiros. Sozinhos, são apenas mais dois actores. Se isto for uma farsa, no guião já deve estar previsto o rapaz ser um herói e um triunfo do amor.

      Eliminar
    2. Não vou defendê-los. Não os conheço, por isso não sei se seriam capazes de tal coisa. Mas, eles estiveram juntos durante 4 anos, só o ano passado é que o público teve a confirmação que eram um casal... Também é verdade que este 'toca e foge' vende. Só não concordo que eles separados sejam vistos como apenas mais dois actores, sim ela é uma actriz muito medíocre, mas eles são sempre associados à saga que tem milhões de fãs. O Taylor Lautner também não tem assim nenhuma relação que renda dinheiro e não deixa de ser o lobo dos abdominais. Eles é que sabem a verdade, mas quero acreditar que não seja preciso fingir uma paixão para ganhar dinheiro... é levar o romance ao fundo do poço.

      Eliminar
    3. Apenas acho que eles vendem muito mais enquanto casal.

      Se for mesmo amor, a história é patética :)

      Eliminar
  5. No Mundo da ficção não sei mas no Mundo real também penso que hoje felizmente se vivem muito menos relações de fachada, mas sei que existem até conheci algumas. Não me revejo numa situação assim. Nem por questões económicas. Antes pobrezinha mas livre...Parece uma "venda" da verdade ..Para mim é um preço elevado demais para o meu feitio. Amo muito a verdade e não me estou a ver fazer um papel desses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço tantas relações de fachada, daquelas que toda a gente sabe o que a casa gasta mas que em público aparentam ser o casal mais apaixonado do mundo

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Não consigo entender essas relações fachada, em que a opinião dos vizinhos, e da familia, e do sr. da mercearia e da ti Jaquina da peixaria é mais importante que a própria felicidade e vai daí à que parecer que é o que não é!

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente essa realidade ainda perdura nos nossos dias…camuflada (fachada), as aparências têm de se manter.

    A família é importante, se os laços forem verdadeiros e sinceros. “ o que vão pensar os vizinhos/ a família/ os amigos). As situações que conheço, são literalmente fachada!

    Pessoalmente, não pactuaria com uma situação dessas. Acima de tudo a felicidade e o amor de ambas as partes.

    ResponderEliminar
  9. Achas mesmo que ele passava por corno manso e ela por grande leviana (ocorreram-me outros termos, mas prefiro manter-me educada) só para darem mais visibilidade ao filme? Um filme que vai ter um sucesso enorme, de certeza, de qualquer forma? Parece-me impossível, mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te contasse alguns casos nacionais também não ias acreditar...

      Quanto ao filme, como referi, não tenho dúvida de que vai ser um grande sucesso, mas é o último. Os vampiros ficam por aqui e acho que eles resultam muito bem juntos mas não são "ninguém" separados. Esta é a minha opinião.

      Por outro lado, Branca de Neve e o Caçador, não tem o mesmo sucesso dos vampiros e este publicidade é óptima para o segundo filme onde o amante e a leviana vão voltar a trabalhar juntos.

      Se for mesmo amor, o que não acredito, o rapaz é limitado pois acabava com a realção em vez de querer perceber o que se passou para continuar, ou não, com a namorada.

      É apenas a minha opinião.

      Eliminar